Com tantos profissionais trabalhando dentro de casa, a videoconferência está mais popular do que nunca. Além disso, caso você não tenha notado, não faltam aplicativos de chamadas de vídeo. A maioria é compatível com dispositivos móveis e muitos permitem que você tenha dezenas de pessoas em uma chamada. Mas nem todos os apps são idênticos, ou seja, cada um possui sua particularidade. Portanto, pensando nisso, fizemos uma lista dos melhores apps de chamadas de vídeo.
Veja também o que é Design Thinking!
Mas o que diferencia essas ferramentas? Vários recursos podem fazer com que uma solução de videoconferência se destaque das outras. Tudo começa com o preço, que normalmente varia de acordo com os recursos de que você precisa e o tamanho da sua organização. Dessa forma, se você tem uma pequena organização com necessidades mínimas de videoconferência, provavelmente encontrará uma ferramenta gratuita que funcionará em todos os níveis.
Confira abaixo os recursos essenciais para esses aplicativos e os melhores apps de chamadas de vídeo:
Recursos essenciais para aplicativos de chamadas de vídeo
Antes de escolher a melhor ferramenta para você e sua equipe, é importante considerar as várias maneiras de usá-la. Portanto, aqui estão alguns recursos a serem considerados antes de escolher um app de chamada de vídeo:
Otimização para dispositivos móveis
Seus “anfitriões” podem iniciar facilmente uma reunião a partir de um dispositivo móvel? Os participantes podem entrar por meio de um link sem ter que se registrar ou baixar um app? Portanto, para aqueles que usam o app, certifique-se de que ele seja compatível com uma variedade de sistemas operacionais (SO) móveis.
Limites de participação
Alguns apps de chamadas de vídeo limitam o número de participantes que podem ingressar em uma reunião. Portanto, se você acha que pode, pelo menos ocasionalmente, realizar grandes eventos, como webinars, certifique-se de observar essas limitações.
Limites de duração das chamadas
As restrições de participantes não são o único limite que você verá. Dessa forma, alguns apps o forçam a manter chamadas em menos de 40 minutos, uma hora ou períodos de tempo semelhantes. Na maioria dos casos, se você quiser mais tempo, terá que pagar por isso. Portanto, considere esse limite em suas comparações e certifique-se de que, se um cobrar menos, você não terá de pagar a mais a longo prazo por ultrapassar o tempo.
Opções de comunicação
Provavelmente, sua comunicação vai além dos chats de vídeo. Dessa forma, se você já usa o bate-papo baseado em texto e faz chamadas de áudio, procure uma ferramenta que permita que sua equipe passe sem esforço para uma chamada de vídeo enquanto se comunica por um desses outros métodos. Algumas ferramentas incluem chamadas de vídeo, bate-papo e áudio em uma plataforma, o que pode ser útil.
Integrações de aplicativos
É provável que você já use uma grande variedade de ferramentas. A boa notícia é que muitos apps de vídeo chamada podem interagir com eles. Um app que sincroniza com o Gmail, por exemplo, pode pegar sua lista de contatos e adicionar coisas aos calendários dos participantes. Um link para sua ferramenta de gerenciamento de projeto significa que sua equipe pode fazer videochamadas com um clique diretamente de uma discussão em andamento.
Gravações de reuniões
Ser capaz de gravar chamadas é uma grande ajuda, especialmente se você estiver realizando sessões de treinamento. Dessa forma, você pode salvar essas sessões para compartilhar com outros membros da equipe mais tarde. Algumas ferramentas possuem a gravação de chamadas como um recurso. Se você deseja esta funcionalidade, verifique como as chamadas são salvas. Você precisará baixá-los para um dispositivo local ou eles podem ser armazenados na nuvem? Se houver uma opção de gravação em nuvem, isso terá um custo extra?
Qualidade da chamada
Quando você está fazendo chamadas de vídeo, a qualidade é importante. Dessa forma, se uma plataforma promete vídeo e áudio de alta definição, lembre-se de que isso só funcionará se você tiver o dispositivo e a largura de banda da Internet para lidar com isso. Além disso, vale lembrar que os participantes que se conectarem por meio de um dispositivo móvel em uma conexão de internet de nível inferior não terão os mesmos benefícios que você terá em seu notebook no escritório.
Analytics
Isso pode não ser tão importante quanto outros recursos, mas se você quiser obter relatórios sobre sua atividade, lembre-se disso. Você pode algum dia hospedar um webinar aberto ao público e querer ver quantos compareceram, bem como quantos ouviram até o fim.
Os melhores apps de chamadas de vídeo
Aqui estão algumas das principais ferramentas de videoconferência do mercado, bem como os seus pontos fortes.
1. Zoom
Se você considerou a chamadas de vídeo recentemente, provavelmente considerou o Zoom como uma solução. Dessa forma, aqueles que precisam regularmente colocar um grande número de pessoas em uma tela podem considerar o Zoom como uma das opções mais úteis. Além disso, a força do Zoom está em sua capacidade de reunir grupos de pessoas virtualmente para que possam se comunicar como se estivessem cara a cara.
Mas hospedar grandes grupos não é o único ponto forte do Zoom. Portanto, aqui estão alguns dos melhores recursos do app:
- Com o Zoom, o compartilhamento de tela vai além dos hosts da reunião. Dessa forma, vários participantes podem compartilhar suas telas ao mesmo tempo, facilitando a colaboração;
- Se você optar por utilizar o recurso “Sala de espera”, poderá aprovar todos os participantes antes que eles ingressem na reunião.;
- A extensão do planejador e o plug-in do Outlook permitem que você conecte o seu próprio calendário ao Zoom. Portanto, quando estiver agendando uma reunião, escolha “Torná-la uma reunião Zoom”, insira seus detalhes e sua reunião será agendada no Zoom;
- Se você tiver reuniões regulares, configure uma “Sala de reuniões pessoais”. Dessa forma, os participantes podem entrar usando a mesma ID de reunião que sempre usam para aquela reunião;
- Mude seu plano de fundo para uma imagem da biblioteca do Zoom ou carregue sua própria imagem.
Preço: o plano básico do Zoom é gratuito e inclui até 100 participantes, reuniões individuais ilimitadas e reuniões em grupo com duração de até 40 minutos. Por outro lado, os planos pagos começam em US $ 14,99 por mês por host.
2. Skype
Para equipes menores, o Skype é uma opção viável. Dessa forma, você pode hospedar chamadas de vídeos com até 50 participantes. Embora o Skype seja pensado principalmente como uma ferramenta para o consumidor, ele se tornou popular para uso comercial na última década, em grande parte devido às chamadas de áudio internacionais gratuitas integradas ao app.
Além disso, existem alguns motivos pelos quais o Skype deve estar em sua lista de apps a serem considerados, incluindo os seguintes recursos:
- Os hosts podem convidar qualquer pessoa para participar de uma reunião usando um link. Dessa forma, nenhum download ou login é necessário;
- O Skype também tem conferência de áudio e bate-papo baseado em texto, permitindo que você fique em contato com suas conexões da maneira que funcionar melhor;
- Com o “desfoque de fundo”, você pode colocar o foco em você, em vez do que está atrás de você durante as videochamadas;
- Acesse facilmente os arquivos que foram compartilhados através do aplicativo clicando em “Galeria”;
- Pressione o botão “gravar” a qualquer momento durante uma reunião para capturar a chamada para referência futura;
- Quem tem deficiência auditiva pode acompanhar a discussão por meio de legendas.
Preço: o Skype é gratuito, a menos que você esteja ligando para um telefone fixo ou celular. As assinaturas para essas ligações começam em US $ 2,99 por mês.
3. Microsoft Teams
Para equipes maiores que estão usando o Microsoft Office 365, o Microsoft Teams será sua melhor opção. Dessa forma, você pode bater papo por vídeo com até 250 pessoas ou apresentar para 10.000 participantes. Além disso, o app Teams integra-se ao Microsoft Word, Excel, PowerPoint e outros apps no pacote Office 365 para facilitar o compartilhamento, colaboração e apresentação de arquivos.
Portanto, o Microsoft Teams é a melhor solução para usuários do Office 365 pelos seguintes motivos:
- O Teams está incluído em sua assinatura do Microsoft Office 365;
- Existe uma versão gratuita disponível para download;
- A Microsoft não usa os dados do Teams para fornecer anúncios, rastrear informações dos participantes e excluir dados após o término da sua assinatura;
- Semelhante ao Slack, o Teams oferece soluções de chat em equipe com canais e menções;
- Você pode ingressar em uma reunião do Teams por meio de um convite do calendário, número de discagem, ID de conferência ou como um convidado na web;
- Grave áudio, vídeo e compartilhamento de tela com transcrição automática, facilitando o acesso a reuniões anteriores;
Preço: os planos do Office 365 que incluem o Microsoft Teams começam em R$ 23,60 por usuário por mês.
4. Google Hangouts
O Google Hangouts tem seus limites, mas pode haver casos em que ele se encaixa melhor do que outras opções de videoconferência. Dessa forma, o maior benefício do Google Hangouts é que ele interage bem com o restante do G Suite do Google. Portanto, se sua equipe usa Documentos, Planilhas ou Apresentações, você vai adorar a facilidade de colaboração usando o Hangouts.
Dessa forma, aqui estão algumas coisas de que gostamos no Google Hangouts:
- Adicione pessoas a uma chamada digitando um nome ou endereço de e-mail;
- Convide pessoas para participar de uma chamada de vídeo enviando um link para elas;
- Inicie uma chamada de vídeo no bate-papo ou no Gmail;
- Faça bate-papos em grupo com até 10 pessoas;
- Reúna-se o tempo que quiser. Portanto, o Google Hangouts não tem limite de tempo para vídeo chamadas;
- Você pode ir direto do bate-papo para a videochamada com um único bate-papo;
- Use “Draw” e “Effects” para animar suas videoconferências.;
- Comunique-se usando fotos, vídeo, emojis ou GIFs.
Preço: o Google Hangouts é totalmente gratuito.
5. Google Meet
A versão empresarial do Google Hangouts é o Google Meet. Portanto, isso leva você além das limitações que você vê no Hangouts. O Google Meet está incluído no pacote do G Suite usado por empresas.
Dessa forma, aqui estão alguns recursos que fazem o Google Meet se destacar:
- Organize reuniões com até 100, 150 ou 250 participantes, dependendo do plano que você escolher;
- Cada chamada de vídeo do Google Meet tem seu próprio número de discagem para facilitar a participação dos convidados;
- Convide os participantes enviando um link. Os participantes da reunião não precisam ser membros do Google Meet, embora precisem de uma conta do Google;
- Participe de reuniões a partir de um evento do “Google Agenda” ou convite por e-mail;
- Os detalhes do convite do evento são facilmente acessíveis durante as reuniões;
- Usando o app iOS e Android, você pode ver todas as reuniões do dia em um só lugar;
- Todas as reuniões são criptografadas para garantir segurança de alto nível;
- Integra-se a sistemas de reunião de negócios como Skype for Business, Polycom e Cisco.
Preço: o Google Meet faz parte do G Suite. Dessa forma, o plano básico custa R$ 29,56 por usuário por mês e inclui tudo que você precisa para hospedar chamadas de vídeo.
Perguntas Frequentes
Qual o melhor aplicativo para chamada de vídeo?
Atualmente, o melhor aplicativo de chamada de vídeo é o Zoom. No entanto, Skype, Teams, Hangouts e Meet também são boas opções.
Como fazer uma chamada de vídeo com várias pessoas?
Para fazer uma chamada de vídeo com várias pessoas, é necessário usar um aplicativo de videoconferência.
Gostou? O que achou? Deixe seu comentário!