Conhecimento, habilidade e atitude: entenda o C.H.A!

Por | Geral, Secretariado

As qualidades profissionais de uma pessoa são amplamente determinadas por seus conhecimentos, habilidades e atitudes (CHA). Assim, costumamos usar o modelo CHA para mapear essas características nos perfis dos funcionários. Mas o que é CHA? O que seria o conhecimento, habilidade e atitude? E quais são os benefícios de usar esse modelo? Abaixo, nós respondemos essas questões e muito mais. Confira:

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Conhecimento, habilidade e atitude

Conhecimento, habilidade e atitude: entenda o C.H.A! - Foto: MC MAS
Conhecimento, habilidade e atitude: entenda o C.H.A! – Foto: MC MAS

A abreviatura CHA significa conhecimento, habilidade e atitude. Todos os três termos compõem parcialmente o perfil pessoal e / ou profissional de um indivíduo. Embora esses termos estejam relacionados, existem diferenças distintas na definição.

Assim, o CHA é uma descrição das qualificações escritas por um candidato em potencial para descrever seus conhecimentos, habilidades e atitudes relacionadas a uma função aberta. Ele ajuda os empregadores a selecionar de forma rápida os candidatos mais adequados para cada trabalho. 

Para você entender melhor como funciona o tripé do conhecimento, habilidade e atitude, e porque mais e mais empresas estão adotando essa técnica, é melhor saber em mais detalhes o que significa cada um desses termos. Confira:

Conhecimento

O conhecimento é primariamente de natureza ‘teórica’ e se relaciona com a compreensão que alguém tem de certos conceitos, teorias ou assuntos. Assim, geralmente obtemos conhecimento de fontes de informação como livros, jornais, internet ou cursos e palestras tradicionais em sala de aula.

No entanto, alguém que leu centenas de artigos sobre doenças animais, por exemplo, sem a educação relevante e experiência prática não pode ser um veterinário.

Habilidades

As habilidades são principalmente de natureza mais “prática” do que o conhecimento e geralmente são adquiridas por meio de cursos de treinamento e experiência de trabalho. Uma habilidade é a capacidade de realizar uma determinada tarefa ou função.

Assim, ela refere-se à aplicação do conhecimento em uma determinada situação ou contexto, pois requer que você use o conhecimento ou informação previamente adquirido. De um modo geral, isso implica que alguma forma de prática é necessária para aprimorar a habilidade.

Atitudes

Atitudes são frequentemente confundidas com habilidades ou usadas de forma intercambiável como um termo. No entanto, existem diferenças bem importantes. Uma atitude é uma combinação de  conhecimentos, habilidades e outros traços pessoais usados ​​para atingir certos objetivos em uma situação de trabalho.

Desse modo, a atitude é o que leva as pessoas a decidirem se irão ou não exercitar as habilidades de determinados conhecimentos. Ou melhor, é o querer fazer.

Além disso, vale lembrar que as atitudes precisam ainda de foco para que os conhecimentos e habilidades entreguem resultados para os objetivos esperados. 

O modelo CHA

Conhecimento, habilidade e atitude: entenda o C.H.A! - Foto: PF MAS
Conhecimento, habilidade e atitude: entenda o C.H.A! – Foto: PF MAS

A soma total de conhecimento, habilidades e atitudes é o que os recrutadores e gerentes usam para definir uma função ou cargo. Um candidato ou funcionário tem a combinação certa de CHA para uma vaga específica? Assim, o modelo CHA fornece uma resposta rápida e claramente estruturada a esta questão crucial.

O governo federal dos EUA desenvolveu originalmente os conceitos por trás do modelo CHA. Assim, órgãos e agências do governo americano usaram o modelo por anos como base para seus esforços de recrutamento. Em muitas áreas, a abordagem CHA passou a ser substituída por um foco maior nos currículos, mas isso não significa que eles se tornaram totalmente redundantes.

Atualmente, o modelo é útil principalmente para mapear e analisar o sucesso e a necessidade de um determinado programa de treinamento. Por outras palavras, é uma ferramenta bem útil para identificar potenciais lacunas de competências e encontrar soluções concretas.

Qual a importância da técnica CHA?

Conhecimento, habilidade e atitude: entenda o C.H.A! - Foto: BK MAS
Conhecimento, habilidade e atitude: entenda o C.H.A! – Foto: BK MAS

Hoje em dia, um dos principais desafios das empresas é formar profissionais completos. Assim, é bem importante levar em conta que algumas características são próprias das pessoas e outras precisam ser aprimoradas.

Por exemplo, é contraproducente uma organização ter um profissional que saiba tomar uma decisão, mas que não tem nenhum conhecimento técnico e nem habilidade para exercer essa ou aquela tarefa.

O grande problema aqui é que uma empresa não é capaz de ensinar atitude. Desse modo, é necessário criar um contexto para que as pessoas se empenhem da melhor forma para desempenhar os seus papéis. E isso você consegue através da aplicação da técnica CHA, conhecimento, habilidade e atitude.

Quais os benefícios do modelo CHA?

Conhecimento, habilidade e atitude: entenda o C.H.A! - Foto: ES MAS
Conhecimento, habilidade e atitude: entenda o C.H.A! – Foto: ES MAS

Do ponto de vista prático, o modelo CHA oferece inúmeros benefícios para a organização moderna.  Abaixo, você encontrará alguns exemplos.

  • O CHA fornece uma imagem clara dos conhecimentos, habilidades e atitudes que são particularmente importantes ao desempenhar uma determinada função ou trabalho. Ao diferenciar entre CHAs obrigatórios e desejáveis, torna-se ainda mais fácil separar habilidades essenciais e competências essenciais de requisitos secundários;
  • Os CHAs vão além de diplomas, qualificações e educação. Assim, eles fornecem uma visão sobre os talentos especiais de um candidato ou funcionário e experiência de trabalho relevante. Os exemplos podem incluir alguém que tenha talentos e habilidades valiosos que talvez tenha usado apenas no passado enquanto fazia trabalho voluntário. Você os ignoraria se apenas analisasse suas qualificações e experiência de trabalho remunerado;
  • Os CHAs devem enfatizar os resultados. Como alguém aplicou seus conhecimentos, habilidades e atitudes no passado e o que isso alcançou?
  • O modelo KSA esclarece quais habilidades e atitudes ainda estão sub-representadas em sua organização. Com essas informações, fica mais fácil determinar quais cursos de treinamento e workshops são mais relevantes para os requisitos atuais do seu local de trabalho.

Quais os contras do modelo CHA?

Conhecimento, habilidade e atitude: entenda o C.H.A! – Foto: HB MAS

O modelo CHA foi criticado como métrica de avaliação por vários motivos, incluindo:

  • É demorado e inclui alguma redundância;
  • Acrescenta frustração e complexidade ao processo de candidatura que deveria ser simplificado;
  • Os termos são muitas vezes vistos como intercambiáveis ​​e difíceis de diferenciar. 

Como funciona o CHA na gestão de pessoas e desenvolvimento das empresas?

Conhecimento, habilidade e atitude: entenda o C.H.A! – Foto: HB MAS

Vamos supor que uma empresa abriu uma vaga para a área comercial. Mas esse cargo requer muita responsabilidade e atitude. Assim, no momento da contratação, o RH vai analisar os currículos com base no CHA.

Por exemplo, o candidato tem conhecimento técnico, mas não tem experiência na área, isto é, precisa aprimorar outras competências. Por isso que, em processos seletivos, os recrutadores usam essa ferramenta. Mas como funciona no desenvolvimento e no dia a dia da organização?

Como já foi dito, as empresas desejam por profissionais completos e altamente competentes. E a partir do CHA, é possível analisar quais as competências de cada colaborador. Portanto, quando se analisa os pontos fracos, a empresa pode começar a ministrar cursos e treinamentos, de forma a contribuir para o crescimento da sua equipe.

Como implementar o CHA (Conhecimento, habilidade e atitudes)?

Conhecimento, habilidade e atitude: entenda o C.H.A! – Foto: BS MAS

Existe um passo a passo para que a sua empresa incorpore a técnica do CHA no seu dia a dia:

1º Avalie a situação da Gestão de Pessoas

Dessa forma, é possível detectar quais as necessidades da empresa, os requisitos para cada função e as competências de cada colaborador.

2º Faça pequenas Mudanças

Com base nas informações sobre a situação atual, algumas mudanças podem acontecer. Por exemplo, definir muito bem as competências referentes a cada cargo.

3º Treinamento

Nesse momento, a empresa deve oferecer treinamentos e cursos para aperfeiçoar as competências de seus colaboradores.

4º Seleção

No caso de algum cargo não ter sido preenchido com os requisitos desejados, aí sim pode ser feita uma seleção interna e externa.

5º Mensuração dos Resultados

É bem fundamental depois de todo esse processo, fazer um acompanhamento dos resultados.

E a partir daí, pensa-se ou não em novas estratégias para que os colaboradores atendam às necessidades da empresa.

Algumas empresas contam com profissionais habilitados em fazer essa implementação, mas algumas optam por contratar uma consultoria especializada para dar o suporte na implementação do CHA.

Portanto, o mais importante aqui é você ter em mente que quanto mais assertivo for o conhecimento, habilidade e atitude de seus colaboradores, mais rápido os resultados traçados serão alcançados.

FAQ – Conhecimento, habilidade e atitude

O que é o CHA?

O CHA é uma descrição das qualificações escritas por um candidato em potencial para descrever seus conhecimentos, habilidades e atitudes relacionadas a uma função aberta. Ele ajuda os empregadores a selecionar de forma rápida os candidatos mais adequados para cada trabalho. 

O que são habilidades e atitudes?

As habilidades são principalmente de natureza mais “prática” do que o conhecimento e geralmente são adquiridas por meio de cursos de treinamento e experiência de trabalho. Uma habilidade é a capacidade de realizar uma determinada tarefa ou função.

A atitude é o que leva as pessoas a decidirem se irão ou não exercitar as habilidades de determinados conhecimentos. Ou melhor, é o querer fazer.

Qual a diferença entre conhecimento, habilidade e atitude?

O conhecimento é primariamente de natureza ‘teórica’ e se relaciona com a compreensão que alguém tem de certos conceitos, teorias ou assuntos.

As habilidades são principalmente de natureza mais “prática” do que o conhecimento e geralmente são adquiridas por meio de cursos de treinamento e experiência de trabalho. Uma habilidade é a capacidade de realizar uma determinada tarefa ou função.

A atitude é o que leva as pessoas a decidirem se irão ou não exercitar as habilidades de determinados conhecimentos. Ou melhor, é o querer fazer.

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