A princípio, esse termo parece ser bem complicado. No entanto, “apud” nada mais é que uma expressão latina que significa citar uma citação. Sendo assim, podemos traduzi-la como “citado por”.
Veja também tudo o que você precisa saber sobre as Normas ABNT de Margem!
Em outras palavras, você vai citar o que um primeiro autor disse sobre um segundo. Dessa forma, fica claro para o leitor que você não teve acesso ao texto desse segundo autor. E que, ainda assim, considera o texto importante para o desenvolvimento de sua tese.
Apesar de alguns examinadores não gostarem da inserção do apud, a ABNT permite o seu uso. Inclusive, você deverá usar a expressão no texto, de forma a destacar que está fazendo uma citação de outra citação.
O que é o apud?
O apud significa “citado por”. O termo é útil na seguinte situação: você escolheu um texto, do autor “X”, para compor a bibliografia do seu TCC. Na obra do autor “X”, há a citação de um trecho da obra do autor “Y”, que vai ser útil para a construção do seu argumento. Para usar o trecho do autor “Y”, segundo a ABNT, o apud é necessário.
Ou seja, ao aplicar o apud — também chamado de citação da citação — é indicado para a sua banca avaliadora que você usou a obra do autor “X” como fonte de estudo para a sua monografia e, nesse texto, ele cita um conceito do trabalho do autor “Y”.
O que significa apud ou citação de uma citação de outra obra?
O termo apud vem do latim e quer dizer “citado por”. Assim, utilizamos essa expressão no trabalho acadêmico no sentido de que fazemos referência a uma citação dentro de outra citação. Isto é, quando ela não está presente no texto citado. Veja um exemplo de citação da citação:
A principal diferença em relação à citação comum é que não utilizamos o texto original como referência.
Nesse caso, o nosso argumento usa de apoio informações de outro texto diretamente. Não é necessária a expressão apud, porque tudo que precisamos vem do mesmo lugar.
É quando aproveitamos o conteúdo provindo de uma citação advinda de outro trabalho acadêmico ou obra citada no texto que estamos usando diretamente como referência.
O que a ABNT fala sobre o apud?
A NBR 10520 contempla esse tipo de citação e define que se trata de uma citação direta ou indireta feita sem acesso ao texto original. Assim, ela acrescenta que a expressão apud pode ser usada.
De acordo com os exemplos da norma, a expressão pode aparecer antes da citação em si ou depois dela. Confira o exemplo:
A citação de citação pode conter a transcrição de uma obra, com as palavras do autor ou pode se basear em uma obra, com as palavras de quem está transmitindo a informação. Confira o exemplo:
Na primeira citação, Koch transcreve as palavras de Beaugrande e Dressler. Trata-se de um exemplo de citação direta, tal como na segunda citação, em que as palavras de Garcia foram transcritas por Koch e Travaglia.
Agora vejamos exemplos em que Koch e Travaglia escrevem baseando-se na palavras de Beaugrande e Dressler, bem como de Giora ( citação indireta ).
Quando usar o apud?
Ao mesmo tempo que o apud é aceito pela ABNT, algumas bancas não apreciam a utilização desse recurso. Ou seja, utilize-o com cautela em trabalhos de conclusão de curso ( TCCs ), monografias e dissertações.
Por outro lado, em relação aos artigos científicos, a recomenda-se que o apud não seja utilizado. Em síntese, um pesquisador deve ir a fundo em suas referências. Pois, segundo as revistas científicas, o trabalho deve fornecer credibilidade.
Enfim, o apud deve ser útil com cautela, seja qual for o seu trabalho. Sempre que você for citar uma citação, utilize a expressão para sinalizar. No geral, existem dois cenários que envolvem seu uso:
Você não encontrou a obra original
Durante a confecção de seu trabalho, você pode procurar por uma referência importante e não a encontrar. Isso é comum, pois alguns trabalhos não são acessíveis. Dessa forma, uma opção válida é fazer o uso do apud.
Assim, seu texto terá a informação necessária. No entanto, perceba que o autor de referência será o que citou, e não o que afirmou inicialmente.
Você confia na percepção do autor que fez a citação
Em todos as áreas, existem autores renomados que citam seus colegas. Além disso, durante a confecção de um trabalho, pode ser que você renuncie a uma leitura em prol de outra.
Sendo assim, se seu autor de confiança citar outro, você pode fazer o uso do apud. O leitor entenderá que você não checou a obra original, mas que confia na informação, a ponto de colocá-la em seu texto.
Quando não usar o apud no texto?
É uma espécie de acordo na comunidade acadêmica que o apud pode ( e deve! ) ser utilizado quando necessário, mas não é bom que ele esteja presente em todo canto. Essa situação pode gerar dúvidas, mas dúvidas de simples resolução. Normalmente o bom senso é suficiente.
Atenção: não exagere!
Principalmente em monografias, dissertações e teses, queremos utilizar ao máximo nossas próprias palavras, sempre nos baseando em pesquisa. Acima, temos raros bons exemplos de apud bem feitos.
Caso o conteúdo presente na citação da obra apud fosse mais relevante para o desenvolvimento do argumento do artigo, então seria mesmo preferível utilizar a citação direta.
Quanto ao idioma, entende-se que é preferível trazer a citação da forma como ela está na fonte que utilizamos. Não queremos modificar uma citação que não incluiremos como referência, portanto quando formos citar um autor citado por outro.
É possível trazer uma tradução em nota de rodapé, caso o idioma utilizado na expressão em citação apud seja muito pouco acessível ou aquele trecho seja muito importante.
A melhor opção em todos os casos é simples: se ater ao que conhecemos e sempre que usarmos as palavras de outra pessoa trazê-las da forma mais objetiva possível.
Numa pesquisa acadêmica, não devemos abusar de expressões alheias, seja com citações diretas ou indiretas, porque grande parte da importância de nosso trabalho deve vir de nossas próprias descobertas.
Como usar um apud [ABNT]?
A imagem exibe um trecho da obra “Assessoria de Imprensa e Relacionamento com a Mídia – Teoria e Prática”, do organizador e autor Jorge Duarte, publicada em 2010 pela editora Atlas. No trecho sublinhado, Jorge Duarte cita Philip Schlesinger.
Trecho sublinhado:
Philip Schlesinger (1993, p.182) afirma que “boa parte do suor dos sociólogos tem sido empregada na tentativa de codificar estes critérios, que os jornalistas consideram indecifráveis”.
É bem importante destacar que o texto em mãos é de Jorge Duarte, mas a intenção é citar Schlesinger no seu TCC. Sendo assim, pode-se aplicar o apud de algumas maneiras:
1. Incluir os autores e o apud no início da citação
Sobre os valores-notícia, de acordo com Schlesinger (1993, p.182, apud DUARTE, 2010, p.307), “boa parte do suor dos sociólogos tem sido empregada na tentativa de codificar estes critérios, que os jornalistas consideram indecifráveis”.
2. Aplicar o apud no final da citação
Sobre os valores-notícia, segundo Schlesinger (1993, p. 182), “boa parte do suor dos sociólogos tem sido empregada na tentativa de codificar estes critérios, que os jornalistas consideram indecifráveis” (apud DUARTE, 2010, p. 307).
3. Transcrever o trecho com as suas palavras e indicar as referências
A missão de desvendar os códigos por trás dos valores-notícia tem concentrado grande parte dos esforços dos sociólogos, um tema considerado indecifrável pelos jornalistas (SCHLESINGER, 1993, p. 182, apud DUARTE, 2010, p. 307).
Atenção:
De acordo com esse exemplo, na lista bibliográfica ( no final do TCC ), deve constar apenas a referência ao texto de Jorge Duarte. Assim, o apud é usado apenas no desenvolvimento do seu trabalho.
Como referenciar o apud?
Por fim, após fazer o uso do apud em seu trabalho, você deve finalizar as referências bibliográficas. Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, o texto original não deve constar na lista de referências.
FAQ
Quando usar apud em citações?
O apud é uma ferramenta fundamental para manter a fidelidade à fonte, por isso deve ser utilizada sempre que precisamos citar algo que já foi citado, cuja origem não foi consultada na fonte original.
Como funciona o apud?
A expressão apud é útil quando fazemos uso da citação de uma citação presente na obra que estamos consultando. Ele significa citado por, então você deve colocar o autor citado antes daquele que o citou anteriormente, mantendo a referenciação da obra que foi de fato consultada.
Como usar apud nas normas ABNT em 2022?
SOBRENOME, Nome do autor da citação, ano de publicação da obra citada
apud SOBRENOME, Nome do autor da obra consultada, ano de publicação da obra consultada
Gostou? O que achou? Deixe seu comentário!