Ao procurar novas maneiras de envolver os funcionários, os donos de empresas experimentam vários formatos de eventos corporativos. Assim, de divertidas viagens de incentivo a festas de gala bem espetaculares, você pode alinhar os objetivos de uma organização com uma grande variedade de tipos de reuniões corporativas.
Veja também o que é consultoria e como ela pode ser útil para a sua empresa!
Portanto, pensando nisso, abaixo você verá o que são os eventos corporativos e quais são os tipos mais comuns. Confira:
O que são eventos corporativos?
De forma simples, um evento corporativo é qualquer forma de evento, hospitalidade ou atividade social que é organizado ou financiado por uma entidade empresarial. Portanto, com uma definição tão ampla, o “público alvo” para eventos corporativos pode ser igualmente amplo, incluindo, mas não se limitando a:
- Funcionários;
- Membros do conselho;
- Partes interessadas;
- Clientes;
- Potenciais clientes.
As empresas organizam eventos por vários motivos. Dessa forma, elas podem querer educar, recompensar, motivar, comemorar, exaltar marcos bem importantes, gerenciar as mudanças organizacionais ou até incentivar a colaboração. Qualquer que seja o motivo, existe uma solução para o evento.
Quais os tipos mais comuns de eventos corporativos?
Conferências
As conferências costumam durar no mínimo um dia e são úteis para fornecer as informações a um público específico. De forma frequente, elas são úteis como uma ferramenta para educar e motivar os participantes. Além disso, elas também são uma boa oportunidade para aumentar a colaboração e envolver o público.
As conferências geralmente têm vários palestrantes principais e várias áreas de descanso, onde ocorrem sessões mais aprofundadas sobre os tópicos específicos. As conferências são um formato bem popular para eventos corporativos, pois podem sofrer adaptações para atender a vários “stakeholders”, incluindo funcionários, clientes, revendedores e etc. Por fim, vale lembrar que elas também fornecem uma oportunidade para o “público alvo” ser absorvido pela marca.
Feiras / Exposições
São grandes eventos específicos do setor em que as empresas alugam um espaço, dentro da área maior do evento, para promover os seus produtos ou serviços a clientes em potencial. Em alguns casos, uma empresa pode ser a organizadora geral ou até a anfitriã de uma exposição. Mas é bem mais comum que as empresas compareçam a eles como expositores. Como expositores, uma empresa exigirá materiais promocionais, equipes de vendas motivadas e eficazes, estandes de exposição, um método exclusivo de atrair e envolver os participantes em seu estande e etc.
Prêmios / Jantares de Gala
Embora sejam dois tipos diferentes de eventos corporativos, eles costumam ser realizados em uníssono. Assim, as cerimônias de premiação podem ser úteis de várias maneiras. Se organizados por uma empresa, eles podem recompensar e motivar funcionários, fornecedores, revendedores e clientes, fornecendo prêmios em várias categorias para reconhecer as “realizações”. Além disso, as empresas também patrocinam de forma regular e inscrevem prêmios do setor para promover os seus negócios, melhorar a sua reputação e até aumentar o conhecimento da marca.
Por fim, vale lembrar que os jantares de gala, que geralmente acontecem junto com as cerimônias de premiação, também podem ser organizados de forma independente para todos os grupos de público. Geralmente, são uma oportunidade para alinhar a sua marca mais de perto com os participantes e comunicar uma mensagem.
Programas de incentivos
Os programas de incentivos costumam ser uma combinação de tipos de eventos vinculados por uma campanha de teaser. Além disso, eles normalmente se direcionam a funcionários e revendedores. Eles podem começar com uma conferência de vendas, na qual as mensagens e metas de vendas são comunicadas ao público e lhes dá a oportunidade de aprender mais sobre o negócio e os produtos ou serviços.
Isso se seguirá por uma série de comunicações aos participantes sobre um período de tempo geralmente em torno de um ano em que são lembrados dos objetivos finais e do que é necessário para alcançá-los.
O programa é normalmente concluído por um evento de viagem de incentivo em que parte ou todo o público ganha uma experiência emocionante e única. Assim, podemos dizer que muitas vezes esses são momentos únicos na vida. Esses eventos podem ter uma ligação entre si em um programa conforme explicado acima ou podem ser úteis de forma independente.
Eventos de lançamento
Os eventos de lançamento são bem autoexplicativos e podem ser tão simples ou tão complexos quanto necessário. As empresas usam esses eventos para criar entusiasmo e gerar relações públicas em torno do lançamento de algo novo, incluindo produtos, serviços, edifícios / escritórios e etc.
Eles podem ser direcionados a um público variado, clientes, imprensa, partes interessadas, funcionários, muitas vezes combinando uma experiência educacional com uma celebração. Além disso, muitas táticas são úteis para elevar o perfil desses eventos e estender o alcance muito além dos participantes.
AGM / Reuniões da Empresa
Normalmente, são eventos bem mais formais nos quais as principais partes interessadas, membros do conselho e acionistas se reúnem para discutir o desempenho dos negócios. Embora muitas empresas mantenham esses assuntos discretos, outras empresas vão usá-los como uma oportunidade para mostrar o sucesso dos seus negócios e uma oportunidade para recompensar e agradecer aos seus acionistas.
Congressos
Os congressos são um cruzamento entre uma conferência e uma feira de negócios. Além disso, eles costumam ser mais específicos a um tópico. É aqui que os especialistas de uma área irão discutir as suas áreas de especialização (eles são um formato bem popular de evento corporativo nos setores de saúde e farmacêutico). Muitas vezes, as empresas enviam os seus funcionários a esses serviços para fins educacionais e de apuração de fatos. Por fim, eles também são uma oportunidade para os seus funcionários serem vistos como líderes em sua área, portanto, são uma ótima ferramenta promocional. De forma frequente, eles oferecem oportunidades para as empresas exporem, lançarem produtos e até patrocinarem “áreas chave”.
Hospitalidade
Geralmente, esse é o tipo de evento mais associado ao termo “evento corporativo” pelo público em geral. A hospitalidade é geralmente usada para recompensar, incentivar e construir relacionamentos tanto de forma interna com funcionários quanto externamente com clientes e fornecedores. Assim, ele varia de um simples jantar a experiências VIP em eventos esportivos e shows musicais. De forma frequente, as empresas patrocinam um evento recebendo pacotes de hospitalidade e visibilidade da marca em todo o evento. Isso pode acontecer em vários níveis, desde o time de futebol local até o patrocínio da O2 em arenas esportivas.
Experiencial
Os eventos vivenciais ou experienciais estão se tornando cada vez mais populares à medida que as empresas procuram criar um vínculo mais estreito com seus clientes. A ideia é envolver os participantes na marca e nas mensagens por meio de uma experiência divertida e inesquecível. Ao alinhar emoções positivas com sua marca ou empresa, os clientes têm maior probabilidade de querer investir em seus produtos ou serviços, pois se sentirão emocionalmente conectados a eles.
Seminários
Em um seminário, a tecnologia audiovisual desempenha um papel bem importante no processo de planejamento do evento. Um seminário é a entrega de apresentações e pode ser útil para treinamento, reuniões gerais ou até educação. Em um seminário, há mais aprendizado durante o evento. Por fim, vale lembrar que um seminário pode até ser um elemento adicional a uma conferência.
Workshops / cursos
Se você é uma empresa que educa outras pessoas, os Workshops e cursos de curta duração são uma ótima maneira de adicionar camadas extras ao seu negócio. Além disso, pequenos grupos íntimos em workshops e cursos permitem mais conexão e dão a seus convidados mais oportunidades de serem expostos aos seus negócios e ao setor.
Eventos de Team Building
Os eventos de formação de equipes podem significar uma variedade de coisas, desde diversão e entretenimento até eventos de aprendizagem e desenvolvimento, onde a equipe faz um brainstorming de processos para o negócio. Assim, os eventos de team building têm a ver com conexão, desenvolvimento e até inovação.
Embora não haja retorno do investimento nesses exercícios de construção de equipes, eles são ótimos para construir uma boa cultura no seu local de trabalho.
Funções / festas de fim de ano
Celebrar os membros da equipe é uma ótima maneira de agradecê-los por todo o seu trabalho árduo. Portanto, as festas de Natal são uma ótima maneira de reunir todos para mostrar apreço. Por fim, vale lembrar que é bom que as pessoas se reúnam longe do ambiente de trabalho.
FAQ
O que é um evento corporativo?
De forma simples, um evento corporativo é qualquer forma de evento, hospitalidade ou atividade social que é organizado ou financiado por uma entidade empresarial. Portanto, com uma definição tão ampla, o “público alvo” para eventos corporativos pode ser igualmente amplo, incluindo, mas não se limitando a:
- Funcionários;
- Membros do conselho;
- Partes interessadas;
- Clientes;
- Potenciais clientes.
Quais são os tipos de eventos corporativos?
- Conferências;
- Feiras / Exposições;
- Prêmios / Jantares de Gala;
- Programas de incentivos;
- Eventos de lançamento;
- Reuniões da Empresa;
- Congressos;
- Hospitalidade;
- Experiencial;
- Seminários;
- Workshops / cursos;
- Eventos de Team Building;
- Festas de fim de ano.
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