Como fazer Currículo Latte? Confira o passo a passo no vídeo!

Por | Geral, How to, Secretariado

Há alguns anos atrás, concluir a graduação era o fim da jornada dos estudos. No entanto, os tempos mudaram. Assim, quando você termina a graduação, é provável que já pensa na possibilidade de fazer um curso de extensão, mestrado ou até doutorado. Os objetivos dessas novas etapas são bem simples: conquistar uma posição melhor no mercado de trabalho ou até mesmo seguir a carreira acadêmica. Mas independente de qual for o seu motivo, existe algo que é imprescindível para todos: o Currículo Latte. Portanto, pensando nisso, hoje vamos mostrar como fazer o seu Currículo Latte.

Veja também tudo sobre a 4ª Revolução Industrial!

Mas antes disso, precisamos entender alguns pontos, como o que é essa plataforma e qual a sua importância. Abaixo, vamos esclarecer tudo o que você precisa saber sobre e mostrar como fazer o seu Currículo Latte. Confira:

O que é a Plataforma Lattes?

Como fazer Currículo Latte? Confira o passo a passo no vídeo! - Foto: TT MAS
Como fazer Currículo Latte? Confira o passo a passo no vídeo! – Foto: TT MAS

Muita pessoas pensam que Currículo Lattes e Plataforma Lattes significam a mesma coisa, mas não é bem assim que as coisas funcionam. Dessa forma, a Plataforma Lattes é um ambiente virtual criado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, o CNPq. 

Ela tem o objetivo de integrar, em um único sistema, as bases de dados de currículos, grupos de pesquisas e de instituições de todo o país. Assim, a Plataforma disponibiliza, além dos currículos, dados e estatísticas da produção científica no Brasil por região, instituição, sexo e idade, por exemplo.

Além disso, a plataforma divulga informações bem valiosas sobre programas de incentivo à pesquisa, como bolsas, auxílios e prêmios. Portanto, esse é um canal que não pode deixar de ser visitado por pesquisadores que precisam estar atentos sobre o que acontece no mundo científico.

O que é o currículo Lattes?

 Como fazer Currículo Latte? Confira o passo a passo no vídeo! - Foto: CL MAS
Como fazer Currículo Latte? Confira o passo a passo no vídeo! – Foto: CL MAS

Para entender a função do Lattes no presente, é preciso entender o seu passado. Antigamente, os dados de docentes, pesquisadores e discentes do todo o Brasil eram armazenados em formulários de papel. Assim, naquela época, a lentidão dos processos era bem comum.

No entanto, isso mudou em 1999, quando o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) lançou o sistema do currículo Lattes. Dessa forma, a plataforma online foi feita com o objetivo de integrar em uma única base nacional os dados de todos os profissionais de diversas áreas do conhecimento.

Hoje em dia, o CNPq usa a plataforma para realizar a concessão de bolsas para pesquisas. Além disso, as instituições usam o Lattes como requisito para ingresso em cursos de mestrado e até doutorado. Inclusive, há ainda agências e órgãos públicos que recorrem ao sistema para analisar e aprovar perfis profissionais.

Por fim, além de ser o principal sistema para bolsas de pesquisas e ingresso em cursos, a plataforma Lattes fortalece a conexão entre instituições e pesquisadores e preserva a memória das pesquisas que são desenvolvidas no Brasil.

O que é o CNPq?

Como fazer Currículo Latte? Confira o passo a passo no vídeo! – Foto: PO MAS

Acima citamos o CNPq duas vezes. No entanto, talvez você não esteja ciente do que se trata. Então, vamos explicar melhor o que seria ele.

Pense no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, o CNPq, como algo bem maior que a Plataforma Lattes. Segundo o próprio site, ele é uma agência que pertence ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Assim, tem como principais atribuições fomentar a pesquisa científica e tecnológica e incentivar a formação de novos pesquisadores brasileiros.

Entre as suas competências, por exemplo, está a de promover acordos, convênios e intercâmbios entre as entidades públicas e privadas, nacionais e internacionais. Além disso, ele presta assistência na compra de equipamentos para atividades de pesquisa. Em suma, sem o CNPq, nem a Plataforma Lattes nem o Currículo Lattes funcionam. Assim, o CNPq é, portanto, a agência que os sustenta.

Como o currículo Lattes pode agregar na sua vida profissional?

Como fazer Currículo Latte? Confira o passo a passo no vídeo! – Foto: QB MAS

Quem pretende ingressar em um curso de mestrado e conseguir uma bolsa de pesquisa precisará de um currículo Lattes. Acontece, como já dito, que ele é requisito para ingresso em cursos de pós-graduação em instituições públicas e privadas e para a concessão de bolsas de pesquisas.

Portanto, quem possui um currículo Lattes de qualidade, ou seja, bem escrito, sem erros e bem detalhado, acaba se destacando nas oportunidades acadêmicas e profissionais. Talvez você pense: “Mas não é mais fácil ter um LinkedIn?”. A resposta é não. Ocorre que, diferentemente do Lattes, o LinkedIn é uma rede social que visa promover o networking e as oportunidades de trabalho. Ou seja, quem realmente quer atuar na vida acadêmica deve priorizar o Lattes.

Como fazer o seu Currículo Lattes?  

Para cadastrar o seu Currículo Lattes na plataforma é bem simples. Dessa forma, basta seguir os seguintes passos ou ver o vídeo que está logo abaixo deles:

  1. Primeiramente, acesse o site da Plataforma Lattes;
  2. Em seguida, clique em ‘Cadastrar novo currículo’;
    Como fazer Currículo Latte? Confira o passo a passo no vídeo! - Foto: PR MAS
Como fazer Currículo Latte? Confira o passo a passo no vídeo! – Foto: PR MAS

3. Agora, preencha os dados básicos de cadastro e crie uma senha;

Como fazer Currículo Latte? Confira o passo a passo no vídeo! - Foto: PR MAS
Como fazer Currículo Latte? Confira o passo a passo no vídeo! – Foto: PR MAS

4. Em seguida, preencha os dados relativos às informações pessoais. Dessa forma, os dados devem ser iguais aos registrados na Receita Federal;

Como fazer Currículo Latte? Confira o passo a passo no vídeo! – Foto: PR MAS

5. Informe um endereço, que pode ser residencial ou até profissional;

Como fazer Currículo Latte? Confira o passo a passo no vídeo! – Foto: PR MAS

6. Informe a formação acadêmica já concluída e a formação acadêmica que está em andamento;

Como fazer Currículo Latte? Confira o passo a passo no vídeo! – Foto: PR MAS

7. Insera os dados relativos à empresa ou à instituição onde trabalha;

Como fazer Currículo Latte? Confira o passo a passo no vídeo! – Foto: PR MAS

8. Em seguida, preencha os dados referentes à área de atuação (Jornalismo, Engenharia, Medicina e etc.) e às habilidades linguísticas (de acordo com o seu nível de compreensão);

Como fazer Currículo Latte? Confira o passo a passo no vídeo! – Foto: PR MAS

9. Por fim, submeta o seu currículo Lattes. Assim, dentro de um prazo de 24 horas, o currículo estará na Plataforma Lattes.

Como fazer o seu Currículo Lattes? (VÍDEO)

Como fazer Currículo Latte? Confira o passo a passo no vídeo!

Como montar um currículo Lattes de qualidade?

  Como fazer Currículo Latte? Confira o passo a passo no vídeo! - Foto: DL MAS
Como fazer Currículo Latte? Confira o passo a passo no vídeo! – Foto: DL MAS

1. Cadastro básico

Primeiramente, faça o cadastro básico na plataforma, que é basicamente o passo a passo acima. Portanto, acesse a plataforma Lattes, inicie o cadastro e adicione suas informações pessoais, foto de identificação, formação acadêmica, atuação profissional, a área de atuação e confirme os dados.

2. Atualize o seu currículo sempre que possível

É fundamental gerar atualizações constantes no seu currículo. A primeira deve ser realizada logo após o cadastro no banco de dados. Acontece que o cadastro inicial só solicita as informações básicas. Portanto, para inserir informações complementares, como eventos, congressos, palestras ministradas, trabalhos, grupos de pesquisas, projetos, artigos e cursos de extensão, é necessário realizar a atualização.

Para isso, é só entrar na plataforma e clicar em “atualizar currículo”. Na página que abrir, insira seu CPF ou e-mail, senha e clique em “acessar”. Entrando na parte de edição, é tudo muito intuitivo: é só clicar nos ícones que você quer editar — formação, eventos, projetos, entre outros.

Um alerta indispensável para quem vai atualizar o Lattes é não esquecer de atualizar também o texto inicial. Inclusive, o texto inicial “sobre mim” deve ser bem formal, escrito sem erros e apresentar de forma resumida as experiências acadêmicas e profissionais. Para editá-lo é só ir até a barra principal, clicar em “dados gerais” e “texto inicial” do currículo.

Outra observação importante é que quem pretende ingressar em cursos de pós ou conquistar uma bolsa de pesquisa precisa manter o currículo sempre atualizado. Afinal, ele será um dos critérios de avaliação. Caso o Lattes esteja desatualizado, é possível até perder uma oportunidade, por exemplo.  Assim, mais uma vez: sempre que participar de eventos ou concluir um projeto, insira imediatamente as informações na plataforma.

FAQ – Como fazer Currículo Latte?

O que é o Currículo Lattes?

O Currículo Lattes foi a forma encontrada de padronizar nacionalmente o registro de todo o ciclo de vida acadêmico de estudantes e pesquisadores do Brasil. Assim, ele surgiu em 1999 e, até hoje, é o meio utilizado por quem deseja ingressar ou crescer na área acadêmica. Ou seja, principalmente por aqueles que participam de programas de iniciação científica e tecnologia, bolsas de estudo, grupos de pesquisa e eventos.

O que é a Plataforma Lattes?

Muita pessoas pensam que Currículo Lattes e Plataforma Lattes significam a mesma coisa, mas não é bem assim que as coisas funcionam. Dessa forma, a Plataforma Lattes é um ambiente virtual criado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, o CNPq. 

Ela tem o objetivo de integrar, em um único sistema, as bases de dados de currículos, grupos de pesquisas e de instituições de todo o país. Assim, a Plataforma disponibiliza, além dos currículos, dados e estatísticas da produção científica no Brasil por região, instituição, sexo e idade, por exemplo.

O que é o CNPq?

Pense no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, o CNPq, como algo bem maior que a Plataforma Lattes. Segundo o próprio site, ele é uma agência que pertence ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Assim, tem como principais atribuições fomentar a pesquisa científica e tecnológica e incentivar a formação de novos pesquisadores brasileiros.

Qual a importância do Currículo Lattes?

Quem pretende ingressar em um curso de mestrado e conseguir uma bolsa de pesquisa precisará de um currículo Lattes. Acontece, como já dito, que ele é requisito para ingresso em cursos de pós-graduação em instituições públicas e privadas e para a concessão de bolsas de pesquisas. Portanto, quem possui um currículo Lattes de qualidade, ou seja, bem escrito, sem erros e bem detalhado, acaba se destacando nas oportunidades acadêmicas e profissionais.

Gostou? O que achou? Deixe seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *