Todos nós sabemos que sem qualidade não há como competir no mercado de hoje, certo? Dessa forma, a qualidade é um dos fatores críticos quando se trata da satisfação do cliente. Cada vez mais as empresas buscam qualidade total para garantir que o seu produto e / ou serviço esteja no topo. Mas como garantir a qualidade? Esta é uma questão bem importante para todos os tipos de negócios, desde uma multinacional até uma pequena empresa. E a resposta não é tão complicada, já que pode ser encontrada nas 7 ferramentas da qualidade.
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Assim, as 7 ferramentas de qualidade podem ajudar a tornar seu negócio melhor, estabelecendo uma melhoria contínua, potencializando os resultados e até reduzindo os desperdícios que podem estar ocorrendo em seus processos.
Além disso, vale lembrar que os clientes estão cada vez mais exigentes, o mercado está em um nível cada vez maior e, para não ficar para trás, vamos mostrar neste artigo todas as ferramentas que transformaram a vida de inúmeras empresas. Confira:
O que é qualidade?
Não podemos falar de ferramentas de qualidade sem antes definir o conceito de qualidade. Portanto, para facilitar, vamos ver a seguinte imagem:
Qual carro tem a melhor qualidade? A resposta certa depende de você! Mas por qual motivo? Com certeza você deve pensar que sou louco, afinal, é uma Ferrari contra um Fusca.
No entanto, é justamente aí que entra um ponto bem crucial: a qualidade depende da finalidade, ou seja, se você deseja um veículo para uso fora de estrada, certamente a qualidade do Fusca será melhor para você. Por outro lado, se pretende um veículo para utilizar na cidade, a Ferrari é com certeza a sua escolha!
Ou seja, qualidade é o grau em que o produto específico está em conformidade com o design ou as especificações. Essa é a definição de Gilmore, um dos gurus da qualidade, que para nós é certamente um dos melhores.
Mas o que são as 7 ferramentas de qualidade e qual a sua importância?
As 7 Ferramentas da Qualidade é um conjunto de metodologias e técnicas reunido por Kaoru Ishikawa e difundido amplamente como forma de melhorar o fluxo de processo dentro das empresas.
Cada uma das ferramentas tem as suas aplicações específicas, mas, no geral, servem para definir, mensurar e analisar problemas que interferem no desempenho e no resultado das organizações, ajudando a propor e implementar soluções mais assertivas para a melhoria dos processos.
Fazendo uma analogia, assim como o médico tem suas ferramentas cirúrgicas, os gestores contam com as ferramentas de qualidade para desempenhar suas atividades.
Quais são as ferramentas de qualidade?
Se eu fosse listar todas elas neste texto, você certamente ficaria cansado e não terminaria de ler. Dessa forma, são inúmeras as ferramentas da qualidade que podem ser aplicadas para melhorar processos e serviços a fim de fazer uma boa gestão da qualidade.
No entanto, ao longo dos anos, algumas delas se destacaram pela alta eficiência e resultados. São elas:
- Fluxograma;
- Cartas de controle;
- Diagrama de Ishikawa;
- Folha de Verificação;
- Histograma;
- Diagrama de Dispersão;
- Diagrama de Pareto.
Agora chegou a hora de falar mais de cada uma individualmente…
As 7 ferramentas de qualidade
Fluxograma
Os fluxogramas são as ferramentas mais populares das “7 ferramentas de qualidade”. Assim, esta ferramenta é bem útil para visualizar a sequência de etapas em um processo, evento, “workflow”, sistema e, etc. Além de mostrar o processo como um todo, um fluxograma também destaca a relação entre as etapas e os limites do processo (início e término).
Além disso, vale lembrar que os fluxogramas usam um conjunto padrão de símbolos e é importante padronizar o uso desses símbolos para que qualquer pessoa possa entendê-los e usá-los de forma fácil. Por fim, veja abaixo os principais usos de um fluxograma:
Usos:
- Construir um entendimento comum de um processo;
- Analisar os processos e descobrir as áreas de problemas, ineficiências, bloqueadores e etc;
- Padronizar processos, levando todos a seguirem os mesmos passos.
Histograma
Um histograma é um tipo de gráfico de barras que visualiza a distribuição de dados numéricos. Dessa forma, ele agrupa os números em intervalos e a altura da barra indica quantos estão em cada intervalo.
Por fim, vale lembrar que é uma ferramenta bem poderosa de planejamento e controle de qualidade que ajuda você a entender as ações preventivas e corretivas. Confira abaixo os seus possíveis usos:
Usos:
- Interpretar de forma fácil uma grande quantidade de dados e identificar padrões;
- Fazer previsões de desempenho do processo;
- Identificar as diferentes causas de um problema de qualidade.
Diagrama de causa e efeito
Esta ferramenta foi desenvolvida pelo próprio Kaoru Ishikawa e também é conhecida como diagrama de espinha de peixe (pois tem a forma do esqueleto de um peixe) e diagrama de Ishikawa.
Dessa forma, eles são bem úteis para identificar os vários fatores (causas) que levam a um problema (efeito). Em última análise, ajuda a descobrir a causa raiz do problema, permitindo que você encontre a solução correta de forma eficaz. Por fim, confira abaixo os seus possíveis usos:
Usos:
- Solução de problemas ao encontrar as causas raízes de um problema;
- Descobrindo as relações entre as diferentes causas que levam a um problema;
- Durante as sessões de brainstorming em grupo para reunir diferentes perspectivas sobre o assunto.
Diagrama de Dispersão
O diagrama de dispersão (gráficos de dispersão) é um gráfico que ajuda a identificar como duas variáveis estão relacionadas. Assim, o diagrama de dispersão mostra os valores das duas variáveis traçadas ao longo dos dois eixos do gráfico. Por fim, o padrão dos pontos resultantes revelará a correlação. Confira abaixo os seus possíveis usos:
Usos:
- Validar a relação entre causas e efeitos;
- Entender as causas do mau desempenho;
- Entender a influência da variável independente sobre a variável dependente;
Folhas de Verificação
As planilhas de verificação fornecem uma maneira bem sistemática de coletar, registrar e apresentar dados quantitativos e qualitativos sobre problemas de qualidade. Assim, uma folha de verificação usada para coletar dados quantitativos é conhecida como folha de contagem.
Além disso, vale lembrar que é uma das ferramentas de controle de qualidade mais populares e torna a coleta de dados muito mais simples. Por fim, confira os seus principais usos:
Usos
- Para verificar a forma da distribuição de probabilidade de um processo;
- Quantificar defeitos por tipo, localização ou causa;
- Para acompanhar a conclusão das etapas em um procedimento de várias etapas (como uma lista de verificação).
Cartas de controle
O gráfico de controle é um tipo de gráfico de execução usado para observar e estudar a variação do processo resultante de uma causa comum ou especial durante um período de tempo.
Assim, o gráfico ajuda a medir as variações e visualizá-las para mostrar se a mudança está dentro de um limite aceitável ou não. Ajuda a rastrear métricas como defeitos, custo por unidade, tempo de produção, estoque disponível e etc.
Além disso, vale lembrar que o gráficos de controle são geralmente úteis em manufatura, metodologias de melhoria de processo e algoritmos de negociação de ações. Por fim, confira abaixo alguns dos seus principais usos:
Usos
- Determinar se um processo é estável;
- Monitorar processos e aprender como melhorar o desempenho ruim;
- Reconhecer mudanças anormais em um processo.
Diagrama de pareto
O gráfico de Pareto é uma combinação de um gráfico de barras e um gráfico de linha. Assim, ele ajuda a identificar os fatos necessários para definir prioridades.
O gráfico de Pareto organiza e apresenta as informações de uma maneira que torna mais fácil entender a importância relativa de vários problemas ou causas dos problemas. Ele vem na forma de um gráfico de barras verticais e exibe os defeitos em ordem (do mais alto para o mais baixo), enquanto o gráfico de linha mostra a porcentagem cumulativa do defeito. Por fim, confira abaixo os seus principais usos:
Usos:
- Identificar a importância relativa das causas de um problema;
- Ajudar as equipes a identificar as causas que terão o maior impacto quando resolvidas;
- Calcular facilmente o impacto de um defeito na produção.
FAQ
O que são as 7 ferramentas de qualidade e qual a sua importância?
As 7 Ferramentas da Qualidade é um conjunto de metodologias e técnicas reunido por Kaoru Ishikawa e difundido amplamente como forma de melhorar o fluxo de processo dentro das empresas.
Cada uma das ferramentas tem as suas aplicações específicas, mas, no geral, servem para definir, mensurar e analisar problemas que interferem no desempenho e no resultado das organizações, ajudando a propor e implementar soluções mais assertivas para a melhoria dos processos.
Quais são as 7 ferramentas de qualidade?
Existem várias ferramentas. No entanto, as principais são:
- Fluxograma;
- Cartas de controle;
- Diagrama de Ishikawa;
- Folha de Verificação;
- Histograma;
- Diagrama de Dispersão;
- Diagrama de Pareto.
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