O que é assinatura digital? Veja o vídeo e entenda.

Por | Administrativo, Geral, Gestão

O que é assinatura digital?

Uma assinatura digital é uma assinatura de próprio punho só que do mundo virtual. A mesma permite que qualquer pessoa assine qualquer documento eletrônico que tenha validade legal e não tenha espaço para consulta.

Esse processo simples, permite que indivíduos e empresas eliminem todo o processo manual de envio de arquivos, identificação de assinaturas, coleta de assinaturas e gerenciamento de todo o arquivo físico.

Desta forma, é possível não só reduzir custos, como também otimizar os processos e agilizar consideravelmente toda e qualquer a burocracia de formalização.

Com isso, para criar uma assinatura digital, basta ter conexão à internet, um Certificado Digital ICP-Brasil válido, e acessar uma plataforma de serviços para assinaturas.

Leia também sobre como fazer um ofício!

Como conseguir uma assinatura digital.

O que é um assinatura digital?
O que é um assinatura digital?

Para ter uma assinatura digital, qualquer pessoa ou empresa deve ir até uma entidade autorizada pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (TI) — chamadas de Autoridades Certificadoras (AC) — e requisitar um Certificado Digital.

Esse certificado pode ser armazenado de 2 formas diferentes:

  • Certificado A1: emitido e armazenado no computador ou no celular. Possui validade de apenas 1 ano;
  • Certificado A3: emitido e armazenado em mídias criptográficas (como token ou smart card). Logo, esse possui validade de 1 a 3 anos.

Além dessas formas de armazenamento, há outros tipos de certificados, sendo os mais comuns o e-CPF (para pessoas físicas) e o e-CNPJ (para pessoas jurídicas).

Como fazer uma assinatura digital:

Após adquirir o seu Certificado Digital, chegou a hora de escolher uma plataforma que consolide essas operações e gerencie (em nuvem) todos os documentos digitais assinados.

Um portal de assinaturas como o da Certisign permite que você faça assinaturas, gerencie todo o fluxo de assinaturas, notifique os envolvidos e também permite o armazenamento dos documentos por até 5 anos!

Ficou interessado em como fazer assinatura digital? Dá uma olhada nesse vídeo da Certisign:

Qual a diferença entre uma assinatura eletrônica e uma assinatura digital?

Assinatura eletrônica vs uma assinatura digital.
Assinatura eletrônica vs uma assinatura digital.

A assinatura digital é gerada por meio de certificado digital e tem valor legal garantido pela legislação brasileira. Normalmente usado para documentos de alto risco e longo prazo que exigem alta segurança, como contratos e políticas.

Ainda, ela pode ser aplicada em diversos tipos de documentos como e-mails, certificados, laudos, declarações, petições, prontuários médicos, relatórios, mandatos, notificações, procurações e arquivos eletrônicos transferidos entre empresas (EDI).

Vale ressaltar que as assinaturas eletrônicas não precisam implementar certificados digitais. Porque é gerado a partir de um único clique ou de uma assinatura manuscrita na tela de toque do dispositivo móvel, e tem efeito de evidência com base na evidência coletada no momento da captura.

Você pode selecionar evidências com base no nível de risco da transação, como posicionamento geográfico, biometria, fotografia, áudio e vídeo, isoladamente ou em combinação. Normalmente utilizado para operações de baixo risco e curto prazo, tais como: aceito e recomendado

E quais as vantagens do uso da assinatura digital?

Vantagens do uso da assinatura.
Vantagens do uso da assinatura.

É importante dizer que os benefícios do uso da assinatura digital são incontáveis. Veja alguns deles:

  • A assinatura digital possui a mesma validade jurídica de um documento com firma reconhecida, logo é assegurada pela MP 2.200-2/2001;
  • A utilização do Certificado Digital torna a assinatura digital muito mais segura do que a feita em papel;
  • A coleta de múltiplas assinaturas em um contrato pode ser realizada integralmente em poucos segundos através de uma plataforma.
  • A sua duplicação é aceita como original, não como cópia;
  • Dispensa as chancelas cartorárias;
  • Tanto o arquivamento quanto a recuperação dos dados são muito mais simples;
  • Não há envelhecimento, bem como possibilidade de deterioração (caso dos documentos em papel);
  • Atende plenamente às exigências de proteção do meio ambiente, sinalizando ao mercado a responsabilidade da empresa com essa questão;
  • Pode ser utilizada em contratos, notificações, balanços, laudos, formulários, procurações, exames, e-mails, declarações, certificados, mandados, além de inúmeras outras possibilidades;
  • Redução drástica nos custos com materiais de escritório (como papel e cartuchos para impressoras).

Como fazer a assinatura digital em documentos PDF.

Assinatura Digital em PDF

O processo é simples e pode ser executado em poucos passos, Porém antes de mais nada, você precisa criar uma assinatura digital. Para isso:

1– Use um programa para este processo. O Wondershare PDFelement é uma ótima opção, pois ele oferece um fluxo de processos fácil que permite você deixar de lado toda a dor de cabeça associada a edição de documentos PDF. E é grátis!

2- Feito isso, escolha o documento PDF que você quer assinar e abra-o.

3- Com o arquivo aberto, navegue até o menu “Segurança” e clique em “Assinar Documento”. Uma caixa de diálogo irá aparecer. Após isso, selecione “Quero Criar Agora um Novo ID Digital”.

Siga as instruções para adicionar o nome, o nome da organização, o endereço de e-mail, etc, e definir sua senha. Logo depois, clique em “Finalizar” para salvar o ID no documento.

4- Para colocar sua assinatura no PDF, clique em “Segurança > Colocar Assinatura” e, em seguida, arraste ela para área onde deseja colocá-la. Uma janela irá aparecer, selecione o ID digital e digite a senha do ID.

Em seguida, clique em “Info” para verificar as informações de identidade e também personalizar a apresentação da assinatura se for o caso. Após isso, clique em “Assinar” para colocar a assinatura.

5- Além do Wondershare PDFelement, você também pode optar por outros programas para criar e inserir sua assinatura digital. Entre eles, estão o Adobe Acrobat, o Nitro Pro, o Fox Nitro e o PDFpen.

Existe uma assinatura digital grátis?

Não existe. Ao contrário da assinatura eletrônica, para realizar assinaturas digitais, é necessário comprar um certificado digital para realizar o processo e conferir validade jurídica. No entanto, como dissemos acima, na modalidade de assinatura eletrônica.

E é possível ter minha assinatura digital em e-mails?

Sim. Você pode realizar esse procedimento a partir do uso de soluções específicas. Algumas plataformas fornecem essa assinatura de email, que  protege suas mensagens eletrônicas, garantindo a autenticidade e a integridade do conteúdo por meio da assinatura digital.

Email Seguro Pessoal é uma dessas plataformas e garante a autoria das mensagens, a integridade do conteúdo, o sigilo das mensagens – incluindo os arquivos anexados – e permite o envio de mensagens criptografadas.

Além de tudo, ele é compatível com os principais fornecedores de e e-mail, como Microsoft Outlook, Gmail, Mozilla Thunderbird e Apple Mail e também com todos os webmail e e-mails com suporte ao protocolo S/MIME. Para saber mais, visite o site oficial do produto.

Segurança é a palavra de ordem das assinaturas digitais.

Segurança de assinaturas digitais

Dentre as principais características da assinatura digital, vale destacar a integrabilidade e a autenticidade que ela garante. Logo, isso significa que qualquer alteração no documento eletrônico faz com que a assinatura seja invalidada, garantindo assim o princípio da inalterabilidade.

Além disso, o autor da assinatura digital utiliza sua chave privada para cifrá-lo de modo a garantir a autoria em um documento eletrônico. Esta autenticidade só é obtida porque a chave privada é acessível exclusivamente por seu proprietário.

O Portal de Assinaturas da Certisign permite que você assine qualquer documento, de qualquer formato com total validade jurídica. Além disso é possível organizar e armazenar seus documentos de forma segura e prática por até cinco anos.

Além disso, o portal é perfeito para documentos pessoais ou da sua empresa, uma vez que ele permite o acesso às informações em tempo real de qualquer dispositivo.

Fonte: Certisign

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *