Estratégia empresarial: saiba o que é e como funciona!

Por | Administrativo, Geral, Secretariado

Uma estratégia empresarial é uma ferramenta poderosa para ajudá-lo a alcançar os seus objetivos de negócios, definindo os métodos e táticas que você precisa adotar em sua empresa. Além disso, ela também orienta muitas das decisões organizacionais, como a contratação de novos funcionários.

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A criação de uma estratégia empresarial alinhada com a visão que você tem para a sua empresa exige tempo e até desenvolvimento. Neste artigo, vamos ver o que é uma estratégia empresarial, por que ela é bem importante, os seus componentes e 10 exemplos de estratégias empresarial para ajudá-lo a gerar ideias para a sua própria empresa.

O que é uma estratégia empresarial?

Estratégia empresarial: veja o que é e como funciona! - Foto: GE MAS
Veja o que é e como funciona! – Foto: GE A MAS

Uma estratégia empresarial é um esboço das ações e decisões que uma empresa planeja tomar para atingir as suas metas e objetivos. Assim, ela define o que a empresa precisa fazer para atingir os seus objetivos, o que pode ajudar a orientar o processo de tomada de decisão de contratação e até a alocação de recursos. Por fim, vale lembrar que ela também ajuda diferentes departamentos a trabalharem juntos, garantindo que as decisões departamentais apoiem a direção geral da empresa.

Por que uma estratégia empresarial é importante?

 Estratégia empresarial: veja o que é e como funciona! - Foto: GS MAS
Veja o que é e como funciona! – Foto: GS MAS

Existem vários motivos pelos quais uma estratégia empresarial é importante para as organizações, incluindo:

  • Planejamento: ela ajuda a identificar as principais etapas a serem executadas para atingir os seus objetivos de negócios;
  • Pontos fortes e fracos: o processo de criação de uma estratégia empresarial permite que você identifique e avalie os pontos fortes e fracos de sua empresa para que você possa criar uma estratégia que otimize os seus pontos fortes e compense ou até elimine os seus pontos fracos;
  • Eficiência: ela permite que você aloque recursos de forma eficaz para as suas atividades de negócios, o que automaticamente o torna mais eficiente. Além disso, ela também ajuda você a planejar com antecedência os prazos, alocar as funções de trabalho e até manter o controle dos objetivos do projeto;
  • Controle: criar uma estratégia empresarial oferece mais controle sobre a escolha dos tipos de atividades que o ajudarão de forma direta a atingir os seus objetivos, além de permitir que você avalie facilmente se suas atividades o estão aproximando de seus objetivos;
  • Vantagem competitiva: ao identificar um plano claro de como você alcançará seus objetivos, você pode se concentrar em capitalizar seus pontos fortes, usando-os como uma vantagem competitiva que torna a sua empresa única no mercado.

Quais os componentes de uma estratégia empresarial?

Veja o que é e como funciona! – Foto: GS MAS

Existem seis componentes principais de uma estratégia empresarial. Eles incluem:

1. Visão e objetivos de negócios

  Estratégia empresarial: veja o que é e como funciona! - Foto: GS MAS
Veja o que é e como funciona! – Foto: GS A MAS

Uma estratégia empresarial visa ajudá-lo a alcançar os seus objetivos de negócios. Portanto, com uma visão para a direção do negócio, você pode criar instruções claras na estratégia sobre o que precisa ser feito e quem é o responsável por concluir cada etapa.

2. Valores essenciais

Veja o que é e como funciona! – Foto: CE MAS

Uma estratégia empresarial orienta os executivos de alto nível, bem como os departamentos, sobre o que deve e o que não deve ser feito, de acordo com os valores centrais da sua organização. Além disso, ajuda todos a permanecerem na mesma página e com os mesmos objetivos.

3. Análise SWOT

     Estratégia empresarial: veja o que é e como funciona! - Foto: FGV MAS
Veja o que é e como funciona! – Foto: FGV MAS

SWOT significa pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças. Assim, essa análise faz parte de toda estratégia empresarial, pois permite à empresa contar com os seus pontos fortes e utilizá-los como uma vantagem. Além disso, também torna a empresa ciente de quaisquer fraquezas ou ameaças.

4. Táticas

      Estratégia empresarial: veja o que é e como funciona! - Foto: CC MAS
Veja o que é e como funciona! – Foto: CC MAS

Muitas estratégias empresariais articulam os detalhes operacionais de como o trabalho deve ser feito para maximizar a eficiência. Assim, as pessoas responsáveis ​​pelas táticas entendem o que precisa ser feito, economizando tempo e até esforço.

5. Plano de alocação de recursos

       Estratégia empresarial: veja o que é e como funciona! - Foto: BK MAS
Veja o que é e como funciona! – Foto: BK MAS

Uma estratégia empresarial inclui onde você encontrará os recursos necessários para concluir o plano, como os recursos serão alocados e quem é responsável por fazê-lo. Nesse sentido, você poderá ver onde precisa adicionar mais recursos para concluir os seus projetos.

6. Medição

Estratégia empresarial: veja o que é e como funciona! - Foto: ID MAS
Veja o que é e como funciona! – Foto: ID MAS

A estratégia empresarial também inclui uma forma de rastrear a produção da empresa, avaliando o seu desempenho em relação às metas definidas antes do lançamento da estratégia. Isso ajuda você a manter o controle de prazos e metas, bem como de questões orçamentárias.

10 exemplos de estratégia empresarial

Veja o que é e como funciona! – Foto: IE A MAS

Aqui estão 10 exemplos de ótimas estratégias empresariais:

1. Venda cruzada de mais produtos

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Algumas organizações se concentram na venda de produtos adicionais para o mesmo cliente. A venda cruzada funciona bem para empresas de suprimentos de escritório e bancos, bem como varejistas online. Assim, ao aumentar a quantidade de produto vendido por cliente, você pode aumentar o tamanho médio do carrinho. Mesmo um pequeno aumento no tamanho do carrinho pode ter um impacto bem significativo na sua lucratividade, sem ter que gastar dinheiro para adquirir mais novos clientes.

2. Produto ou serviço mais inovador

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Muitas empresas, principalmente na área de tecnologia ou automotiva, estão se diferenciando por criar os produtos mais modernos. Assim, para usar isso como a sua estratégia, você precisará definir o que “inovador” significa para a sua organização ou como você é inovador.

3. Aumente as vendas de novos produtos

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Algumas empresas gostam de investir em pesquisa e desenvolvimento para inovar de forma constante, mesmo com seus produtos de maior sucesso. Esse tipo de estratégia envolve a introdução de novos produtos no mercado, produtos atualizados e até capazes de acompanhar as tendências.

4. Melhorar o atendimento ao cliente

Veja o que é e como funciona! – Foto: 2 B MAS

Essa pode ser uma boa estratégia se a sua empresa tiver problemas para fornecer um serviço de qualidade ao cliente. Algumas empresas até construíram uma sólida reputação por terem um atendimento ao cliente excepcional. Assim, normalmente, as empresas têm um problema em uma área específica, de modo que uma estratégia focada em melhorar o atendimento ao cliente terá objetivos centrados em coisas como suporte online ou um call center mais eficaz.

5. Ter um mercado jovem

Veja o que é e como funciona! – Foto: PB A MAS

Algumas grandes empresas estão comprando ou até fundindo concorrentes para monopolizar um mercado jovem. Esta é uma estratégia comum usada por empresas para obter uma vantagem em um mercado novo ou em rápido crescimento. A aquisição de uma nova empresa permite que uma empresa maior concorra em um mercado onde antes não tinha uma presença forte, ao mesmo tempo em que retém os usuários do produto ou serviço.

6. Diferenciação do produto

Veja o que é e como funciona! – Foto: PB MAS

A diferenciação de produtos é uma estratégia de negócios comum, especialmente para empresas business – to – consumer (B2C). Dessa forma, eles podem diferenciar seus produtos destacando o fato de que possuem tecnologia, recursos, preços ou estilo superiores.

7. Estratégias de preços

Veja o que é e como funciona! – Foto: AN MAS

Quando se trata de preços, as empresas podem manter os seus preços baixos para atrair mais clientes ou dar a seus produtos um valor aspiracional, precificando-os além do que a maioria dos clientes comuns poderia pagar. Se as empresas planejam manter os seus preços baixos, precisarão vender um volume muito maior de produtos, pois as margens de lucro costumam ser muito baixas. Para as empresas que optam por definir o preço de seus produtos fora do alcance dos clientes comuns, elas podem manter a exclusividade de seus produtos, ao mesmo tempo em que retêm uma grande margem de lucro por produto.

8. Vantagem tecnológica

Veja o que é e como funciona! – Foto: TE MAS

Obtendo uma vantagem tecnológica, muitas vezes você pode obter melhores vendas, maior produtividade ou até mesmo domínio do mercado. Isso pode significar investir em pesquisa e desenvolvimento, adquirir uma empresa menor para ter acesso à sua tecnologia ou até mesmo adquirir funcionários com competências únicas que darão à empresa um diferencial tecnológico.

9. Melhorar a retenção de clientes

Veja o que é e como funciona! – Foto: PU MAS

Geralmente é muito mais fácil reter um cliente do que gastar dinheiro para atrair um novo, e é por isso que essa é uma ótima estratégia se você vir oportunidades de melhoria na retenção de clientes. Essa estratégia requer que você identifique as principais táticas e projetos para reter seus clientes.

10. Sustentabilidade

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Você pode lançar uma estratégia de negócios inteira com o objetivo de aumentar a sustentabilidade do seu negócio. Por exemplo, o objetivo pode ser reduzir os custos de energia ou diminuir a pegada da empresa por meio da implementação de um programa de reciclagem.

FAQ

O que é uma estratégia empresarial?

Uma estratégia empresarial é um esboço das ações e decisões que uma empresa planeja tomar para atingir as suas metas e objetivos. Assim, ela define o que a empresa precisa fazer para atingir os seus objetivos, o que pode ajudar a orientar o processo de tomada de decisão de contratação e até a alocação de recursos. Por fim, vale lembrar que ela também ajuda diferentes departamentos a trabalharem juntos, garantindo que as decisões departamentais apoiem a direção geral da empresa.

Para que serve a estratégia empresarial?

Ela é bem importante para o planejamento do futuro da sua empresa. Além disso, ela pode ser muito importante para identificar os seus pontos fortes e fraco. Por fim, ela também pode beneficiar a sua empresa com mais eficiência, controle e até vantagem competitiva.

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