O que é artigo científico? Veja tudo sobre!

Por | Geral, Secretariado

Muitas pessoas se enganam e pensam que a universidade serve apenas para transmitir conhecimento. Dessa forma, ela também é responsável por contribuir com o avanço da ciência. É por esse motivo que ela precisa incentivar os seus alunos da graduação a pesquisarem, produzirem artigos científicos e até compartilharem as suas descobertas. Hoje, vamos falar sobre do que se trata um artigo científico, qual a sua importância e até como produzir um bom artigo. Confira!

Veja também os tipos de pesquisa científica!

O que é um artigo científico?

O que é artigo científico? Veja tudo sobre! - Foto: RP MAS
O que é artigo científico? Veja tudo sobre! – Foto: RP MAS

De forma resumida, podemos dizer que os artigos científicos são uma produção textual com os principais resultados de uma pesquisa acadêmica. De modo geral, ele são publicados em revistas científicas, que são veículos que exigem um formato mais direto e conciso. Além disso, o conteúdo costuma ser bem mais crítico em relação às ideias que estão sendo trabalhadas nele.

Assim, é necessário que o artigo aborde temas bem relevantes para a comunidade científica. Além disso, você pode ter uma experiência com a redação acadêmica no trabalho de conclusão acadêmica da faculdade, o famoso TCC ou monografia. Mas nesse caso a produção pode ser bem mais extensa.

Para que servem os artigos científicos?

O que é artigo científico? Veja tudo sobre! - Foto: PE MAS
O que é artigo científico? Veja tudo sobre! – Foto: PE MAS

Imagine como seria as coisas se sempre que um pesquisador quisesse adquirir algum conhecimento ele tivesse que comprar (ou pelo menos buscar) os livros. Dessa forma, compartilhar as informações seria bem difícil devido aos custos e até mesmo por causa do tempo necessário para formular uma obra, publicá-la, traduzi-la em outros países e assim por diante.

Portanto, podemos dizer que o papel do artigo científico é facilitar o acesso ao conhecimento. Assim, quando um pesquisador faz uma descoberta e a publica em uma revista especializada, ele dá a outros profissionais a oportunidade de também se beneficiarem desses dados.

Além disso, o artigo promove uma “validação do conhecimento”. Pode ser que os leitores da revista tenham as informações que confirmam a hipótese dele. Mas em outros casos, acontece o contrário: uma outra pesquisa mostra que aquela descoberta não é válida ou que se aplica a um determinado contexto e não a todos.

Como vimos, o fato de uma pesquisa ser publicada cria essa oportunidade de avaliação e discussão de ideias. Assim, é possível que outros estudiosos tentem replicar a experiência. Se eles obtiverem os mesmos resultados, ela será verdadeira. Por outro lado, se isso não acontecer, podem ser descobertas falhas metodológicas e até conceituais que levaram a uma conclusão incorreta.

Por fim, diante de uma descoberta válida, a publicação do artigo dá ao pesquisador o crédito por essa descoberta.  Mesmo que várias pessoas ao redor do mundo estejam tentando validar uma hipótese, o primeiro a divulgar as conclusões por um meio confiável — como as revistas científicas — deixa o seu trabalho e contribuição registrados diante da sociedade.

Quais são os benefícios de produzir artigos científicos?

O que é artigo científico? Veja tudo sobre! - Foto: AG MAS
O que é artigo científico? Veja tudo sobre! – Foto: AG MAS

Boa parte da resposta dessa pergunta já está presente no tópico anterior, mas vale ressaltar algumas outras coisas. Primeiramente, produzir artigos científicos é bem interessante para a carreira de quem está na faculdade. Além de permitir que a pessoa domine um assunto com bem mais profundidade, o que pode melhorar o seu rendimento acadêmico, existe a possibilidade de seu currículo ser visto de outra forma.

Além disso, a pesquisa também pode abrir uma série de portas. Assim, ela pode facilitar seu ingresso em programas de iniciação científica e pós-graduação. Outra possibilidade é chamar a atenção de empresas que buscam a inovação e veem a oportunidade de expandir o seu projeto para desenvolver produtos e serviços diferenciados, potencializando o seu sucesso profissional.

Como produzir um bom artigo científico?

O que é artigo científico? Veja tudo sobre! - Foto: E3 MAS
O que é artigo científico? Veja tudo sobre! – Foto: E3 MAS

Agora que você sabe bem o que é um artigo científico, veja só algumas dicas para produzir um:

Pense em um bom tema
O que é artigo científico? Veja tudo sobre! – Foto: PG MAS

O primeiro passo é pensar em um tema bem específico e relevante. Além disso, você pode contar com a ajuda de um professor da sua área de interesse, que orientará a melhor forma de delimitar o seu problema e definir uma hipótese, de onde você começará a sua pesquisa.

Escolha o tipo de pesquisa
O que é artigo científico? Veja tudo sobre! – Foto: MG MAS

Em alguns casos, o pesquisador “apenas” compila as suas descobertas de outros autores. Portanto, isso significa que ele reúne, em um artigo, os fatos que a comunidade científica já sabe sobre um determinado assunto. Assim, esses artigos recebem o nome de revisões bibliográficas.

No entanto, a compilação não significa cópia. Esse é um trabalho muito detalhado e preciso. Além disso, é necessário realmente pesquisar a maioria dos artigos publicados, comparar os dados que eles apresentam, identificar os que foram invalidados e os que se confirmaram. Também é bem fundamental apontar os pontos de concordância e divergência.

Esse é apenas um tipo de artigo. Também existe a pesquisa de campo. Nesse caso, o estudante vai coletar os dados por meio de entrevistas, formulários, questionários e outros instrumentos. Assim, ele analisará essas informações para identificar padrões e confirmar ou refutar hipóteses que ele formulou ou que constam em artigos bibliográficos, por exemplo.

Reúna uma boa bibliografia
O que é artigo científico? Veja tudo sobre! - Foto: PG MAS
O que é artigo científico? Veja tudo sobre! – Foto: PG MAS

Também com a ajuda de um professor orientador, assim como da sua própria vivência acadêmica, é hora de reunir uma boa bibliografia e começar a revisão de literatura. Além disso, vale lembrar que esse passo é bem fundamental em qualquer pesquisa, pois você precisa conhecer o “estado da arte” do seu objeto de pesquisa, isto é, tudo o que já foi feito sobre ele até ali.

Conheça a revista em que pretende publicar
O que é artigo científico? Veja tudo sobre! – Foto: PG MAS

Informe-se sobre as revistas científicas de sua área. No Brasil, elas geralmente são promovidas por centros de pesquisa de universidades. Além disso, você também pode pedir a ajuda de um orientador para definir qual é o melhor lugar para enviar o seu material levando em consideração a credibilidade do periódico e se eles oferecem oportunidade a novos pesquisadores.

Por fim, confira alguns dos exemplares da revista. Veja se a sua pesquisa realmente está relacionada aos temas que ela costuma tratar, qual é o estilo das publicações, o formato e estrutura que eles costumam utilizar. Dessa forma, se o seu artigo estiver próximo dessa linha, é possível que ele seja aprovado com maior facilidade.

Construa um esqueleto de ideias
O que é artigo científico? Veja tudo sobre! – Foto: PG MAS

Depois de estudar bastante e, se for o caso, realizar os experimentos ou análises de acordo com o método científico da sua área, é hora de colocar a mão na massa e escrever. Portanto, para garantir o encadeamento lógico das ideias, faça antes um esqueleto para estruturar os principais pontos da pesquisa.

Tenha ética durante a escrita
O que é artigo científico? Veja tudo sobre! – Foto: BE MAS

Durante a escrita, nunca deixe de lado a ética acadêmica. Portanto, isso significa não plagiar as ideias nem as conclusões, muito menos colocar as palavras na boca de ninguém. Assim, busque a originalidade em suas reflexões e, sempre que citar o trabalho de outros pesquisadores, não invente nada falso e saiba onde terminam os argumentos de alguém e começa a sua interpretação.

Siga as normas da ABNT
O que é artigo científico? Veja tudo sobre! - Foto: CW MAS
O que é artigo científico? Veja tudo sobre! – Foto: CW MAS

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é responsável por padronizar as produções acadêmicas do país. Por isso, dê uma pesquisada nas normas da ABNT e siga à risca as orientações para a formatação do seu artigo científico.

Revise cuidadosamente
O que é artigo científico? Veja tudo sobre! - Foto: E3 MAS
O que é artigo científico? Veja tudo sobre! – Foto: E3 MAS

Por fim, revise de forma cuidadosa o seu trabalho, tanto no que se refere à norma padrão da Língua Portuguesa — coesão, coerência, ortografia, pontuação etc. — quanto ao conteúdo da pesquisa. Se possível, peça para que um professor da área leia e dê um parecer antes de tentar publicá-lo em revistas científicas.

Não desanime diante das objeções
O que é artigo científico? Veja tudo sobre! – Foto: PG MAS

Antes de publicarem os textos, as revistas submetem esse material à avaliação de acadêmicos. Dessa forma, eles checam as fontes de pesquisa, os resultados obtidos, a argumentação e muitos outros aspectos para ver se a conclusão é bem confiável e pode ser divulgada sem comprometer a reputação do periódico.

Em alguns casos, eles rejeitam o artigo. Nem sempre isso significa que o trabalho não é bom. Simplesmente a comissão pode entender que deve dar prioridade a outros assuntos naquele momento. Nesse caso, procure outra revista e ofereça o seu artigo.

Dificilmente eles publicam um material no primeiro envio. É perfeitamente normal eles devolverem, alegando que estão dispostos a divulgar a pesquisa, desde que o autor faça algumas alterações. Portanto, não desanime! Isso faz parte de todo esse processo. Assim, faça as adequações no prazo estabelecido e reenvie.

FAQ

O que é um artigo científico?

De forma resumida, podemos dizer que os artigos científicos são uma produção textual com os principais resultados de uma pesquisa acadêmica. De modo geral, ele são publicados em revistas científicas, que são veículos que exigem um formato mais direto e conciso. Além disso, o conteúdo costuma ser bem mais crítico em relação às ideias que estão sendo trabalhadas nele.

Quais são os benefícios de produzir artigos científicos?

Primeiramente, produzir artigos científicos é bem interessante para a carreira de quem está na faculdade. Além de permitir que a pessoa domine um assunto com bem mais profundidade, o que pode melhorar o seu rendimento acadêmico, existe a possibilidade de seu currículo ser visto de outra forma.

Além disso, a pesquisa também pode abrir uma série de portas. Assim, ela pode facilitar seu ingresso em programas de iniciação científica e pós-graduação. Outra possibilidade é chamar a atenção de empresas que buscam a inovação e veem a oportunidade de expandir o seu projeto para desenvolver produtos e serviços diferenciados, potencializando o seu sucesso profissional.

Como produzir um bom artigo científico?
  • Pense em um bom tema;
  • Escolha o tipo de pesquisa;
  • Reúna uma boa bibliografia;
  • Conheça a revista em que pretende publicar;
  • Construa um esqueleto de ideias;
  • Tenha ética durante a escrita;
  • Siga as normas da ABNT;
  • Revise cuidadosamente;
  • Não desanime diante das objeções.

Gostou? O que achou? Deixe seu comentário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *