Como usar o LinkedIn?

Por | Geral, Secretariado

O LinkedIn é uma plataforma obrigatória para quem deseja alcançar públicos profissionais. Dito isso, saber como usar o LinkedIn pode exigir algumas tentativas e erros, especialmente se você for novo na plataforma.

Veja também a nova regulamentação da profissão de secretariado!

Portanto, neste artigo vamos abordar tudo o que você precisa para começar a usar o LinkedIn. Confira:

O que é o LinkedIn?

Como usar o LinkedIn? - Foto: NP MAS
Como usar o LinkedIn? – Foto: NP MAS

Como outras plataformas de mídia social, o LinkedIn é usado para compartilhar e criar conteúdo, conectar-se com outros usuários e aumentar a comunidade. Mas o que diferencia o LinkedIn é o seu foco profissional.

Assim, é um lugar para encontrar oportunidades de emprego, mostrar as suas habilidades, participar de discussões com especialistas do setor, promover a sua marca ou produtos e até direcionar tráfego para o seu site.

Além disso, os indivíduos também podem usar o LinkedIn para promover o seu trabalho, fazer networking e aumentar a conscientização com potenciais empregadores. Se você deseja mostrar suas habilidades ou alcançar novos públicos, usar o LinkedIn é um ótimo lugar para começar.

Por que usar o LinkedIn?

Como usar o LinkedIn? - Foto: BK MAS
Como usar o LinkedIn? – Foto: BK MAS

O LinkedIn oferece recursos bem úteis para candidatos a emprego, fornecendo informações, atuando como um outdoor para destacar a sua proposta de valor exclusiva e tornando as suas informações públicas para recrutadores que possam estar procurando o que você tem a oferecer.

Como usar o linkedin? Veja 11 maneiras de obter o melhor do LinkedIn!

Como usar o LinkedIn? - Foto: UL MAS
Como usar o LinkedIn? – Foto: UL MAS

1. Preencha o seu perfil do LinkedIn

Como usar o LinkedIn? - Foto: DR MAS
Como usar o LinkedIn? – Foto: DR MAS

Seu perfil pode ser uma parte poderosa da sua marca pessoal. Assim, todos os usuários registrados do LinkedIn poderão visualizá-lo ( a menos que você o defina como modo privado ). Além disso, você também pode ter um perfil público que pode ser encontrado por mecanismos de busca externos, para que mesmo as pessoas que não estão cadastradas no LinkedIn possam vê-lo.

O algoritmo de pesquisa interna do LinkedIn encontra apenas perfis classificados como “completos”, e estes podem obter mais de 20 vezes mais visualizações do que perfis incompletos. É importante, portanto, completar o seu. Portanto, aqui estão as coisas essenciais a serem lembradas:

  • Adicione uma foto sua de boa qualidade, de preferência tirada por um fotógrafo profissional. Assim, fique esperto, sorria e não tenha nenhuma distração na foto;
  • Faça seu perfil brilhar adicionando uma imagem de fundo ( às vezes chamada de imagem de “banner” ou “capa” ) que reflita a sua personalidade e sua profissão;
  • Mencione sua localização em seu título. Você tem até 120 caracteres para isso.
  • Inclua um resumo conciso de quem você é, o que faz e o que tem a oferecer. Você tem 2.000 caracteres para preencher, mas não precisa usar todos eles. Além disso, você também pode vincular ou fazer upload de seis exemplos de seu trabalho para fazer seu perfil brilhar;
  • Adicione sua posição atual e descreva o que ela envolve. Mas seja específico. Não diga, por exemplo, que você é um “grande comunicador” – mesmo que seja! Em vez disso, forneça detalhes de suas habilidades de comunicação, e exemplos de como você as usou. Novamente, você tem 2.000 caracteres;
  • Por fim, adicione seu histórico de trabalho anterior, detalhes de educação e pelo menos quatro habilidades ou áreas de especialização.
Dica:

À medida que você adiciona mais detalhes ao seu perfil, você pode acompanhar o seu progresso de “Iniciante” para “Intermediário” e “All-Star” usando a barra de Força do Perfil.

2. Entre em contato e conecte-se com outros usuários do LinkedIn

Como usar o LinkedIn? - Foto: EM MAS
Como usar o LinkedIn? – Foto: EM MAS

O LinkedIn permite que você se conecte com pessoas e organizações profissionais em seu setor. Assim, esta é uma ótima maneira de manter-se atualizado com os últimos desenvolvimentos e compartilhar informações com outras pessoas em seu campo.

Você pode convidar qualquer pessoa para se conectar ( e aceitar os seus convites para se conectar com você ), mas eles devem ter sua própria conta no LinkedIn para usar o site.

O LinkedIn salva as conexões que você faz em uma lista chamada Minha rede. Ao fazer uma nova conexão, você obtém acesso não apenas ao perfil dessa pessoa, mas também às conexões disponíveis publicamente. Elas se tornam suas “conexões de segundo grau”. Isso abre ainda mais oportunidades de networking, pois você pode convidá-los para se conectarem diretamente com você.

Por fim, você também pode introduzir duas conexões do LinkedIn que ainda não se conectaram, mas que podem se beneficiar com isso.

Dica:

O número de conexões que você possui afeta a sua classificação de pesquisa no LinkedIn. Assim, é uma boa ideia apontar para pelo menos 50 conexões de “primeiro grau”.

3. Comece a “falar”!

Como usar o LinkedIn? - Foto: BB MAS
Como usar o LinkedIn? – Foto: BB MAS

Depois de fazer suas conexões no LinkedIn, o recurso de mensagens permite que você tenha conversas em tempo real com eles. Assim, o recurso de status ativo informa quais de suas conexões estão online – procure o ponto verde ao lado de suas fotos de perfil.

Além disso, a função “Smart Replies” – respostas curtas, geradas automaticamente e contextuais ( como “Que horas?” e “Ótimo, obrigado!” ) – pode ajudar a manter suas conversas rápidas e produtivas.

Se você tiver uma conta Premium, também poderá usar o InMail. Isso permite que você envie mensagens privadas para qualquer usuário do LinkedIn sem qualquer apresentação prévia ou informações de contato adicionais.

4. Dar e Receber Recomendações e Endossos

Como usar o LinkedIn? - Foto: WT MAS
Como usar o LinkedIn? – Foto: WT MAS

Suas conexões podem escrever “recomendações” para o seu perfil e oferecer “endossos” de suas habilidades, e você pode fazer o mesmo em troca.

Assim, as recomendações são depoimentos pessoais que enfatizam as suas habilidades profissionais.  Desse modo, procure coletar um punhado deles ( entre cinco e 10 é uma boa “regra de ouro” ) pedindo às pessoas com quem você trabalhou para escrever um para você.

Peça-lhes que destaquem os atributos ou conquistas específicos que os impressionaram, em vez de fazer comentários gerais, como “Foi divertido trabalhar com Bella”.

Os endossos são notificações simples que confirmam que você possui uma habilidade específica. Assim, eles podem não ter o impacto de recomendações escritas sob medida, mas se uma conexão endossa você por suas habilidades de liderança, por exemplo, pode ajudá-lo a se destacar da multidão.

5. Use grupos do LinkedIn

Como usar o LinkedIn? - Foto: BM MAS
Como usar o LinkedIn? – Foto: BM MAS

Todos os membros do LinkedIn podem criar ou participar de grupos para discutir ideias e compartilhar notícias do setor. Assim, esta pode ser uma ótima maneira de desenvolver a sua rede profissional.

Você pode usar a barra de pesquisa na parte superior da sua página de perfil para procurar grupos interessantes para participar ou encontrar novos grupos por meio dos que já participou. Depois de se tornar um membro do grupo, você poderá participar de conversas em grupo, fazer perguntas e enviar as mensagens para outros membros.

Além disso, os grupos do LinkedIn podem ser uma fonte valiosa de informações, ideias e suporte. Por fim, compartilhe seu conhecimento com as pessoas em seus grupos, e elas provavelmente responderão na mesma moeda.

Aviso:

LinkedIn alerta contra autopromoção em grupos. Mostrar sua experiência é bom; a conexão gratuita dos produtos da sua empresa não é. Você pode ser bloqueado ou removido de um grupo se quebrar suas regras ou código de etiqueta.

6. Crie conteúdo envolvente especialmente para o LinkedIn

Como usar o LinkedIn? – Foto: BK MAS

Assim como em outras redes sociais, você pode postar atualizações de texto simples, imagens e links para outros sites e compartilhar postagens de outros usuários. Mas certifique-se de que seu post seja útil, informativo e relevante para suas conexões profissionais. Além disso, você pode querer aprimorar suas  habilidades de escrita!

Você também pode gravar ou enviar vídeos diretamente para o LinkedIn a partir do seu dispositivo. Isso permite que você compartilhe seus insights e experiências ou aumente a identidade da marca da sua organização. Assim, use os filtros e “adesivos” integrados para iluminar seu vídeo e adicione legendas para as pessoas que assistem com o som desligado.

O LinkedIn também permite publicar artigos completos, por meio de sua Plataforma de Publicação. Os artigos que você escreve aparecem em seu perfil. Eles podem ser compartilhados por outros usuários e também podem aparecer nos resultados do mecanismo de pesquisa, mas você mantém os direitos sobre qualquer conteúdo original que publicar. Esta é uma ótima maneira de mostrar sua experiência no setor.

Por fim, o SlideShare é outra opção para fornecer conteúdo de alta qualidade. Desse modo, ele está integrado ao LinkedIn e permite que você publique apresentações e infográficos.

Dica:

Adicionar hashtags às suas postagens pode ajudar o seu conteúdo a alcançar mais usuários. Por fim, digite uma hashtag na barra de pesquisa para descobrir quantas pessoas a seguem e para ver o tipo de conteúdo que lhes interessa.

7. Encontre novas contratações – e novas oportunidades

Como usar o LinkedIn? – Foto: KZ MAS

De acordo com os próprios números do LinkedIn, muitas empresas estão usando o site para recrutar novos funcionários. Assim, o serviço permite que você procure pessoas que tenham as habilidades e experiências específicas que você precisa em sua equipe. Ele pode até substituir totalmente a publicidade tradicional de recrutamento, dependendo do seu setor e da posição que você precisa preencher.

O recurso de Pesquisa Avançada permite que você pesquise por vários critérios diferentes: localização, empresa, empresas anteriores, setor, idioma, interesses sem fins lucrativos, escolas e graus de conexão.

Os planos pagos do “LinkedIn Recruiter” oferecem ainda mais opções e podem ajudá-lo a identificar, priorizar, entrar em contato e gerenciar a sua lista de candidatos. O “Pipeline Builder” permite que você entre em contato com potenciais recrutas automaticamente quando eles visitam o LinkedIn, e o recurso Localizar nas proximidades tem como alvo os contatos locais.

Você também pode usar o LinkedIn para procurar empregos. Além de navegar pelos anúncios de emprego, muitas pessoas o utilizam como ferramenta de pesquisa. Suponha que você tenha duas ofertas de emprego na mesa, por exemplo. Você pode usar o LinkedIn para saber mais sobre seus novos chefes e colegas de trabalho em potencial e para ter uma ideia das culturas corporativas das organizações.

Uma conta “Premium Career” permite que você pesquise com ainda mais eficiência oportunidades de trabalho que correspondam às suas preferências e conjunto de habilidades e descubra quem olhou seu perfil nos últimos 90 dias.

8. Aumente o perfil da sua organização

Como usar o LinkedIn? – Foto: ID MAS

O LinkedIn pode aumentar a visibilidade do seu negócio, a marca da sua empresa, e seus produtos.  Assim, ele também pode contar a história da sua empresa. Faça certo e você poderá criar conexões emocionais valiosas com seus clientes e funcionários em potencial.

Considere configurar uma página da empresa no LinkedIn, para que consumidores, clientes, fornecedores e novos contratados possam pesquisar a sua empresa. Além disso, o administrador da sua página também pode usar a análise do LinkedIn para obter uma imagem das pessoas que visitam a página. Isso pode ajudá-lo a direcionar seu conteúdo de forma mais eficaz.

Por fim, o LinkedIn também pode beneficiar a sua organização de outras maneiras. Você pode usar o site para pesquisar a sua concorrência, parceiros em potencial e novos fornecedores, por exemplo. E a conta paga, “Sales Navigator”, também permite que você alcance prováveis ​​clientes em potencial e acompanhe as principais mudanças de pessoal em seu setor.

Dica:

Você pode integrar o LinkedIn a outras plataformas e serviços – suas atualizações do LinkedIn podem ser postadas automaticamente no Twitter, por exemplo. Portanto, considere como o uso do LinkedIn pela sua organização se alinha com a sua estratégia geral de mídia social.

9. Observe a etiqueta profissional no LinkedIn

Como usar o LinkedIn? – Foto: MM MAS

O sucesso no LinkedIn depende do desenvolvimento e manutenção de uma boa reputação. Isso significa que é bem importante parecer profissional o tempo todo. Portanto, evite postar o tipo de material pessoal que você pode colocar no Facebook. E evite espalhar boatos ou fofocas – você nunca sabe quem vai lê-los.

Tenha cuidado ao pedir ou fazer uma apresentação, e faça-o apenas se acreditar que ambas as partes podem se beneficiar. Esteja sempre atento ao que você diz sobre sua organização.

E por fim, lembre-se de que a honestidade é a melhor política – evite se vender demais e não borde os fatos ao discutir suas conquistas!

11. Personalize a URL do seu perfil público

Como usar o LinkedIn? – Foto: NP MAS

Deixe seu perfil pessoal mais profissional ( e mais fácil de compartilhar ) personalizando a URL do seu perfil público do LinkedIn. Assim, em vez de uma URL com 1 milhão de números confusos no final, torne-a bonita e clara.

11. Exporte as conexões

Como usar o LinkedIn? – Foto: GW MAS

Quer transferir os seus contatos do LinkedIn para outro sistema de gestão de contatos? Felizmente, o LinkedIn permite que você exporte as suas conexões com facilidade.

Clique em “Conexões” na navegação superior do LinkedIn, depois no “ícone de engrenagem de configurações” no canto superior direito e clique em “Exportar conexões do LinkedIn” em “Configurações avançadas” à direita. Por fim, você terá a opção de exportá-las como um arquivo .CSV ou .VCF.

Pontos chave

O LinkedIn é o maior site de relacionamento profissional do mundo. Você pode usá-lo para construir conexões em seu setor e manter contato com colegas, passados ​​e presentes.

É uma ferramenta inestimável para procura de emprego e recrutamento e uma ótima maneira de se manter atualizado com as notícias do setor, melhorar a sua reputação profissional e aumentar a visibilidade de sua marca.

Por fim, para obter o melhor do LinkedIn, use as seguintes estratégias:

  1. Complete o seu perfil;
  2. Entre em contato e conecte-se;
  3. Comece a falar;
  4. Dê e receba recomendações e endossos;
  5. Use grupos do LinkedIn;
  6. Produza conteúdo envolvente;
  7. Encontre novas contratações – e novas oportunidades;
  8. Aumente o perfil da sua organização;
  9. Observe a etiqueta profissional;
  10. Personalize a URL do seu perfil público;
  11. Exporte as conexões.

FAQ

O que é e como funciona o LinkedIn?

Como outras plataformas de mídia social, o LinkedIn é usado para compartilhar e criar conteúdo, conectar-se com outros usuários e aumentar a comunidade. Mas o que diferencia o LinkedIn é o seu foco profissional. Assim, é um lugar para encontrar oportunidades de emprego, mostrar as suas habilidades, participar de discussões com especialistas do setor, promover a sua marca ou produtos e até direcionar tráfego para o seu site.

Como usar o LinkedIn?

Para obter o melhor do LinkedIn, use as seguintes estratégias:

  1. Complete o seu perfil;
  2. Entre em contato e conecte-se;
  3. Comece a falar;
  4. Dê e receba recomendações e endossos;
  5. Use grupos do LinkedIn;
  6. Produza conteúdo envolvente;
  7. Encontre novas contratações – e novas oportunidades;
  8. Aumente o perfil da sua organização;
  9. Observe a etiqueta profissional;
  10. Personalize a URL do seu perfil público;
  11. Exporte as conexões.

Por que usar o LinkedIn?

O LinkedIn oferece recursos bem úteis para candidatos a emprego, fornecendo informações, atuando como um outdoor para destacar a sua proposta de valor exclusiva e tornando as suas informações públicas para recrutadores que possam estar procurando o que você tem a oferecer.

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