Comunicação Assertiva: como se posicionar sem gerar embate!

Por | Geral, Secretariado

A comunicação assertiva envolve declarações claras e honestas sobre suas crenças, necessidades e emoções. Pense nisso como um ponto médio saudável entre a comunicação passiva e a comunicação agressiva. Quando você se comunica de forma assertiva, você compartilha suas opiniões sem julgar os outros pelas opiniões deles. Assim, você defende a si mesmo quando necessário, e o faz com educação e consideração, porque a assertividade envolve o respeito por suas próprias ideias e pelas dos outros.

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Este estilo de comunicação é bem útil para resolver conflitos de forma colaborativa. Se você tem uma preocupação significativa que deseja discutir com o seu parceiro romântico ou simplesmente precisa informar a um colega de trabalho que não pode oferecer assistência em um projeto, a comunicação assertiva permite que você expresse as suas necessidades de forma produtiva e trabalhe com a outra pessoa para encontrar a melhor solução.

Portanto, abaixo você verá tudo o que precisa saber sobre comunicação assertiva!

O que é assertividade?

Comunicação Assertiva: como se posicionar sem gerar embate! - Foto: LCM MAS
Comunicação Assertiva: como se posicionar sem gerar embate! – Foto: LCM MAS

A assertividade é uma habilidade fundamental que pode ajudá-lo a gerenciar melhor a si mesmo, às pessoas e às situações. Assim, ela pode ajudá-lo a influenciar os outros para obter aceitação, acordo ou até mudança de comportamento.

Portanto, é a capacidade de expressar as suas opiniões de forma positiva e com confiança. Além disso, vale lembrar que as pessoas assertivas estão no controle de si mesmas e são honestas consigo mesmas e com os outros.

O que é a comunicação assertiva?

 Comunicação Assertiva: como se posicionar sem gerar embate! - Foto: AL MAS
Comunicação Assertiva: como se posicionar sem gerar embate! – Foto: AL MAS

A comunicação assertiva é a capacidade de expressar ideias e sentimentos positivos e negativos de forma aberta, honesta e direta. Assim, ela reconhece os nossos direitos ao mesmo tempo que respeita os direitos dos outros.

Isso nos permite assumir a responsabilidade por nós mesmos e por nossas ações sem julgar ou culpar outras pessoas. Dessa forma, ela nos permite confrontar de forma construtiva e encontrar uma solução mutuamente satisfatória onde existe conflito.

Comunicação Assertiva vs. Comunicação Agressiva

Comunicação Assertiva: como se posicionar sem gerar embate! - Foto: MK MAS
Como se posicionar sem gerar embate! – Foto: MK MAS

Nem sempre é fácil identificar um comportamento verdadeiramente assertivo. Isso ocorre porque há uma linha tênue entre a assertividade e a agressão. Assim, as pessoas muitas vezes podem confundir as duas. Por esta razão, é útil definir os dois comportamentos para que possamos separá-los:

  • A assertividade é baseada no equilíbrio: ela requer ser franco sobre os seus desejos e necessidades, ao mesmo tempo em que considera os direitos, necessidades e desejos dos outros. Quando você é assertivo, você é autoconfiante e extrai poder disso para transmitir o seu ponto de vista com firmeza, justiça e empatia;
  • O comportamento agressivo é baseado em vencer: Você faz o que é de seu interesse, sem levar em conta os direitos, necessidades, sentimentos ou desejos de outras pessoas. Assim, quando você é agressivo, o poder que você usa é egoísta. Você pode parecer agressivo ou até mesmo intimidador. Você pega o que quer, muitas vezes sem pedir.

Assim, um chefe que coloca uma pilha de trabalho em sua mesa na tarde antes de sair de férias e exige que seja feito imediatamente, está sendo agressivo. O trabalho precisa ser feito, mas, ao despejá-lo em você em um momento inadequado, eles desconsideram suas necessidades e sentimentos.

Quando você, por outro lado, informa ao seu chefe que o trabalho será feito, mas somente depois que você voltar das férias, você atinge o ponto ideal entre a passividade (não ser assertivo o suficiente) e a agressividade (ser hostil, zangado ou rude). Assim, você afirma seus próprios direitos enquanto reconhece a necessidade do seu chefe de fazer o trabalho.

Quais os benefícios de ser assertivo?

 Como se posicionar sem gerar embate! - Foto: CF MAS
Comunicação Assertiva: como se posicionar sem gerar embate! – Foto: CF MAS

Ser assertivo permite que você comunique os seus desejos e necessidades com mais autoridade, mantendo-se justo e empático. Além disso, também pode ajudá-lo a se tornar mais autoconfiante e até melhorar a sua saúde mental.

A assertividade oferece vários outros benefícios que podem ajudá-lo tanto no local de trabalho quanto em outras áreas de sua vida. Em geral, as pessoas assertivas:

  • Tornam-se grandes gerentes: eles fazem as coisas tratando as pessoas com justiça e respeito, e são tratados pelos outros da mesma maneira em troca. Isso significa que eles geralmente são apreciados e vistos como líderes com os quais as pessoas querem trabalhar;
  • Negocia soluções “ganha-ganha” bem-sucedidas: eles são capazes de reconhecer o valor da posição de seus oponentes e podem rapidamente encontrar um terreno comum com eles;
  • São melhores realizadores e solucionadores de problemas: eles se sentem capacitados para fazer o que for preciso para encontrar a melhor solução para os problemas que encontram;
  • São menos ansiosos e estressados: eles são autoconfiantes e não se sentem ameaçados ou vitimizados quando as coisas não saem como planejado ou como esperado.
  • Ter maior satisfação no trabalho: sentem-se confiantes para dizer “sim” à pessoa e “não” à tarefa, e manter os limites.

Quais os riscos de ser assertivo?

Comunicação Assertiva: como se posicionar sem gerar embate! – Foto: NP MAS

Algumas culturas organizacionais e nacionais preferem que as pessoas sejam passivas e podem ver o comportamento assertivo como rude ou até mesmo ofensivo. Uma pesquisa também sugeriu que o gênero pode ter influência sobre como o comportamento assertivo é percebido, com os homens mais propensos a serem recompensados ​​por serem assertivos do que as mulheres.

No entanto, isso não significa que você deve simplesmente sucumbir ao “status quo”! Em vez disso, seja ousado, evitando a ingenuidade.

Por fim, há também o risco de você ir longe demais. Se você se tornar muito assertivo, poderá começar a parar de ouvir os outros, apesar de terem boas ideias. Isso só servirá para alienar os seus colegas e prejudicar os relacionamentos. Evite isso experimentando pequenos passos no início, até encontrar o que funciona para você em seu local de trabalho. Uma pequena afirmação na hora certa pode ser uma forma altamente eficaz de desenvolver o seu perfil e a autoestima.

Como ter uma comunicação assertiva?

Comunicação Assertiva: como se posicionar sem gerar embate! – Foto: SE MAS

Nem sempre é fácil se tornar mais assertivo, mas é possível. Portanto, se sua disposição ou local de trabalho tende a ser mais passivo ou agressivo do que assertivo, é uma boa ideia trabalhar nas seguintes dicas para ajudá-lo a obter o equilíbrio certo:

1. Tenha respeito em primeiro lugar

Uma das principais dicas para a comunicação assertiva é o respeito, já que ele é a chave para o entendimento geral em qualquer situação. Assim, sem respeito, não é possível nem mesmo começar um diálogo.

É na comunicação assertiva que você observa a forma como as outras pessoas interagem e como elas preferem ser tratadas. Desse modo, fica mais fácil iniciar uma abordagem e a troca de informações. Tenha certeza que, dessa maneira, o respeito tende a ser recíproco.

2. Aprenda a entender o outro

Ao observar o modo como as pessoas à sua volta se comunicam e preferem ser acessadas, você demonstra respeito a elas e facilita a troca de informações. Portanto, perceba e sinta o modelo de cada pessoa.

3. Valorize a si mesmo e seus direitos

Para ser mais assertivo, você precisa obter uma boa compreensão de si mesmo, bem como uma forte crença em seu valor inerente e seu valor para sua organização e equipe.

Essa autoconfiança é a base da autoconfiança e comportamento assertivo. Portanto, isso o ajudará a reconhecer que você merece ser tratado com dignidade e respeito, lhe dará confiança para defender os seus direitos e proteger seus limites, e permanecer fiel a si mesmo, seus desejos e suas necessidades.

4. Use declarações com a palavra ‘eu’. 

O uso de declarações com a palavra “eu” permite que os outros saibam o que você está pensando ou sentindo sem parecer acusatório. Por exemplo, diga “discordo” em vez de “você está errado”. Se você tiver um pedido, diga “Gostaria que você ajudasse com isso” em vez de “Você precisa fazer isso”. Mantenha os seus pedidos simples e específicos.

5. Atente-se às palavras que vai usar

As palavras que utilizamos dizem muito sobre a nossa maneira de comunicação. Assim, dependendo do momento, expressões inadequadas podem passar impressão de agressividade ou enfrentamento, ainda que não seja a intenção.

Por isso, é imperativo que você se lembre o que é comunicação assertiva em qualquer tipo de comunicação. Avalie o seu vocabulário, se atente ao tom de voz e analise qual é a melhor forma de se comunicar em cada situação.

6. Aprenda a ouvir na essência

Segundo estudo realizado pelo professor de Psicologia Albert Mehrabian, 55% da comunicação humana é feita de forma não verbal, ou seja, realizada por meio de gestos, olhares e postura corporal. Por isso, é bem importante estar atento a estes sinais para adequar-se e manter a comunicação assertiva nas empresas.

7. Reconheça que você não pode controlar o comportamento de outras pessoas

Não cometa o erro de aceitar a responsabilidade pela forma como as pessoas reagem à sua assertividade. Se eles, por exemplo, agirem com raiva ou ressentimento com você, tente evitar reagir a eles da mesma maneira.

Além disso, lembre-se de que você só pode controlar a si mesmo e seu próprio comportamento, então faça o possível para ficar calmo e medido se as coisas ficarem tensas. Contanto que você esteja sendo respeitoso e não violando as necessidades de outra pessoa, então você tem o direito de dizer ou fazer o que quiser.

8. Pratique dizer não

Se você tiver dificuldade em recusar solicitações, tente dizer: “Não, não posso fazer isso agora”. Não hesite — seja direto. Se uma explicação for apropriada, seja breve.

9. Saiba a hora certa de falar 

Como explicado, a comunicação assertiva não preza pela imposição, mas sim pela eficiência. E para se fazer entender, não é preciso falar o tempo todo. Assim, você deve agir com inteligência e captar o momento certo para se pronunciar.

Em um ambiente profissional, toda informação é essencial. No entanto, é interessante ter certa sensibilidade para se manifestar sobre determinados assuntos. Até porque, se o momento não for conveniente, dificilmente o destinatário conseguirá prestar atenção na conversa.

10. Expresse-se de maneira positiva

É importante dizer o que está em sua mente, mesmo quando você tem um problema difícil ou negativo para lidar. Mas você deve fazê-lo de forma construtiva e sensível.

Não tenha medo de se defender e confrontar as pessoas que desafiam você e / ou seus direitos. Você pode até se permitir ficar com raiva! Mas lembre-se de controlar as suas emoções e manter o respeito em todos os momentos.

11. Ensaie o que você quer dizer

Se for desafiador dizer o que você quer ou pensa, pratique os cenários gerais que encontrar. Diga o que você quer dizer em voz alta. Além disso, também pode ajudar escrevê-lo primeiro, para que você possa praticar a partir de um script. Considere fazer uma dramatização com um amigo ou colega e peça um feedback claro.

12. Seja um bom intermediador

Caso seus colegas de trabalho e amigos tenham dificuldades de expressar seus conhecimentos e opiniões, você pode ajudá-los a tornarem públicas suas mensagens. Com seu exemplo, eles podem se encorajar a praticar melhores formas de comunicação. Por fim, seja solicito, inspire e ensine o que você sabe.

13. Esteja aberto a críticas e elogios

Aceite o feedback positivo e negativo com gentileza, humildade e de forma positiva.

Se você não concorda com as críticas que recebe, precisa estar preparado para dizê-lo, mas sem ficar na defensiva ou com raiva. A Matriz de Feedback é uma ótima ferramenta que pode ajudá-lo a ver além de suas reações emocionais ao feedback e, em vez disso, usá-lo para alcançar mudanças significativas e positivas.

14. Use a linguagem corporal

A comunicação não é apenas verbal. Aja com confiança, mesmo que não esteja sentindo. Mantenha uma postura ereta, mas incline-se um pouco para a frente. Faça contato visual regular. Mantenha uma expressão facial neutra ou positiva. Não cruze os braços ou as pernas. Por fim, pratique uma linguagem corporal assertiva na frente de um espelho ou com um amigo ou colega.

FAQ – Comunicação Assertiva

O que é comunicação assertiva?

A comunicação assertiva é a capacidade de expressar ideias e sentimentos positivos e negativos de forma aberta, honesta e direta. Assim, ela reconhece os nossos direitos ao mesmo tempo que respeita os direitos dos outros.

O que é assertividade?

A assertividade é uma habilidade fundamental que pode ajudá-lo a gerenciar melhor a si mesmo, às pessoas e às situações. Assim, ela pode ajudá-lo a influenciar os outros para obter aceitação, acordo ou até mudança de comportamento.

Quais as diferenças entre a comunicação assertiva e a agressiva?

A comunicação assertiva se baseia no equilíbrio. Dessa forma, ela requer ser franco sobre os seus desejos e necessidades, ao mesmo tempo em que considera os direitos, necessidades e desejos dos outros. Quando você é assertivo, você é autoconfiante e extrai poder disso para transmitir o seu ponto de vista com firmeza, justiça e empatia.

Já a comunicação agressiva se baseia em vencer. Dessa modo, você faz o que é de seu interesse, sem levar em conta os direitos, necessidades, sentimentos ou desejos de outras pessoas. Assim, quando você é agressivo, o poder que você usa é egoísta. Você pode parecer agressivo ou até mesmo intimidador. Você pega o que quer, muitas vezes sem pedir.

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