Análise SWOT pessoal: Entenda o que é e como fazer.

By | Gestão

O que é análise SWOT pessoal

Digamos que você está com planos para executar aquele super projeto, ou querendo acelerar o seu autodesenvolvimento, mas não sabe por onde começar? Então, confira como fazer a análise SWOT pessoal.

O que é Análise SWOT pessoal?

Entre 1960 e 1970, Albert Humphrey, consultor de gestão e negócios pela Universidade de Stanford (EUA), criou uma metodologia que hoje é considerada o fundamento do planejamento estratégico organizacional. 

Essa metodologia consiste em uma ferramenta simples, porém profunda para análise de cenários e à tomada de decisões. Como tal, é muito utilizada pelas empresas para mapear e conhecer seu momento atual e definir os seus próximos passos, sendo aplicada em todo o mundo.

O objetivo é permitir que as pessoas descubram suas fraquezas e desenvolvam seus próprios planos de ação para superar seus obstáculos e dificuldades, e logo em seguida aprimorar seus talentos e habilidades e aproveitar melhor suas possibilidades.

Para que serve a análise Swot pessoal?

Para que serve a análise Swot pessoal?
Para que serve a análise Swot pessoal?

A função da análise SWOT é portanto, equilibrar as vantagens e desvantagens de uma empresa ou pessoa. Logo, com esse equilíbrio você pode analisar as duas partes e determinar a melhor estratégia.

Para nós, brasileiros, essa análise é chamada de matriz FOFA, pois pode medir os pontos fortes(Strengths) e fracos(Weaknesses) dos negócios relacionados a fatores internos – bem como os fatores externos de oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats) relacionadas ao ambiente macro.

Este é um método amplamente utilizado pelas empresas em planejamento estratégico, para novos projetos e/ou planejamento pessoal. O PE inclui análise específica e precisa das condições de negócios em cenários econômicos, o que ajuda os empreendedores a tomar decisões e definir os próximos passos.

Com isso, a matriz SWOT é um diagrama esquemático do processo de pensamento natural: qual é a situação que estou enfrentando e quais são meus recursos?

O foco principal da análise SWOT pessoal é fornecer diagnóstico estratégico. Pois, além de melhorar as recomendações de valor e a variabilidade de todo o projeto, também é necessário prever e prevenir condições adversas.

Vantagens da Análise SWOT pessoal.

O objetivo da análise SWOT pessoal é promover o autoconhecimento (relacionamentos interpessoais) para planejar ações com base em seu ambiente (relacionamentos interpessoais).

Portanto, para aqueles que aplicam a análise SWOT em seus planos pessoais, os benefícios são diversos:

  • Aponta as potencialidades individuais;
  • Determina os pontos de melhoria;
  • Mostra fatores que não estão sob o seu controle;
  • Analisa seus desafios e obstáculos;
  • Define seu próprio plano de ações;
  • Fortalece seus talentos e competências;
  • fortifica o autoconhecimento;
  • Expande sua visões e aproveita ao máximo todas as possibilidades;
  • Argumenta sobre o status quo e traz soluções mais criativas para os problemas;
  • Melhora o pensamento criativo e lógico;
  • Mensura suas conquistas e aprendizados;
  • Sugere tomadas de decisão e estratégias de ação mais assertivas;

Em poucas palavras, a análise SWOT pessoal permite que você alterne entre micro e macro para não esquecer as metas definidas nas tarefas diárias e as altas demandas urgentes.

Como fazer uma Análise Swot Pessoal?

Como fazer uma Análise Swot Pessoal?
Como fazer uma Análise Swot Pessoal?

Para fazer uma análise pessoal, é muito importante realizar verdadeiramente uma auto-análise para que você possa entender seu estado atual e definir o estado desejado.

As pessoas geralmente cometem erros no planejamento de metas sem conhecer sua situação real, e muitos fatores ajudam a alcançar suas metas.

Para impedir que isso aconteça com você, a análise swot pessoal será sua parceria para ajudá-lo a esclarecer esses pontos e ajudá-lo também a desenvolver um plano de ação conciso e consistente com base em seus objetivos e desejos de vida.

Diante disso, irei elencar os quatro fundamentos da ferramenta e explicarei quais tipos de perguntas você pode usar para, usar a sabedoria e a sabedoria para formular seu plano estratégico pessoal e executar melhor suas ações

Forças (Strengths)

Strengths
Strengths

Elas consistem em suas habilidades, talentos e habilidades e representam o poder que pode ajudá-lo a gerar resultados e promover o crescimento da tecnologia, emoções e comportamento de várias maneiras.

E para ajudar a determinar esse potencial ilimitado, você precisa fazer perguntas que envolvam:

  • Suas maiores qualidades;
  • Seus valores e mandamentos morais;
  • Seus diferenciais;
  • Suas competências para crescer na vida;
  • O que torna você um ser humano único.

Fraquezas (Weaknesses)

Weaknesses
Weaknesses

Elas representam fatores que o enfraquecem, limitam seu crescimento, impedem seu potencial e impedem que você avance em seu campo pessoal. Também me refiro a esses pontos como pontos de melhoria para entender melhor sua influência e determinar suas áreas de ação:

  • Atitudes que prejudicam seu crescimento;
  • Pensamentos e crenças sabotam meu sucesso;
  • Pessoas que apoiam os meus projetos;
  • Motivação a lutar por seus sonhos.

Oportunidades (Opportunities)

Opportunities
Opportunities

Este é um dos elementos-chave da análise Swot, pois é aqui onde você deve observar seu próprio desenvolvimento, oportunidades reais para se realizar e se tornar uma pessoa melhor.

E com isso, você deve tentar determinar a possibilidade de mudança e crescimento nas carreiras, relacionamentos emocionais ou familiares, aspectos financeiros e até autoconhecimento.

Por exemplo, se você estiver procurando por uma mudança de carreira, sugiro que faça as seguintes perguntas para ver quais oportunidades você tem para iniciar uma nova etapa da carreira:

  • Quais as chances reais de crescer na empresa onde trabalho?
  • O perfil profissional que tenho, é o que a empresa busca e deseja investir?
  • Estou pronto para empreender meu próprio negócio agora?
  • Quais são as habilidades profissionais que me diferenciam das outras pessoas?
  • Tenho uma mente empreendedora e estou aberto a mudar de carreira?
  • Quais são as principais oportunidades ao meu redor no momento?
  • Sou futurista, dedicado ao meu crescimento e atento ao mercado?

Ameaças (Threats)

Threats
Threats

A melhor maneira de derrotar o inimigo é conhecê-lo. Isso significa que, sob nenhuma circunstância, você pode ignorar suas ações, pensamentos ou mesmo as pessoas e coisas que ameaçam seu sucesso e felicidade.

Portanto, é essencial que você tenha um entendimento detalhado de todas as coisas que podem afetar a obtenção efetiva de resultados pessoais.

Para fazer isso, escolha algumas perguntas para si mesmo:

  • Tenho domínio dos conhecimentos e habilidades que podem ajudar em meu crescimento?
  • Quais são os comportamentos e crenças que podem sabotar meu sucesso e felicidade?
  • Tenho proatividade e disposição para aprender coisas novas e, mesmo nos momentos difíceis, tenho visão para enxergar meus desafios como oportunidades?
  • Sou aberto a mudanças e engajado na realização dos seus sonhos?
  • Quais são as principais dificuldades em minha vida atual?
  • Quem e quais fatores prejudicam diretamente meu sucesso profissional e pessoal?
  • A curto, médio e longo prazo, que aspectos da minha personalidade terão um impacto negativo no meu desempenho?

Para ir além, para conhecer o melhor caminho a seguir e as decisões a serem tomadas, é vital conhecer seu momento atual e como ele pode fortalecer e enfraquecer seu desenvolvimento.

Ao obter essas informações e refletir sobre os pontos fortes e melhorias, você receberá os subsídios necessários para formular um plano de ação eficaz, e ainda orientar efetivamente seu desenvolvimento contínuo para alcançar os resultados extraordinários.

Toda a organização deve participar e seguir o plano de ação, pois é muito importante, para proporcionar um alto grau de cooperação no processo e proporcionar maiores possibilidades de sucesso. Essa ferramenta é muito fácil de implementar e possui muitos benefícios. Portanto, sempre use-o!

A concretização dos objetivos.

concretização dos objetivos
concretização dos objetivos

Imagine que você quer ser promovido em uma empresa onde trabalha ou muda de carreira. Qual é a melhor maneira de atingir esses objetivos?

Você pode facilmente usar o plano de ação como um farol para orientar todos os passos para alcançar o objetivo desejado. Para ilustrar como funciona, suponha que você esteja no ponto X da sua carreira e queira ir ao ponto Y.

Este projeto ajudará você a descrever todas as etapas para fazer isso. Alguns princípios orientadores são a base para o desenvolvimento efetivo deste plano

Siga as etapas do plano de ação.

etapas do plano de ação
Etapas do plano de ação

Como todo planejamento, o plano de ação também deve ser elaborado, desenvolvido e encerrado, seguindo as etapas tradicionais, que são: início, planejamento, execução, monitoramento e encerramento. Diante disso, coloque todos os itens no papel conforme às instruções descritas nos tópicos a seguir:

1- Início

Como já foi falado, o plano de ação exige que o implementador tenha conhecimento suficiente. Este é o ponto de partida de sua elaboração. Portanto, colete todas as informações possíveis sobre o que você deseja desenhar.

Com a preparação adequada, você pode descobrir não apenas problemas que possam prejudicar o andamento do evento, mas também organizar o projeto com mais facilidade e eficácia.

Esse passo permite definir adequadamente os prazos e custos necessários para executar as ações que levem à concretização dos objetivos.

2- Planejamento

Essa é a base da estrutura do plano de ação, porque as principais atividades e os recursos correspondentes, devem ser definidos aqui para executá-los.

Portanto, nesta fase, a tarefa do artista é estabelecer um cronograma, determinar a participação dos profissionais e os custos necessários.

Além disso, é necessário preparar planos de ação secundários de acordo com os requisitos para a execução de atividades prescritas, como risco, qualidade, recursos humanos, etc.

3- Execução

É a etapa em que as ações planejadas serão colocadas em prática. Logo, para cada um deles, isso deve ser atribuído ao consumo de orçamentos previamente calculados, bem como a recursos humanos e materiais.

O executor deve analisar a execução de cada uma das atividades porque é nesta etapa que ficarão evidentes os eventuais erros e desvios que poderão prejudicar o andamento do plano.

4- Monitoramento

Você também deve desenvolver uma estratégia para monitorar o desenvolvimento geral do plano de ação e definir o período no plano para esta análise.

Quando um problema é descoberto, ele deve ser listado, a causa do problema deve ser identificada e uma solução apropriada designada para resolvê-lo. Caso seja necessário, ajuste qualquer estágio do projeto a qualquer momento para garantir sua eficácia.

5- Encerramento

Na fase de encerramento, você deve rever o plano de ação e transferir as informações para um documento que o permita fazer o acompanhamento adequado.

Se mais pessoas estiverem envolvidas na execução do projeto, elas deverão receber uma cópia contendo suas atividades e outras informações relevantes listadas corretamente.

Esta etapa é importante para a implementação eficaz do plano. Vale ressaltar também que é bom prestar atenção às etapas do plano de ação. E portanto fazer essas três perguntas básicas:

Onde estamos?

Esta é a primeira pergunta a ser respondida ao preparar um plano estratégico. Pois é uma avaliação abrangente do ambiente interno e externo da empresa, com o objetivo de identificar fatores que podem afetar o alcance das metas organizacionais.

Ao analisar o ambiente interno, os gerentes devem listar as vantagens a serem usadas e os pontos fracos a serem eliminados, levando em consideração todas as áreas e recursos da empresa.

Além disso, os gerentes devem determinar as oportunidades e ameaças trazidas pelo ambiente externo, considerando o mercado, aspectos econômicos, sociais, legislativos e todos os aspectos que possam afetar a organização.

Aonde queremos chegar?

Nesta fase, os gerentes avaliam a história da empresa e estabelecem metas a serem alcançadas. Logo, a consecução desses objetivos deve estar relacionada a um período predeterminado e deve ser verificada.

Geralmente, as metas de negócios estão relacionadas ao aumento de lucros, expansão dos negócios, posicionamento no mercado ou alterações no mix de produtos.

Como chegar lá?

Na etapa final do planejamento estratégico, a definição de estratégia leva em consideração as informações geradas pelas duas primeiras etapas e cria os meios para atingir as metas estabelecidas.

Essa é a demarcação do caminho percorrido para atingir o objetivo do gerente, de modo que cada caminho (cada estratégia) atinja pelo menos um objetivo.

Conclusão sobre analise SWOT pessoal.

Conclusão sobre analise SWOT pessoal.
Conclusão sobre analise SWOT pessoal.

Você já pode ver a vantagem competitiva que a análise SWOT pessoal fornece para o seu crescimento pessoal, certo?

Nos tempos complexos de hoje, a análise SWOT é muito utilizada para definir o relacionamento entre pontos fortes e fracos individuais, e esse ponto está relacionado às coisas mais relevantes no mercado local ou global.

A análise SWOT pessoal, comparado aos concorrentes, também permite que você entenda sua situação comercial, garantindo maior confiança, segurança e força ao lidar com situações inesperadas e desafiadoras.

Resumidamente falando, essa ferramenta é muito poderosa que, aliada a outros métodos de planejamento, pois pode ajudá-lo na compreensão e na melhoria contínua, onde você pode identificar seus pontos fortes e fracos e entender como usá-los para lidar com oportunidades e ameaças.

O bom dessa ferramenta, é que ela pode ser aplicada em todas as áreas da sua vida. Pois, a partir do momento em que você tem um objetivo a conquistar e um desafio a ser superado, a análise SWOT poderá ser sempre a sua aliada. 

Tudo isso irá ajudá-lo a tomar decisões mais rápidas e eficazes, sempre com o objetivo de atingir seus objetivos e continuar cumprindo seus sonhos.

A carreira profissional, assim como a vida, é feita de muitos caminhos. Pois se a viagem for planejada, a rota pode ser usada da melhor maneira e o local alcançado é mais leve e mais rentável. Portanto, comece a fazer um plano imediatamente, lembre-se: sua profissão é sua, mude de direção, se necessário.

Perguntas frequentes:

O que é uma análise pessoal?

De forma bem resumida, a análise SWOT pessoal é basicamente a aplicação de ferramentas de análise de negócios a pessoas da organização. Seu principal objetivo é descobrir pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças de indivíduos.

Como aplicar a Matriz Swot na sua vida pessoal?

Para uma análise completa, você deve anotar as respostas para cada pergunta mostrada acima e analisá-las cuidadosamente para determinar seus pontos fortes e fracos, a fim de delinear a estratégia de melhoria.

Qual a relação entre a matriz SWOT e o planejamento estratégico?

A análise SWOT é uma das ferramenta que pode ser usado dentro do planejamento estratégico. E com isso, o plano estratégico busca pontos fortes e fracos, ameaças e oportunidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *