O mundo mudou muito no último ano e, para os empresários, algumas dessas mudanças foram desafiadoras. No entanto, devido a esses desafios, os empresários têm mais ferramentas à sua disposição do que nunca. Dessa forma, podemos dizer que em nenhum outro momento foi mais conveniente mover empresas de locais físicos para plataformas online. Além disso, nunca houve tantos benefícios em torno dessa mudança. Portanto, pensando nisso, hoje vamos falar sobre o que é o Empreendedorismo digital.
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Graças ao empreendedorismo digital, os proprietários de empresas podem tomar as medidas necessárias para administrar um negócio online de sucesso, economizar dinheiro, manter a equipe na “mesma página” e atrair mais clientes.
Além desses benefícios, o empreendedorismo digital permite que as empresas utilizem uma ampla gama de ferramentas online para cuidar das funções de negócios e, ao mesmo tempo, as empresas e os funcionários são capazes de manter todos os aspectos da gestão empresarial limpos e organizados.
O que é o empreendedorismo digital?
O Empreendedorismo digital é um termo usado para definir a forma como a propriedade do negócio evoluirá à medida que as empresas e os consumidores forem impactados pelo desenvolvimento da tecnologia. Dessa forma, ele abrange mudanças na teoria de negócios, práticas empresariais e educação da equipe.
Além disso, o conceito de empreendedorismo digital descreve os novos processos que os empreendedores estão utilizando à medida que o mundo dos negócios se torna mais digital. Portanto, isso inclui designs de produtos, redução de custos, segmentação de anúncios, oportunidades de colaboração, promoções, conversões e vantagens sobre a concorrência do setor.
Quais são as vantagens do empreendedorismo digital?
Ao contrário de qualquer outro momento no passado, os clientes estão comprando online com bem mais frequência. Dessa forma, as lojas físicas estão sendo deixadas de lado. Como resultado, a maioria das empresas está migrando para a Internet. Além de manter seus negócios em operação, há uma ampla gama de benefícios que um empreendedor pode esperar ao mover uma empresa online.
Por meio de práticas de empreendedorismo digital, os proprietários de negócios podem tirar proveito da automação de marketing, integração de software, análise, construção de consciência de marca, economia de custos e uma vários outros recursos que eram difíceis de manter ou não estavam disponíveis por meio do gerenciamento de negócios tradicional.
Dessa forma, as empresas agora podem monitorar e avaliar a resposta a peças escritas de conteúdo, e-mails de marketing, presença em mídia social, eventos promocionais, conversões de clientes e muito mais, tudo a partir de um centro de negócios bem organizado.
Abaixo, separamos as principais vantagens de investir no ambiente digital. Confira:
Mudança no comportamento de consumo
Segundo a pesquisa do E-commerce Trends de 2018, 98 % dos usuários declararam que consumiam produtos de lojas virtuais. Ou seja, apenas 2 % dos consumidores não compram produtos de lojas virtuais.
Além disso, a pesquisa sobre o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação realizada pela CETIC no ano 2017 revelou que o Brasil tem 126,3 milhões de usuários na Internet. Inclusive, 78% desses usuários fazem uso das redes sociais para se relacionarem com amigos e empresas.
Por fim, podemos concluir que a forma de consumo está voltada para a internet. Portanto, se for bem planejado, um negócio online tem bastante mercado e aceitação para promover as suas vendas.
As vendas não param e há flexibilidade de horários para o seu dono
As vendas pela Internet podem ser feitas 24 horas por dia e em qualquer dia da semana. Ou seja, uma loja online não precisa da presença e atuação de seu dono para as compras ocorrerem. Por outro lado, as lojas físicas possuem limitações de horários. Além disso, necessitam de pelo menos um vendedor para a venda ocorrer.
É claro que quando se trata de produtos físicos, o processo de envio e faturamento precisará ser realizado por alguém. No entanto, as “negociações” que convertem a venda podem acontecer a qualquer momento e sem a presença de um vendedor.
Essa dinâmica, inclusive, permite que o dono do negócio atue de forma paralela com outros trabalhos. Por exemplo, uma operadora de telemarketing pode ter um e-commerce de produtos de beleza, ao mesmo tempo que exerce sua outra profissão. No entanto, é preciso que a pessoa saiba gerenciar o seu tempo e dedicação para que tudo dê certo.
Um baixo custo de investimento
A maioria das lojas virtuais não precisam de grandes investimentos iniciais, já que não gastam com estrutura física ou quadro de funcionários grande. Além disso, é possível, iniciar um e-commerce com pouco ou até nenhum estoque de produtos.
Por outro lado, algumas empresas mais consolidadas no mercado físico e online permitem que as pessoas se cadastrem para vender os seus produtos. Nesse caso, a pessoa deve se encarregar por toda a logística de entrega quando as compras são realizadas. Como exemplo, podemos citar a Polishop.
Não há barreiras geográficas
No mundo virtual, as vendas podem ser feitas para qualquer pessoa que esteja interessada, independente se você for um revendedor ou ter uma loja própria. Isso é um diferencial, já que as lojas físicas possuem barreiras geográficas.
Inclusive, as lojas virtuais podem fechar um contrato com as transportadoras ou até usar os serviços de frete dos Correios em caso de produtos físicos. Além disso, as lojas podem deixar que o cliente escolha qual o serviço de logística que será usado.
Por outro lado, os produtos não físicos são ainda mais simples. Dessa forma, o vendedor terá apenas que liberar o acesso ao conteúdo que foi vendido.
Mas como ser um empreendedor digital?
Pode parecer simples começar a empreender na internet. No entanto, do mesmo que no modelo tradicional, você precisa ter muito cuidado, planejamento, dedicação e esforço.
Como já dito, o investimento financeiro inicial costuma ser bem menor, mas é importante que você esteja atento ao mercado que você pretende atuar. Dessa forma, é preciso que você trace estratégias comerciais, de marketing, e que cada passo seja dado de forma inteligente e voltada para gerar lucros ao seu negócio.
Além disso, nós separamos três ações que podem te auxiliar na hora de começar um negócio na internet. Confira:
1. Escolha um nicho de mercado
Como já dito antes, os negócios virtuais possibilitam que você atinja pessoas de diferentes lugares e com perfis bem variados. Mas é essencial que você não tente oferecer um produto ou serviço que sirva para todo mundo. Dessa forma, ele pode acabar não servindo a ninguém.
Portanto, escolha um nicho de mercado para atuar. Foque em resolver o “problema” de um grupo de pessoas e chegue até essas pessoas! Além disso, você pode optar por buscar uma solução assertiva e efetiva para um problema ou necessidade já identificados.
2. Elabore um plano de negócios
Definir um plano de negócio é algo bem importante. Além disso, não adianta começar a empreender na internet sem ter ideia de qual são os seus objetivos, do que você pretende com o seu negócio e de como ele irá funcionar. Por fim, você também deve saber os riscos que ele corre.
Portanto, antes de começar é preciso ter tudo planejado. Dessa forma, você agirá de forma calculada para que os primeiros passos do seu empreendimento sejam dados com segurança. Inclusive, o ideal é que você estude sobre o empreendedorismo, organize as suas ideias e documente tudo!
3. Busque o lucro
Se você seguiu a dica anterior, provavelmente já pensou nisso. Mas é sempre bom reforçar. Portanto, sempre pense em como o seu negócio vai gerar lucros. Isso é muito importante e será decisivo para que ele seja um sucesso.
É claro que em alguns casos ( a minoria), o lucro não é o principal objetivo. Mas é fundamental que qualquer empreendimento consiga se sustentar sozinho. Dessa forma, ele não precisará de outros investimentos ou ajudas financeiras. Portanto, pense como o dinheiro vai chegar até o seu negócio.
As pessoas vão pagar por um produto ou um determinado serviço? Elas vão adquirir algum conteúdo? Isso será feito apenas uma vez ou por uma assinatura mensal? Qual o preço que você irá cobrar? Em quanto tempo você pretende ter retorno sobre o investimento inicial? E qual o retorno esperado?
É essencial ter a resposta dessas perguntas e outros pontos definidos antes de começar com o seu negócio online. Caso contrário ele pode fracassar bem rapidamente.
Perguntas Frequentes
Qual o conceito de empreendedorismo Digital?
Empreendedorismo digital é um termo usado para definir a forma como a propriedade do negócio evoluirá à medida que as empresas e os consumidores forem impactados pelo desenvolvimento da tecnologia. Além disso, ele abrange mudanças na teoria de negócios, práticas empresariais e educação da equipe.
Como funciona o Empreendedorismo Digital?
O empreendedorismo digital se caracteriza pela criação de negócios na internet, oferecendo produtos e soluções online. Em outras palavras, nada mais é que utilizar o meio digital (internet) e criar um negócio para reter lucro.
Quais os tipos de Empreendedorismo Digital?
Exemplos de empreendedorismo digital incluem blogs, venda de infoprodutos e e-commerces. Trata-se de um tipo de empreendedorismo que prioriza a tecnologia e a inovação, de modo a oferecer soluções para os consumidores de maneiras criativas e utilizando os meios digitais como ponte até o cliente.
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