O que é feedback? Veja tudo o que você precisa saber sobre!

Por | Administrativo, Geral, Secretariado

Quer você seja um colaborador individual ou até um gerente que lidera uma equipe de indivíduos, o feedback eficaz é crucial no local de trabalho. Mas o que constitui um feedback de qualidade? Quais são os vários tipos de feedback e como eles se aplicam ao local de trabalho?

Veja também o que são os KPI’s e como eles podem te ajudar!

No artigo abaixo, você verá o que é feedback e quais os principais tipos que são vistos principalmente no local de trabalho. Confira:

O que é feedback?

O que é feedback? Veja tudo o que você precisa saber sobre! - Foto: HB MAS
O que é? Veja tudo o que você precisa saber sobre! – Foto: HB A MAS

No contexto de feedback, o eficaz é construtivo. Em termos práticos, o feedback construtivo é um conselho específico que aborda uma questão específica. Dessa forma, o feedback construtivo prospera em observações acionáveis.

Além disso, em um nível muito amplo, o feedback do local de trabalho pode ser classificado em quatro categorias principais:

  • Feedback negativo: ocorre sobre comportamentos anteriores que não produziram os resultados desejados ou acabaram piorando a situação. Aqui, o foco está em aprender com o comportamento passado e garantir que ele seja corrigido no futuro;
  • Feedback positivo: ele ocorre sobre o comportamento anterior que acabou produzindo os resultados desejados ou impactou positivamente o resultado desejado. Aqui, enquanto o comportamento bem-sucedido do passado é elogiado, o estresse também está na continuidade desse comportamento no futuro;
  • Feedforward negativo: mensagem que ajuda o sujeito a evitar alguns comportamentos indesejados. Embora os indivíduos não tenham necessariamente cometido tais erros no passado, esse feedback é de natureza mais prescritiva. Assim, a prescrição, é claro, é baseada nas informações que a pessoa já possui;
  • Feedforward positivo: novamente, uma forma prescritiva de mensagem que ajuda os indivíduos a atingirem os objetivos desejados com um conjunto planejado de ações. Além disso, o comportamento passado também não é uma âncora para este.

Quais os tipos de feedback?

o que é feedback
O que é? Veja tudo o que você precisa saber sobre! – Foto: NP A MAS

Além da ampla classificação acima, o feedback pode ser categorizado com base no tom e na intenção subjacentes. Novamente, a lista não é exaustiva, mas indica variações:

  • Apreciação;
  • Encorajamento;
  • Anedotas pessoais;
  • Orientação;
  • Foco no futuro;
  • Para cima (Ascendente);
  • Negativo.

Apreciação

o que é feedback
O que é? Veja tudo o que você precisa saber sobre! – Foto: SI A MAS

Para os funcionários, a apreciação é um dos tipos de feedback mais motivadores. Além disso, para os gestores, também é um dos mais fáceis! Assim, é uma tática de baixo custo apreciada por ambos os lados da equação – tanto o membro da equipe quanto o gerente.

Apreciação no local de trabalho

Um simples comentário positivo sobre o desempenho de um funcionário pode ajudar muito na construção de um relacionamento saudável. Da mesma forma, uma observação positiva e apreciativa para com o gerente nunca dá errado. Além disso, a suposição subjacente é que essa apreciação é sincera e não feita apenas por causa disso.

Portanto, experimente algumas das seguintes opções:

  1. O simples reconhecimento ajuda muito. Portanto, se um trabalho for bem feito, mencione-o. Além disso, atenha-se aos detalhes e mantenha-o casual. ‘A propósito, esta conclusão é ótima’ é muito melhor do que um simples ‘Você se saiu bem’;
  2. Seja bem autêntico e honesto. Assim, a verdadeira apreciação costuma ser orgânica e impulsiva;
  3. Use nomes ao agradecer às pessoas. Pode parecer uma coisa pequena, mas é uma ótima maneira de construir relacionamentos. Usa-os!

Encorajamento

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Funcionários e gerentes são, antes de mais nada, pessoas. Dessa forma, o incentivo sempre estimula a motivação, independentemente da função ou posição da pessoa na empresa. Além disso, o simples incentivo ajuda muito a inspirar dedicação e entusiasmo.

Incentivo no local de trabalho

O incentivo realmente brilha quando se trata de novas contratações (ou funcionários assumindo novas tarefas). Todo mundo está um pouco fora de seu ambiente quando começa algo novo – é normal – e uma pitada de encorajamento vocal ajuda.

Portanto, experimente algumas das seguintes opções:

  1. Dê uma espiada de forma periódica para ver o processo de aprendizagem em ação. Além disso, evite pairar – micro gestão é uma grande falta de afazeres – e mostre à sua equipe que você está interessado no processo;
  2. Encoraje em voz alta com um “Você consegue!” e colher as recompensas. Assim, pequenos gestos são bem importantes quando se trata de construir relacionamentos.

Anedotas pessoais

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Os relacionamentos são tudo quando se trata de feedback no local de trabalho. Dessa forma, quanto mais estreita for a relação entre o gestor e o membro da equipe, mais eficaz será a feedback. Assim, anedotas e histórias pessoais são uma forma fantástica de desenvolver experiências compartilhadas.

Anedotas pessoais no local de trabalho

Ao dar ou receber feedback, tente trazer experiências pessoais. Dessa forma, experiências compartilhadas e relacionáveis ​​são uma das principais formas de vínculo entre a equipe gerencial e os funcionários.

Portanto, experimente algumas das seguintes opções:

  1. Conecte-se com seus funcionários com o clássico “Lembro-me de quando meu chefe me pediu para…”. Além disso, use suas próprias experiências pessoais para mostrar a seus funcionários que, sim, você já lidou com questões semelhantes;
  2. Facilite um feedback eficaz usando as suas próprias experiências para sentir empatia pela outra pessoa. Dessa forma, imagine-se no lugar da outra pessoa e use o bom senso.

Orientação

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A orientação é outro tipo de feedback brilhante. Dessa forma, ao fornecê-lo, pergunte se eles têm alguma dúvida ou se desejam apresentar algumas ideias. Não os alimente com colher desnecessariamente, mas esteja aberto para orientá-los sempre que necessário.

Orientação no local de trabalho

Ao usar a orientação como um tipo de feedback, tente algumas das seguintes opções:

  1. Enfatize “eu” em vez de “você”. Imagine que alguém vem até você e começa uma frase com “Você precisa…” ou “Você deveria…”. Essa é uma maneira fantástica de “alienar” de forma imediata outro trabalhador. Assim, ao dar orientações, use frases como “Acho que…” ou “Sugiro tentar…”;
  2. Emparelhe a orientação com apreciação. Dessa forma, experimente frases como “Este gráfico é fantástico e eu sugiro usar um gráfico adicional aqui para ilustrar…”.

Olhando para o Futuro

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Ao fornecer feedback, lembre-se do objetivo geral: inspirar um resultado futuro positivo. Dessa forma, se você está dando ele a alguém, não há motivo para pensar no passado. Para que ele seja contextual, o trabalho anterior precisa ser considerado. Mas, em vez de se fixar nos erros, concentre-se no aprendizado obtido com eles. Por fim, use-o para definir o cenário – estabelecer o contexto – mas apenas até o ponto de inspirar um resultado futuro melhor.

O papel do feedback prospectivo no local de trabalho

Portanto, experimente algumas das seguintes técnicas:

  1. Não se prenda a erros. As pessoas são humanas e os humanos cometem erros. Assim, ficar pensando em erros além do necessário para a correção de erros é algo bem desanimador;
  2. Emparelhe o feedback com anedotas pessoais. Ninguém é perfeito e nada humaniza mais os erros do que mostrar os próprios erros pessoais;
  3. Pergunte à pessoa que está recebendo feedback sobre quais mudanças devem ser feitas em sua extremidade para facilitar as melhorias.

Feedback Ascendente

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O feedback ascendente é um tipo de feedback que não é fácil para muitas pessoas. Assim, ele é um processo em que os subordinados diretos fornecem feedback aos seus gerentes. Dessa forma, pense no feedback ascendente como uma forma de solicitar feedback dos funcionários em relação ao processo gerencial.

Feedback ascendente no local de trabalho

O feedback ascendente é bem eficaz para impulsionar o desempenho gerencial. No entanto, muitos funcionários se sentem desconfortáveis ​​devido ao medo de reações adversas ou avaliações de desempenho tendenciosas. Portanto, experimente algumas das seguintes técnicas para ajudar a resolver isso:

  1. Abrace o anonimato e desenvolva um sistema onde os funcionários podem enviar feedback anônimo. Assim, você deseja que os funcionários expressem o que pensam e não reprimam suas opiniões;
  2. Para os funcionários que dão feedback, mantenha-o prático e específico. Quanto mais feedback direto e acionável você der, melhor. Além disso, é claro, mantenha o feedback restrito apenas ao desempenho do trabalho.

Feedback negativo (evite!)

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O feedback negativo ou a crítica são bem ineficazes para melhorar o desempenho no local de trabalho. Dessa forma, funcionários e gerentes não respondem bem a feedback negativo. Evite este método de feedback! Quando necessário, use os erros do passado apenas para fornecer contexto para melhorias futuras

Feedback negativo no local de trabalho

O feedback negativo no local de trabalho costuma se parecer com isto:

  1. Um funcionário é chamado para discutir seu desempenho no trabalho;
  2. O gerente descreve o comportamento incorreto e diz ao funcionário para corrigi-lo;
  3. O funcionário sai triste e desanimado.

Por fim, vale lembrar que esta é uma das piores maneiras – senão a pior – de dar um feedback. Ao apontar os erros dos funcionários, é vital não insistir neles e fornecer um caminho de ação positiva. Assim, aprecie, incentive, relacione-se e oriente: mas não critique.

O resultado final: mantenha-o positivo

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Feedback positivo e útil é a melhor maneira de estabelecer uma cultura de feedback. Quer você seja um gerente ou um funcionário, a mensagem é a mesma: as pessoas respondem bem a elogios, incentivo e orientação. Dessa forma, concentre-se em encorajar um comportamento positivo futuro e não se apegue ao passado.

Não é a coisa mais fácil de se conseguir. Mas uma cultura empresarial que se orgulha de um feedback saudável e positividade é inestimável.

FAQ

O que é feedback?

De forma resumida, o feedback é uma resposta a um estímulo oferecida como uma forma de avaliação. Assim, ela tem objetivo de levar o interlocutor a entender como o seu comportamento foi interpretado ou recebido pelo outro. Portanto, dar um feedback significa que você se importa com o outro o suficiente para sair da sua zona de conforto para ter uma conversa que precisa ser tratada com carinho e cuidado.

Quais os principais tipos de feedback?

Ele pode ser categorizado com base no tom e na intenção subjacentes. Essa não é uma lista grande e cansativa, mas indica variações. Por fim, vale lembrar que existem outros tipos, mas esses são os principais no atual mercado de trabalho:

  • Apreciação;
  • Encorajamento;
  • Anedotas pessoais;
  • Orientação;
  • Foco no futuro;
  • Para cima (Ascendente);
  • Negativo.

Vale uma observação: O feedback negativo deve ser evitado sempre que possível. Ele ou a crítica são bem ineficazes para melhorar o desempenho no local de trabalho. Assim, os funcionários e gerentes não respondem bem a ele. Dessa forma, evite este método!

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