Atendimento ao cliente: dicas para melhorar o processo!

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O atendimento ao cliente é muitas vezes o cerne de um negócio que visa fornecer um serviço excepcional que faz o cliente se sentir valorizado e respeitado. Embora fornecer um serviço excelente possa envolver recursos, tempo e dinheiro extras, quando você acertar, isso permitirá que você se destaque da concorrência, mantenha uma reputação positiva entre os clientes futuros e incentive os clientes existentes a comprar novamente de sua empresa. Além disso, lembre-se de que é seis vezes mais caro adquirir um novo cliente do que manter um cliente existente!

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Portanto, pensando nisso, hoje vamos mostrar o que é o atendimento ao cliente, qual a sua importância e também dicas para melhorar esse processo. Confira:

O que é o atendimento ao cliente?

Atendimento ao cliente: dicas para melhorar o processo! - Foto: BC
Dicas para melhorar o processo! – Foto: BC

O atendimento ao cliente é o suporte que você oferece aos clientes – antes e depois de comprar e usar seus produtos ou serviços – que os ajuda a ter uma experiência fácil e agradável com você. Dessa forma, oferecer um atendimento ao cliente incrível é importante se você deseja reter clientes e expandir seus negócios. O atendimento ao cliente de hoje vai muito além do agente de suporte por telefone tradicional. Assim, ele está disponível por e-mail, web, mensagem de texto e mídia social. Além disso, muitas empresas também fornecem suporte de auto atendimento, para que os clientes possam encontrar suas próprias respostas a qualquer hora do dia ou da noite. Por fim, vale lembrar que o suporte ao cliente é mais do que apenas fornecer respostas; é uma parte importante da promessa que sua marca faz aos clientes. 

Qual a importância do atendimento ao cliente?

Atendimento ao cliente: dicas para melhorar o processo! - Foto: MT
Atendimento ao cliente: dicas para melhorar o processo! – Foto: MT

De forma resumida, podemos dizer que um bom atendimento ao cliente pode ser importante por:

  • Aumentar a fidelidade do cliente;
  • Aumentar a frequência com que um cliente compra de você;
  • Gerar um boca a boca positivo sobre sua empresa;
  • Aumentar a quantidade de dinheiro que cada cliente gasta com sua empresa.

Existem muitos outros motivos pelos quais o atendimento ao cliente é importante e muitas maneiras de garantir que está entregando o serviço que cria a experiência perfeita para os seus clientes.

Dicas para melhorar o atendimento ao cliente

Conheça o seu produto ou serviço

Atendimento ao cliente: dicas para melhorar o processo! - Foto: BI
Atendimento ao cliente: dicas para melhorar o processo! – Foto: BI MAS

Para prestar um bom atendimento ao cliente, você precisa saber o que está vendendo, por dentro e por fora. Dessa forma, certifique-se de que você e sua equipe de atendimento ao cliente saibam como seus produtos ou serviços funcionam. Além disso, esteja ciente das perguntas mais comuns que os clientes fazem e saiba como articular as respostas que os deixarão satisfeitos.

Seja amigável

Atendimento ao cliente: dicas para melhorar o processo! - Foto: CD
Dicas para melhorar o processo! – Foto: CD

O atendimento ao cliente começa com um sorriso. Dessa forma, quando você está em uma situação cara a cara, uma saudação calorosa deve ser a primeira coisa que seus clientes veem e ouvem quando pedem ajuda. Mesmo ao lidar com solicitações de atendimento ao cliente por telefone, um sorriso pode transparecer em sua voz, portanto, certifique-se de estar pronto para ser bem amigável.

Use uma linguagem positiva

Atendimento ao cliente: dicas para melhorar o processo! - Foto: CM
Dicas para melhorar o processo! – Foto: CM

Ao atender aos problemas dos clientes, usar uma linguagem positiva tira o estresse da situação. Assim, as palavras são poderosas e podem criar relacionamentos de confiança com seus clientes. Além disso, os verbos devem ser usados ​​positivamente. Por exemplo, em vez de dizer “não aperte o botão vermelho”, diga “o botão verde é a melhor opção”. O tempo futuro também é positivo, pois não se concentra nos problemas anteriores do cliente. Assim, frases como “Ótima pergunta, vou descobrir para você!” e “Adoraria saber mais sobre…” pode manter o cliente no momento presente. Por fim, lembre-se, ao falar com os clientes, de se certificar de que você é autêntico, positivo, memorável e de permanecer calmo e positivo, mesmo que o cliente esteja zangado.

Diga obrigado

Atendimento ao cliente: dicas para melhorar o processo! - Foto: LV
Atendimento ao cliente: dicas para melhorar o processo! – Foto: LV

A gratidão é memorável e pode lembrar os seus clientes por que compraram em sua loja ou contrataram sua empresa. Portanto, independentemente do tipo de negócio que você tem, agradecer após cada transação é uma das maneiras mais fáceis de começar o hábito de bom atendimento ao cliente.

Melhore suas habilidades técnicas

Atendimento ao cliente: dicas para melhorar o processo! - Foto: DT
Dicas para melhorar o processo! – Foto: DT

Os clientes podem chegar até você com todos os tipos de problemas e querem que suas perguntas sejam respondidas rapidamente. Dessa forma, se você não souber como implementar adequadamente um tíquete de serviço, estará desperdiçando seu valioso tempo. Por fim, antes de interagir com os clientes, você deve entender completamente como usar o chat ao vivo e o sistema de tíquetes e aprender a digitar rápido.

Treine sua equipe

Atendimento ao cliente: dicas para melhorar o processo! - Foto: MP
Atendimento ao cliente: dicas para melhorar o processo! – Foto: MP

É importante certificar-se de que todos os seus funcionários, não apenas os representantes de atendimento ao cliente, entendam como devem falar, interagir e auxiliar os clientes de outra forma. Dessa forma, forneça treinamento aos funcionários que forneça à sua equipe as ferramentas de que precisam para prestar um bom serviço durante toda a experiência do cliente.

Mostre respeito

Dicas para melhorar o processo! – Foto: JT EC

O atendimento ao cliente muitas vezes pode envolver emoções, por isso é importante certificar-se de que você e outras pessoas com quem está lidando com suas tarefas de atendimento ao cliente são sempre corteses e respeitosos. Dessa forma, nunca deixe suas próprias emoções sobrepujarem o desejo de ver seu cliente sair feliz.

Ouvir

Atendimento ao cliente: dicas para melhorar o processo! - Foto: IBC
Atendimento ao cliente: dicas para melhorar o processo! – Foto: IBC

Ouvir é um dos segredos mais simples do atendimento ao cliente. Dessa forma, significa ouvir o que seus clientes estão dizendo em voz alta, bem como o que eles estão comunicando de forma não verbal. Assim, preste atenção aos sinais de que eles estão descontentes, enquanto ouve o que eles dizem a você diretamente.

Seja Responsivo

Dicas para melhorar o processo! – Foto: BDL MAS

Pode não haver nada pior do que a falta de resposta a um cliente que está tentando obter ajuda, resolver um problema ou descobrir mais sobre o que você está vendendo. Dessa forma, é importante responder rapidamente a todas as perguntas, mesmo que seja apenas para dizer que você está investigando o problema e entrará em contato novamente. Além disso, vale lembrar que alguma resposta é sempre melhor do que nenhuma, para que o cliente não se sinta ignorado.

Admita erros

Atendimento ao cliente: dicas para melhorar o processo! – Foto: BDW

Se você entendeu mal as necessidades de um cliente, cometeu um erro que custou tempo ou dinheiro ou deixou de fazer algo que disse que faria, seja transparente. Portanto, isso acontece – todo mundo comete erros e admiti-los costuma ser a maneira mais rápida de resolver a situação de forma positiva.

Além disso, se o erro for da empresa, e não algo que você fez pessoalmente, você ainda pode levar em consideração os pontos do cliente e deixar claro o que fará para ajudá-lo a retificar a situação. Por fim, seja claro que, independente da origem do problema, você está empenhado em encontrar uma solução para eles da melhor maneira possível.

Aprenda a ter empatia com seus clientes

Atendimento ao cliente: dicas para melhorar o processo! - Foto: DM
Dicas para melhorar o processo! – Foto: DM MAS

Empatia é a capacidade de entender como o cliente está se sentindo e de onde ele vem. Embora algumas pessoas pareçam ter nascido com essa característica, é uma habilidade que pode ser adquirida. Dessa forma, ao ouvir o cliente, tente ver o problema através dos olhos dele e imagine como ele se sente. Essa é uma habilidade importante no atendimento ao cliente, porque o cliente será mais receptivo se sentir que você o compreende. Além disso, também pode diminuir o conflito e criar uma interação mais agradável com sua empresa.

Concentre-se em soluções

Atendimento ao cliente: dicas para melhorar o processo! – Foto: QT MAS

O trabalho do atendimento ao cliente pode ser emocional e, às vezes, você estará lidando com pessoas frustradas ou zangadas. Portanto, para o seu bem e para o bem deles, pode ser útil adotar uma abordagem que o mantenha focado no panorama geral e o ajude a permanecer resiliente e determinado a alcançar um bom resultado. Dessa forma, torne sua missão encontrar soluções e ajudar seus clientes a passar de uma mentalidade focada no problema para uma mais positiva. Por fim, vale lembrar que essa abordagem é ainda mais bem-sucedida quando o cliente está de bom humor para começar.

Peça feedback

Atendimento ao cliente: dicas para melhorar o processo! – Foto: PM

Você pode se surpreender com o que aprender sobre seus clientes e suas necessidades ao perguntar-lhes o que acham de sua empresa, produtos e serviços. Você pode usar pesquisas de clientes, formulários de feedback e questionários, mas também pode tornar uma prática comum pedir feedback em primeira mão aos clientes quando eles estão concluindo seus pedidos.

Use o feedback que você recebe

Atendimento ao cliente: dicas para melhorar o processo! – Foto: MB

Você precisa fazer algo com o feedback que recebe dos clientes para torná-lo útil em seu processo de atendimento ao cliente. Dessa forma, reserve um tempo para revisar regularmente o feedback, identificar áreas de melhoria e fazer mudanças específicas em seu negócio.

Além disso, vale lembrar que o excelente atendimento ao cliente geralmente se resume em verificar constantemente com seus clientes e certificar-se de que estão satisfeitos com os produtos e serviços que você está vendendo e com o processo de compra, pedido e trabalho com você. Assim, se você fizer isso com sucesso, estará a caminho de se tornar conhecido por fornecer um excelente atendimento ao cliente.

Perguntas Frequentes

O que é um atendimento ao cliente?

O atendimento ao cliente é o suporte que você oferece aos clientes – antes e depois de comprar e usar seus produtos ou serviços – que os ajuda a ter uma experiência fácil e agradável com você. Dessa forma, oferecer um atendimento ao cliente incrível é importante se você deseja reter clientes e expandir seus negócios. O atendimento ao cliente de hoje vai muito além do agente de suporte por telefone tradicional. Assim, ele está disponível por e-mail, web, mensagem de texto e mídia social. 

Qual é o conceito de atendimento?

O atendimento ao cliente é o suporte que você oferece aos clientes – antes e depois de comprar e usar seus produtos ou serviços – que os ajuda a ter uma experiência fácil e agradável com você.

O que é necessário para um bom atendimento?

Para ter um bom atendimento ao cliente são necessários vários fatores, como ser amigável, ter linguagem clara, conhecer o seu produto, dizer obrigado, saber admitir o erro, ter empatia, ser responsivo, pedir feedback e muito mais.

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