Estrutura de um TCC: veja como elaborar o seu TCC!

Por | How to, Secretariado

A simples menção da sigla TCC é o suficiente para assustar muitos estudantes que estão prestes a concluir o curso de graduação. O trabalho de conclusão de curso é muito importante, mas não pode ser considerado um “bicho de sete cabeças”. Seguindo algumas dicas e entendendo toda a sua estrutura, é possível fazer um excelente TCC sem grandes problemas.

Veja também os principais modelos de avaliação de desempenho!

Portanto, no texto abaixo, você verá o que é um TCC e como fazer a estrutura dele. Confira:

O que é TCC?

Estrutura de um TCC: veja como elaborar o seu TCC! - Foto: PF MAS
Estrutura de um TCC: veja como elaborar o seu TCC! – Foto: PF MAS

De forma bem resumida, podemos dizer que o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) é a avaliação final necessária para obter o diploma universitário. Assim, você deve elaborá-lo no último ano de graduação e deve passar por uma banca examinadora para obter aprovação.

Além disso, o formato dele varia de acordo com a instituição de ensino. Assim, algumas faculdades optam por relatório de pesquisa e artigo científico, contudo, o mais utilizado é a monografia. É bem importante ressaltar que independente do tipo de TCC, todos os trabalhos finais devem seguir as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Após escolher um tema e orientador, você precisará estruturar o seu TCC. Portanto, abaixo vamos mostrar como funciona toda a estrutura dele. Além disso, lembre-se de seguir as normas da ABNT em todo o seu trabalho.

Estrutura de um TCC

Estrutura de um TCC: veja como elaborar o seu TCC! - Foto: VO MAS
Estrutura de um TCC: veja como elaborar o seu TCC! – Foto: VO MAS

De forma simples, podemos dizer que o TCC se divide em três partes: Elementos Pré-textuais, Elementos Textuais e Elementos Pós-Textuais.

Elementos Pré-textuais

Os elementos pré-textuais constituem todas as partes que antecedem a escrita de um projeto de pesquisa.

Capa
Estrutura de um TCC: veja como elaborar o seu TCC! - Foto: VO MAS
Estrutura de um TCC: veja como elaborar o seu TCC! – Foto: VO MAS

Como na maioria dos trabalhos, a capa traz as informações da universidade, autor, título, local e ano no qual o trabalho de conclusão de curso foi feito.

Contra capa (Folha de Rosto)
Estrutura de um TCC: veja como elaborar o seu TCC! - Foto: VO MAS
Estrutura de um TCC: veja como elaborar o seu TCC! – Foto: VO MAS

A formatação da contra capa segue o mesmo modelo da capa, no entanto, há uma nota explicativa.

Dedicatória e Agradecimentos
Estrutura de um TCC: veja como elaborar o seu TCC! - Foto: RT MAS
Estrutura de um TCC: veja como elaborar o seu TCC! – Foto: RT MAS

As páginas que se destinam à dedicatória e agradecimentos são os campos mais “pessoais” do seu trabalho final. Dessa forma, no texto de dedicatórias você deve escrever uma mensagem para todas as pessoas que são especiais na sua vida. Por outro lado, no texto de agradecimentos é possível escrever uma mensagem de gratidão a todos que contribuíram para a sua pesquisa científica de alguma forma.

Além disso, vale lembrar que como este não é um elemento obrigatório, muitas instituições de ensino permitem que os alunos mesclem esses dois tipos de homenagem em apenas 1 texto.

Portanto, lembre de todas as pessoas que foram importantes, tanto na sua trajetória pessoal quanto profissional e capriche nesse texto. Por fim, é válido lembrar que esta homenagem não deve ser muito grande. Assim, utilize no máximo uma folha.

Resumo
Estrutura de um TCC: veja como elaborar o seu TCC! - Foto: FF MAS
Estrutura de um TCC: veja como elaborar o seu TCC! – Foto: FF MAS

O resumo do TCC é um texto que reúne as ideias principais do trabalho de conclusão de curso. Dessa forma, ele funciona como um guia para o leitor, uma vez que por meio dele é possível entender qual o tema do seu TCC, como o trabalho foi feito e quais os principais resultados que você obteve.

Segundo a NBR 6028, o resumo de uma monografia deve possuir uma média de 150 a 500 palavras. Por outro lado, os trabalhos finais, que possuem o formato de artigo científico, precisam seguir um padrão de texto entre 150 a 250 palavras. Além disso, vale lembrar que todo o resumo de trabalho acadêmico deve ser redigido em um parágrafo único.

Para que esse texto fique organizado é bem fundamental que ele siga uma ordem estrutural. Logo, você deve começar com uma breve introdução a respeito do tema, explicar quais são os seus objetivos, mencionar os principais resultados e deixar em evidência qual a conclusão do seu TCC.

Por fim, ao final de todo resumo, é necessário escrever entre 3 a 5 palavras chaves que façam alusão ao conteúdo do texto redigido acima. Portanto, escolha palavras coerentes e não repita nenhuma palavra do título do seu TCC.

Abstract
Estrutura de um TCC: veja como elaborar o seu TCC! - Foto: FF MAS
Estrutura de um TCC: veja como elaborar o seu TCC! – Foto: FF MAS

De forma simplificada, podemos dizer que o “Abstract” do TCC corresponde a uma cópia de todo o conteúdo que foi apresentado no resumo, mas na língua inglesa.

É de extrema importância que o seu trabalho final não apresente nenhum erro de gramática e coerência. Assim, caso você não tenha domínio do idioma, você deve evitar tradutores da internet e procurar alguém que possa lhe ajudar.

Sumário e Lista de ilustrações
Estrutura de um TCC: veja como elaborar o seu TCC! - Foto: VO MAS
Estrutura de um TCC: veja como elaborar o seu TCC! – Foto: VO MAS

O sumário corresponde a uma lista com a enumeração de todos os capítulos do seu TCC. Por outro lado, a lista de ilustrações possui a enumeração de todas as figuras do trabalho final.

Elementos Textuais

Estrutura de um TCC: veja como elaborar o seu TCC! - Foto: VC MAS
Estrutura de um TCC: veja como elaborar o seu TCC! – Foto: VC MAS

Os elementos textuais representam tudo o que você pesquisou e desenvolveu durante o seu TCC, ou seja, a escrita da introdução, referencial teórico, desenvolvimento e a conclusão.

Introdução
Estrutura de um TCC: veja como elaborar o seu TCC! – Foto: TN MAS

Na introdução de um TCC você deve deixar claro para o leitor qual é o tema da sua pesquisa, evidenciar como você escolheu abordar o mesmo e também explicar para o leitor qual é o problema da sua pesquisa. Logo, para que a escrita desta parte se torne bem mais simples, você pode estruturar a sua introdução de acordo com as seguintes dicas:

  • Faça uma contextualização do tema do seu TCC: explique em qual situação o mesmo se encaixa. Você pode falar um pouco da história ou até utilizar dados estáticos, por exemplo;
  • Explique a delimitação do tema: dentro de todo o contexto no qual o seu tema foi apresentado no item anterior é necessário explicar sobre qual ponto de vista você decidiu abordá-lo;
  • Apresente o problema e os objetivos da sua pesquisa: o problema de pesquisa deve ser explicado de forma bem clara e objetiva. Logo, descreva qual o problema que você pretende explorar e qual o objetivo geral que você pretende alcançar com esse estudo;
  • Faça uma descrição dos seus objetivos específicos também, explique quais são os resultados que devem ser alcançados com cada etapa da sua pesquisa de TCC;
  • Faça um relato da metodologia de trabalho: em breves palavras é necessário explicar ao leitor quais são os métodos que você irá utilizar durante o desenvolvimento do seu TCC;
  • Descreva a estrutura dos capítulos: Para finalizar a sua introdução de TCC você deve descrever o que o leitor vai encontrar em cada parte do seu trabalho.
Referencial teórico
Estrutura de um TCC: veja como elaborar o seu TCC! – Foto: PA MAS

O Referencial Teórico, também conhecido como a fundamentação teórica, abrange todos os principais conceitos que cercam o tema do seu TCC e que também serviram de base para o seu projeto de pesquisa. Dessa forma, essa parte do seu trabalho precisa ser escrita por tópicos, na qual cada um deles faz menção a um conceito base do seu projeto de pesquisa.

Além disso, vale lembrar que toda a sua pesquisa, para elaborar o seu referencial teórico deve ser feita por meio de fontes confiáveis. Portanto, opte por procurar conteúdos relevantes em livros, revistas acadêmicas, dissertações, teses e monografias.

De acordo com a ABNT, é possível elaborar o referencial teórico de TCC por meio de citações diretas e indiretas. Além disso, é muito importante que você entenda como é feita cada uma delas para não cometer nenhum tipo de plágio.

Nas citações diretas, as frases do autor mencionado são escritas de maneira idêntica ao texto original, mas com a devida referência ao escritor, como por exemplo:

  • “As habilidades do líder Coach justificam o fato dele ser tão requisitado, pois este profissional faz diferença dentro das organizações.” (GUIMARÃES, 2018)

Por outro lado, nas citações indiretas, as ideias de um determinado autor são escritas com outras palavras. Confira o exemplo:

“Um líder Coach requisitado é, antes de mais nada, um profissional habilidoso e que faz diferença nas organizações que está inserido.”(GUIMARÃES, 2018)

Desenvolvimento
Estrutura de um TCC: veja como elaborar o seu TCC! – Foto: BM MAS

Como o próprio nome já diz, o desenvolvimento traz dados inéditos provenientes do seu trabalho acadêmico. Logo, é nessa parte que você vai relatar qual o tipo de pesquisa abordado e os resultados da sua pesquisa.

Para começar o desenvolvimento do seu TCC é necessário descrever qual foi a metodologia utilizada. Dessa maneira, você deve descrever se a sua pesquisa foi de natureza exploratório, descritiva ou explicativa e como a mesma ocorreu.

A pesquisa exploratória tem como base o levantamento bibliográfico e estudos de caso de um determinado assunto, ou seja, toda a pesquisa é baseada na leitura de bons materiais acadêmicos. Por outro lado, a pesquisa descritiva é relacionada a observação, uma vez que o autor procura entender como um fenômeno acontece, mas sem interferir no mesmo, é algo mais natural. Por fim, a pesquisa explicativa compreende a explicação de um determinado acontecimento, por meio da análise das variáveis, relações de dependência e comprovação das causas.

Além disso, no desenvolvimento do TCC também é necessário escolher qual é a melhor maneira de explicar os resultados obtidos, se é de uma forma qualitativa ou quantitativa. Inclusive, dependendo do tipo de trabalho a junção desses dois meios é válida.

A análise qualitativa é útil para pesquisas que trazem resultados mais subjetivos, uma vez que visam entender problemas, comportamentos e o ponto de vista do ser humanos e também de seres irracionais. Por outro lado, a análise quantitativa faz uso de técnicas estatísticas para analisar os resultados baseados em números.

Conclusão
Estrutura de um TCC: veja como elaborar o seu TCC! – Foto: PV MAS

O que foi possível concluir com o seu trabalho de conclusão de curso? Os resultados que você alcançou foram satisfatórios? Tenha essas perguntas como base na hora de escrever a sua conclusão. Além disso, é bem importante que você ressalte a importância do seu trabalho perante a comunidade científica e os demais membros da sociedade.

Elementos Pós-Textuais

Estrutura de um TCC: veja como elaborar o seu TCC! - Foto: BM MAS
Estrutura de um TCC: veja como elaborar o seu TCC! – Foto: BM MAS

Os Elementos Pós-Textuais compreendem a última parte do TCC. São eles: Referências bibliográficas, Glossário, Apêndice, Anexo e Índice.

Referências bibliográficas
Estrutura de um TCC: veja como elaborar o seu TCC! - Foto: PA MAS
Estrutura de um TCC: veja como elaborar o seu TCC! – Foto: PA MAS

Esta parte do TCC é formada por uma lista com informações padronizadas de todo o material teórico que serviu como base para o seu trabalho acadêmico. Dessa forma, as referências bibliográficas podem ser feitas através do sistema autor data ou do sistema numérico.

No sistema autor data a lista de referências vem no final do trabalho e todo o material utilizado deve ser listado em ordem alfabética. Por outro lado, no sistema numérico é preciso enumerar todas as citações ao longo do TCC e colocar as mesmas ao fim de cada capítulo ou no final do seu trabalho acadêmico.

No entanto, o padrão de formatação é o mesmo para os dois tipos de sistema. Confira abaixo:

Apenas 1 autor

SOBRENOME, Nome abreviado. Título: subtítulo. Edição . Local de publicação: Editora, data de publicação da obra;

Exemplo: DUHIGG, Charles. O poder do hábito: Por que fazemos o que fazemos na vida e nos negócios. 1. ed. Brasil: Objetiva, 2012.

Até 3 autores

Você deve seguir o mesmo padrão de referência citado no item anterior. Todavia, o nome dos autores devem ser escritos separados por ponto e vírgula.

Exemplo: COLLINS, James C. Porras, Jerry .I. Feitas para durar: Práticas bem-sucedidas de empresas visionárias.Brasil. 4.ed. São Paulo,Brasil: Rocco, 1998

Citações retiradas da internet
Estrutura de um TCC: veja como elaborar o seu TCC! – Foto: VO MAS

SOBRENOME, Nome abreviado. Título do Artigo. “Disponível em:” . “Acesso em:”

O nome do autor é opcional. Então, não se preocupe caso não tiver este item no texto que você leu.

Glossário, Apêndice, Anexo e Índice

Estes 3 elementos são considerados como opcionais. Dessa forma, o glossário é útil quando há a necessidade de explicar algum termo que possa não ser do conhecimento do leitor.

Por outro lado, os apêndices são informações do próprio autor que complementam o trabalho, como códigos de um determinado programa de PC.

Por fim, o anexo corresponde a documentos que são necessários para o entendimento do trabalho, mas que não são de autoria do escritor do TCC.

O índice é utilizado para indicar a localização de frases ou palavras importantes do TCC.

FAQ

O que é TCC?

De forma bem resumida, podemos dizer que o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) é a avaliação final necessária para obter o diploma universitário. Assim, você deve elaborá-lo no último ano de graduação e deve passar por uma banca examinadora para obter aprovação.

O TCC é dividido em quantas partes? E quais?

De forma simples, podemos dizer que o TCC se divide em três partes: Elementos Pré-textuais, Elementos Textuais e Elementos Pós-Textuais.

Gostou? O que achou? Deixe seu comentário!