Como gravar a tela do PC? Confira o tutorial!

Por | Administrativo, Geral, How to

No ramo do Secretariado Executivo, existem vários motivos para você querer gravar a tela do seu PC. Assim, você pode querer gravar um “tutorial” para auxiliar clientes, gravar apresentações e etc. Portanto, pensando nisso, hoje vamos mostrar como gravar a tela do seu PC. Além disso, também mostraremos quais os melhores programas disponíveis no mercado.

Veja também o que é resiliência!

Você pode começar procurando um gravador de tela grátis, e há algumas opções excelentes ao redor, mas você pode não perceber que o Windows já tem sua própria ferramenta de gravação embutida, escondida no app pré-instalado do Xbox.

Além disso, você também pode gravar sua tela de dentro de uma janela do navegador, sem baixar e instalar um programa grande. Tudo depende do que você está gravando, do hardware que está usando e de quanto tempo está à sua disposição.

Quando terminar, você pode compartilhar a gravação no estado em que se encontra ou fazer alguns ajustes usando um software de edição de vídeo – aparando o clipe, adicionando títulos ou gravando uma narração.

Portanto, confira abaixo como gravar a tela do seu PC. Depois, veja também os melhores apps de gravação de tela.

Como gravar a tela do seu PC?

No Windows

Como gravar a tela do PC? Veja o tutorial! - Foto: Rafael Vieira
Como gravar a tela do PC? Veja o tutorial! – Foto: Rafael Vieira

Está bem escondido, mas o Windows 10 tem seu próprio gravador de tela embutido, destinado à gravação de jogos. Portanto, para encontrá-lo, abra o app pré-instalado do Xbox (digite “Xbox Game Bar” na caixa de pesquisa para encontrá-lo ou pressione as teclas “Windows + G”).

Para começar a gravar a tela, clique no botão “Iniciar Gravação” ou toque as teclas “Windows + Alt + R”. Além disso, use o mesmo atalho quando terminar. Dessa forma, os vídeos gravados serão salvos na pasta Vídeos / Captura no formato MP4.

Como gravar a tela do PC? Veja o tutorial! - Foto: Rafael Vieira
Como gravar a tela do PC? Veja o tutorial! – Foto: Rafael Vieira

Para personalizar as configurações do gravador, faça login no app Xbox e acesse as opções do DVR do jogo. Você não pode escolher uma pasta de destino diferente para as gravações, mas pode escolher uma configuração de qualidade, decidir se deseja ou não gravar áudio e definir uma duração máxima do clipe.

Infelizmente, nem todos os dispositivos Windows 10 podem gravar imagens com a barra de jogos. Portanto, para usá-lo, você precisará de uma placa de vídeo que suporte um dos seguintes codificadores:

  • Intel Quick Sync H.260;
  • Nvidia NVENC;
  • AMD VCE.

No Mac

Como gravar a tela do PC? Veja o tutorial! - Foto: IG
Como gravar a tela do PC? Veja o tutorial! – Foto: IG

Gravar a tela de um Mac é muito mais fácil do que um PC WIndows. Dessa forma, se você estiver usando o macOS Mojave, basta pressionar o atalho de teclado “Shift + ⌘ + 5” e todos os controles para capturar vídeo e imagens estáticas de sua área de trabalho serão exibidos. Você pode gravar a tela inteira, uma seção ou uma janela específica e, em seguida, cortar, salvar ou compartilhar a filmagem resultante.

Por fim, se você estiver usando uma versão mais antiga do macOS, poderá gravar a tela usando o Quicktime Player. Dessa forma, basta abrir o app (que é instalado por padrão).

Utilizando softwares de terceiros para gravar a tela do PC

O que é um software de gravação de tela?

Como gravar a tela do PC? Veja o tutorial! - Foto: SD
Como gravar a tela do PC? Veja o tutorial! – Foto: SD

O software de gravação de tela pode gravar a totalidade (ou partes) de seu PC ou tela do celular. A gravação pode incluir tudo, desde seus toques e movimentos do cursor até a digitação de uma URL em seu navegador para ajudar as pessoas a aprender o que fazer e como fazer. 

Além disso, a narração de áudio está disponível e, às vezes, a anotação também é oferecida como parte do pacote de uma ferramenta.

No entanto, não existem duas ferramentas de gravação de tela iguais.  Algumas ferramentas de gravação de tela não podem salvar as imagens gravadas para vários formatos ou exportá-las diretamente para plataformas de vídeo populares como o YouTube.

Já outros podem ter a capacidade de fazer tudo isso, mas podem estar faltando um ou dois recursos. Por exemplo, nem todo app de gravação de tela vem com um gravador de tela HD.

Portanto, você deve prestar atenção aos recursos antes de baixar ou instalar o software de gravação de tela em seu dispositivo. 

Por fim, também é crucial avaliar suas próprias necessidades de gravação. Talvez você não precise gravar em HD. Talvez você tenha adquirido recentemente a hospedagem de vídeo e não tenha a opção de exportação do YouTube. O melhor gravador de tela para você será aquele que atenda às suas necessidades específicas.  

O que seria um bom gravador de tela?

Como gravar a tela do PC? Veja o tutorial! - Foto: YouTube
Como gravar a tela do PC? Veja o tutorial! – Foto: YouTube

As melhores ferramentas de gravação de tela variam de software baseado em navegador a apps minimalistas. Mas cada uma das escolhas atende aos seguintes critérios básicos:

  • É fácil de usar;
  • Grava a tela inteira, uma área específica ou uma janela;
  • Permite que os usuários “anotem” a filmagem gravada;
  • Inclui sistema e áudio de microfone;
  • Captura imagens de fontes externas;
  • Possui opções de exportação integradas.

Além disso, também vale a pena mencionar que muitas das opções de software vêm com recursos de gravação em HD. No entanto, é importante saber que o upload de arquivos HD leva muito tempo. Se você deseja enviar vídeos de qualidade padrão rapidamente para a web, o HD não é obrigatório. 

As 3 melhores ferramentas de gravação de tela

Caso você não esteja satisfeito com os programas nativos (Windows e Mac), separamos abaixo as 3 melhores ferramentas de gravação de tela da atualidade. Confira:

1. OBS Studio
Como gravar a tela do PC? Veja o tutorial! – Foto: Oberlo

OBS ou Open Broadcaster Software é um gravador de vídeo gratuito que oferece gravação e streaming em alta definição, sem limites para a duração dos seus vídeos.  

O software de desktop permite que você escolha a parte da tela que deseja capturar, mas também oferece a opção de gravar a tela inteira.  Teclas de atalho personalizáveis ​​ajudam a controlar a gravação, e um mixer de áudio permite que você produza vídeos com som gravado suavemente. 

Além dos recursos de screencasting intuitivos, o OBS é equipado com recursos de transmissão ao vivo que você não encontrará nos gravadores de tela padrão dos principais SOs. Você pode transmitir ao vivo no YouTube Gaming e Twitch, salvar projetos e converter sua filmagem no formato FLV. 

Tudo isso torna o OBS uma das melhores opções de software de gravação de tela grátis para experimentar em 2021.

  • Preço: Gratuito;
  • SO compatível: Linux, Mac e Windows.
2. Apowersoft Unlimited
Como gravar a tela do PC? Veja o tutorial! – Foto: Oberlo

Este é um conjunto de apps de software que inclui gravadores de tela para Android, iOS, Mac e Windows. Dessa forma, ele permite que você transmita sem fio um dispositivo Android ou iPhone para a tela do seu PC e use o gravador de desktop para capturar o áudio do PC, dispositivo móvel, microfone e webcam do PC simultaneamente. 

O gravador de tela de desktop oferece vários modos de gravação, incluindo tela inteira, área personalizada e muito mais. Além disso, também permite que os usuários façam anotações na gravação em tempo real. Você pode aplicar frases de destaque, linhas, texto e muito mais sem precisar fazer uma pausa. 

Com a ajuda de seus apps intuitivos específicos para celular, você só precisa configurar seu PC e celular na mesma rede Wi-Fi e começar a transmitir.  Por fim, os usuários de Mac e Windows podem usar diretamente o gravador de tela da área de trabalho para gravar todos os tipos de atividades na tela. 

  • Preço: US$ 59,95 por ano;
  • SO compatível: Android, iOS, Windows e Mac.
3. Screencast-O-Matic
Como gravar a tela do PC? Veja o tutorial! – Foto: Oberlo

Screencast-O-Matic é um gravador de tela e editor de vídeo online que suporta gravações de webcam e tela.

Embora o app não permita gravar em HD, ele tem opções para gravar em 800 × 600, 640 × 480 e outras definições padrão, o que o torna ideal para gravar e enviar vídeos rápidos. Ele também auxilia os usuários no zoom, desenho e adição de sobreposições nos arquivos de vídeo. 

Além disso, você pode compartilhar a gravação no YouTube sem precisar baixar nenhum app de desktop. 

O Screencast-O-Matic também possui recursos adicionais, incluindo opções para edição de áudio de computador e sincronização de gravação com imagens de vídeo. Lembre-se de que a maioria dos recursos de edição são oferecidos na versão paga do app. No entanto, você pode usar a versão gratuita para enviar conteúdo ao YouTube. 

  • Preço: Grátis ou US$ 1,50 por mês;
  • SO compatível: Windows, Mac, Chromebook, iOS.

Perguntas Frequentes

Como gravar tela no Windows?

Está bem escondido, mas o Windows 10 tem seu próprio gravador de tela embutido, destinado à gravação de jogos. Portanto, para encontrá-lo, abra o app pré-instalado do Xbox (digite “Xbox Game Bar” na caixa de pesquisa para encontrá-lo ou pressione as teclas “Windows + G”).

Para começar a gravar a tela, clique no botão “Iniciar Gravação” ou toque as teclas “Windows + Alt + R”. Além disso, use o mesmo atalho quando terminar. Dessa forma, os vídeos gravados serão salvos na pasta Vídeos / Captura no formato MP4.

Como gravar a tela do PC de graça?

Você pode utilizar o app pré-instalado do Xbox, ou então um app gratuito como OBS Studio. De qualquer modo, veja abaixo como gravar a tela do PC com app do Xbox:

  1. Primeiramente, abra o app pré-instalado do Xbox (digite “Xbox Game Bar” na caixa de pesquisa para encontrá-lo ou pressione as teclas “Windows + G”);
  2. Em seguida, para começar a gravar a tela, clique no botão “Iniciar Gravação” ou toque as teclas “Windows + Alt + R”.
  3. Por fim, use o mesmo atalho quando terminar. Dessa forma, os vídeos gravados serão salvos na pasta Vídeos / Captura no formato MP4.

Como gravar a tela cheia do computador?

Você pode utilizar o app pré-instalado do Xbox, ou então um app gratuito como OBS Studio. De qualquer modo, veja abaixo como gravar a tela do PC com app do Xbox:

  1. Primeiramente, abra o app pré-instalado do Xbox (digite “Xbox Game Bar” na caixa de pesquisa para encontrá-lo ou pressione as teclas “Windows + G”);
  2. Em seguida, para começar a gravar a tela, clique no botão “Iniciar Gravação” ou toque as teclas “Windows + Alt + R”.
  3. Por fim, use o mesmo atalho quando terminar. Dessa forma, os vídeos gravados serão salvos na pasta Vídeos / Captura no formato MP4.

Gostou? O que achou? Deixe seu comentário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *