Filme de empreendedorismo: veja a lista com os melhores!

Por | Administrativo, Contabilidade

Os empreendedores, como a maioria das pessoas, precisam de uma inspiração de vez em quando. E o que seria melhor do que encontrar inspiração ao assistir a alguns filmes instigantes? Portanto, pensando nisso, hoje separamos os melhores filmes de empreendedorismo.

Independentemente de onde você está atualmente no caminhada de empreendedor, com certeza encontrará a inspiração necessária assistindo aos filmes desta lista. Portanto, confira abaixo 12 filmes de empreendedorismo:

Veja também o que é Empreendedorismo Digital!

A Rede Social (2010)

Filme de empreendedorismo: veja a lista com os melhores! - Foto: UOL
Filme de empreendedorismo: veja a lista com os melhores! – Foto: UOL

Dirigido por David Fincher, A Rede Social conta a história de como Mark Zuckerberg criou o Facebook enquanto estudava em Harvard. Além disso, o filme também mostra como (mais tarde) foi processado por dois amigos que alegaram que ele roubou a ideia deles.

Por que você deve assistir? Ele oferece um vislumbre de como o Facebook começou e lembra que as grandes empresas geralmente têm um início pequeno. Além disso, você tem o roteiro brilhante de Aaron Sorkin, a direção perfeita de David Fincher e um grande elenco.

Piratas da Informática (1999)

Filme de empreendedorismo: veja a lista com os melhores! - Foto: AC
Filme de empreendedorismo: veja a lista com os melhores! – Foto: AC

Baseado no livro Fire in the Valley: The Making of the Personal Computer,  Piratas da Informática explora a rivalidade entre Steve Jobs e Bill Gates entre 1971 e 1997. Dessa forma, este filme foi lançado em 1999, apenas quando Steve Jobs começou a florescer em seu segundo innings na Apple. O filme termina com Bill Gates vencendo a rivalidade, mas todos sabemos o que aconteceu depois.

Por que você deve assistir? Ele oferece um vislumbre das origens humildes de duas das empresas de tecnologia mais icônicas do mundo. Além disso, narra a ascensão de dois homens que transformaram totalmente o mundo da tecnologia.

Startup.com (2001)

Filme de empreendedorismo: veja a lista com os melhores! - Foto: PH Films
Filme de empreendedorismo: veja a lista com os melhores! – Foto: PH Films

Se você quiser saber mais sobre a ascensão e queda das empresas de Internet durante a bolha da internet, o Startup.com é o filme perfeito. Dessa forma, Startup.com é um documentário que segue a história de GovWorks, uma startup promissora que falhou espetacularmente por causa de má gestão e lutas internas de poder.

Por que você deve assistir? Além de mostrar o boom e o colapso da era da bolha da internet, o documentário também conta um conto preventivo de como amizades podem se transformar em rivalidades amargas por causa da política interna. Portanto, extremamente subestimado, é facilmente um dos melhores filmes de “inicialização” de todos os tempos.

Wall Street – Poder e Cobiça (1987)

Filme de empreendedorismo: veja a lista com os melhores! - Foto: Medium
Filme de empreendedorismo: veja a lista com os melhores! – Foto: Medium

Este é o filme com o famoso discurso “Greed is good” (Ganãncia é bom), proferido pelo carismático Gordon Gekko interpretado de forma brilhante por Michael Douglas, que ganhou um prêmio da academia por sua atuação.

Portanto, dirigido por Oliver Stone, Wall Street – Poder e Cobiça conta a história de ambição e ganância, retratada brilhantemente por Charlie Sheen e Michael Douglas, respectivamente. Dessa forma, o protagonista principal, Bud Fox, idolatra Gekko e se deixa levar por seu estilo de vida glamoroso, apenas para se envolver na teia viciosa do comércio de informações privilegiadas.

Por que você deve assistir? Como jovens empreendedores, muitas vezes é fácil ser seduzido pela ganância e tomar decisões moralmente repreensíveis. Dessa forma, Wall Street – Poder e Cobiça serve como um conto de advertência de como a ambição às vezes pode nos levar a um caminho antiético.

Sucesso a Qualquer Preço (1992)

Filme de empreendedorismo: veja a lista com os melhores! - Foto: CDS
Filme de empreendedorismo: veja a lista com os melhores! – Foto: CDS

Um filme estrelado por Al Pacino, Kevin Spacey, Jack Lemmon e Alec Baldwin deve servir como motivação para assistir a este filme. Dessa forma, Sucesso a Qualquer Preço é baseado em uma peça premiada que mostra a situação dos vendedores de imóveis durante uma temporada de vendas tumultuada.

Por que você deve assistir? O filme mostra como é operar em um ambiente de vendas de alta pressão e como você precisa usar sua inteligência para sobreviver e prosperar. Além disso, vale lembrar que desde o seu lançamento, o filme tem sido usado para treinar vendedores da vida real sobre como vender e como não vender.

A Grande Aposta (2015)

Filme de empreendedorismo: veja a lista com os melhores! - Foto: Guia da Semana
Filme de empreendedorismo: veja a lista com os melhores! – Foto: Guia da Semana

Baseado no livro de Michael Lewis com o mesmo título, A Grande Aposta  conta três histórias separadas, mas paralelas, de indivíduos que foram capazes de prever e lucrar com a crise financeira americana de 2007-08.

Portanto, dirigido por Adam McKay (mais conhecido pela franquia  O Âncora antes deste filme), o filme apresenta performances dignas de um Oscar de Christian Bale e Steve Carell.

Além disso, o filme também é conhecido por empregar técnicas não convencionais para explicar conceitos financeiros complexos e supostamente enfadonhos, como hipotecas “subprime” e obrigações de dívida colateralizada (CDOs).

Por que você deve assistir? Se você sempre quis aprender os verdadeiros motivos por trás da crise financeira de 2007-08 e não ficar entediado até a morte ao mesmo tempo, então você precisa assistir A Grande Aposta.

Embora sirva como um conto de advertência para os empresários, também destaca a importância de assumir riscos e convicção. Pouquíssimos indivíduos apostariam contra o gigantesco mercado imobiliário da época, mas os personagens desse filme (baseados em pessoas reais) fazem exatamente isso, apesar de enfrentarem o escárnio e a ridicularização de toda a comunidade financeira.

O Lobo de Wall Street (2013)

Filme de empreendedorismo: veja a lista com os melhores! – Foto: Cinema e Cerveja

O Lobo de Wall Street se baseia na história verídica de Jordan Belfort.  Dessa forma, ele segue sua ascensão e queda como empresário e mostra como sua empresa Stratton Oakmont se envolveu em transações fraudulentas de títulos e valores mobiliários, atraindo a atenção do FBI.

Portanto, brilhantemente dirigido por Martin Scorsese com performances estelares de Leonardo DiCaprio, Jonah Hill, Margot Robbie e uma participação espetacular de Matthew McConaughey.

Por que você deve assistir? Jordan Belfort é o exemplo perfeito do que um empresário não deve ser. Dessa forma, ele foi movido pela ganância, tendo pouca ou nenhuma empatia pelas pessoas que estava enganando, e viveu uma vida de extrema devassidão que acabou levando à sua queda.

O Primeiro Milhão (2000)

Filme de empreendedorismo: veja a lista com os melhores! – Foto: ADM

Se você puder ignorar o fato de que Vin Diesel interpreta um corretor da bolsa de “fala mansa” no filme, você vai gostar disso. Além disso, se você gostou de O Lobo de Wall Street, vai gostar ainda mais de O Primeiro Milhão, já que ele é vagamente baseado na Stratton Oakmont, a fraudulenta empresa de negociação de ações fundada por Jordan Belfort.

Dessa forma, os personagens do filme adoram Gordon Gekko, de Wall Street – Poder e Cobiça, e ganham a vida manipulando pessoas ingênuas para comprar ações de baixo custo. Mas você sabe exatamente para onde isso vai!

Por que você deve assistir? Além de expor você a interessantes táticas de chamada fria, O Primeiro Milhão é, em última análise, um conto de advertência para jovens empreendedores não serem influenciados pelo estilo de vida dos ricos e famosos para tomar decisões moralmente questionáveis.

Fome de Poder (2016)

Filme de empreendedorismo: veja a lista com os melhores! – Foto: No Set

Fome de Poder é um filme biográfico do magnata americano do fast food Ray Kroc. Portanto, estrelado por Michael Keaton, o filme conta a história de sua criação da rede de restaurantes fast-food McDonald’s, que se tornou a maior empresa de restaurantes do mundo. Além disso, também é estrelado por Nick Offerman e John Carroll Lynch, que interpretam os irmãos McDonald, os fundadores originais do McDonald’s.

Por que você deve assistir? Apesar de ser uma figura polêmica, a história de Ray Kroc é inspiradora para os empreendedores. Dessa forma, ele era um vendedor ambulante de misturadores de milkshake que acabou transformando o McDonald’s em uma franquia global, tornando-o a empresa de fast food de maior sucesso do mundo. Além disso, é o filme biográfico que narra a ascensão de um dos empresários mais influentes da América e talvez das marcas de fast food mais reconhecidas do mundo. Ao mesmo tempo, você sente pelos fundadores originais do McDonald’s, os irmãos McDonald, que foram maltratados e acabaram sendo forçados a fechar o mercado.

Steve Jobs (2015)

Filme de empreendedorismo: veja a lista com os melhores! – Foto: SC

Não aquele estrelado por Ashton Kutcher, mas aquele com Michael Fassbender no papel do icônico co-fundador da Apple. Portanto, dirigido por Danny Boyle e escrito por Aaron Sorkin (que também escreveu A Rede Social ), Steve Jobs é um tipo diferente de filme biográfico. Ele contém apenas 3 sequências, todas representando um ponto crucial na vida de Jobs. Além disso, o filme inclui atuações brilhantes de Fassbender e Kate Winslet.

Por que você deve assistir? Embora não tenha sido tão aclamado pela crítica quanto o estúdio esperava, ainda é o melhor filme biográfico de Steve Jobs que existe. Portanto, se você não tem tempo para ler a biografia do brilhante Steve Jobs de Walter Isaacson, assista a este filme.

Obrigado por Fumar (2005)

Filme de empreendedorismo: veja a lista com os melhores! – Foto: PC

Quer dominar a arte de marketing ou vender praticamente qualquer produto? Então, Obrigado por Fumar é o filme que você precisa assistir. Dessa forma, a trama do filme gira em torno das maquinações do porta-voz da Big Tobacco, Nick Naylor, que defende a indústria do cigarro em situações desafiadoras.

Por que você deve assistir? Vender é um aspecto essencial do empreendedorismo e este filme ensina que é possível vender qualquer coisa, desde que você tenha dados e capacidade de persuasão para conquistar seu público.

À Procura da Felicidade (2006)

Filme de empreendedorismo: veja a lista com os melhores! – Foto: Admin

À Procura da Felicidade é uma história verídica baseada na luta de quase um ano do empresário Chris Gardner de ficar sem-teto com seu filho enquanto passava por um estágio não remunerado de 6 meses como corretor da bolsa. Além disso, a interpretação de Gardner por Will Smith rendeu-lhe uma indicação ao Oscar.

Por que você deve assistir? Chris Gardner superou circunstâncias inacreditáveis ​​para realizar seus sonhos. Circunstâncias que não são muito diferentes daquelas enfrentadas por empreendedores em estágio inicial.

Gostou? O que achou? Faltou algum filme na lista? Deixe seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *