O que é cultura organizacional? Entenda a sua importância!

Por | Geral

Empresas com uma forte cultura de trabalho atraem candidatos que buscam uma posição permanente e uma oportunidade de crescimento. Assim, a cultura organizacional promove um ambiente de trabalho bem positivo e estruturado que ajuda as empresas a alcançarem o sucesso. Portanto, neste artigo, vamos discutir o que é a cultura organizacional, por que ela é importante e como melhorar a cultura no local de trabalho. Confira:

Veja também o que é gestão empresarial!

O que é cultura organizacional?

O que é cultura organizacional? Entenda a sua importância! - Foto: CS
O que é a cultura organizacional? Veja qual é a sua importância! – Foto: CS BR

A cultura organizacional é o conjunto de valores, expectativas e práticas que orientam e informam as ações de todos os membros de uma equipe. Portanto, pense nisso como o conjunto de características que tornam a sua empresa o que ela é. Uma grande cultura exemplifica traços positivos que levam à melhoria do desempenho, enquanto uma cultura empresarial disfuncional traz qualidades que podem prejudicar até mesmo as organizações mais bem-sucedidas.

Não confunda a cultura com objetivos organizacionais ou uma declaração de missão, embora ambos possam ajudar a defini-la. Dessa forma, a cultura é criada por meio de comportamentos consistentes e autênticos, não de comunicados à imprensa ou documentos de política. Além disso, você pode observar a cultura da empresa em ação ao ver como um CEO responde a uma crise, como uma equipe se adapta às novas demandas do cliente ou até como um gerente corrige um funcionário que comete um erro.

Razões pelas quais a cultura organizacional é importante

O que é cultura organizacional? Entenda a sua importância! - Foto: TM
O que é a cultura organizacional? Veja qual é a sua importância! – Foto: TM BR

Maior envolvimento dos funcionários

O que é cultura organizacional? Entenda a sua importância! - Foto: ET
O que é a cultura organizacional? Veja qual é a sua importância! – Foto: ET BR

Um ambiente de trabalho que possui cultura organizacional é orientado por objetivos e expectativas bem claras. Dessa forma, isso motiva e inspira os funcionários a se envolverem mais em suas tarefas de trabalho e até na interação com os outros. Além disso, também leva a altos níveis de engajamento da força de trabalho, o que aumenta a produtividade. Assim, ter uma forte conexão com uma organização e seu pessoal cria uma atmosfera de positividade bem difícil de ignorar.

Volume de negócios diminuído

O que é cultura organizacional? Entenda a sua importância! - Foto: IBE FGV
O que é a cultura organizacional? Veja qual é a sua importância! – Foto: IBE FGV

Pessoas que se sentem valorizadas e respeitadas em uma empresa têm menos probabilidade de deixá-la. Portanto, é por isso que é essencial que as marcas promovam uma cultura organizacional vencedora que apoie os seus valores essenciais e declaração de missão. Além disso, funcionários felizes significam menos rotatividade, o que economiza tempo e dinheiro para as empresas no processo de contratação. Por fim, vale lembrar que as empresas que alcançam uma cultura forte devem tomar medidas para mantê-la e aprimorá-la.

Produtividade elevada

O que é cultura organizacional? Veja qual é a sua importância! - Foto: URFJ
O que é a cultura organizacional? Veja qual é a sua importância! – Foto: URFJ

Quando os funcionários têm os recursos e ferramentas de que precisam para ter sucesso, isso ajuda a aumentar a produtividade e até os níveis de desempenho em geral. Dessa forma, a cultura organizacional impacta a estrutura de um local de trabalho de maneiras que reúnem pessoas com as mesmas habilidades. Assim, aqueles que compartilham experiências e habilidades bem semelhantes podem trabalhar juntos de forma mais rápida ao lidar com projetos da empresa.

Identidade de marca forte

O que é cultura organizacional? Veja qual é a sua importância! - Foto: ICE
O que é a cultura organizacional? Veja qual é a sua importância! – Foto: ICE BR

A cultura organizacional de uma empresa representa a sua imagem pública e reputação. Assim, as pessoas fazem suposições sobre os negócios com base em suas interações dentro e fora da empresa. Dessa forma, se faltar cultura organizacional ou tiver uma imagem fraca, os clientes podem hesitar em fazer negócios com qualquer pessoa que esteja associada à marca. Além disso, vale lembrar que as empresas com uma forte identidade de marca tendem a atrair bem mais empresas e candidatos a empregos com valores semelhantes e que apoiem a ​​sua missão.

Poder transformacional

O que é cultura organizacional? Veja qual é a sua importância! - Foto: EB
O que é a cultura organizacional? Veja qual é a sua importância! – Foto: EB BR

Nem todas as empresas têm o poder de transformar os funcionários comuns em defensores totais da marca, mas aquelas com uma forte cultura organizacional têm. Dessa forma, as empresas que reconhecem os esforços de seus funcionários e celebram o sucesso da equipe têm uma maior probabilidade de notar uma mudança nos funcionários à medida que experimentam uma sensação de realização.

Melhores desempenhos

O que é cultura organizacional? Veja qual é a sua importância! - Foto: JC
O que é a cultura organizacional? Veja qual é a sua importância! – Foto: JC BR

As empresas que promovem a comunidade no local de trabalho têm uma maior probabilidade de reter os seus melhores funcionários. Dessa forma, pessoas que são ótimas em seus empregos e sabem o valor de suas habilidades costumam deixam ambientes de trabalho negativos onde se sentem prejudicadas e desvalorizadas. Assim, a cultura organizacional constrói uma cultura de alto desempenho que fortalece o trabalho das pessoas dentro da empresa. Isso resulta em uma experiência geral bem positiva para os funcionários.

Integração eficaz

O que é cultura organizacional? Veja qual é a sua importância! - Foto: UP IS
O que é a cultura organizacional? Veja qual é a sua importância! – Foto: UP IS

Cada vez mais, as empresas com cultura organizacional contam com práticas eficazes de integração para treinar os seus novos contratados. Dessa forma, as práticas de integração que incluem programas de orientação, treinamento e gerenciamento de desempenho ajudam os novos funcionários a acessar os recursos certos e ter uma melhor transição para as suas funções. Portanto, isso promove a longevidade e a lealdade dos funcionários. Além disso, também reduz a quantidade de frustração que alguns deles experimentam quando não têm as informações necessárias para fazer bem o seu trabalho. Por fim, vale lembrar que o Onboarding é uma ótima maneira de as empresas garantirem que os seus novos contratados entendam os valores essenciais de seus negócios.

Ambiente de equipe saudável

O que é a cultura organizacional? Veja qual é a sua importância! – Foto: CC BR

A cultura organizacional ajuda a melhorar os fluxos de trabalho e orienta o processo de tomada de decisão. Além disso, também ajuda as equipes a superar as barreiras da ambiguidade. Dessa forma, os membros da equipe que estão mais bem informados e com o conhecimento sobre determinados processos estão bem mais motivados para concluir os projetos. Além disso, ter uma cultura clara que une os funcionários e promove as estruturas de trabalho organizadas ajuda as pessoas a trabalharem juntas com um propósito.

Como melhorar a cultura organizacional?

O que é a cultura organizacional? Veja qual é a sua importância! – Foto: BG SP

Se você está em uma posição de liderança no trabalho, siga estas etapas para garantir que a sua equipe tenha sucesso no local de trabalho:

1. Comunique-se bem

O que é a cultura organizacional? Veja qual é a sua importância! – Foto: JRM

Saber se comunicar bem é a melhor forma de aprimorar a cultura organizacional. Dessa forma, a falta de comunicação é o principal motivo pelo qual as pessoas ficam insatisfeitas com os seus empregos e começam a procurar outras oportunidades. Portanto, ajude a sua equipe a ter uma experiência melhor, fazendo a sua parte para se comunicar bem. Ao enviar e-mails e contribuir para as reuniões, tente compartilhar as suas ideias da forma mais clara possível. Às vezes, é útil fornecer às pessoas as informações mais básicas de um problema ou dar exemplos específicos. Além disso, quando as pessoas parecerem confusas, procure maneiras de simplificar a sua mensagem. Por fim, incentive as pessoas a fazerem perguntas.

2. Ouça as preocupações e ideias

O que é a cultura organizacional? Veja qual é a sua importância! – Foto: GD BR

Se você está em uma posição de liderança, forneça a seus funcionários uma plataforma pública (ou até anônima) que torne mais fácil para eles compartilharem as suas opiniões. Incentive as reuniões individuais com os membros da equipe para permitir que eles falem de forma aberta, mas em particular, sobre as questões mais delicadas. Portanto, permitir que os funcionários saibam que podem vir até você quando tiverem dúvidas os ajuda a se sentirem mais valorizados.

3. Incentive o feedback

O que é a cultura organizacional? Veja qual é a sua importância! – Foto: BI CO

Se você perceber que um determinado aspecto da empresa precisa ser melhorado, reserve um tempo para fornecer feedback sobre o problema e até incentivar outras pessoas a fazer o mesmo. Algumas empresas têm políticas em vigor que ditam o processo de feedback, enquanto outras são bem mais relaxadas. Além disso, ao deixar comentários, mantenha a sua comunicação profissional e honesta. Por fim, sempre forneça detalhes e ofereça as possíveis soluções para quaisquer problemas que a empresa esteja enfrentando.

4. Seja consistente

O que é a cultura organizacional? Veja qual é a sua importância! – Foto: IBC BR

Ser consistente em seus esforços de liderança ajuda as pessoas a terem uma sensação de estabilidade. Assim que a estrutura organizacional da empresa estiver estabelecida, faça o possível para manter os processos e os procedimentos. Por fim, trate a todos da mesma maneira profissional e evite dar um tratamento preferencial.

5. Viva de acordo com os valores da sua empresa

O que é a cultura organizacional? Veja qual é a sua importância! – Foto: BC 24 Horas

Os valores de sua empresa são a base de sua cultura. Embora a elaboração de uma declaração de missão seja um ótimo começo, viver de acordo com os valores da empresa significa integrá-los em todos os aspectos do seu negócio. Isso inclui termos de suporte, políticas de RH, programas de benefícios e até iniciativas externas, como  voluntariado. Os seus funcionários, parceiros e clientes reconhecerão e apreciarão o fato de sua organização colocar os seus valores em prática todos os dias. Além disso, você também pode reconhecer os funcionários por ações que exemplifiquem os seus valores para mostrar que eles são mais do que apenas palavras. Dessa forma, você irá incentivar os funcionários a construir uma cultura baseada em valores que você deseja ver.

6. Mantenha a cultura em mente desde o primeiro dia

O que é a cultura organizacional? Veja qual é a sua importância! – Foto: JC CO UOL

Quando a perspectiva de um funcionário não corresponde à cultura de sua empresa, a discórdia interna será o resultado. Dessa forma, as organizações devem contratar pela cultura e reforçá-la durante o processo de integração e depois dele. Práticas e procedimentos devem ser ensinados e valores devem ser compartilhados.

Ao contratar, faça perguntas com foco na adequação cultural, como o que é importante para o entrevistado e por que ele se sente atraído em trabalhar na sua empresa. Mas essas perguntas não devem ser o único fator determinante na avaliação de um candidato, já que as melhores organizações mantêm a mente aberta para diversas perspectivas que podem ajudar a manter sua cultura bem atualizada.

Além disso, você também deve priorizar a construção de relacionamentos sociais durante o processo de integração, para que os funcionários tenham o “insight” necessário para compreender a cultura e os valores de sua empresa. Essas relações vão perdurar por todo o tempo do colaborador na empresa, para que os valores culturais se reforcem de forma mútua e de forma contínua.

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