O que é gestão? Tudo o que você precisa saber para a sua empresa!

Por | Geral, Secretariado

Um dos pontos mais importantes na área de administração para a sua empresa ter sucesso no mercado e poder crescer, além de ter um bom produto ou serviço, é a gestão. Assim, a sua importância é tanta que o cargo de gestor dentro de uma empresa é um dos mais bem remunerados e até cobiçados dentro do setor corporativo. No entanto, cada vez menos pessoas sabem o que envolve, de fato, a gestão.

Veja também o que é ética profissional!

Dessa forma, é preciso conhecer bem esse conceito em sua profundidade devida, mesmo que você não pretenda atuar no meio empresarial. Afinal, ele pode ocorrer na gestão de seus estudos, organização financeira ou até na gestão doméstica, por exemplo. Portanto, é isso que vamos tratar nas próximas linhas deste conteúdo. Confira:

O que é gestão?

O que é gestão? Tudo o que você precisa saber para a sua empresa! - Foto: IBC MAS
O que é gestão? Tudo o que você precisa saber para a sua empresa! – Foto: IBC MAS

O significado mais puro e mais direto de gestão é o ato de gerenciar as pessoas, os processos, os ativos e as estratégias em um alinhamento comum em direção a um objetivo. Essa última parte, inclusive, é o que determina o que é a gestão hoje para o mercado. Dessa forma, a pessoa capaz de exercer essa função é aquela que define os caminhos e cria as metas, para então identificar os elementos a serem resolvidos ou reforçados dentro de uma organização para alcançar esse ponto desejado.

Ou seja, o gestor precisa de capacidades de pensamento estratégico, de análise de indicadores e também de liderança. Por fim, é um perfil agregador, como um maestro de orquestra, que se preocupa com o passo de cada instrumento para criar o resultado mais harmonioso possível.

Gestão e administração são a mesma coisa?

O que é gestão? Tudo o que você precisa saber para a sua empresa! - Foto: SA MAS
O que é gestão? Tudo o que você precisa saber para a sua empresa! – Foto: SA MAS

Na análise gramatical, sim. Além disso, muitas vezes os dois termos são tratados como sinônimos. Mas, na prática, há algumas sutis diferenças que precisam ser estudadas. Assim, vamos à sua etimologia: administrar significa planejar algo, controlar e dirigir os recursos humanos, materiais e financeiros. Portanto, em sua concepção, o termo é mais voltado para o aspecto técnico, com foco no processo administrativo.

De acordo com o fundador da Teoria Clássica da Administração, Jules Henri Fayol, o administrador é responsável por conduzir a empresa, levando em consideração a finalidade de alcançar os objetivos da organização. Sendo assim, a administração é racional e visa atingir as metas e os propósitos da empresa.

Já a gestão é a atividade que tem como princípio fundamental incentivar a participação, estimular a autonomia e a responsabilidade dos funcionários. O foco é a questão gerencial, cujo processo é voltado para o político-administrativo. Ou seja: carrega componentes bem mais humanos, por isso é mais intuitiva do que a administração.

Perceba que o gestor une as metas da empresa com a prática da equipe, pois consegue avaliar o trabalho dos colaboradores, fornecendo direcionamentos assertivos, e engajar o time nas entregas que dão valor ao negócio.    

Quais são os principais tipos de gestão?

Agora que nós já abordamos o que é gestão e quais as principais atribuições quando se pensa em liderança nos dias de hoje, vamos ver os principais tipos de gestão que podem ser aplicadas em conjunto para melhorar os resultados da sua empresa, a produtividade da equipe e até garantir uma análise bem mais transparente das informações. 

Gestão empresarial

O que é gestão? Tudo o que você precisa saber para a sua empresa! - Foto: FIA MAS
O que é gestão? Tudo o que você precisa saber para a sua empresa! – Foto: FIA MAS

A gestão empresarial é o guarda-chuva que engloba todas as características necessárias para os bons gestores. Assim, esse é o papel central que envolve a administração, análise, previsão e coordenação tanto de processos quanto de pessoas.

Apesar de ser algo natural para muitas pessoas, é preciso notar que quanto mais dos tipos específicos de gestão você tiver conhecimento, melhor será a sua performance nessa função. Mesmo que algumas delas exijam a contratação de profissionais especializados, um conhecimento básico de todas elas só vai fazer bem à sua carreira.

Gestão financeira

O que é gestão? Tudo o que você precisa saber para a sua empresa! - Foto: SC MAS
O que é gestão? Tudo o que você precisa saber para a sua empresa! – Foto: SC MAS

Agora vamos passar para os tipos de gestão mais específicos dentro de um negócio. Assim, vamos começar pela que mais impacta na saúde de uma empresa.

A gestão financeira tem as mesmas atribuições da empresarial, mas foca na gestão de processos e registros do dinheiro relacionado ao negócio: transações financeiras, fluxo de caixa, investimento, orçamentos e etc.

O objetivo do profissional aqui é identificar e relacionar receitas e despesas e planejar para controlar melhor esse equilíbrio. Dessa forma, ela possibilita o máximo de fôlego para o crescimento do negócio ao longo do tempo.

Gestão de pessoas

O que é gestão? Tudo o que você precisa saber para a sua empresa! - Foto: SER MAS
O que é gestão? Tudo o que você precisa saber para a sua empresa! – Foto: SER MAS

A gestão de pessoas é igualmente importante para o sucesso de uma empresa. Afinal, elas formam o núcleo produtivo e estratégico que vai possibilitar a operação para entrega de produtos ou serviços.

Aqui entram as características importantes de liderança e empatia para os bons gestores. É preciso ter essa visão plural desde a montagem de um time com habilidades e perfis diversos, trazendo backgrounds diferentes em sintonia para as soluções criativas e inovadoras.

Além disso, gerir pessoas é também saber delegar e dar poder aos colaboradores para que se expressem e tomem decisões por conta própria. Ao contrário do que profissionais mais atrasados acreditam, você não dilui o poder quando o compartilha. Dessa forma, você multiplica ele.

Gestão de processos

O que é gestão? Tudo o que você precisa saber para a sua empresa! - Foto: FIA MAS
O que é gestão? Tudo o que você precisa saber para a sua empresa! – Foto: FIA MAS

Pessoas e processos são as duas partes de uma operação empresarial que se completam no dia a dia do negócio. Não adianta ter profissionais super capacitados, bem preparados e criativos se a forma como eles trabalham é bem ineficiente e se torna um obstáculo. Dessa forma, podemos dizer que o gestores de processos focam em otimização: quanto menor o número de passos para realizar uma tarefa, quanto menos burocracia, menos a empresa gasta em tempo e recursos para entregar um produto ou serviço ao público.

Ou seja, a gestão de processos está diretamente ligada à qualidade da entrega e o seu preço. Por isso esse papel vem ganhando cada vez mais importância dentro das empresas do futuro.

Gestão de logística

O que é gestão? Tudo o que você precisa saber para a sua empresa! - Foto: GM MAS
O que é gestão? Tudo o que você precisa saber para a sua empresa! – Foto: GM MAS

Principalmente em negócios que trabalham com produtos como o varejo, outro ponto bem fundamental para o sucesso está na forma como se lida com a logística interna e externa. Dessa forma, gerir a logística envolve a estrutura de armazenamento, manuseio e transporte bem como os processos que possibilitam essa operação.

É outra área em ascensão no mercado devido à tecnologia. Por fim, quem tem sucesso hoje são gestores que apostam em automação de controle, rastreabilidade e uso inteligente de espaços físicos como estoques.

Gestão de marketing

O que é gestão? Tudo o que você precisa saber para a sua empresa! – Foto: KP MAS

Desde que a propaganda passou a ser útil em massa pelo mundo corporativo, toda empresa precisa de um setor de marketing para ser visível ao público.

A gestão de marketing, no entanto, não se resume a criar campanhas de publicidade. Dessa forma, é o departamento responsável por pesquisar e conhecer o seu público, entender sua linguagem e qual abordagem é a melhor para atingi-lo.

Ou seja, o marketing é o responsável pela gestão da relação cliente-marca. Por fim, vale lembrar que é um aspecto cada vez mais importante para o sucesso no mercado.

Gestão de vendas

O que é gestão? Tudo o que você precisa saber para a sua empresa! – Foto: IBC MAS

A gestão de vendas costuma ser uma aliada próxima do marketing, já que as duas utilizam de pools de dados semelhantes para traçar suas estratégias.

Mas, nesse caso, o foco não é tanto na mensagem, mas em quem é atingido por ela. Assim, um boa gestão de vendas é aquela que pega as oportunidades que o marketing cria e desenvolve estratégias para selar essa relação cliente-marca.

Além disso, é a função responsável por identificar tendências de mercado e adaptar-se a demandas para manter o faturamento constante do negócio.

Gestão de mudanças

O que é gestão? Tudo o que você precisa saber para a sua empresa! - Foto: AE MAS
O que é gestão? Tudo o que você precisa saber para a sua empresa! – Foto: AE MAS

A gestão de mudanças é um conceito mais recente dentro do mundo empresarial. Dessa forma, ela se popularizou quando ficou claro que o mercado está exigindo cada vez mais que organizações se adaptem constantemente a novos públicos, novos processos e novas soluções.

Como mudanças podem gerar atritos dentro de uma empresa, profissionais nessa gestão precisam ser mediadores e planejadores.

O balanço perfeito no cargo está entre criar processos orgânicos e naturais de adaptação sem queimar as etapas na pressa de chegar antes em um determinado ponto do mercado.

Gestão de inovação

O que é gestão? Tudo o que você precisa saber para a sua empresa! – Foto: AE MAS

Outra novidade na gestão empresarial é o gestor de inovação. Como falamos no último tópico, soluções (principalmente as tecnológicas) são desses elementos que estão surgindo e se popularizando cada vez mais rápido no ambiente corporativo.

Gestores de inovação são pessoas enxergando sempre o próximo passo. Dessa forma, elas buscam tendências, criam modelos de teste dentro da empresa e demonstram os resultados de cada nova tecnologia adicionada aos processos do dia a dia.

Por isso, também é bem importante que tenham a autonomia para experimentar, buscar insights, criar. Pessoas criativas e empreendedoras costumam se dar bem nessa posição. 

Gestão de projetos

O que é gestão? Tudo o que você precisa saber para a sua empresa! – Foto: IBC MAS

Pense em vários tipos de gestão que apontamos aqui: inovação, marketing, vendas, mudanças. O que todas elas têm em comum é que precisam de ações bem constantes buscando a melhora da performance e a melhoria de indicadores para contribuir com o crescimento da empresa.

Geralmente, essas ações se tornam projetos. Mas como incluir projetos de mudança ao mesmo tempo que a empresa segue a sua operação rotineira? Esse é o papel dos gestores de projeto. São profissionais que, a partir de objetivos traçados e recursos disponíveis elaboram as etapas e as pessoas necessárias para chegar ao ponto que a empresa tanto almeja.

FAQ

O que é a gestão?

O significado mais puro e mais direto de gestão é o ato de gerenciar as pessoas, os processos, os ativos e as estratégias em um alinhamento comum em direção a um objetivo. Essa última parte, inclusive, é o que determina o que é a gestão hoje para o mercado. Dessa forma, a pessoa capaz de exercer essa função é aquela que define os caminhos e cria as metas, para então identificar os elementos a serem resolvidos ou reforçados dentro de uma organização para alcançar esse ponto desejado.

O que é gestão da empresa?

A gestão empresarial é o guarda-chuva que engloba todas as características necessárias para os bons gestores. Assim, esse é o papel central que envolve a administração, análise, previsão e coordenação tanto de processos quanto de pessoas

Gostou? O que achou? Deixe seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *