O que é auditoria? Entenda para que serve!

Por | Geral, Gestão, Secretariado

Auditoria se origina do termo latino “Audire”, que significa “ouvir”, – assim como nos tempos antigos os auditores costumavam ouvir oficiais e pessoas de autoridade para confirmar a validade de suas palavras. Ao longo dos anos, o papel da auditoria evoluiu para verificar relatórios escritos: mais especificamente, os registros financeiros de indivíduos e empresas.

Veja também o que é escrituração contábil!

Por definição, a auditoria é uma inspeção oficial e verificação da credibilidade dos relatórios financeiros. Assim, as auditorias podem ser conduzidas pela administração de uma empresa como um processo de controle interno ou pelo governo, caso detectem atividades financeiras suspeitas.

Neste guia, explicaremos o que é auditoria, por que ela é tão importante, os seus diferentes tipos e tudo o mais que você precisa saber sobre auditoria para a contabilidade de sua empresa. Confira:

O que é a auditoria?

O que é auditoria? Entenda para o que serve! - Foto: PC MAS
O que é? Veja para o que serve! – Foto: PC MAS

Auditoria é um exame oficial e verificação dos registros financeiros de uma empresa. Dessa forma, o seu principal objetivo é garantir que as demonstrações financeiras de uma empresa sejam precisas e estejam de acordo com as diretrizes regulatórias. Além disso, ela também oferece aos investidores, credores e outras partes interessadas uma garantia bem razoável de que podem confiar na empresa e em sua integridade.

Agora, é bem importante observar que a auditoria não fornece uma garantia completa de que todos os dígitos registrados nos relatórios financeiros de uma empresa são precisos. Assim, os auditores trabalham dentro de uma margem de erro razoável e específica conhecida como materialidade. O volume de materialidade depende do tamanho da empresa e de suas receitas e despesas reportadas.

Para pequenas empresas, um erro contábil de alguns milhares de reais pode ser bem significativo, mas para uma grande empresa como a Apple ou a Amazon, esse erro material pode ser considerado um erro convencional e não um motivo de preocupação.

Qual a importância de uma auditoria?

O que é auditoria? Entenda para o que serve! - Foto: IN MAS
O que é auditoria? Veja para o que serve! – Foto: IN MAS

Credibilidade e confiabilidade

O que é auditoria? Entenda para o que serve! - Foto: BT MAS
O que é auditoria? Veja para o que serve! – Foto: BT MAS

Com um sistema de auditoria interna, a sua empresa pode criar relatórios financeiros mais precisos e confiáveis ​​por meio dos quais você pode obter insights sobre quais segmentos ou linhas de produtos estão tendo um melhor desempenho e como alocar os recursos de maneira adequada. Além disso, auditorias regulares farão com que os seus acionistas confiem que suas contas são verdadeiras e justas e que é seguro investir em seus negócios.

Prevenção de Fraude

O que é auditoria? Veja para o que serve! – Foto: PA MAS

Se o governo auditar as suas demonstrações financeiras e descobrir que a sua empresa tem manipulado sua saúde financeira ou ocultado receitas e perdas, você terá de lidar com taxas severas e punições legais. Além disso, a sua empresa também adquirirá má reputação e você perderá a confiabilidade aos olhos de seus clientes e acionistas.

Dessa forma, auditorias internas recorrentes por um auditor profissional ou contador da empresa desempenham um papel bem importante na detecção desses casos de fraude antes que se tornem substanciais e até problemáticos. Por fim, ter um sistema de auditoria rigoroso estabelecido por si só evita e assusta os funcionários ou os fornecedores de tentar um esquema para fraudar os seus negócios em primeiro lugar.

Otimiza o controle

O que é auditoria? Entenda para o que serve! - Foto: PC MAS
O que é auditoria? Veja para o que serve! – Foto: PC MAS

Já em um segundo momento, destacamos uma das ações mais importantes da auditoria, que é fiscalizar a eficiência dos controles internos. Nesse sentido, os auditores contribuem de maneira bem consultiva na correção de estratégias ineficientes ou moralmente duvidosas na condução contábil da sua empresa.

Estimula as boas práticas

O que é auditoria? Entenda para o que serve! - Foto: PA MAS
O que é auditoria? Veja para o que serve! – Foto: PC MAS

Com a manutenção constante de um ambiente de transparência, os colaboradores são incentivados a tomarem as as melhores atitudes éticas e administrativas, qualificando a governança da empresa, reduzindo os equívocos, evitando desperdícios e até coibindo as transgressões. Como já foi dito, a auditoria é uma ferramenta mais do que fundamental para as empresas em busca da conformidade fiscal.

Quem precisa fazer uma?

O que é auditoria? Veja para o que serve! - Foto: BC MAS
O que é auditoria? Veja para o que serve! – Foto: BC MAS

A auditoria não é só uma atividade desenvolvida para os interesses próprios das organizações. Dessa forma, as empresas de grande porte são obrigadas a contratar auditorias externas e independentes de forma periódica.

De acordo com a Lei nº 11.638, de 28 de dezembro de 2007, que trata sobre as elaboração e divulgação de demonstrações financeiras:

Art. 3º. Aplicam-se às sociedades de grande porte, ainda que não constituídas sob a forma de sociedades por ações, as disposições da Lei nº 6.404, de 15 de dezembro de 1976, sobre escrituração e elaboração de demonstrações financeiras e a obrigatoriedade de auditoria independente por auditor registrado na Comissão de Valores Mobiliários.”

É bem importante observar que, para essa lei, é considerada empresa de grande porte a organização que tiver, “no exercício social anterior, ativo total superior a R$ 240 milhões ou receita bruta anual superior a R$ 300 milhões.”

Mas ainda há casos específicos:

  • instituições financeiras, onde se enquadram bancos e fundos de investimentos que devem submeter-se a auditoria a cada seis meses;
  • empresas de capital aberto, que devem ser auditadas todos os anos.

Além disso, vale lembrar que empresas que não se encaixam nesses casos também podem contratar uma auditoria externa. Assim, você pode até pensar que isso é um desperdício de verba, uma vez que a equipe interna é capaz de validar todos os dados. Mas se coloque por um momento no papel de um investidor. Você confiaria mais em dados financeiros autodeclarados ou nos relatórios emitidos por uma auditoria externa?

Pois é, ao colocar os próprios dados à prova, a empresa ganha muita credibilidade! Por fim, esse bônus não serve apenas para investidores. Bancos e fornecedores também tendem a conferir maior confiabilidade a essas empresas.

Quais os principais tipos?

O que é? Veja para o que serve! – Foto: SR MAS

Dependendo de quem realiza as auditorias, elas podem ser divididas em 2 categorias principais: auditorias internas e externas:

1. Auditorias Internas

O que é auditoria? Veja para o que serve! - Foto: GQ MAS
O que é auditoria? Veja para o que serve! – Foto: GQ MAS

Uma auditoria interna é uma auditoria feita por um auditor ou contador qualificado que faz parte da sua empresa. Essa auditoria ajuda a garantir que a sua empresa esteja em conformidade com as leis e regulamentações e registre com precisão as informações financeiras. Além disso, a execução regular dessas auditorias internas também garante a gestão de riscos e protege você contra possíveis problemas, como fraude, desperdício ou até abuso financeiro.

Dessa forma, você pode realizar essas auditorias em uma base semanal, mensal ou anual, dependendo das circunstâncias e da agenda que melhor se adapte às suas demandas de negócios.

Por fim, vale lembrar que você deve identificar qual o departamento que deseja auditar 1º durante essas auditorias internas. Em seguida, o auditor escolhido coletará o máximo de informações sobre o processo de controle interno desse departamento e conduzirá os testes de campo. Assim que a avaliação chegar ao fim, o auditor preparará um relatório oficial do auditor, fará o acompanhamento com a administração sobre quaisquer problemas encontrados e sugerirá as possíveis soluções.

2. Auditorias Externas

O que é? Veja para o que serve! – Foto: CR MAS

Uma auditoria externa é uma auditoria de suas demonstrações financeiras feita por um profissional terceirizado independente. Esses tipos de auditoria podem ser bem úteis, pois são mais imparciais e mais confiáveis ​​do que as auditorias internas.

Por fim, vale lembrar que os auditores externos podem ser bem francos e honestos sobre os problemas encontrados durante a auditoria, sem afetar as relações de trabalho diárias dentro de uma empresa. As principais responsabilidades de um auditor externo incluem planejar e implementar os procedimentos de auditoria, examinar as contas e as demonstrações financeiras, analisar os riscos de negócios, preparar um relatório de auditoria e discutir a conclusão final com o departamento de gestão de seu cliente.

5 dicas bem importantes de auditoria

O que é? Veja para o que serve! – Foto: AR MAS
  1. Ao conduzir uma auditoria interna, certifique-se de ter uma meta bem clara sobre o que deseja alcançar. Assim, pergunte a si mesmo por que está conduzindo a auditoria e que ações tomará de acordo com o resultado;
O que é? Veja para o que serve! – Foto: OE MAS

2. A auditoria interna envolve a revisão de uma enorme pilha de informações. Assim, para evitar perda de tempo, priorize os processos que requerem uma auditoria imediata, com base no objetivo da auditoria;

O que é? Veja para o que serve! – Foto: PA MAS

3. Certifique-se de reivindicar as deduções comerciais válidas. Guarde todos os seus recibos de despesas e não misture as suas despesas com franquias comerciais;

O que é? Veja para o que serve! – Foto: EN MAS

4. Conheça o seu ciclo contábil. Dessa forma, o ciclo contábil é o processo de várias etapas que analisa e registra os seus dados financeiros e os traduz em demonstrações financeiras. Ao segui-lo de forma adequada, você mantém lançamentos diários precisos e atualizados de suas transações, cumprindo os regulamentos federais e evitando auditorias do governo;

O que é? Veja para o que serve! – Foto: UP MAS

5. Por fim, use as ferramentas certas. Uma ótima maneira de fazer isso é simplificar os seus processos com um software de contabilidade baseado em nuvem, como o Deskera. Com o Deskera, você pode automatizar a maioria das tarefas de contabilidade, como registrar as transações, calcular os pagamentos ou até gerar demonstrações financeiras.  Assim, diga adeus à maioria dos seus erros contábeis típicos, elimine a fraude e não tema nada caso seja auditado pelo governo.

O que é? Veja para o que serve! – Foto: FC MAS

FAQ

O que é? Veja para o que serve! – Foto: PC MAS

O que é auditoria?

Auditoria é um exame oficial e verificação dos registros financeiros de uma empresa. Dessa forma, o seu principal objetivo é garantir que as demonstrações financeiras de uma empresa sejam precisas e estejam de acordo com as diretrizes regulatórias. Além disso, ela também oferece aos investidores, credores e outras partes interessadas uma garantia bem razoável de que podem confiar na empresa e em sua integridade.

Quem precisa fazer uma auditoria no Brasil?

A auditoria não é só uma atividade desenvolvida para os interesses próprios das organizações. Dessa forma, as empresas de grande porte são obrigadas a contratar auditorias externas e independentes de forma periódica.

Gostou? O que achou? Deixe seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *