O que é Mindset? Descubra como funciona essa psicologia do sucesso!

Por | Geral

Mindset é uma palavra inglesa e que pode ser traduzida como mentalidade ou programa mental. Dessa forma, é o conjunto de pensamentos e crenças que existe dentro de nossa mente e que determina como nos sentimos e nos comportamos. De forma mais simplificada, podemos dizer que Mindset é o modo que sua mente está programa para pensar sobre um determinado assunto.

Veja também quais são os homens mais ricos do Brasil em 2020!

Mas a questão aqui é o que você acredita sobre si mesmo. Será que o que você acredita sobre si mesmo pode afetar o seu sucesso ou fracasso? De acordo com a psicóloga de Stanford, Carol Dweck, suas crenças desempenham um papel central no que você deseja e se você o consegue.  Além disso, Dweck descobriu que é a sua mentalidade que desempenha um papel significativo na determinação de realizações e sucesso. Então, o que exatamente é o Mindset?

Definição e tipos de Mindset

O que é Mindset? Veja como funciona essa psicologia do sucesso! - Foto: VW
O que é Mindset? Veja como funciona essa psicologia do sucesso! – Foto: VW

Um Mindset refere-se ao fato de você acreditar que qualidades como inteligência e talento são características fixas ou mutáveis.

Dessa forma, existem dois tipos diferentes de Mindset:

  • Pessoas com uma Mindset fixa acreditam que essas qualidades são inatas, fixas e imutáveis;
  • Aqueles com uma Mindset de crescimento, por outro lado, acreditam que essas habilidades podem ser desenvolvidas e fortalecidas por meio de comprometimento e trabalho árduo.

Dweck começou sua pesquisa sobre esse tópico abordando uma questão: O que acontece se você der às crianças um problema difícil de resolver?  Algumas crianças viram o problema como um desafio e uma experiência de aprendizagem. Mas outras crianças achavam que isso era impossível de resolver e que sua inteligência estava sendo mantida sob controle e julgamento.

As crianças do primeiro grupo tinham um Mindset de crescimento. Ao se depararem com algo difícil, elas acreditaram que poderiam aprender e desenvolver as habilidades necessárias para resolvê-lo. Por outro lado, o segundo grupo de crianças tinha Mindset fixas. Dessa forma, elas acreditavam que não havia nada que pudessem fazer para resolver um problema que estava fora do alcance de seus conhecimentos e habilidades.

Formação do Mindset

O que é Mindset? Veja como funciona essa psicologia do sucesso! - Foto: Lead In
O que é Mindset? Veja como funciona essa psicologia do sucesso! – Foto: Lead In

Dweck sugere que muitas pessoas são treinadas nos dois tipos de Mindset cedo na vida, geralmente por meio da maneira como foram criadas ou de suas experiências na escola. Portanto, certas características podem ser atribuídas a uma Mindset fixa ou de crescimento.

Mindsets fixos
  • Crianças que aprendem que devem parecer inteligentes em vez de aprender amorosamente tendem a desenvolver uma Mindset fixa;
  • Elas ficam mais preocupados com a forma como estão sendo julgados e temem não corresponder às expectativas.
Mindset de crescimento
  • Crianças que são ensinadas a explorar, abraçar novas experiências e desfrutar de desafios têm mais probabilidade de desenvolver uma Mindset de crescimento;
  • Em vez de ver os erros como reveses, eles estão dispostos a tentar coisas novas e cometer erros, tudo em nome do aprendizado e da realização de seu potencial.

Dweck observa que ter uma Mindset de crescimento não envolve acreditar que qualquer um pode se tornar o que quiser com educação e esforço suficientes. Nem todos podem se tornar Einstein ou Mozart só porque tentam.

Em vez disso, a Mindset de crescimento trata de viver de acordo com o potencial “possível”. Esse potencial, no entanto, nunca é realmente conhecível. Quem sabe até onde uma pessoa pode ir se se dedicar a isso? Pessoas com código mental construtivo acreditam que o esforço que é gasto para aprender e aprofundar sua compreensão e talentos vale a pena todo o trabalho e esforço.

O impacto da Mindset

O que é Mindset? Veja como funciona essa psicologia do sucesso! - Foto: HB
O que é Mindset? Veja como funciona essa psicologia do sucesso! – Foto: HB

Sua mentalidade desempenha um papel crítico em como você lida com os desafios da vida. Na escola, uma Mindset de crescimento pode contribuir para maiores realizações e maiores esforços. Dessa forma, ao enfrentar um problema como tentar encontrar um novo emprego, as pessoas com Mindset de crescimento mostram maior resiliência. Eles são mais propensos a perseverar em face de contratempos, enquanto aqueles com Mindset fixa são mais propensos a desistir.

Em seu livro “Mindset”, Dweck escreve que Mindset fixas tendem a criar a necessidade de aprovação.

“Já vi tantas pessoas com esse objetivo desgastante de se provar na sala de aula, em suas carreiras e em seus relacionamentos. Cada situação exige uma confirmação de sua inteligência, personalidade ou caráter. Cada situação é avaliada: Terei sucesso ou fracassei? Eu serei inteligente ou burro? Serei aceito ou rejeitado? Serei um vencedor ou um perdedor?”, escreveu Carol Dweck.

As Mindsets de crescimento, por outro lado, resultam em fome de aprendizado, como o desejo de trabalhar muito e descobrir coisas novas. Além disso, elas vão atrás de enfrentar desafios e crescer como pessoa. Quando as pessoas com código mental construtivo tentam e fracassam, elas tendem a não ver isso como um fracasso ou decepção. Em vez disso, é uma experiência de aprendizado que pode levar ao crescimento e à mudança.

Qual é a sua Mindset?

O que é Mindset? Veja como funciona essa psicologia do sucesso! - Foto: FIA
O que é Mindset? Veja como funciona essa psicologia do sucesso! – Foto: FIA

Você tem uma Mindset fixa ou de crescimento? Portanto, para descobrir, comece lendo as seguintes afirmações e decida com quais você concorda mais:

  1. As pessoas têm certa inteligência e não há como mudá-la;
  2. Não importa quem você seja, não há muito que você possa fazer para melhorar suas habilidades básicas e personalidade;
  3. As pessoas são capazes de mudar quem são;
  4. Você pode aprender coisas novas e melhorar sua inteligência;
  5. As pessoas têm talentos particulares ou não. Dessa forma, você não pode simplesmente adquirir talento para coisas como música, escrita, arte ou atletismo;
  6. Estudar, trabalhar duro e praticar novas habilidades são maneiras de desenvolver novos talentos e habilidades.

Portanto, se você tende a concordar com as afirmações 1, 2 e 5, provavelmente tem uma Mindset mais fixa. Por outro lado, se você concordar com as afirmações 3, 4 e 6, tende a ter uma Mindset de crescimento.

Você pode mudar a sua Mindset?

O que é Mindset? Veja como funciona essa psicologia do sucesso! – Foto: INT

Embora as pessoas com uma Mindset fixa possam não concordar, Dweck sugere que as pessoas são capazes de mudar suas Mindset. Além disso, os pais também podem tomar medidas para garantir que seus filhos desenvolvam uma Mindset de crescimento, muitas vezes por meio de esforços de elogio, em vez de focar apenas nos resultados.

Por exemplo, em vez de dizer a uma criança que ela é “muito inteligente”, um pai pode elogiar a criança por seu trabalho árduo em um projeto e descrever o que mais gosta nos esforços da criança (“Eu realmente gosto de como você escolheu as cores para aquela foto! “).

Dessa forma, ao focar no processo e não no resultado, os adultos podem ajudar as crianças a compreender que seus esforços, trabalho árduo e dedicação podem levar à mudança, aprendizado e crescimento agora e no futuro.

Confira abaixo algumas coisas que você pode fazer para mudar sua Mindset:

Trabalhe o seu autoconhecimento

O primeiro passo para ter uma mudança na sua Mindset é conhecer o seu autoconhecimento. Além disso, é preciso que você trabalhe e desenvolva ele. Quando estamos falando em autoconhecimento, queremos falar sobre o processo de tomada de consciência de nós mesmos, ou seja, de quem nós realmente somos.

Assim, quando formos iniciar este processo, nós entenderemos melhor os motivos que nos levam a pensar e agir de uma forma e não de outra. Portanto, teremos a oportunidade de realizar as mudanças necessárias em nossa realidade, para que assim desenvolvamos o Mindset de crescimento em nossa vida.

Faça planos

O segundo passo para desenvolver a Mindset de crescimento é traçar planos. Portanto, trace planos para ter uma vida melhor do que a atual, sempre desejando o seu crescimento. Fazer isso vai te ajudar a se manter focado em seus objetivos. Além disso, ao mesmo tempo, análise os comportamentos, pensamentos, atitudes e ações que precisam ser modificadas para que você se torne ainda mais bem sucedido do que já é e consiga alcançar o estado que deseja em sua jornada.

Leia mais

O terceiro passo para desenvolver a Mindset de crescimento é adquirir o hábito de leitura. Pode não parecer, mas a leitura é algo que tem o poder de agir sobre o nosso inconsciente. Dessa forma, ela nos ajuda a modificar pensamentos, comportamentos e atitudes, que em muitas ocasiões são prejudiciais ao nosso crescimento e desenvolvimento enquanto profissionais e indivíduos.

Dessa forma, é fundamental que criemos o hábito de ler cada vez mais. Além disso, foque em livros livros que possam ampliar os seus conhecimentos sobre os mais diversos assuntos. Assim, você aumentará o seu repertório e contribuirá para uma mudança positiva de mindset em sua vida.

Aproxime-se de pessoas bem sucedidas

O quarto passo para desenvolver o Mindset é se aproximar de pessoas bem sucedidas. Calma, não estou dizendo para você se aproximar por interesse. A intenção aqui é que você esteja perto de profissionais e indivíduos que costumam obter bons resultados em suas trajetórias. Dessa forma, você pode ter a oportunidade de perceber como essas pessoas agem quando os seus projetos dão certo e o que elas fazem quando os planos dão errado.

Portanto, elas vão se tornar grandes exemplos e fontes de inspiração. Assim, você poderá se sentir ainda mais motivado a fazer as mudanças necessárias em sua realidade e desenvolver cada vez melhor o seu mindset de crescimento.

Por fim, a o principal objetivo é que você veja como é a Mindset das pessoas nas quais você se espelha. Dessa forma, a partir daí, monte o seu próprio Mindset

Foque em coisas positivas

Quando algo ruim nos acontece, temos o costume de ficar focados apenas nos aspectos negativos da situação. Dessa forma, deixamos de observar o que esta experiência pode trazer de positivo.

Pode parecer que não, mas os problemas e adversidades que enfrentamos têm o poder de nos transformar. Dessa forma, isso pode fortalecer nossas emoções e sentimentos. Além disso, também pode nos ensinar a evitarmos os erros do passado, para que assim, erremos cada vez menos no futuro.

Gostou? O que achou? Deixe seu comentário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *