Mapa mental online: dicas de sites para fazer de graça!

Por | Geral

mapa mental online

Você já sentiu o desejo de esboçar ou desenhar algo a fim de “acertar” em sua mente? Ou você já precisou pensar em maneiras diferentes de resolver um problema? É aí que entra o mapa mental: uma ferramenta visual incrível para debater e mapear as conexões entre conceitos e ideias.  Portanto, pensando nisso, hoje vamos falar tudo o que você precisa saber sobre mapas mentais e também quais os melhores sites para fazê-los.

Veja também o que é uma matriz BCG!

O que é um mapa mental?

Mapa mental online: dicas de sites para fazer de graça! - Foto: Stoodi
Mapa mental online: dicas de sites para fazer de graça! – Foto: Stoodi

Em sua essência, um mapa mental é um tipo de diagrama que vincula visualmente um assunto ou conceito central a conceitos, ideias, palavras, itens ou tarefas relacionados. Quando você cria um mapa mental, ele permite que você tenha ideias de uma forma não linear, comece a fazer conexões entre conceitos e, em seguida, adicione estrutura às ideias para fazer um mapa hierárquico.

Ele tem muitos aplicações, mas algumas coisas para as quais adoramos usá-lo são o “brainstorming” de ideias criativas, resolução de problemas, mapeamento de processos, criação de site maps visuais, criação de estruturas organizacionais e muito mais.

A teoria por trás do mapa mental: por que usar mapas mentais?

Mapa mental online: dicas de sites para fazer de graça! – Foto: SBAP

Embora o mapa mental e modelos semelhantes tenham sido usados ​​por séculos, ele foi popularizado pela primeira vez pelo psicólogo britânico Tony Buzan (que também inventou a primeira técnica de leitura dinâmica). Dessa forma, ele argumentou que os contornos tradicionais exigiam que o pensador assimilasse as informações da esquerda para a direita e de cima para baixo. De acordo com Buzan, esses métodos são inerentemente limitantes e contrários à forma como processamos as informações naturalmente. Além disso, os mapas mentais nos permitem seguir a preferência natural do cérebro, que é processar informações de forma mais holística e não linear.

Para entender melhor por que o mapeamento mental é tão eficaz, vamos fazer um breve desvio no mundo da ciência cognitiva. O que acontece quando você dá uma mordida em sua comida favorita? Ou se lembra de uma lembrança? Ou assiste a um filme? Cada vez que uma informação entra em seu cérebro, ela se torna parte de uma rede neural complexa.  Assim, essa rede é simplesmente uma coleção de informações na forma de nós centrais com ramificações menores e relacionadas que irradiam de cada nó. Em outras palavras? É um mapa mental!

“Você sabia que usa menos de 1% do seu cérebro? Mas a boa notícia é que o mapa mental pode ajudá-lo a acessar os outros 99%! ” – Tony Buzan

O mapa mental é exatamente o que seu cérebro está programado para fazer, e está fazendo, o tempo todo. Dessa forma, o seu cérebro é basicamente um “Super PC” com linhas de pensamento que irradiam de constelações massivas de nós de dados. Usar um mapa mental pode ajudá-lo a desbloquear essas constelações e apresentá-las de uma maneira fácil de entender.

Como criar um mapa mental?

Mapa mental online: dicas de sites para fazer de graça! - Foto: TT
Mapa mental online: dicas de sites para fazer de graça! – Foto: TT

Assim que você começar o mapeamento mental, verá como ele é naturalmente intuitivo. Portanto, a beleza de criar um mapa mental é que é bem fácil e direto. Ele foi projetado desse modo para encorajar um fluxo livre de ideias e informações.

Você pode fazer isso facilmente no papel. No entanto, vamos dar foco a criação nas mídias digitais. Inclusive, no fim desse artigo, você verá os melhores sites para fazer um mapa mental online.

1. Comece com um conceito ou ideia central

Comece com algo que seja central para o seu problema ou tópico. Assim que tiver um tema central, digite-o no meio do mapa, na bolha central. Além disso, mantenha o nome de cada conceito em cada nó relativamente curto.

Dica: se você estiver fazendo um mapa mental com um grupo, certifique-se de não ter mais do que seis participantes

2. Adicione ideias relacionadas

Em seguida, em uma sessão de “tiro rápido”, faça com que os membros de sua equipe desenvolvam subtópicos ou conceitos relacionados ao tema central. Dessa forma, adicione a quantidade ramos e nós que for necessário. Mas se você precisar excluir um nó, não tenha medo.

3. Repita o processo para mais subtópicos

Gere subtópicos ainda mais baixos e conecte-os por meio de ramificações e nós. Além disso, quando estiver pronto para mover ou estruturar ideias, arraste e reorganize as ramificações.

4. Destaque as melhores ideias

Revise o seu mapa mental e marque as ideias que mais ressoam com você e sua equipe. Além disso, pense sobre o que está faltando e o que pode ser desenvolvido ou explorado ainda mais.

5. Seja criativo com isso

Você não precisa ser um designer para criar um diagrama de mapa mental visualmente divertido. Dessa forma, tente alterar a cor e a orientação ou mesmo intercalar itens como notas adesivas, imagens ou emojis.

Os melhores sites para criar mapas mentais

Alguns sites voltados para a criação de mapas mentais podem ser úteis para elaborar o planejamento de forma mais fácil, com ferramentas automatizadas que simplificam a organização dos pensamentos na tela. Portanto, confira abaixo uma lista com seis sites para fazer mapa mental de graça.

1. GoConqr
Mapa mental online: dicas de sites para fazer de graça! - Foto: GC
Mapa mental online: dicas de sites para fazer de graça! – Foto: GC

Após o login no GoConqr, que pode ser feito de forma rápida com endereço de e-mail ou conta do Google e Facebook, basta escolher a opção “Mapa mental” no painel do usuário para iniciar seu mapeamento. Além disso, você também pode clicar no aqui para ser redirecionado diretamente.

A interface limpa permite criar o planejamento do zero. Portanto, para adicionar ideias, basta tocar no ícone de “+” e arrastar para onde desejar, criando um novo balão de informação organizadamente, e seguir o fluxo de criação a partir de cada novo ícone.

Cada ideia pode ser representada por uma cor diferente, com diferentes fontes, tamanhos e formas, de acordo com a importância daquele tema no mapa. Além disso, também é possível adicionar itens multimídia para incrementar o arquivo. Ao final das edições, o mapa mental pode ser baixado em formato PNG.

2. MindMeister
Mapa mental online: dicas de sites para fazer de graça! - Foto: MM
Mapa mental online: dicas de sites para fazer de graça! – Foto: MM

O MindMeister permite criar mapas individuais ou em grupos com mais de cem colaboradores. Dessa forma é ideal para a utilização em empresas. A ferramenta de criação é fácil de usar e possui diversas possibilidades de segmentação, com cores, formas sinalizadoras e até emojis. Além disso, cada balão pode ser personalizado de forma individual, sendo possível adicionar comentários, links, anexos e tarefas a produzir. Por fim, o site cria uma apresentação de slides automaticamente, em que cada tela apresentará uma ideia específica, permitindo explicá-las de forma clara.

O cadastro no MindMeister pode ser feito com endereço de e-mail ou conta do Google e Facebook. O mapa mental criado pelo usuário fica armazenado na nuvem do próprio serviço, podendo ser editado posteriormente de onde estiver, diretamente pelo navegador.

3. Draw.io
Mapa mental online: dicas de sites para fazer de graça! – Foto: BB

Para usar o Draw.io, o usuário precisa acessar o site e conectar a ferramenta a um serviço de nuvem, como o Google Drive ou One Drive. Dessa forma, o seu trabalho ficará salvo com segurança e pode ser acessado em qualquer lugar. Após a autorização, é possível escolher entre diversos modelos prontos de organogramas e mapas mentais. Portanto, a partir de então, será possível editar os textos, remover os balões indesejados, criar ramificações e deixar o mapa do jeito que desejar.

À medida que o usuário cria conexões entre os itens, poderá movimentar as ideias de forma livre pela tela — o mapa ajustará a setinha de ligação automaticamente, o que deixará o mapa sempre organizado de forma fácil. Entre as opções de formatação estão diferentes cores e gradientes, tipos de linha e tracejado, sombras e fontes tipográficas.

4. Coggle
Mapa mental online: dicas de sites para fazer de graça! – Foto: CH

O Coggle possui um layout mais simples e suas ramificações, que partem da ideia principal, podem receber diferentes cores para tornar o diagrama mais organizado. Portanto, nessa ferramenta, as ideias secundárias aparecem em formato de texto, não sendo possível criar balões ou utilizar formas geométricas. Apesar disso, é possível conectar as ideias de forma perfeita e seguir um fluxo de raciocínio completo. No entanto, algumas funções do Coggle estão em inglês e outras em português. Mas ainda sim é possível usar a ferramenta sem maiores dificuldades.

5. Canva
Mapa mental online: dicas de sites para fazer de graça! – Foto: Canva

Os mapas mentais fornecidos pelo Canva possuem diferentes formatos que podem ser editados de forma livre pelo usuário. Dessa forma, os templates têm cores e estilos modernos, e podem receber textos e elementos gráficos. Além disso, a ferramenta de edição fornece uma galeria de ícones e figuras para usuários adicionarem suas ideias e criar novas conexões de pensamento a partir do tópico principal. Por fim, é possível compartilhar o mapa mental por e-mail, baixar em formato de imagem ou em PDF.

6. Gliffy
Mapa mental online: dicas de sites para fazer de graça! – Foto: JD

O Gliffy é uma ferramenta online para criação de diagramas e organogramas. Apesar de estar completamente em inglês, possui um funcionamento bem intuitivo que não prejudicará os usuários que não dominarem o idioma. Para usar, basta utilizar o menu lateral para escolher os diferentes tipos de forma gráfica e depois adicionar os textos. A opção de mapas mentais permite criar ramificações e subdivisões a partir do tópico principal de forma fácil. Além disso, é possível modificar o tamanho e as cores de cada item ou utilizar temas prontos disponibilizados pelo serviço.

O Gliffy permite salvar os mapas mentais online e gerar um link para compartilhar a edição com colaboradores externos. Por fim, é possível salvar o mapa diretamente no seu Google Drive.

Perguntas Frequentes

O que são mapas mentais?

Em sua essência, um mapa mental é um tipo de diagrama que vincula visualmente um assunto ou conceito central a conceitos, ideias, palavras, itens ou tarefas relacionados. Quando você cria um mapa mental, ele permite que você tenha ideias de uma forma não linear, comece a fazer conexões entre conceitos e, em seguida, adicione estrutura às ideias para fazer um mapa hierárquico.

Gostou? O que achou? Deixe seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *