Em um esforço para funcionar com bem mais eficiência, algumas empresas utilizam uma estrutura organizacional em seu local de trabalho. Assim, dependendo do tamanho da empresa e da forma como ela opera, algumas estruturas podem ser bem mais benéficas do que outras. Saber como a sua empresa opera o ajudará a ter um desempenho mais alinhado com o que é esperado de você e a se tornar um funcionário melhor em geral. Além disso, esse artigo pode ser bem útil para os donos e chefes das empresas.
Veja também o que é a gestão de documentos!
Portanto, neste artigo, definimos as estruturas organizacionais, incluindo os seus vários tipos e a finalidade e os benefícios de usá-las.
O que é uma estrutura organizacional?
Uma estrutura organizacional detalha como certas atividades são delegadas para atingir o objetivo de uma organização. Assim, ela descreve a função de um funcionário e as várias responsabilidades dentro de uma empresa. Quanto mais autoridade os funcionários tiverem, mais alto eles estarão nela. Além disso, quanto mais organizada for uma estrutura, mais eficiente será a operação da empresa. Por fim, vale lembrar que existem 7 tipos principais de estruturas organizacionais.
Quais são os benefícios delas?
Embora nem todas as empresas usem elas, aquelas que as usam podem colher vários benefícios. Dessa forma, aqui estão alguns dos benefícios da utilização de uma estrutura organizacional em sua empresa:
Tomada de decisão bem mais rápida
Quando as várias equipes da sua empresa são capazes de se comunicar com bem mais eficácia, a comunicação geral da sua empresa também será impactada de forma mais positiva. Isso levará a uma tomada de decisão bem mais rápida. Em outras palavras, o fluxo de informações com ela pode ser útil para promover decisões bem mais rápidas.
Vários locais de negócios
Se você é proprietário de uma empresa, ter uma estrutura organizacional ajuda a garantir que todos os seus locais operem de maneira semelhante e sigam os mesmos procedimentos. Como não é possível que os proprietários estejam em todos os locais, uma estrutura organizada pode lhe proporcionar um pouco de tranquilidade. Por fim, vale lembrar que isso ocorre principalmente quando a sua empresa começa a crescer.
Melhor eficiência operacional
Como as estruturas organizacionais dividem as empresas em várias equipes ou filiais, elas ajudam a garantir que todas as tarefas e responsabilidades específicas dessas divisões sejam feitas com bem mais facilidade. Quando um funcionário sabe no que deve estar trabalhando, ele é capaz de operar de forma bem mais rápida e até eficiente. Por fim, em essência, ela cria um sistema mais eficiente e simples que ajuda a melhorar as operações da empresa em geral.
Maior desempenho do funcionário
Quando certas tarefas e responsabilidades são delegadas a um funcionário de maneira clara, ele é capaz de desempenhar bem o seu trabalho. Uma estrutura organizada fornece aos funcionários a orientação de que precisam para ter o melhor desempenho todos os dias. Por fim, vale lembrar que uma melhoria no desempenho do funcionário também pode levar a um maior moral e até confiança do funcionário.
Elimina a duplicação de trabalho
Quando os funcionários se dividem em equipes de acordo com suas habilidades e conhecimentos, o risco de sobreposição de funções de trabalho quase chega ao fim. Por exemplo, se um projeto é atribuído a uma equipe, as outras equipes sabem que não é sua responsabilidade assumi-lo porque também têm suas próprias tarefas delineadas.
Conflito de funcionários reduzido
O uso delas pode potencialmente eliminar o conflito entre os seus funcionários. Embora vários fatores possam interferir nesse aspecto, uma vez que um funcionário conheça as suas funções, mais concentrado ele estará em seu próprio trabalho. Para a maior parte, essa é uma ótima maneira de evitar qualquer conflito crescente entre os colegas de trabalho.
Melhor comunicação
Embora isso varie de empresa para empresa e dependa da estrutura organizacional específica em vigor, uma hierarquia tem o potencial de promover uma comunicação bem saudável entre as diferentes divisões e equipes. Uma vez que as funções são delegadas a várias equipes e indivíduos, outras pessoas no local de trabalho saberão a quem recorrer para determinados assuntos. Por exemplo, se você estiver em uma equipe com um gerente, saberá a quem se reportar caso surjam problemas. Por fim, da mesma forma, se alguém do marketing tiver alguma dúvida sobre a concepção do projeto, ele sabe que deve entrar em contato com o departamento de arte.
Quais são os tipos de estruturas organizacionais?
Existem 7 tipos de estruturas organizacionais. Dessa forma, entender como elas funcionam e quais são seus benefícios e desvantagens pode ajudá-lo a tomar uma decisão bem mais informada sobre quais implementar em seu local de trabalho. Os 7 tipos são:
1. Estrutura funcional
Em uma estrutura funcional, as organizações são divididas em grupos especializados com funções e deveres específicos. Além disso, ela também é conhecida como EO burocrática e é mais encontrada em pequenas e médias empresas. A maioria das pessoas na força de trabalho tem experiência em trabalhar nesse tipo de estrutura organizacional. Por exemplo, muitas empresas dividem a sua organização em vários departamentos, como finanças, marketing e recursos humanos. Dessa forma, cada um desses departamentos tem um gerente que os supervisiona. Por fim, vale lembrar que esse gerente é então supervisionado por um administrador ou executivo que supervisiona vários departamentos.
Aqui estão algumas vantagens desta estrutura:
- Os funcionários são agrupados por habilidade;
- Um maior senso de trabalho em equipe.
Aqui estão algumas desvantagens dessa estrutura:
- Falta de comunicação com outros departamentos;
- Competição pouco saudável;
- Problemas de gestão.
2. Estrutura linear
A estrutura organizacional de forma piramidal mencionada acima é conhecida como EO linear ou hierárquica. Cada funcionário deverá ter um supervisor. Dessa forma, há um foco maior na centralização do poder e uma ênfase em hierarquias bem estruturadas. Por causa das hierarquias bem estruturadas, o organograma acaba tendo um formato mais vertical, por isso essa estrutura também é conhecida como EO vertical.
A maioria das organizações agrupam seus departamentos por função, como marketing, RH, vendas etc, o que tornaria esta estrutura em uma estrutura funcional. No entanto, também é possível organizá-los por produto para empresas maiores, ou por localização física para empresas internacionais.
Aqui estão algumas vantagens desta estrutura:
- Define melhor os níveis de autoridade e responsabilidade;
- Mostra o supervisor de cada pessoa ou com quem falar sobre projetos específicos;
- Motiva os funcionários ao mostrar caminhos claros de carreira e chances de promoção;
- Proporciona uma especialização para cada funcionário;
- Cria um companheirismo entre funcionários dentro da mesma área.
Aqui estão algumas desvantagens dessa estrutura:
- Pode desacelerar a inovação ou mudanças importantes devido ao aumento da burocracia;
- Também pode fazer com que os funcionários ajam no interesse do departamento em vez da empresa como um todo;
- Pode fazer com que funcionários encontrados na parte inferior do organograma se sintam mais desvalorizados.
3. Estrutura divisional
Em uma estrutura de divisão, várias equipes trabalham lado a lado em direção a um único objetivo comum. Dessa forma, cada uma dessas divisões tem o seu próprio executivo que administra o funcionamento da agência, controla seus orçamentos e aloca seus recursos. Além disso, vale lembrar que as grandes empresas empregam esse tipo de estrutura. Um exemplo da estrutura de divisão é uma empresa de automóveis que separa sua empresa por ramos de veículos SUV, elétricos ou sedan. Embora cada filial tenha a sua própria função, todas trabalham com o mesmo objetivo de fazer uma venda. Por fim, isso também é conhecido como estrutura multi-divisional.
Aqui estão algumas vantagens desta estrutura:
- Concentre-se em um único bem ou serviço;
- Liderança bem mais centralizada.
Aqui estão algumas desvantagens dessa estrutura:
- Má integração com outras divisões;
- Competição entre as divisões;
- Falta de comunicação entre as divisões;
- Possíveis implicações fiscais.
4. Estrutura horizontal
A estrutura horizontal é mais bem adequada para empresas com poucos níveis entre a diretoria e os funcionários. Dessa forma, muitas empresas usam ela antes de crescerem e implementarem diferentes áreas, no entanto, algumas organizações maiores mantêm essa estrutura pois ela incentiva uma menor supervisão e um maior envolvimento de todos os funcionários. Por fim, vale lembrar que feralmente há menos especialização do que na estrutura funcional, e os funcionários costumam ter responsabilidades bem mais abrangentes.
Aqui estão algumas vantagens desta estrutura:
- Oferece aos funcionários uma maior responsabilidade;
- Fomenta uma comunicação bem mais aberta;
- Melhora a organização e velocidade de implementação de novas ideias.
Aqui estão algumas desvantagens dessa estrutura:
- Pode criar confusão pois os funcionários não têm um supervisor designado;
- Também pode desenvolver funcionários com habilidades e conhecimentos mais generalizados;
- Pode ser difícil de manter conforme a empresa cresce além do nível.
5. Flatarquia
Em uma flatarquia, há pouco ou nenhum nível de gerenciamento. Dessa forma, uma empresa que usa essa estrutura pode ter apenas um gerente entre seu executivo e todos os outros funcionários. Além disso, é chamado de flatarquia porque é um híbrido de hierarquia e organização plana. Esse tipo de EO é mais utilizado por empresas menores por terem menos funcionários, embora possa ser utilizado em empresas de todos os portes. Enquanto algumas empresas crescem a partir dessa EO, outras continuam a usá-la.
Aqui estão algumas vantagens desta estrutura:
- Custo benefício;
- Promove uma boa comunicação;
- Moral do funcionário mais alto;
- Tomada de decisão mais rápida.
Aqui estão algumas desvantagens dessa estrutura:
- Potencial conflito de funcionários;
- Confusão de liderança.
6. Estrutura matricial
O nome desta EO descreve sua função. Uma estrutura matricial parece uma matriz ou uma tabela, e mostra equipes que se formam para trabalhar em projetos especiais. Por exemplo, um engenheiro que normalmente pertence ao departamento de engenharia (liderado por um diretor de engenharia) pode trabalhar em um projeto temporário (liderado por um gerente de projetos). Sendo assim, esse engenheiro teria dois chefes ao mesmo tempo, o de seu departamento e o do projeto atual. Por fim, vale lembrar que a estrutura organizacional matricial representa ambas as posições e hierarquias.
Aqui estão algumas vantagens desta estrutura:
- Permite aos supervisores montar suas equipes com facilidade, conforme a necessidade de cada projeto;
- Oferece uma visão mais dinâmica da organização;
- Incentiva funcionários a usar suas habilidades de diversas formas, além de suas funções originais.
Aqui estão algumas desvantagens dessa estrutura:
- Possível conflito entre gerentes de departamento e gerentes de projetos;
- Pode mudar com mais frequência em comparação a outros tipos de estruturas.
7. Estrutura circular
A estrutura circular também é conhecida como estrutura radial. Assim, em si ela é idêntica às estruturas linear e funcional, mas representado num organograma de forma circular. Além disso, a posição mais alta da empresa é representada no centro do círculo e as posições mais baixas ficam nas bordas do círculo.
Por ser diferente do normal, muita gente acha esse tipo de organograma interessante quando eles veem um modelo de organograma circular pela primeira vez. No entanto, esta é a maneira menos eficaz de se representar um organograma empresarial.
Aqui estão algumas vantagens desta estrutura:
- Inicialmente, chama a atenção por ser representado num diagrama de forma tão diferente do normal.
Aqui estão algumas desvantagens dessa estrutura:
- Frequentemente falta espaço para representar todos os departamentos ou funcionários;
- Diferenças em número de funcionários em cada departamento não se adequam bem à simetria do formato circular;
- O formato radial dificulta entender a hierarquia e organização da empresa;
- Costuma não ter espaço suficiente para incluir informações adicionais sobre cada funcionário.
FAQ – Estrutura organizacional
O que é uma estrutura organizacional?
Uma estrutura organizacional detalha como certas atividades são delegadas para atingir o objetivo de uma organização. Assim, ela descreve a função de um funcionário e as várias responsabilidades dentro de uma empresa. Quanto mais autoridade os funcionários tiverem, mais alto eles estarão nela. Além disso, quanto mais organizada for uma estrutura, mais eficiente será a operação da empresa. Por fim, vale lembrar que existem 7 tipos principais de estruturas organizacionais.
Quais são os tipos?
Existem 7 tipos. Assim, eles são: Funcional, Linear, Divisional, Horizontal, Flatarquia, Matricial e Circular.
Gostou? O que achou? Deixe seu comentário!