Geral

Dicas para entrevista de emprego: Confira!

Dicas para entrevista de emprego

A entrevista é o passo mais importante que você dará na sua jornada em busca de um emprego, pois é a sua melhor chance de mostrar ao gerente ou a empresa de recrutamento que você é a melhor pessoa para o trabalho deles. Portanto, foi com base nisso que elenquei dicas para entrevista de emprego.

  • Veja abaixo um roteiro com dicas para uma entrevista de emprego:
Dicas para entrevista de emprego.
Dicas para entrevista de emprego.

Dicas para uma entrevista de emprego.

  1. Reveja a descrição do trabalho;
  2. Pesquise minuciosamente a empresa;
  3. Pense sobre o que você vai vestir;
  4. Faça um planejamento de sua jornada para a entrevista;
  5. Prepare-se para responder as perguntas;
  6. Elabore suas próprias perguntas para fazer ao empregador.

1- Leia e revise a descrição do trabalho.

Dicas para entrevista de emprego.
Dicas para entrevista de emprego.

Certo dia, você recebe uma ligação para o emprego dos sonhos, então como você se prepara para a entrevista? 

O primeiro passo nesse processo de preparação, deve ser, olhar e revisar a descrição do trabalho. Pois, maioria das descrições de cargos segue um padrão semelhante e geralmente é categorizada pelos seguintes pontos:

  • Cargo / Departamento;
  • Deveres e atribuições e
  • Habilidades e competências requeridas.

O cargo e/ou departamento terão de fornecer uma compreensão do objetivo principal do cargo e onde o cargo se encaixa na organização, permitindo então, que você descubra quem poderia ser seu gerente de linha em potencial.

Leia e revise a descrição do trabalho com muita atenção e alinhe suas competências com as habilidades necessárias para o trabalho. 

Consequentemente, você se irá se preparar para perguntas sobre suas experiências anteriores, desempenhando e funções semelhantes em outras organizações.

2- Pesquise a empresa.

Dicas para entrevista de emprego.
Dicas para entrevista de emprego.

As organizações buscam contratar pessoas com valores semelhantes aos da cultura da empresa.  Por isso, pesquisando a empresa antes de uma entrevista, você terá uma visão das metas e planos futuros da organização e a possibilidade de discutir esses pontos.

 As seguintes dicas de preparação para entrevistas fornecerão um guia sobre qual aspecto da empresa deve ser pesquisado:

Informações financeiras da empresa: fazer uma pesquisa no Google também pode descobrir o estado atual da empresa. Eles passaram por uma fusão? – ou eles se expandiram recentemente? O LinkedIn também é uma boa fonte de informação.

Cultura: pesquise e consulte o LinkedIn e o Facebook ou verifique as avaliações do Google para comentários de funcionários atuais ou antigos. 

Equipe executiva: veja o site da empresa para pesquisar a hierarquia da empresa e então, descobrir quem são os executivos.

Concorrentes: descubra quem são os principais concorrentes da empresa e consulte os sites de organizações do mesmo setor.

3- O que vestir para uma entrevista de emprego?

Dicas para entrevista de emprego.
Dicas para entrevista de emprego.

Quando falamos de dicas para entrevista de emprego, não podemos deixar de fora a questão da vestimenta, pois as primeiras impressões contam e a capacidade de se vestir para impressionar ajudará muito a garantir o emprego dos seus sonhos. 

Embora possa parecer bastante natural vestir o seu melhor terno, saia ou vestido para a entrevista, ainda existem mais elementos a serem levados em consideração. 

Ser capaz de responder a perguntas e se concentrar durante uma entrevista é importante, portanto, vista uma roupa confortável. Verifique o tempo na noite anterior e tenha algumas roupas prontas, caso o dia pareça estar quente ou frio. Planeje-se!

Nossas dicas sobre como se vestir para uma entrevista o ajudarão a causar uma boa impressão e a confiança ao responder as perguntas que lhe foram feitas.

– O que as mulheres devem usar para uma entrevista de emprego:

Vestuário: certifique-se de usar uma blusa bem engomada, profissional e limpa, sem um decote profundo. Caso use uma saia, certifique-se de que a saia não seja menor que duas polegadas acima do joelho e não se esqueça de colocar meias sob a saia.

Cores: se você estiver indo para uma entrevista com uma empresa muito corporativa, tons mais suaves seriam mais adequados ao ambiente formal.

Preto e azul escuro são as cores ideais para negócios, cinza ou marrom também são boas opções. Portanto, combine isso com uma blusa ou camisa nas cores branca ou pastel. Mas não combine mais de três cores e dois padrões.

Sapatos: sapatos abertos, como chinelos ou sandálias, não são ideias para uma entrevista de emprego. O calçado deve ser fechado com um salto sutil ou com salto alto preto.

Joalheria: fique longe de muitas jóias, como colares e pulseiras grandes, pois o excesso de barulho pode causar distrações desnecessárias.

Certifique-se de usar apenas brincos sutis. Seu relógio deve ser fino e usar apenas uma aliança ou nenhum anel.

Maquiagem: não exagere na maquiagem, mantenha-a conservadora e com aparência natural e apenas um leve toque de perfume.

Tatuagens e piercings: Se você for uma pessoa que tenha tatuagens e/ou piercings, cubra suas tatuagens e remova os piercings faciais.

– O que os homens devem vestir para uma entrevista de emprego:

Roupas : Coloque um traje limpo e fresco. Use uma camisas de manga comprida, limpa e engomada a ferro e um blazer. Certifique-se de ter calças profissionais e não muito justas.

Gravata e cinto: Coloque uma gravata modesta, verifique se o cinto é compatível com a cor dos sapatos e a fivela não é muito proeminente.

Cores: use uma camisa comercial de cor sólida, de preferência branca. Complete a roupa com um terno de duas ou três peças azul escuro, preto ou carvão. Verifique se a gravata é sutil em cores e design.

Sapatos: use sapatos polidos e verifique se estão limpos. O ideal é combinar a cor de suas meias com o seu traje.

Acessórios: use um cinto e gravata conservadores. Os relógios devem ser conservadores com um link ou pulseira de couro. Minimize sua bagagem de mão – limite apenas a uma bolsa ou pasta de couro, se possível.

Quando se trata de perfume e loção pós-barba, menos é o melhor. Pois, a última coisa que você quer é ser lembrado pela sua colônia e não pelas suas respostas.

Tatuagens e piercings: Se você for uma pessoa que tenha tatuagens e/ou piercings, cubra suas tatuagens e remova os piercings faciais.

Um equipamento profissional pode ajudá-lo a causar uma forte primeira impressão em um gerente de contratação, porém não esqueça sua linguagem corporal.

Mostre boa postura e mantenha uma expressão agradável e aberta no rosto. Em última análise, você deseja que o gerente de contratação o visualize na função e visualize você em sua equipe.

4- Planeje sua jornada para a entrevista de emprego.

Dicas para entrevista de emprego.
Dicas para entrevista de emprego.

Ao se preparar para uma entrevista de emprego, uma das coisas mais importantes a considerar é como você vai chegar lá. Pois basta uma falha no planejamento ou na execução, para tudo dar errado.

Certifique-se de chegar a tempo, ou melhor ainda, pelo menos 15 minutos antes. Ainda, garanta isso conhecendo o endereço e, se puder, faça um teste alguns dias antes. Na manhã da entrevista, verifique os relatórios de trânsito e planeje uma rota de backup por precaução. 

Se você estiver viajando de trem ou ônibus, verifique o boletim meteorológico na noite anterior e fique de olho nos sites de transporte público quanto a atrasos. Fique atento às obras da via ou às condições de tráfego que podem atrasar sua viagem de trem ou ônibus.

Vá dormir cedo na noite anterior e acorde cedo para ter tempo suficiente!

5- Perguntas a serem feitas em uma entrevista.

Dicas para entrevista de emprego.
Dicas para entrevista de emprego.

Você já se perguntou que perguntas fazer em uma entrevista de emprego? Ao procurar um emprego , é importante lembrar que uma entrevista não é apenas uma oportunidade para o empregador descobrir se você é um candidato adequado – a entrevista funciona nos dois sentidos.

– Por que vir com uma lista de perguntas a serem feitas em uma entrevista?

Se você colocar boas perguntas da entrevista para os gerentes, descobrirá rapidamente se o trabalho é o ideal para você. Você também demonstrará ao gerente de contratação que está interessado e preparado e descobrirá algumas ideias sobre se o gerente tem alguma dúvida sobre você.

– Aqui está uma lista das 6 principais perguntas da entrevista a serem feitas

1. Qual será o meu maior desafio nesse papel?

Esta pergunta tem o duplo benefício de demonstrar ao seu gerente de entrevistas que você deseja enfrentar desafios; e ajudando você a descobrir quais obstáculos únicos você pode enfrentar. 

Nenhum papel é perfeito; é importante que você entenda quais serão os desafios únicos da função para poder avaliar se são desafios que você se sente motivado a superar ou não.

3. Como meu sucesso será medido nesse papel? Quais são os tipos de KPIs que você possui?

Essa é uma das perguntas mais populares a serem feitas em uma entrevista. Isso irá demonstra que você é direcionado a resultados, o que é uma qualidade muito atraente para um gerente de contratação. 

4. Do que você mais gostou em trabalhar aqui? 

Esta pergunta oferece a você a oportunidade de se conectar com seu gerente em um nível pessoal, de entender seus motivadores e motivações pessoais. 

Você pode descobrir algo sobre sua vida pessoal com a qual pode se conectar e também descobrir um pouco sobre a cultura da equipe e nos negócios em geral.

5. Quem você acha que seria o candidato ideal para esse papel e como eu me comporto? Existe alguma coisa que você acha que está faltando no meu conjunto de habilidades / experiência?

Esta pergunta ajuda você a entender se o gerente de contratação está preocupado com alguma lacuna em sua experiência ou conjunto de habilidades. 

Ouça atentamente a resposta. Você pode ter a oportunidade de esclarecer qualquer dúvida. Como alternativa, se você realmente tem uma lacuna de habilidade ou experiência, esta é uma boa oportunidade para você!

6. Por que a pessoa anterior deixou esse papel?

Essa é outra pergunta a ser feita em uma entrevista. Isso pode ajudá-lo a entender se a pessoa foi promovida – o que indicaria que a empresa incentiva o desenvolvimento de carreira – ou pode revelar se há algum problema cultural na empresa.

7. Quais são as oportunidades de crescimento nesse papel? Que tipos de treinamento e programas de desenvolvimento profissional você pode oferecer?

Fazer esta pergunta demonstra ao seu potencial empregador que você é orientado para a carreira e deseja expandir seu conhecimento e desenvolver dentro da organização. 

6-Dicas para fazer perguntas em uma entrevista:

Tente tecer essas perguntas à medida que a entrevista estiver progredindo. Isso demonstra ao entrevistador que você é proativo e envolvido no processo.

Como alternativa, aguarde até o final – mas se a pergunta já tiver sido respondida durante o curso da entrevista, não faça. 

Não faça uma pergunta que possa ser respondida facilmente pesquisando o site da empresa ou no Google.

Durante uma entrevista, é fácil deixar os nervos atrapalharem a obtenção do resultado desejado. Portanto, se você vier preparado com uma lista de boas perguntas para fazer em uma entrevista, à medida que avança, estará no caminho certo para tornar a entrevista um sucesso.

Preparando-se para uma entrevista por videoconferência.

Entrevista por videoconferência.
Dicas para entrevista de emprego.

As entrevistas em vídeo por emprego estão se tornando mais comuns a cada ano. Como você pode ter certeza de impressionar o gerente de contratação via webcam? 

  • Verifique o seu entorno;
  • Configure sua webcam em uma zona silenciosa e livre de distrações;
  • Verifique se o fundo está livre de itens desorganizados e embaraçosos, como pilhas de roupas e
  • Tente evitar muito ruído de fundo, como carros ou pessoas passando.

1- Verificação do equipamento

Familiarize-se com a webcam e o microfone e entenda como eles funcionam. Pois o áudio e o vídeo devem passar claramente e a câmera deve estar ao nível dos olhos. 

Se você tiver um amigo ou membro da família que possa ajudar na execução de uma avaliação, isso ajudará a evitar possíveis problemas no equipamento. 

2- Carregue sua bateria

Carregue seu laptop ou tablet na noite anterior. Se você estiver usando um tablet, certifique-se de configurá-lo em uma superfície sólida para que a tela não pareça tremida.

3- Verificação de iluminação

Verifique a questão da iluminação e o ângulo. Se você colocar uma luz atrás do computador, seu rosto ficará iluminado, pois isso ajudará a evitar sombras.

4 -Aparência

Ao se preparar para uma entrevista em vídeo, a aparência importa muito. Mesmo que você não esteja sendo entrevistado pessoalmente, você ainda deve usar trajes profissionais. 

Portante para evitar problemas de contraste, use cores sólidas que não sejam muito escuras ou muito claras e fique longe de listras e mantas. De acordo com o que já foi mencionado, no ínicio desse post.

5- Ensaie algumas perguntas da entrevista em vídeo

Sua câmera de vídeo terá uma função de gravação. Portanto, antes da entrevista, ensaie suas perguntas e respostas da entrevista em vídeo diretamente para a câmera.

Isso fornecerá ótimas idéias sobre como você está respondendo, para que você possa fazer ajustes com antecedência e para se sentir mais confiante na entrevista.

Dicas para entrevista de emprego por vídeo conferência.

Mantenha-o profissional: certifique-se de que, se você estiver usando o Google Meet ou outra plataforma de vídeo, seu nome de usuário seja profissional, assim como faria com seu endereço de e-mail e contas de mídia social.

Mantenha contato visual: olhe diretamente para a câmera, tente evitar olhar para o centro da tela ainda, fale direto no microfone para que o entrevistador possa ouvi-lo claramente.

Faça uma pausa: deixe o entrevistador terminar antes de dar suas respostas. O streaming de vídeo digital pode ser atrasado, portanto, demore alguns segundos antes de responder.

Mantenha seu currículo próximo: não é uma má ideia manter seu currículo fechado. Apenas certifique-se de não desviar o olhar da câmera e ainda, fazer anotações pode ser uma boa ferramenta para consultar entre as perguntas da entrevista em vídeo.

Lembre-se de que eles podem vê-lo: ao contrário de uma pessoa entrevistada por telefone, o entrevistador pode vê-lo. Pode parecer óbvio, mas, no meio da resposta, é fácil esquecer que você está na câmera.

Lembre-se de sorrir e parecer caloroso e gentil. Pois, você tem mais oportunidade de se conectar e se relacionar com o entrevistador do que em uma entrevista por telefone; portanto, use-o para sua vantagem.

Se você seguir todas estas dicas de entrevistas de emprego, certamente, terá mais chances de causar uma ótima primeira impressão e, consequentemente, pontuar para ser selecionado – pelo menos para uma segunda etapa!

Fonte: Robert Half.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *