Metas SMART: Entenda o que são e como usá-las.

By | Gestão

Metas SMART: Entenda o que são e como usá-las.

Definir metas SMART significa que você pode esclarecer seus pensamentos, concentrar-se, usar tempo e recursos com eficiência e aumentar suas chances de alcançar suas metas de vida. Portanto, entenda o que são as metas SMART e como usá-las em seus planos.

O que significa o SMART?

O que significa o SMART?
Metas SMART: Entenda o que são e como usá-las.

SMART é uma abreviação, onde você pode usar para orientar sua definição de metas. Contudo, seus critérios são habitualmente atribuídos à Management by Objectives, de Peter Drucker. O primeiro uso conhecido do termo ocorre na edição de novembro de 1981 da Management Review, por George T. Doran. 

Desde então, o professor Robert S. Rubin, da Universidade de St. Louis, escreveu sobre a Meta SMART em um artigo da Associação de Psicologia Industrial e das Organizações. Logo, ele afirmou que o método SMART tem significados diferentes para pessoas diferentes, como mostrado abaixo.

Para garantir que seus objetivos sejam claros e alcançáveis, cada um deve ser:

  • S específico (simples, sensíveis, significativa).
  • M mensurável (significativa, motivando).
  • A alcançável (acordado, atingível).
  • R elevante (razoável, realista e com recursos, com base em resultados).
  • Tempo limite (com base no tempo, tempo limitado, tempo / custo limitado, oportuno, sensível ao tempo).

O professor Rubin também apontou que a definição de abreviação SMART pode precisar ser atualizada para refletir a importância da eficácia e do feedback.  No entanto, alguns autores o expandiram para incluir áreas de foco extras; SMARTER, por exemplo, inclui E avaliado e R eviewed.

As metas SMART são caracterizadas com base em 5 fatores: S (específico), M (mensurável), A (alcançável), R (relacionado) e T (tempo). Seja na vida profissional ou pessoal, estabelecer metas é muito importante. Afinal, elas nos orientam a encontrar o que precisamos

Definir metas pode aumentar muito a produtividade dos colaboradores, resultando em melhores números para o negócio. Porém, é preciso ter muito cuidado ao criá-las. Pois, elas devem servir para estimular o esforço, nunca o contrário. Logo, entender e aplicar as metas SMART é muito interessante.

Como as metas ajudam na produtividade?

Como as metas ajudam na produtividade?
Metas SMART: Entenda o que são e como usá-las.

Suponha que exista uma equipe de funcionários responsável por aumentar as vendas. No entanto, eles não sabem quanto deve ser aumentado, como alcançá-lo, quais recursos terão e quanto tempo será necessário para buscar resultados.

O resultado será uma equipe perdida. Eles podem até aumentar as vendas, mas não sabem exatamente como atingir esse objetivo e, se não houver um padrão, uma ou uma vez, o resultado não será suficiente.

A determinação de metas SMART é uma maneira de motivar aqueles que participam do objetivo. Para as empresas, onde o ambiente digital permite a criação de novos negócios todos os dias, é necessário buscar constantemente novas metas e sempre focar na melhoria contínua.

As metas servem como um direcionamento. 

As metas servem como um direcionamento.
Metas SMART: Entenda o que são e como usá-las.

Vários caminhos são possíveis, cada um com as suas dificuldades e as suas oportunidades. Deve-se, então, analisar as melhores práticas e comparar os efeitos.

Pressuponha, a seguinte meta: crescer o tráfego no site da empresa em 200% no período de 5 meses com ações de marketing digital. Essa é uma meta, específica e clara para a equipe.

No entanto, o marketing digital traz algumas oportunidades, como a presença nas redes sociais, a criação de conteúdo relevante e a divulgação para o público-alvo. Logo, cada uma dessas operações representa um investimento necessário e cada investimento terá retornos diferentes.

Então, é interessante observar quais alternativas são mais eficientes. Logo, são as que demandam menor investimento e retorno mais rápido e consistente. A partir dessa análise, pode-se criar um bom plano de ação, com dados que servirão de base para a tomada de decisões.

Porém, para que o plano de ação seja possível, é preciso construir metas inteligentes, que realmente direcionem a equipe até aos resultados desejados: as metas SMART!

O que são as metas SMART?

O que são as metas SMART?
Metas SMART: Entenda o que são e como usá-las.

O método SMART é uma maneira eficaz de criar metas. Então, é como uma lista de verificação, verificando e avaliando se cada objetivo tem os requisitos para alcançar o resultado.

Na palavra SMART, cada sigla tem um significado:

S — específica

Para atingir as metas estabelecidas é necessário que cada participante entenda claramente qual é o objetivo. Para isso, deve ser específico.

Logo, para ser específica, uma meta deve responder as seguintes perguntas:

  • O que eu quero alcançar com essa meta?
  • Quem será ou quem serão os responsáveis por ela?
  • Onde ela será realizada?
  • Como ela será conquistada?
  • Por que ela deve ser seguida?

Portanto, fica esclarecido que qualquer meta traçada deve ser específica.

Para entender melhor a meta SMART, usaremos o exemplo anterior para criar um caso para aumentar as vendas.

Para ser específica, vamos considerar que desejamos aumentar a venda mensal online da empresa em 10%. Vejamos se ela é uma meta específica:

  • O que eu quero alcançar com essa meta?
  • Quem será ou quem serão os responsáveis por ela?
  • Onde ela será realizada?
  • Como ela será conquistada?
  • Por que ela deve ser seguida?

Agora, sim, esse é um objetivo específico. Os funcionários envolvidos saberão para onde estão indo. No entanto, como parte dos objetivos da SMART, alguns pontos ainda estão faltando.

M — mensurável

Se não for mensurável, como definir metas?

Você deseja aumentar a satisfação do cliente com a marca. No entanto, você não realizou essa avaliação e não há pesquisa de satisfação. Dessa forma, você não poderá acompanhar a execução da operação e dizer que o objetivo foi alcançado.

Pode ser o investimento de dinheiro e tempo em ações mal sucedidas, deixando enormes oportunidades. Na meta que estamos criando, estabelecemos 10% de aumento. Portanto, para avaliar o desempenho das estratégias, precisamos acompanhar os números.

Para uma meta ser mensurável, ela deve responder as questões:

  • Qual é o resultado esperado?
  • Quanto tempo será necessário para a equipe alcançar a meta?

No entanto, imagine que, com esse objetivo, nossa equipe possa alcançá-lo facilmente dentro de 1 mês. Portanto, para incentivar ainda mais a equipe, aumentamos a meta em 70%. Isso pode ser alcançado?

A —  atingível

Se o objetivo não puder ser alcançado, qual é a utilidade de criar um objetivo? Embora pareça óbvio, muitas empresas cometeram crimes neste momento.

Esse erro é muito perigoso, pois pode fazer com que a equipe perca a motivação e cause grande frustração. Estratégias e ações serão elaboradas, mas os resultados esperados não serão alcançados.

Portanto, antes de criar uma meta, é fundamental avaliar os seguintes pontos:

  • Com base na história, é possível alcançar as metas estabelecidas?
  • O que os funcionários pensam sobre isso. Eles acreditam que isso é possível?

Nesse caso, a 1ª meta era de aumentar em 10% as vendas. Esse marco foi alcançado facilmente e aumentamos para 70% o alvo.

No entanto, através de algumas análises, descobrimos que esse número ainda não é possível para um determinado período. Portanto, nosso objetivo é aumentar em 50% (um valor que avaliamos e achamos que pode ser alcançado).

R — Relevant, ou relevante

Ao definir metas e nomear pessoas responsáveis, você desenvolverá estratégias para alcançar resultados. No entanto, quanto mais relevante for o objetivo, mais motivado será o pessoal relevante. Obviamente, considerando que são objetivos alcançáveis.

Metas que não têm impacto nos negócios serão inevitavelmente consideradas uma prioridade. Para definir metas relevantes, é importante observar os principais números da empresa, como vendas, número de clientes e lucros. Portanto, as metas relevantes afetarão diretamente esses indicadores.

T — Time based, ou temporal

O último ponto do objetivo SMART é muito importante. Qualquer conjunto de metas deve ter um prazo. Se você criar um e não definir o tempo de realização, ele poderá ser realizado em 1 dia, 1 mês e 1 ano.

Então, vamos ver quais são nossos objetivos na abordagem SMART? Podemos escrever assim:

“A equipe de marketing aumentará as vendas de sites em 50% dentro de quatro meses para melhorar os negócios on-line, garantindo um aumento substancial na receita da empresa. A estratégia adotada será baseada no marketing de conteúdo”.

Você percebeu que essa meta atende a todos os requisitos listados? É concreto, mensurável, realizável, relevante e temporal. Toda a equipe trabalhará para atingir o número definido e todos, funcionários e empresas devem vencer.

Dicas para ter bons resultados.

Metas SMART: Entenda o que são e como usá-las.
Metas SMART: Entenda o que são e como usá-las.

Agora que você entendeu o conceito de metas SMART, fornecemos três dicas rápidas para que você possa estabelecer suas metas de maneira relevante e obter melhores resultados.

1. Supervisione o desempenho das ações.

Você e sua equipe devem monitorar o desempenho de cada conjunto de destinos. Se o período de destino for de 4 meses (conforme mostrado no exemplo que criamos), certifique-se de avaliar os resultados no final do período.

Com base nessas ações, crie uma periodicidade e avalie-a. Pode ser necessário alterar o plano durante esse processo. Portanto, quanto mais rápido o reconhecimento, melhor.

2. Tenha todo o time envolvido.

O sucesso de uma meta depende do comprometimento de toda a equipe. Portanto, ao criá-las, delegar responsabilidades a toda a equipe.

Faça as pessoas perceberem que os resultados esperados só podem ser alcançados com a ajuda de todos. Isso compartilhará o sucesso, melhorando assim o envolvimento e a satisfação dos funcionários.

3. Mostre os resultados.

Quando a meta for alcançada, concentre-se nos resultados. Mostre que sua equipe trabalhou mais do que o esperado. Valorize o trabalho e o trabalho duro.

Conclusão.

As metas SMART são uma ótima ferramenta para garantir que o trabalho siga o objetivo correto e que os funcionários realmente desejem os resultados desejados.

Defina metas SMART para ajudar a tornar seus planos de viagem específicos, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com prazo determinado. 

Você pode achar que a verdadeira razão pela qual você não viajou é porque seus planos foram muito vagos ou irrealistas. Pense em como você pode ajustar sua visão e reformulá-la como uma meta SMART, para que você possa realizar seu sonho.

Perguntas Frequentes:

Como deve ser uma meta?

meta é um passo específico, concreto, mensurável, e deve servir como “medidor de quilometragem” rumo ao seu objetivo. Sua meta deve ser: S – Específica – Tem escopo delimitado. M – Mensurável – É possível medir se foi alcançada ou não.

O que é estratégia Smart?

estratégia SMART é uma técnica poderosa para definir os objetivos de marketing do seu negócio com foco e organização. São apenas cinco letras mágicas, mas que podem otimizar e reduzir o tempo que você gasta para fazer o seu planejamento financeiro.

O que são metas Smarts?

Metas SMART é uma ferramenta que tem o objetivo de definir metas construídas de forma a se considerar 5 atributos: S (Específico), M (Mensurável), A (Atingível), R (Relevante) e T (Temporal).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *