A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) aprovou no início de maio um projeto de lei da Câmara ( PLC 177/2017 ) que atualiza a regulamentação da profissão de secretariado. Desse modo, a nova regulamentação inclui o tecnólogo em secretariado — trabalhador diplomado em curso de tecnologia em secretariado — entre os profissionais aptos para o exercício da atividade e algumas outras novidades.
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Portanto, confira abaixo tudo o que você precisa saber sobre a nova regulamentação:
Do que se trata a nova regulamentação da profissão do secretariado?
Em trâmite desde o ano 2017, o Projeto de Lei 177/2017 redefine as atividades atribuídas ao secretariado executivo e técnico em secretariado e define as atribuições do tecnólogo em secretariado. Assim, de acordo com o novo documento, o secretário-executivo deve desenvolver ações em gestão de informações para tomada de decisões, além de planejar, organizar, monitorar e até executar atividades administrativas.
Além disso, as competências do técnico em secretariado foram ampliadas para a classificação, registro e armazenamento de informações e documentos e também a interpretação e sintetização de textos e documentos. Por outro lado, o tecnólogo poderá planejar, organizar, implantar e monitorar atividades administrativas, assistir e assessorar chefias, equipes e executivos.
O que mudou? As diferenças entre a nova regulamentação e a antiga!
Diferente de antes, a nova regulamentação inclui Tecnólogo em Secretariado — trabalhador diplomado em curso de Tecnologia em Secretariado — entre os profissionais aptos para exercer a atividade.
Assim, o Projeto de Lei da Câmara ( PLC 177/2017 ), além de incluir o Tecnólogo em Secretariado como apto para o cargo, também amplia as competências de Secretários Executivos e Técnicos em Secretariado.
Dessa forma, o Secretário Executivo pode:
- Desenvolver e até estruturar as ações em gestão de informações para tomadas de decisões;
- Em atividades administrativas, o profissional poderá planejar, organizar, implantar e monitorar;
- Estabelecer e implantar estratégias de comunicação e gestão de relacionamentos;
- Além disso, tudo o que já era papel deste profissional continua na nova regulamentação.
Por fim, vale lembrar que o curso de Bacharel em Secretariado possui duração entre 3 anos e meio a 4 anos.
Por outro lado, o Técnico em Secretariado pode:
- Atuar em classificação, registrando e armazenando informações e documentos;
- Interpretar e sintetizar textos e documentos;
- Além disso, tudo o que já era papel deste profissional continua na nova regulamentação.
Vale lembrar que o curso técnico em Secretariado possui até 18 meses de duração.
Já o Tecnólogo em Secretariado pode:
- Planejar, organizar, implantar e monitorar as rotinas administrativas da secretaria;
- Assistir e assessorar diretamente a chefias, executivos e equipes.
Por fim, vale lembrar que o curso de Tecnologia em Secretariado tem duração de dois anos.
Projeto de Lei da Câmara preenche lacuna na legislação
Para o senador Paulo Paim, a PLC 177/2017 preenche uma lacuna na legislação. Assim, ele observa que, no caso dos secretários-executivos, o projeto permite o exercício da profissão a todos que tenham concluído cursos específicos. A regra vale o mesmo para quem se forma por escolas estrangeiras, desde que revalidado o diploma, e para quem já vinha exercendo a profissão por pelo menos três anos.
Além disso, Paim também ressaltou a importância de inclusão dos tecnólogos em secretariado:
“Reconhecer essa nova profissão e atualizar os termos de uma legislação que perdura no tempo é uma forma de aplaudir esse trabalho de tantos, elevando em alguns graus os indicadores de cidadania desses grupos, permitindo que eles se organizem para melhorar as suas condições de trabalho e seus rendimentos”
O texto foi apresentado pelo então deputado Marcos Montes ( MG ) como projeto de lei (PL) 6.455/2013. Assim, o projeto original previa a criação de Conselhos Federal e Regionais de Secretário e Técnico de Secretariado-Executivo. Mas o dispositivo sofreu rejeição ainda durante a tramitação na Câmara.
O que faz o profissional em Secretariado?
Nas maioria das empresas, a Secretária ou o Secretário possuem funções de assessor e administrador de secretaria. Assim, eles costumam ser responsáveis pelo:
- Planejamento;
- Organização;
- Coordenação;
- Comando;
- Controle.
Além disso, a Secretária ou Secretário também é o que conecta a empresa a seus colaboradores e clientes. No exercício, há três níveis hierárquicos:
- Júnior ( principiante );
- Sênior ( dois a três anos de experiência);
- Executivo ( nível de diretoria ).
Por fim, dentre as possíveis ocupações, existem:
- Assessoria e consultoria: atende aos executivos na realização de reuniões de negócios e eventos;
- Secretariado: organiza as agendas, arquivamento e é responsável pelo atendimento ao público e telefônico;
- Secretariado executivo: assessora executivos e participa de decisões de rotina, atende clientes e fornecedores, organiza arquivos, redige documentos. Além disso, gerencia processos administrativos, de controle de qualidade, informações, equipes e comunicações internas e externas da sua área.
- Tradução e interpretação: escreve textos em outros idiomas, traduz documentos e faz a tradução simultânea em reuniões e congressos.
Acompanhe a nova regulamentação
Para acompanhar a nova regulamentação da profissão de secretariado basta clicar aqui!
FAQ
Quais as principais mudanças na nova regulamentação da profissão de secretariado?
A nova regulamentação adiciona o Tecnólogo em Secretariado — trabalhador diplomado em curso de Tecnologia em Secretariado — entre os profissionais aptos para exercer a atividade. Além disso, ela também amplia as competências de Secretários Executivos e Técnicos em Secretariado.
O que faz o profissional de secretariado?
Nas grande maioria das empresas, a Secretária ou o Secretário possuem funções de assessor e administrador de secretaria. Assim, eles costumam ser responsáveis pelo:
- Planejamento;
- Organização;
- Coordenação;
- Comando;
- Controle.
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