Modelos de gestão: veja o que é e quais os principais tipos!

Por | Geral

As habilidades de liderança, como a maioria das habilidades na vida, devem ser conquistadas por meio da prática e do trabalho árduo. No entanto, existem muitas maneiras diferentes de ser um bom líder. Na verdade, grandes líderes costumam incorporar diferentes modelos de gestão em momentos diferentes. 

Veja também como melhorar o atendimento ao cliente!

Portanto, nesta postagem, nós vamos trabalhar 10 tipos de estilos de gestão para uma liderança eficaz, para que você possa levar as suas habilidades de gestão – e seus negócios – para o “próximo nível”.

Por que aprender seu modelo de gestão é essencial para o sucesso?

Modelos de gestão: veja o que é e quais principais tipos! - Foto: XP
Modelos de gestão: veja o que é e quais principais tipos! – Foto: XP

Aprender o seu modelo principal de gestão – ou saber quais estilos funcionam em quais situações – tem um impacto bem significativo na maneira como você e sua equipe operam.

Portanto, aqui estão quatro motivos pelos quais identificar o seu modelo de gestão pode colocá-lo no caminho para o sucesso.

1. Você não terá que confiar em modismos

Os modismos da gestão vêm e vão, e muito poucos são eficazes a longo prazo. Mas quando você encontra um estilo de gestão que funciona para você, cria uma base à qual pode retornar quando as coisas ficarem difíceis.

2. Você saberá como se adaptar

Certas situações – emergências, prazos críticos, estratégia organizacional – exigem uma política de gestão mais direta.  Assim, ao definir seu estilo de gestão diário, você saberá melhor como se adaptar às questões que estão fora da “norma”.

3. Você saberá como engajar melhor os seus funcionários

Se seus funcionários estiverem engajados em seu trabalho, eles terão um desempenho melhor no curto prazo e serão menos propensos a deixar sua empresa a longo prazo. Dessa forma, o modelo de gestão correto para o trabalho promove esse tipo de engajamento dos funcionários e faz com que os membros da sua equipe se sintam mais à vontade para abordá-lo com perguntas, sugestões e ideias.

4. Você conhecerá seus pontos fracos e como melhorar

Cada modelo de gestão vem com seu próprio conjunto de habilidades. Portanto, quando você aprende qual modelo de gestão se adapta à sua personalidade, equipe e negócios, pode se concentrar em exercitar seus pontos fortes e melhorar os seus pontos fracos.

Os melhores modelos de gestão

Modelos de gestão: veja o que é e quais principais tipos! – Foto: BS

A resposta simples, e talvez um tanto decepcionante, é que não existe método de liderança que seja sempre superior a todos os outros tipos de estilos de gestão. 

Dessa forma, os melhores modelos de gestão são flexíveis, adaptáveis ​​e apropriados para as circunstâncias dadas. Isso é verdade porque diferentes situações exigem diferentes tipos de liderança. 

Assim, ao decidir como liderar, você precisará levar uma série de coisas em consideração. Portanto, aqui estão alguns dos fatores que influenciarão o estilo de gestão que você precisará empregar:

  • O tipo de negócio que você gerencia;
  • O volume de trabalho que precisa ser concluído em um futuro próximo;
  • Sua personalidade e qualidades inatas de gerenciamento ;
  • As personalidades e atitudes da equipe que você gerencia atualmente.

Depois de levar todos esses fatores em consideração, você está pronto para a ação! 

Os principais modelos de gestão para uma liderança eficaz

1. Modelo de gestão democrático

Modelos de gestão: veja o que é e quais principais tipos! - Foto: MM
Modelos de gestão: veja o que é e quais principais tipos! – Foto: MM

Os líderes democráticos estão ansiosos para envolver sua equipe nas decisões da empresa. Dessa forma, se você escolher esse estilo de gerenciamento, estará mostrando à sua equipe que confia neles e respeita suas opiniões. Além disso, ele também demonstra confiança nas opiniões de seus funcionários e em sua própria habilidade como líder. 

Não há necessidade de disparar comandos ou governar com punho de ferro. Assim, você acredita que os funcionários podem governar a si próprios em grande parte e você é simplesmente um juiz ou árbitro para manter as coisas caminhando na direção certa.

2. Modelo de gestão inspiracional

Modelos de gestão: veja o que é e quais principais tipos! - Foto: SE
Modelos de gestão: veja o que é e quais principais tipos! – Foto: SE

Ser um líder inspirador não é uma tarefa fácil, mas é extremamente eficaz quando realizado. Dessa forma, o tipo de estilo gerencial inspirador exige excelentes habilidades pessoais, um grande coração e um desejo honesto de ajudar seus funcionários a se desenvolverem dentro e fora do local de trabalho.

3. Modelo de gestão autorizado

Modelos de gestão: veja o que é e quais principais tipos! – Foto: MV

Embora haja muito a ser dito a favor de um estilo de liderança democrático, às vezes uma situação exige um “ditador”. Talvez você seja um novo gerente e o local de trabalho pareça um pouco caótico, sem ordem e estrutura. Ou talvez seus funcionários tendam a relaxar e precisam de uma ação disciplinar. 

Portanto, em qualquer um desses casos, você pode precisar adotar um tipo de estilo de gestão mais autoritário. Mas ter um estilo de liderança autoritário não significa que você precise ser rude – lembre-se de que você pode dar ordens com um sorriso e um “por favor”.

4. Modelo de gestão baseado em resultados

Modelos de gestão: veja o que é e quais principais tipos! - Foto: BK
Modelos de gestão: veja o que é e quais principais tipos! – Foto: BK

A palavra mágica para gerentes baseados em resultados é “eficiência”. Assim, você não está preocupado com a “forma como” as coisas são feitas, contanto que sejam bem feitas e da maneira mais rápida possível. 

Além disso, você não sente a necessidade de criar todas as regras e métodos sozinho – se um funcionário apresenta uma maneira superior de fazer as coisas, você fica feliz em fazer alterações na política da empresa. Portanto, a única coisa que importa com esse tipo de estilo de gestão são os resultados.

5. Modelo de gestão Laissez-Faire

Modelos de gestão: veja o que é e quais principais tipos! – Foto: SR

O tipo de estilo de gestão Laissez-Faire exige duas coisas: uma atitude bem descontraída e uma grande dose de confiança em sua equipe. Dessa forma, se você possui essas duas características, pode ser adequado para um estilo de liderança laissez-faire. 

Esse método é eficaz porque os gerentes do laissez-faire não se ocupam com o micro gerenciamento dos funcionários. Ao mesmo tempo, os funcionários valorizam a autonomia que lhes foi concedida e, muitas vezes, mostrarão mais iniciativa do que se estivessem sendo informados exatamente o que fazer e como fazer.

6. Modelo de gestão colaborativa

Modelos de gestão: veja o que é e quais principais tipos! - Foto: XP
Modelos de gestão: veja o que é e quais principais tipos! – Foto: XP

A abordagem colaborativa da liderança é semelhante ao estilo democrático, mas difere de uma maneira significativa. Portanto, com um estilo de gestão colaborativa, você não está simplesmente pedindo que seus funcionários participem de uma votação positiva ou negativa – você está ativamente solicitando feedback dos membros da equipe sobre as políticas da empresa. 

Além disso, você está procurando ter conversas reais e atenciosas sobre como melhorar seu negócio, o que capacita sua equipe e pode até fornecer algumas soluções inovadoras.

7. Modelo de gestão de definição de exemplo

Modelos de gestão: veja o que é e quais principais tipos! – Foto: BS

Esse estilo de gestão é exatamente o que parece: você lidera definindo consistentemente um exemplo impecável do tipo de padrões de trabalho que espera em sua empresa. Assim, a barra é definida por suas ações e apenas por suas ações. 

Em alguns casos, isso pode até transformar a ética e o ambiente de trabalho de sua empresa. Além disso, líderes que dão exemplos definitivamente não têm medo de arregaçar as mangas e sujar as mãos para mostrar à equipe como as coisas devem ser feitas.

8. Modelo de gestão estratégica

Modelos de gestão: veja o que é e quais principais tipos! – Foto: SR

Os gerentes estratégicos não estão interessados ​​nos detalhes minuciosos das tarefas básicas. Em vez disso, eles estão focados no panorama geral e no sucesso de longo prazo dos negócios que gerenciam. 

Portanto, se você tem um estilo de gestão estratégica, fica à vontade para permitir que gerentes assistentes e líderes de turno supervisionem a maioria das responsabilidades diárias. Enquanto a equipe realiza o trabalho mundano, você está planejando campanhas de marketing e se preparando para a expansão.

9. Modelo de gestão afiliativa

Modelos de gestão: veja o que é e quais principais tipos! – Foto: SL

O gerente afiliado é humilde, trabalhador e confiante. Assim, esses tipos de gerentes tornam-se parte da equipe e lideram de frente, em vez de lembrar constantemente aos funcionários que eles são os responsáveis. 

Portanto, se este for o seu estilo de liderança preferido, você está procurando oportunidades de se afiliar à sua equipe e dar uma mãozinha onde for necessário. Além disso, os funcionários vêem você como um aliado e respeitarão o fato de que você está tentando ajudá-los a ter sucesso.

10. Modelo de gestão carismático

Modelos de gestão: veja o que é e quais principais tipos! – Foto: IBC

O estilo de gestão carismático – às vezes chamado de estilo de gestão persuasivo – é construído em torno da personalidade e do charme do gerente. 

Dessa forma, se esse é o seu tipo de estilo de gestão, você está focado em desenvolver relacionamentos pessoais com sua equipe e formar uma equipe em seu local de trabalho. Os funcionários são cooperativos porque respeitam o fato de você estar interessado em conhecê-los individualmente. 

Em última análise, qualquer gerente que se preze usará uma combinação desses tipos de estilos de gestão. Assim, líderes que sabem liderar são flexíveis e rápidos para se adaptar ao seu ambiente. 

11. Modelo de gestão cadeia de valor

Modelos de gestão: veja o que é e quais principais tipos! – Foto: IB

Criado por Michael Porter, um dos papas da gestão empresarial, em 1985, a cadeia de valor parte do princípio que uma empresa só consegue prosperar e vender os seus produtos ou serviços se o consumidor enxergá-los como valor. Portanto, o foco da gestão baseada em cadeia de valor é, em última análise, gerar valor.

Além disso, nesse modelo de gestão, todas as etapas da cadeia são levadas em consideração, desde a concepção dos produtos ou serviços até o pós-venda. Sabendo o valor gerado em cada etapa e também os custos envolvidos nisso, é possível alcançar uma maior eficiência financeira — reduzir os custos e aumentar os ganhos.

12. Modelo de gestão ciclo PDCA

Modelos de gestão: veja o que é e quais principais tipos! – Foto: BDS MAS

O PDCA é uma metodologia que tem como princípio a melhoria contínua. Não por acaso, a sigla significa:

  • Plan = planejar;
  • Do = fazer;
  • Check = verificar;
  • Act ou adjust = agir ou ajustar;

Ou seja, tudo começa com o planejamento, de acordo com o objetivo estratégico da empresa. Depois, esse plano é colocado em prática. Já na terceira fase, é hora de verificar os resultados e fazer o balanço do que funcionou bem e daquilo que pode ser melhorado. Por fim, vêm os ajustes, a partir da análise feita anteriormente.

Perguntas Frequentes

O que são modelos de gestão?

Modelos de gestão são um conjunto estratégias que têm como objetivo contribuir com a captação de resultados.

Por quais motivos os modelos de gestão são importantes?

Aprender o seu modelo principal de gestão – ou saber quais estilos funcionam em quais situações – tem um impacto bem significativo na maneira como você e sua equipe operam.

Portanto, aqui estão quatro motivos pelos quais identificar o seu modelo de gestão pode colocá-lo no caminho para o sucesso:

  • Você não terá que confiar em modismos;
  • Você saberá como se adaptar;
  • Saberá como engajar melhor os seus funcionários;
  • Você conhecerá seus pontos fracos e como melhorar.

Quais os melhores modelos de gestão?

A resposta simples, e talvez um tanto decepcionante, é que não existe método de liderança que seja sempre superior a todos os outros tipos de estilos de gestão. Dessa forma, os melhores modelos de gestão são flexíveis, adaptáveis ​​e apropriados para as circunstâncias dadas. Isso é verdade porque diferentes situações exigem diferentes tipos de liderança. 

Quais os modelos de gestão mais comuns?

  • Democrático;
  • Inspiracional;
  • Baseado em resultados;
  • Colaborativo;

Gostou? O que achou? Deixe seu comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *