Definir metas SMART significa que você pode esclarecer seus pensamentos, concentrar-se, usar tempo e recursos com eficiência e aumentar suas chances de alcançar suas metas de vida. Portanto, entenda o que são as metas SMART e como usá-las em seus planos.
O que significa o SMART?
SMART é uma abreviação, onde você pode usar para orientar sua definição de metas. Contudo, seus critérios são habitualmente atribuídos à Management by Objectives, de Peter Drucker. O primeiro uso conhecido do termo ocorre na edição de novembro de 1981 da Management Review, por George T. Doran.
Desde então, o professor Robert S. Rubin, da Universidade de St. Louis, escreveu sobre a Meta SMART em um artigo da Associação de Psicologia Industrial e das Organizações. Logo, ele afirmou que o método SMART tem significados diferentes para pessoas diferentes, como mostrado abaixo.
Para garantir que seus objetivos sejam claros e alcançáveis, cada um deve ser:
- S específico (simples, sensíveis, significativa).
- M mensurável (significativa, motivando).
- A alcançável (acordado, atingível).
- R elevante (razoável, realista e com recursos, com base em resultados).
- Tempo limite (com base no tempo, tempo limitado, tempo / custo limitado, oportuno, sensível ao tempo).
O professor Rubin também apontou que a definição de abreviação SMART pode precisar ser atualizada para refletir a importância da eficácia e do feedback. No entanto, alguns autores o expandiram para incluir áreas de foco extras; SMARTER, por exemplo, inclui E avaliado e R eviewed.
As metas SMART são caracterizadas com base em 5 fatores: S (específico), M (mensurável), A (alcançável), R (relacionado) e T (tempo). Seja na vida profissional ou pessoal, estabelecer metas é muito importante. Afinal, elas nos orientam a encontrar o que precisamos
Definir metas pode aumentar muito a produtividade dos colaboradores, resultando em melhores números para o negócio. Porém, é preciso ter muito cuidado ao criá-las. Pois, elas devem servir para estimular o esforço, nunca o contrário. Logo, entender e aplicar as metas SMART é muito interessante.
Como as metas ajudam na produtividade?
Suponha que exista uma equipe de funcionários responsável por aumentar as vendas. No entanto, eles não sabem quanto deve ser aumentado, como alcançá-lo, quais recursos terão e quanto tempo será necessário para buscar resultados.
O resultado será uma equipe perdida. Eles podem até aumentar as vendas, mas não sabem exatamente como atingir esse objetivo e, se não houver um padrão, uma ou uma vez, o resultado não será suficiente.
A determinação de metas SMART é uma maneira de motivar aqueles que participam do objetivo. Para as empresas, onde o ambiente digital permite a criação de novos negócios todos os dias, é necessário buscar constantemente novas metas e sempre focar na melhoria contínua.
As metas servem como um direcionamento.
Vários caminhos são possíveis, cada um com as suas dificuldades e as suas oportunidades. Deve-se, então, analisar as melhores práticas e comparar os efeitos.
Pressuponha, a seguinte meta: crescer o tráfego no site da empresa em 200% no período de 5 meses com ações de marketing digital. Essa é uma meta, específica e clara para a equipe.
No entanto, o marketing digital traz algumas oportunidades, como a presença nas redes sociais, a criação de conteúdo relevante e a divulgação para o público-alvo. Logo, cada uma dessas operações representa um investimento necessário e cada investimento terá retornos diferentes.
Então, é interessante observar quais alternativas são mais eficientes. Logo, são as que demandam menor investimento e retorno mais rápido e consistente. A partir dessa análise, pode-se criar um bom plano de ação, com dados que servirão de base para a tomada de decisões.
Porém, para que o plano de ação seja possível, é preciso construir metas inteligentes, que realmente direcionem a equipe até aos resultados desejados: as metas SMART!
O que são as metas SMART?
O método SMART é uma maneira eficaz de criar metas. Então, é como uma lista de verificação, verificando e avaliando se cada objetivo tem os requisitos para alcançar o resultado.
Na palavra SMART, cada sigla tem um significado:
S — específica
Para atingir as metas estabelecidas é necessário que cada participante entenda claramente qual é o objetivo. Para isso, deve ser específico.
Logo, para ser específica, uma meta deve responder as seguintes perguntas:
- O que eu quero alcançar com essa meta?
- Quem será ou quem serão os responsáveis por ela?
- Onde ela será realizada?
- Como ela será conquistada?
- Por que ela deve ser seguida?
Portanto, fica esclarecido que qualquer meta traçada deve ser específica.
Para entender melhor a meta SMART, usaremos o exemplo anterior para criar um caso para aumentar as vendas.
Para ser específica, vamos considerar que desejamos aumentar a venda mensal online da empresa em 10%. Vejamos se ela é uma meta específica:
- O que eu quero alcançar com essa meta?
- Quem será ou quem serão os responsáveis por ela?
- Onde ela será realizada?
- Como ela será conquistada?
- Por que ela deve ser seguida?
Agora, sim, esse é um objetivo específico. Os funcionários envolvidos saberão para onde estão indo. No entanto, como parte dos objetivos da SMART, alguns pontos ainda estão faltando.
M — mensurável
Se não for mensurável, como definir metas?
Você deseja aumentar a satisfação do cliente com a marca. No entanto, você não realizou essa avaliação e não há pesquisa de satisfação. Dessa forma, você não poderá acompanhar a execução da operação e dizer que o objetivo foi alcançado.
Pode ser o investimento de dinheiro e tempo em ações mal sucedidas, deixando enormes oportunidades. Na meta que estamos criando, estabelecemos 10% de aumento. Portanto, para avaliar o desempenho das estratégias, precisamos acompanhar os números.
Para uma meta ser mensurável, ela deve responder as questões:
- Qual é o resultado esperado?
- Quanto tempo será necessário para a equipe alcançar a meta?
No entanto, imagine que, com esse objetivo, nossa equipe possa alcançá-lo facilmente dentro de 1 mês. Portanto, para incentivar ainda mais a equipe, aumentamos a meta em 70%. Isso pode ser alcançado?
A — atingível
Se o objetivo não puder ser alcançado, qual é a utilidade de criar um objetivo? Embora pareça óbvio, muitas empresas cometeram crimes neste momento.
Esse erro é muito perigoso, pois pode fazer com que a equipe perca a motivação e cause grande frustração. Estratégias e ações serão elaboradas, mas os resultados esperados não serão alcançados.
Portanto, antes de criar uma meta, é fundamental avaliar os seguintes pontos:
- Com base na história, é possível alcançar as metas estabelecidas?
- O que os funcionários pensam sobre isso. Eles acreditam que isso é possível?
Nesse caso, a 1ª meta era de aumentar em 10% as vendas. Esse marco foi alcançado facilmente e aumentamos para 70% o alvo.
No entanto, através de algumas análises, descobrimos que esse número ainda não é possível para um determinado período. Portanto, nosso objetivo é aumentar em 50% (um valor que avaliamos e achamos que pode ser alcançado).
R — Relevant, ou relevante
Ao definir metas e nomear pessoas responsáveis, você desenvolverá estratégias para alcançar resultados. No entanto, quanto mais relevante for o objetivo, mais motivado será o pessoal relevante. Obviamente, considerando que são objetivos alcançáveis.
Metas que não têm impacto nos negócios serão inevitavelmente consideradas uma prioridade. Para definir metas relevantes, é importante observar os principais números da empresa, como vendas, número de clientes e lucros. Portanto, as metas relevantes afetarão diretamente esses indicadores.
T — Time based, ou temporal
O último ponto do objetivo SMART é muito importante. Qualquer conjunto de metas deve ter um prazo. Se você criar um e não definir o tempo de realização, ele poderá ser realizado em 1 dia, 1 mês e 1 ano.
Então, vamos ver quais são nossos objetivos na abordagem SMART? Podemos escrever assim:
“A equipe de marketing aumentará as vendas de sites em 50% dentro de quatro meses para melhorar os negócios on-line, garantindo um aumento substancial na receita da empresa. A estratégia adotada será baseada no marketing de conteúdo”.
Você percebeu que essa meta atende a todos os requisitos listados? É concreto, mensurável, realizável, relevante e temporal. Toda a equipe trabalhará para atingir o número definido e todos, funcionários e empresas devem vencer.
Dicas para ter bons resultados.
Agora que você entendeu o conceito de metas SMART, fornecemos três dicas rápidas para que você possa estabelecer suas metas de maneira relevante e obter melhores resultados.
1. Supervisione o desempenho das ações.
Você e sua equipe devem monitorar o desempenho de cada conjunto de destinos. Se o período de destino for de 4 meses (conforme mostrado no exemplo que criamos), certifique-se de avaliar os resultados no final do período.
Com base nessas ações, crie uma periodicidade e avalie-a. Pode ser necessário alterar o plano durante esse processo. Portanto, quanto mais rápido o reconhecimento, melhor.
2. Tenha todo o time envolvido.
O sucesso de uma meta depende do comprometimento de toda a equipe. Portanto, ao criá-las, delegar responsabilidades a toda a equipe.
Faça as pessoas perceberem que os resultados esperados só podem ser alcançados com a ajuda de todos. Isso compartilhará o sucesso, melhorando assim o envolvimento e a satisfação dos funcionários.
3. Mostre os resultados.
Quando a meta for alcançada, concentre-se nos resultados. Mostre que sua equipe trabalhou mais do que o esperado. Valorize o trabalho e o trabalho duro.
Conclusão.
As metas SMART são uma ótima ferramenta para garantir que o trabalho siga o objetivo correto e que os funcionários realmente desejem os resultados desejados.
Defina metas SMART para ajudar a tornar seus planos de viagem específicos, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com prazo determinado.
Você pode achar que a verdadeira razão pela qual você não viajou é porque seus planos foram muito vagos ou irrealistas. Pense em como você pode ajustar sua visão e reformulá-la como uma meta SMART, para que você possa realizar seu sonho.
Perguntas Frequentes:
A meta é um passo específico, concreto, mensurável, e deve servir como “medidor de quilometragem” rumo ao seu objetivo. Sua meta deve ser: S – Específica – Tem escopo delimitado. M – Mensurável – É possível medir se foi alcançada ou não.
A estratégia SMART é uma técnica poderosa para definir os objetivos de marketing do seu negócio com foco e organização. São apenas cinco letras mágicas, mas que podem otimizar e reduzir o tempo que você gasta para fazer o seu planejamento financeiro.
Metas SMART é uma ferramenta que tem o objetivo de definir metas construídas de forma a se considerar 5 atributos: S (Específico), M (Mensurável), A (Atingível), R (Relevante) e T (Temporal).