O que é gestão de pessoas? Veja tudo o que você precisa saber sobre!

Por | Geral, Gestão, Secretariado

Aproveitar as habilidades técnicas e a experiência profissional não é tudo o que os gerentes precisam fazer para manter uma organização em funcionamento. Assim, eles têm um papel crucial a desempenhar – a gestão de pessoas – que determina o quão bem sucedido e progressivo é o local de trabalho. Portanto, abaixo, vamos nos aprofundar no que seria a gestão de pessoas, qual a sua importância e quais as habilidades necessárias para aplicá-la em sua empresa.

Veja também quais são os principais eventos corporativos!

O que é a gestão de pessoas?

O que é gestão de pessoas? Veja tudo o que você precisa saber sobre! - Foto: FIA MAS
O que é gestão de pessoas? Veja tudo o que você precisa saber sobre! – Foto: FIA MAS

A gestão de pessoas é uma parte da gestão de recursos humanos que engloba todos os processos de aquisição, otimização e retenção de talentos na organização. Dessa forma, ela envolve treinar, dirigir e motivar os membros da equipe para maximizar a produtividade do local de trabalho e aumentar o crescimento profissional geral.

Os líderes de uma empresa, chefes de departamento e gestores, alavancam as práticas de gestão de pessoas para supervisionar o fluxo das tarefas e aumentar o desempenho dos colaboradores no dia a dia. Assim, o processo analisa como os funcionários trabalham, se envolvem, se comportam e obtêm crescimento na empresa. Além disso, vale lembrar que é função de um gerente de pessoas fornecer suporte contínuo e liderar o caminho para o sucesso dos funcionários.

Um sistema de gestão de pessoas alavancado para gerenciar os membros da equipe tem uma influência bem significativa no funcionamento geral da empresa. Dessa forma, os gestores de pessoas precisam aderir a essas práticas como um quebra-cabeça holístico, sem se desviar do objetivo principal do negócio. Portanto, a gestão eficaz de pessoas envolve fornecer suporte para o seguinte:

  • Recrutamento;
  • Marca do empregador;
  • Gestão de desempenho;
  • Compensação;
  • Bem-estar e segurança;
  • Benefícios do empregado;
  • Comunicação;
  • Envolvimento do funcionário;
  • Treinamento.

Quando ela é útil?

O que é gestão de pessoas? Veja tudo o que você precisa saber sobre! - Foto: FIA MAS
O que é gestão de pessoas? Veja tudo o que você precisa saber sobre! – Foto: FIA MAS

Além disso, esses aspectos constituem a cultura dentro do local de trabalho – algo que pode potencialmente levar a organização a atrair e reter o talento certo.

Assim, líderes e gerentes usam a gestão de pessoas, principalmente nas seguintes situações:

  1. Resolver conflitos entre funcionários para promover melhor colaboração e respeito mútuo entre os membros da equipe;
  2. Cumprir os prazos das tarefas, direcionando os recursos humanos da empresa para definir as metas de negócios;
  3. Fornecer treinamento adequado aos funcionários existentes e aos novos membros da equipe para que possam cumprir melhor suas funções e responsabilidades;
  4. Criar uma cultura de local de trabalho que ofereça suporte a feedback contínuo, o que, por sua vez, pode ajudar a empresa a fazer mudanças acionáveis.

Por que uma boa gestão de pessoas é importante?

O que é gestão de pessoas? Veja tudo o que você precisa saber sobre! - Foto: IBC MAS
O que é gestão de pessoas? Veja tudo o que você precisa saber sobre! – Foto: IBC MAS

As pessoas não saem de empresas; elas deixam os gerentes. A veracidade disso depende de quem faz a pergunta da pesquisa, mas sem dúvida, os gerentes desempenham um papel vital na rotatividade. E não são apenas os gerentes diretos – mas todos os envolvidos na gestão de pessoas. 

Um departamento de Recursos Humanos que não fornece orientação e direção, não fornece treinamento e não defende os funcionários também contribuirá para um ambiente ruim.

As pessoas querem bons líderes para sua gestão. Dessa forma, eles querem clareza, contexto, consistência, coragem e compromisso de seus líderes. Sem isso, você não terá adesão ou engajamento dos funcionários. Você pode, de fato, encontrar pessoas que virão trabalhar e realizarão as tarefas atribuídas, mas sua rotatividade será alta e sua produtividade será baixa.

Se você está preocupado com o custo de treinamento, desenvolvimento de funcionários ou em ajudar todos a definir metas anuais de desempenho, lembre-se de que o custo de recrutamento, contratação e treinamento de novos funcionários irá (maciçamente) exceder esse custo.

Por fim, bons gerentes são boas empresas. O apoio sólido aos funcionários valerá a pena.

Quais as habilidades necessárias na gestão de pessoas?

O que é gestão de pessoas? Veja tudo o que você precisa saber sobre! - Foto: ME MAS
O que é gestão de pessoas? Veja tudo o que você precisa saber sobre! – Foto: ME MAS

À medida que 2021 vem com um novo conjunto de desafios para as empresas em todo o mundo, a função de gestão de pessoas está se tornando ainda mais essencial do que nunca. Portanto, para implementar uma estratégia de gestão de pessoas eficaz, o gerente deve ter as seguintes habilidades:

1. Comunicação

O que é gestão de pessoas? Veja tudo o que você precisa saber sobre! - Foto: VO MAS
O que é gestão de pessoas? Veja tudo o que você precisa saber sobre! – Foto: VO MAS

Um gerente de pessoas em uma organização deve ser um excelente comunicador. Dessa forma, ele ou ela deve ser capaz de se relacionar com todos os membros da equipe, persuadi-los e também ouvi-los com a mente aberta. Uma boa comunicação ajuda o gerente a resolver problemas, apresentar novas ideias e esclarecer mudanças. Além disso, eles devem estar cientes da eficácia com que transmitem sua mensagem aos membros da equipe e com que atenção os ouvem.

2. Escuta ativa

O que é gestão de pessoas? Veja tudo o que você precisa saber sobre! - Foto: MO MAS
O que é gestão de pessoas? Veja tudo o que você precisa saber sobre! – Foto: VO MAS

Como gerente de pessoas, não basta apenas que uma pessoa seja capaz de falar com clareza. É igualmente importante ser um bom ouvinte, o que significa que eles devem ser capazes de ouvir tudo o que os funcionários têm a dizer.  Assim, eles não devem apenas ficar parados e ditar como realizar os processos. Em vez disso, eles também devem ouvir os diferentes problemas que os funcionários podem estar enfrentando no trabalho e, em seguida, apresentar uma resposta apropriada.

3. Empatia

O que é gestão de pessoas? Veja tudo o que você precisa saber sobre! - Foto: LG MAS
O que é gestão de pessoas? Veja tudo o que você precisa saber sobre! – Foto: LG MAS

A inteligência emocional é o que torna um gerente uma pessoa de boas pessoas. É a capacidade de se colocar no lugar dos outros e sentir o que eles sentem. Dessa forma, um gerente deve ser capaz de se relacionar com todos os membros da equipe em um nível mais profundo e olhar para as situações de sua perspectiva. É tudo uma questão de abandonar seu pensamento tendencioso e saber exatamente o que a outra pessoa quer dizer.

4. Confiança

O que é gestão de pessoas? Veja tudo o que você precisa saber sobre! - Foto: IBC MAS
O que é gestão de pessoas? Veja tudo o que você precisa saber sobre! – Foto: IBC MAS

Para se tornar um bom gerente de pessoas, uma pessoa deve ser capaz de conquistar a confiança de todos os membros da equipe. Ao mesmo tempo, ele deve confiar nos outros e acreditar que eles têm em mente o melhor interesse para o negócio. Assim, eles devem ser capazes de confiar nas habilidades dos funcionários e acreditar em seu potencial para atingir grandes objetivos. Isso os ajudaria a delegar certas tarefas e se preocupar menos com a conclusão a tempo.

5. Flexibilidade

O que é gestão de pessoas? Veja tudo o que você precisa saber sobre! - Foto: BT MAS
O que é gestão de pessoas? Veja tudo o que você precisa saber sobre! – Foto: BT MAS

A gestão eficaz de pessoas exige que o gerente tenha um estilo de gestão flexível. Eles devem ser capazes de acomodar as necessidades pessoais e profissionais dos membros da equipe. Isso pode ser demonstrado na forma de opções de trabalho remoto ou horários de escritório ajustáveis. Assim, ele devem conhecer as diferentes formas de realizar tarefas e de que forma proporciona o máximo conforto aos funcionários e, ao mesmo tempo, aumenta a sua eficiência e produtividade.

6. Motivador

O que é gestão de pessoas? Veja tudo o que você precisa saber sobre! - Foto: NL MAS
O que é gestão de pessoas? Veja tudo o que você precisa saber sobre! – Foto: NL MAS

A motivação é o que leva as pessoas a trabalhar e é isso que um gerente de pessoas eficaz deve ser capaz de oferecer aos membros da equipe. Dessa forma, eles devem ser qualificados para mapear diferentes fatores motivacionais dos membros da equipe e aproveitá-los da melhor forma. Além disso, eles devem ter uma compreensão profunda dos vários fatores que levam à motivação e usá-los para criar laços mais fortes dentro das equipes e tomar melhores decisões.

7. Resolução de conflitos

O que é gestão de pessoas? Veja tudo o que você precisa saber sobre! – Foto: NL MAS

Conforme mencionado anteriormente, conflitos e diferenças de opinião são inevitáveis ​​em uma organização. Um gerente de pessoas deve ter excelentes habilidades de resolução de conflitos para navegar em situações interpessoais desafiadoras. Eles devem ser capazes de compreender diferentes pontos de vista, analisá-los e chegar à melhor decisão para manter a paz e a harmonia dentro das equipes. Além disso, eles devem ser capazes de mediar entre as várias partes interessadas e partes e chegar a um consenso. Por fim, eles também devem garantir que tais conflitos não voltem a surgir no futuro.

8. Resolução de problemas

O que é gestão de pessoas? Veja tudo o que você precisa saber sobre! – Foto: EB MAS

Assim como precisam lidar com conflitos entre membros da equipe, os gerentes de pessoal também precisam lidar com uma série de problemas diariamente. Sem possuir fortes habilidades de resolução de problemas, um gerente de pessoas deixaria de atingir seus objetivos. Dessa forma, eles precisam ser proativos na identificação de problemas e na tomada de medidas adequadas para resolvê-los.

9. Paciência

O que é gestão de pessoas? Veja tudo o que você precisa saber sobre! – Foto: SR MAS

Uma das habilidades mais importantes de gestão de pessoas é a paciência – algo que usa o respeito mútuo e a bondade ao mesmo tempo que ajuda os membros da equipe a superar os desafios do local de trabalho. Um gerente de pessoas deve ser paciente ao treinar novos recrutas e resolver conflitos. É natural que se sintam esgotados e estressados ​​diante da adversidade, mas devem ser capazes de enfrentar a situação com calma.

10. Organização

O que é gestão de pessoas? Veja tudo o que você precisa saber sobre! – Foto: IBC MAS

Existem várias tarefas que os gerentes de pessoas precisam fazer ao mesmo tempo. Gerenciar uma equipe tem tudo a ver com garantir que essas tarefas sejam realizadas no prazo e na ordem certa. Como tal, a organização torna-se uma habilidade crucial de um gerente de pessoas porque é isso que está fazendo para determinar o quão produtivo e eficiente é toda a equipe. Desde responder prontamente a chamadas e e-mails até delegar tarefas à pessoa certa, um gerente de pessoas deve manter a ordem em tudo o que a equipe faz.

11. Liderança

O que é gestão de pessoas? Veja tudo o que você precisa saber sobre! – Foto: IP MAS

A capacidade de liderar os membros da equipe em direção ao sucesso e ao progresso é o que torna uma pessoa um gerente de pessoas eficaz. Dessa forma, eles devem ser capazes de motivar sua equipe e impulsionar seu desempenho para entregar os resultados de negócios desejados. Além disso, eles precisam ser otimistas, confiantes e decisivos em todos os momentos para que possam dar o exemplo para os membros de sua equipe.

12. Responsabilidade

O que é gestão de pessoas? Veja tudo o que você precisa saber sobre! – Foto: IBC MAS

Um bom gerente de pessoas deve ser capaz de assumir a responsabilidade por seu trabalho e também pelo trabalho de todos os outros membros da equipe. Eles devem ser capazes de prestar contas de tudo o que é feito e não feito.  Por fim, eles devem assumir a responsabilidade pelo sucesso e pelo fracasso para que a equipe os veja como um modelo.

13. Adaptabilidade

O que é gestão de pessoas? Veja tudo o que você precisa saber sobre! – Foto: IBC MAS

Ser adaptável significa ser capaz de acompanhar as circunstâncias dinâmicas. Eles devem ser capazes de mudar suas opiniões e perspectivas e olhar para novos desafios e novas oportunidades. Pode ser revisar estratégias corporativas ou de negócios, mas os gerentes de pessoas precisam ser adaptáveis ​​em suas ações.

14. Capacitação

O que é gestão de pessoas? Veja tudo o que você precisa saber sobre! – Foto: IBC MAS

Se um gerente de pessoas está capacitando, os funcionários encontrarão grande ajuda no desenvolvimento de novas habilidades e sendo mais produtivos no trabalho. Isso é bem verdadeiro ao treinar novos funcionários e fornecer-lhes os recursos de que precisam para realizar suas tarefas. Como tal, um gerente de pessoas deve desenvolver habilidades, fornecendo feedback construtivo e oportunidades de aprendizagem, bem como apoiando os funcionários em projetos desafiadores.

15. Capacidade de apreciar

O que é gestão de pessoas? Veja tudo o que você precisa saber sobre! – Foto: FC MAS

Por fim, mas não menos importante, a habilidade suave de ser capaz de valorizar as pessoas pelo trabalho que realizam é ​​algo que pode fazer um gerente de pessoas chegar ao topo. Como gerente de pessoas, ele deve elogiar e recompensar os membros da equipe pelo bom trabalho que realizam. Isso pode impactar positivamente a forma como os funcionários percebem seu trabalho e fazê-los sentir-se gratos pela experiência que estão obtendo na organização.

FAQ

O que é a gestão de pessoas?

A gestão de pessoas é uma parte da gestão de recursos humanos que engloba todos os processos de aquisição, otimização e retenção de talentos na organização. Dessa forma, ela envolve treinar, dirigir e motivar os membros da equipe para maximizar a produtividade do local de trabalho e aumentar o crescimento profissional geral.

O que é gestão de pessoas de uma empresa?

A gestão de pessoas é uma parte da gestão de recursos humanos que engloba todos os processos de aquisição, otimização e retenção de talentos na organização. Dessa forma, ela envolve treinar, dirigir e motivar os membros da equipe para maximizar a produtividade do local de trabalho e aumentar o crescimento profissional geral.

Os líderes de uma empresa, chefes de departamento e gestores, alavancam as práticas de gestão de pessoas para supervisionar o fluxo das tarefas e aumentar o desempenho dos colaboradores no dia a dia. Assim, o processo analisa como os funcionários trabalham, se envolvem, se comportam e obtêm crescimento na empresa. Além disso, vale lembrar que é função de um gerente de pessoas fornecer suporte contínuo e liderar o caminho para o sucesso dos funcionários.

Gostou? O que achou? Deixe seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *