Como salvar em PDF no Word? Confira o tutorial!

Por | Geral

Os PDFs são úteis para distribuir documentos para que sejam vistos da mesma forma por todas as partes. Normalmente, você criará documentos usando outro apps e os converterá em PDF. Portanto, hoje vamos mostrar como salvar em PDF no Word. Além disso, também separamos os melhores programas para converter um arquivo do Word em PDF. Confira:

Veja também o que é o Dress Code!

Como salvar em PDF no Word?

  1. Primeiramente, se você tiver a versão desktop do Microsoft Word, a maneira mais fácil de converter o seu documento em PDF é usando o próprio Word;
  2. Em seguida, abra o documento que deseja converter e clique na guia “Arquivo”;
Como salvar em PDF no Word? Veja o tutorial! - Foto: TT
Como salvar em PDF no Word? Veja o tutorial! – Foto: TT

3. Na próxima tela, selecione “Salvar como” na lista à esquerda;

Como salvar em PDF no Word? Veja o tutorial! – Foto: TT

4. Na tela “Salvar como”, selecione onde deseja que o PDF seja salvo (OneDrive, Este PC, uma pasta específica ou qualquer outro lugar); 

Como salvar em PDF no Word? Veja o tutorial! – Foto: TT

5. Em seguida, clique na seta suspensa à direita da caixa “Salvar como” e selecione “PDF (* .pdf)” no menu suspenso;

Como salvar em PDF no Word? Veja o tutorial! - Foto: TT
Como salvar em PDF no Word? Veja o tutorial! – Foto: TT

6. Se desejar, você pode alterar o nome do arquivo neste momento. Por fim, quando estiver pronto, clique no botão “Salvar”.

Portanto, depois de salvar o PDF, você retornará ao seu documento do Word e o novo PDF será aberto automaticamente em seu visualizador de PDF padrão.

Se você não tiver o Microsoft Word

Como salvar em PDF no Word? Veja o tutorial! - Foto: TC
Como salvar em PDF no Word? Veja o tutorial! – Foto: TC

Se você não tem o Word, mas precisa converter um documento que alguém lhe enviou, você tem algumas opções:

  • Google Drive: você pode fazer o upload de um documento do Word para o Google Drive, convertê-lo em um documento do Google e depois convertê-lo em PDF. Isso funciona bem se você tiver um documento do Word simples, principalmente de texto, sem muita formatação (e se você já tiver uma conta do Google);
  • Um site de conversão: Existem muitos sites que oferecem a conversão gratuita de documentos do Word em PDF.  Dessa forma, recomendamos o freepdfconvert.com. É um site seguro, funciona rápido e faz um bom trabalho em documentos do Word, mesmo com uma quantidade modesta de formatação. Além disso, é realmente gratuito se você só precisar converter um documento do Word ocasional para PDF. Uma assinatura paga oferece recursos adicionais, como conversões ilimitadas (vários documentos ao mesmo tempo) e a capacidade de converter mais tipos de arquivos.
  • LibreOffice: o LibreOffice é um app de escritório de código aberto gratuito que oferece muitos dos mesmos recursos do Microsoft Office.  Dessa forma, você pode até abrir documentos do Microsoft Word e convertê-los em PDF.

Além disso, você também pode utilizar alguns conversores de Word para PDF. Pensando nisso, separamos abaixo os melhores conversores. Confira:

Melhores conversores de Word para PDF

Como salvar em PDF no Word? Veja o tutorial! - Foto: MP
Como salvar em PDF no Word? Veja o tutorial! – Foto: MP

O melhor conversor de Word para PDF torna simples e fácil alterar os formatos de arquivo digital para essas plataformas populares de documentos de escritório.

O formato de arquivo PDF tem certas vantagens sobre o formato .doc do Word, especialmente quando você precisa compartilhar documentos com outras pessoas. PDFs são um padrão aberto desde 2008, e todos os SOs e navegadores modernos são perfeitamente capazes de exibir PDFs. 

Além disso, você pode contar com um PDF para apresentar seu conteúdo exatamente como você deseja, não importa em qual dispositivo ou navegador ele está sendo visualizado. Os PDFs têm aparência profissional e você pode até incluir qualquer fonte preferida sem se preocupar se o destinatário as instalou.

O Microsoft Word 2013 e as versões mais recentes oferecem suporte à exportação para PDF diretamente de dentro do software, mas se você deseja realizar conversões em lote ou editar o PDF posteriormente, você deseja um editor de PDF dedicado com funcionalidade de conversão de Word para PDF. Portanto, confira abaixo os melhores conversores:

1. Soda PDF

Como salvar em PDF no Word? Veja o tutorial! – Foto: Soda PDF

Se você deseja um software PDF que pode fazer mais do que apenas converter de Word para PDF, considere o Soda PDF. Dessa forma, este software rivaliza com o Adobe Acrobat Pro em seus recursos, permitindo que você converta entre uma extensa lista de formatos de arquivo e edite seus PDFs criados. Uma licença do Soda PDF dá acesso ao poderoso editor online e ao app de desktop offline.

Além disso, você pode criar um PDF a partir de qualquer documento do Word e mesclar vários documentos do Word em um único PDF. Você pode até converter em lote documentos do Word em PDFs individuais.

Existem algumas maneiras de pagar pelo Soda PDF, incluindo um pagamento único dependendo dos recursos, um plano mensal ou um plano anual. Planos de negócios também estão disponíveis.

O Soda PDF é intuitivo de usar e possui recursos avançados, como formulários PDF, assinatura segura e OCR. Portanto, se você trabalha com PDFs diariamente, é uma excelente escolha.

2. PhantomPDF

Como salvar em PDF no Word? Veja o tutorial! – Foto: ST

A Foxit é uma empresa quase tão sinônimo de PDF quanto a Adobe, que oferece ferramentas de edição de PDF há décadas. Seu software mais recente, o PhantomPDF, é uma escolha clara para converter documentos do Word em PDF, tendo configurações adicionais na conversão que outro software não possui.

Por exemplo, você pode definir opções de arquivo para otimizar o PDF para visualização online, adicionar uma marca d’água, garantir que o arquivo esteja em conformidade com os padrões PDFA específicos (PDF / A-1b para PDF / A-3u), adicionar cabeçalhos e rodapés e especificar senhas e permissões. Embora esses recursos estejam frequentemente disponíveis em outros editores de PDF, poder salvá-los como um modelo e usá-los repetidamente para processamento em lote é um excelente recurso que economiza tempo.

No entanto, enquanto um software como o Soda PDF tem uma versão online quase idêntica à sua versão desktop em funcionalidade, a versão online do Foxit PhantomPDF é bastante básica e parece um produto totalmente diferente.

Por fim, o PhantomPDF tem uma avaliação gratuita de 14 dias e vem nas versões Standard e Business. A versão Standard tem quase todos os recursos de que a maioria das empresas precisa por uma taxa mensal. Uma licença perpétua está disponível, mas não inclui atualizações futuras do software. No geral, o Foxit PhantomPDF é um excelente candidato para o melhor conversor de Word para PDF disponível atualmente.

3. PDFElement

Como salvar em PDF no Word? Veja o tutorial! – Foto: MV

O Wondershare PDFElement é uma ferramenta de conversão e edição de PDF de primeira linha. Dessa forma, ele suporta todos os formatos do Microsoft Office, mas pode converter uma ampla variedade de tipos de arquivos de imagem.

A barra de ferramentas principal do Wondershare PDFElement inclui opções para conversão em lote de documentos do Word e combinação de documentos do Word em um único PDF. As ferramentas funcionam bem na criação de uma representação precisa do documento do Word em formato PDF, mas descobrimos que a conversão em lote de muitos documentos grandes do Word de uma vez pode fazer com que o programa pare de responder.

Além disso, a ferramenta de conversão PDFElement também não tem a flexibilidade imediata do Foxit PhantomPDF em termos de especificação de margens, permissões de arquivo e marcas d’água na importação. No entanto, o conjunto robusto de ferramentas de processamento em lote permite que você faça alterações em lote em seus PDFs depois de importá-los.

O Wondershare PDFElement está disponível para uma assinatura anual, com diferentes opções de preços de acordo com o número de recursos que você deseja. A versão Pro, por exemplo, inclui processamento em lote. No geral, vale a pena considerar, já que suas ferramentas de edição de PDF são algumas das mais intuitivas de usar.

4. Nitro Pro

Como salvar em PDF no Word? Veja o tutorial! – Foto: ST

O Nitro Pro é um app de desktop apenas para Windows para converter e editar PDFs. Dessa forma, a sua criação rápida de PDF pode converter todos os tipos de arquivos do Microsoft Office, WordPerfect, imagens e HTML.

Em nossos testes, descobrimos que o Nitro Pro é uma das melhores opções para conversões em lote de Word para PDF. Você pode definir PDFs gerados para serem compatíveis com PDF / A-1b e o software não terá problemas para converter vários documentos grandes do Word com precisão.

Embora tenha ferramentas de edição de PDF razoavelmente boas, o Nitro Pro parece menos intuitivo de usar do que o Wondershare PDFElement e o Soda PDF. Às vezes, porém, é apenas o caso de precisar de um clique extra do mouse aqui e ali para fazer as coisas.

O Nitro Pro tem um plano de preços simples e revigorante que cobra por usuário. Portanto, você pode entrar em contato com a empresa para obter preços especiais caso precise de mais de 20 licenças, e um teste totalmente funcional de 14 dias está disponível para download.

5. Smallpdf

Como salvar em PDF no Word? Veja o tutorial! – Foto: Small PDF

Smallpdf é um editor de PDF online com uma versão desktop disponível se você comprar o pacote Pro. Este conversor é uma escolha adequada se você precisar realizar apenas algumas conversões entre Word e PDF. Seus recursos básicos são gratuitos, mas você está limitado a uma conversão por vez.

Além de converter entre Word e PDF, você pode mesclar, dividir e realizar uma edição simples de PDF. Dessa forma, os recursos de edição são bastante básicos, permitindo apenas adicionar texto, imagens e formas, portanto, se você precisa editar PDFs com frequência, provavelmente deve explorar outras opções de conversor.

Além disso, vale lembrar que a versão paga remove anúncios e limitações de conversão de arquivo e pode ser paga mensalmente ou anualmente.  Você pode experimentar antes de comprar, pois um teste gratuito de 14 dias está disponível.

Perguntas Frequentes

Como salvar em PDF no Word?
  1. Primeiramente, se você tiver a versão desktop do Microsoft Word, a maneira mais fácil de converter o seu documento em PDF é usando o próprio Word;
  2. Em seguida, abra o documento que deseja converter e clique na guia “Arquivo”;
  3. Na próxima tela, selecione “Salvar como” na lista à esquerda;
  4. Na tela “Salvar como”, selecione onde deseja que o PDF seja salvo (OneDrive, Este PC, uma pasta específica ou qualquer outro lugar); 
  5. Em seguida, clique na seta suspensa à direita da caixa “Salvar como” e selecione “PDF (* .pdf)” no menu suspenso;
  6. Se desejar, você pode alterar o nome do arquivo neste momento. Por fim, quando estiver pronto, clique no botão “Salvar”.

Gostou? O que achou? Deixe seu comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *