O que é consultoria? Veja como ela pode ser útil para a sua empresa!

Por | Geral, Secretariado

As consultorias de negócios fornecem orientação de gestão para ajudar as organizações a melhorar o seu desempenho e eficiência. Assim, a consultoria analisa os negócios e cria soluções, ao mesmo tempo que ajuda as empresas a atingir os seus objetivos. Os proprietários de empresas devem considerar a contratação de consultores de negócios quando precisarem de ajuda ou perspectiva sobre o caminho escolhido ou até um catalisador para mudanças em suas empresas.

Veja também o que é comércio exterior!

O que é consultoria?

O que é consultoria? Veja como ela pode ser útil para a sua empresa! - Foto: CF MAS
O que é consultoria? Veja como ela pode ser útil para a sua empresa! – Foto: CF MAS

Consultoria é um termo bem amplo que pode ter vários significados, dependendo do setor ao qual se refere. Por exemplo, você pode trabalhar como consultor de marketing ajudando as empresas a criar e otimizar suas campanhas de marketing ou como consultor de software, projetando sistemas de software para uma organização. No entanto, embora o termo tenha muitas aplicações, geralmente é usado para se referir à consultoria de gestão ou estratégia, a prática de ajudar as empresas a aumentar sua eficiência e lucros, abordando os principais desafios operacionais ou estratégicos que enfrentam.

O que é um consultor?

O que é consultoria? Veja como ela pode ser útil para a sua empresa! - Foto: SBC MAS
O que é consultoria? Veja como ela pode ser útil para a sua empresa! – Foto: SBC MAS

Os consultores fornecem orientação especializada e habilidades em um determinado campo ou setor. Por causa disso, as organizações costumam contratá-los para ajudar ou até aconselhar sobre projetos ou problemas específicos.

Dessa forma, eles são semelhantes aos “freelancers” e “empreiteiros”, porque seu trabalho com as organizações tende a ser de curto prazo e flexível.

A diferença entre os consultores e esses dois outros grupos de profissionais é o seu nível de especialização. Freelancers geralmente são contratados para realizar uma tarefa específica, como criar um folheto. Os consultores, por outro lado, tendem a ser contratados mais por seu conhecimento especializado em uma área escolhida. E, como tal, seu tempo costuma ser muito caro.

O que os consultores fazem?

O que é consultoria? Veja como ela pode ser útil para a sua empresa! – Foto: BS MAS

As funções de consultoria podem variar muito, dependendo do tipo de empresa de consultoria para a qual você trabalha e das empresas com as quais trabalha. Por exemplo, se você trabalha para uma das grandes empresas de consultoria de gestão, você estará seguindo um plano de carreira bem estruturado, começando como um consultor júnior e passando para uma função de consultor sênior dentro de dois a três anos. 

Além disso, trabalhar em uma das maiores empresas de consultoria também significa que você tem mais probabilidade de ser um generalista nos primeiros anos, já que normalmente só se especializa em um determinado setor vertical, setor ou tipo de trabalho depois de trabalhar em consultoria por vários anos. 

Por outro lado, em consultorias menores você geralmente se concentrará em um setor específico desde o início (como saúde ou tecnologia) e trabalhará de forma exclusiva nessa indústria.

Tipos de Consultores

O que é consultoria? Veja como ela pode ser útil para a sua empresa! - Foto: GA MAS
O que é consultoria? Veja como ela pode ser útil para a sua empresa! – Foto: GA MAS

Um consultor pode se especializar em qualquer campo em que os clientes precisem de conhecimentos profundos, como:

  • Mudar a gestão;
  • Finanças e contabilidade;
  • Recursos Humanos;
  • Tecnologia da Informação;
  • Desenvolvimento de liderança;
  • Design organizacional;
  • Mídia social;
  • Estratégia.

Além disso, os consultores também podem se concentrar em uma situação particular. Por exemplo, eles podem ajudar sua organização a superar uma crise de relações públicas, auxiliar em uma fusão ou aquisição ou até mesmo administrar a empresa enquanto o conselho procura um novo CEO.

Os prós e contras de trabalhar com consultores

O que é consultoria? Veja como ela pode ser útil para a sua empresa! – Foto: SA MAS

Além de sua especialização e experiência em um determinado assunto, os consultores podem oferecer algumas vantagens em relação ao pessoal permanente.

Primeiro, eles podem trazer objetividade para uma organização. Seu novo pensamento pode ajudar a reiniciar projetos que perderam o ímpeto ou que ficaram atolados em lutas internas.

Em 2º lugar, os consultores podem se concentrar em um projeto ou problema. Isso ocorre porque eles não estão sobrecarregados com outras responsabilidades, como os gerentes internos. Isso pode trazer clareza a um projeto, especialmente quando o prazo está se aproximando.

Terceiro, um consultor trabalhará com você por um curto período de tempo e com o objetivo de fornecer um resultado específico. Se você não está obtendo os resultados de que precisa, geralmente é mais fácil rescindir o contrato com um consultor do que com um funcionário permanente.

O que é consultoria? Veja como ela pode ser útil para a sua empresa! – Foto: BA MAS

No entanto, trabalhar com consultores também apresenta algumas desvantagens. Frequentemente, têm mentalidade independente e gostam de trabalhar à sua maneira. Se o projeto não estiver bem definido ou se você não estabelecer os resultados e um cronograma de forma antecipada, poderá não obter os resultados que procura porque o consultor não tem clareza sobre a sua agenda.

Consultores também são caros. Isso significa que você deve gerenciar o escopo de seu trabalho com cuidado, caso contrário, você pode rapidamente esgotar e até mesmo exceder seu orçamento.

Eles também podem afetar o moral da equipe permanente, pois os membros da equipe podem facilmente se ressentir de um “estranho” vindo para consertar um problema que eles não podiam. Além disso, devido ao seu nível de especialização, os consultores podem não ver a necessidade de estabelecer um bom relacionamento com seus colegas de trabalho, especialmente se o contrato for curto. Isso pode diminuir ainda mais a moral.

Oito etapas para o sucesso da consultoria

O que é consultoria? Veja como ela pode ser útil para a sua empresa! – Foto: MA MAS

Muita empresas podem ter problemas ao realizar uma consultoria. No entanto, você pode evitar problemas em potencial realizando as oito etapas a seguir:

Construa um relacionamento equilibrado

O que é consultoria? Veja como ela pode ser útil para a sua empresa! - Foto: AC MAS
O que é consultoria? Veja como ela pode ser útil para a sua empresa! – Foto: AC MAS

Os consultores precisam de uma abordagem de gerenciamento diferente daquela usada com freelance, contratado ou membros permanentes da equipe. É importante encontrar o equilíbrio certo: como recursos caros, os consultores precisam ser orientados com cuidado, mas, se você tentar exercer muito controle, poderá prejudicar o seu relacionamento com eles e afetar a sua produtividade.

Esclareça a função

O que é consultoria? Veja como ela pode ser útil para a sua empresa! – Foto: SF MAS

Certifique-se de que todos os envolvidos no projeto ou tarefa tenham clareza sobre o motivo da contratação do consultor, incluindo a própria consultora. E dê a ela cópias das declarações de missão e visão da empresa, junto com outros documentos importantes, para ajudá-la a ver o quadro geral. Além disso, ela também precisa saber sobre questões subjacentes que podem não ser discutidas abertamente. Por exemplo, a política do escritório poderia afetar seu projeto? E quem são os principais interessados?

Defina a direção

O que é consultoria? Veja como ela pode ser útil para a sua empresa! - Foto: ADM MAS
O que é consultoria? Veja como ela pode ser útil para a sua empresa! – Foto: ADM MAS

Os consultores precisam de metas mensuráveis, então trabalhe com eles para definir metas “SMART”. Eles não apenas esclarecem o que você espera, mas também permitem medir o progresso e o desempenho deles.

Pratique o controle de escopo

O que é consultoria? Veja como ela pode ser útil para a sua empresa! - Foto: BC MAS
O que é consultoria? Veja como ela pode ser útil para a sua empresa! – Foto: BC MAS

Os projetos podem crescer com o passar do tempo e as necessidades aumentam. Você também pode ter de contatar consultores que buscam ativamente expandir suas funções para obter trabalho adicional. É por isso que é importante praticar o controle de escopo. Certifique-se de definir a visão e as metas do projeto, definir um orçamento e estabelecer prioridades claras.

Coloque-os em “funcionamento” rapidamente

O que é consultoria? Veja como ela pode ser útil para a sua empresa! – Foto: CC MAS

Pense em como é opressor quando você começa um novo emprego. Os consultores passam por essa experiência toda vez que iniciam um novo projeto, portanto, eles devem ser bons em “se atualizar”. No entanto, embora eles não precisem de tanta integração quanto os novos funcionários, você precisa ajudá-los a se familiarizarem com a organização, com a equipe com a qual trabalharão e com o projeto em que trabalharão.

Confiança na equipe

O que é consultoria? Veja como ela pode ser útil para a sua empresa! – Foto: DNA MAS

Pode ser um desafio integrar consultores em uma equipe existente, especialmente se eles forem contratados para resolver um problema que os membros da equipe não podem resolver sozinhos. A tensão pode aumentar à medida que as pessoas se preocupam em perder seus empregos ou reputação. É por isso que é importante comunicar que a necessidade de um consultor não reflete uma falha da parte de ninguém. Seja honesto sobre o que o consultor pode ou não realizar sem a ajuda dos membros da equipe e concentre-se em como sua equipe pode aprender com este projeto.

Dar uma resposta

O que é consultoria? Veja como ela pode ser útil para a sua empresa! – Foto: WSC MAS

Consultores precisam de feedback no desempenho deles, para que saibam o que estão fazendo bem e onde precisam melhorar, assim como os demais membros de sua equipe.

Esteja vigilante

O que é consultoria? Veja como ela pode ser útil para a sua empresa! – Foto: IC MAS

A indústria de consultoria envolve a obtenção de contratos e a entrega de projetos. Mas, ao mesmo tempo, uma vez que um contrato é ganho, você precisa garantir que a empresa de consultoria não esteja aproveitando o fato de que você agora está “assinado e selado”, se ainda não for totalmente cumprido com as promessas feitas para você. Isso, é claro, retorna ao desempenho eficaz e gerenciamento de entrega.

Mas também se trata de estar alerta para o risco de que os níveis de serviço possam cair à medida que outras pressões de tempo ou outros, talvez mais lucrativos, clientes e contratos entrem em jogo. Muitas consultorias fecham negócios com uma equipe altamente experiente, mas então rapidamente substituem essas pessoas por juniores mais baratos e menos experientes. Certifique-se de que haja um consultor nomeado específico que será responsável pela entrega de seu projeto e que essa pessoa não seja chamada para lidar com outras questões.

FAQ

O que é consultoria?

Consultoria é um termo bem amplo que pode ter vários significados, dependendo do setor ao qual se refere. Por exemplo, você pode trabalhar como consultor de marketing ajudando as empresas a criar e otimizar suas campanhas de marketing ou como consultor de software, projetando sistemas de software para uma organização. No entanto, embora o termo tenha muitas aplicações, geralmente é usado para se referir à consultoria de gestão ou estratégia, a prática de ajudar as empresas a aumentar sua eficiência e lucros, abordando os principais desafios operacionais ou estratégicos que enfrentam.

O que é um consultor?

Os consultores fornecem orientação especializada e habilidades em um determinado campo ou setor. Por causa disso, as organizações costumam contratá-los para ajudar ou até aconselhar sobre projetos ou problemas específicos.

Gostou? O que achou? Deixe seu comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *