O LinkedIn é um recurso muito valioso para profissionais e empresas fazerem contatos, obter recursos, suporte e construir relacionamentos com clientese parceiros em potencial. Dessa forma, ele é ideal para proprietários de empresas domiciliares, freelancers e trabalhadores à distância, pois pode ajudá-los a construir seus negócios e carreira, bem como a permanecer conectados com o mundo exterior.
O que é o LinkedIn?
O LinkedIn é uma plataforma que nasceu como uma rede social para profissionais e empresas. Dessa forma, o seu principal objetivo é colocar em contato pessoas que buscam sinergias de trabalho e novas oportunidades profissionais ou de negócios.
Atualmente, é propriedade da Microsoft e é considerada a maior comunidade profissional em todo o mundo. Além disso, vale lembrar que ele não é uma rede focada em aumentar as relações pessoais, como o Instagram, Facebook ou Twitter, mas para criar uma rede de contatos no ambiente profissional ou de trabalho.
Significa também que, se você tem uma empresa ou um negócio, não pode perder a oportunidade de estar presente nesta rede profissional e de começar a trabalhar dentro da estratégia de Marketing Online da sua marca.
Como ele nasceu e quem o fundou?
Depois de saber o que é o LinkedIn e exatamente para que serve, você pode estar se perguntando sobre suas origens como empresa.
Tudo começou em 1993, quando Reid Hoffman, um estudante de filosofia na Universidade de Oxford, trabalhava para empresas como PayPal ou Apple, mas ao mesmo tempo estava procurando desesperadamente por parceiros para abrir uma empresa de software, o seu grande sonho.
Como normalmente acontece com todos os grandes empresários, ele deu início a vários projetos que, no final, acabaram por fracassar, como o “Socialnet”, que já nessa altura continha algumas matizes de redes sociais.
Mas foi apenas no final de 2002 que ele fundou o que hoje é essa enorme plataforma social (ou, pelo menos, o primeiro esboço). Portanto, ele conseguiu reunir vários amigos e interessados em fazer parte dela e começou em maio de 2003 com pouco mais de 100 usuários.
Alguns anos depois, a plataforma já começava a ganhar destaque entre as redes sociais mais utilizadas no mundo, conquistando cada vez mais seguidores. Dessa forma, até 2005, o LinkedIn tinha cerca de 35 milhões de usuários cadastrados.
Após forte crescimento global, em junho de 2016, o LinkedIn foi comprado pela Microsoft por 26,2 bilhões de dólares (23,26 bilhões de euros).
Hoje, os dados falam por si sobre o sucesso desta plataforma:
- Usuários ativos a cada mês: cerca de 225 milhões;
- Total de usuários registrados: cerca de 722 milhões em todo o mundo.
Visão geral atual do LinkedIn
O LinkedIn é uma rede social projetada especificamente para que profissionais de carreira e negócios se conectem. Em 2020, mais de 722 milhões de profissionais usam o LinkedIn para cultivar suas carreiras e negócios. Ao contrário de outras redes sociais nas quais você pode se tornar “amigo” de qualquer pessoa, o LinkedIn visa construir relacionamentos estratégicos. Assim, o número de conexões é menos importante do que o tipo de conexões. Portanto, o LinkedIn para de mostrar seu número real de conexões assim que você tem 500, porque se trata de qualidade, não de quantidade.
O site possui membros de quase todos os países e todos os setores imagináveis. O site tem alguma publicidade, mas não é tão invasivo quanto outros sites e rede sociais.
Dessa forma, você começa conectando-se com aqueles que conhece e que conhecem você. Por meio deles, constrói uma rede maior com o objetivo de obter recursos, encontrar trabalho freelance ou clientes e construir alianças e parcerias. Portanto, o LinkedIn é ideal para construir conexões para trabalho freelance, uma base de clientes, parceiros em potencial ou simplesmente para manter abertas as suas perspectivas de emprego.
Para que serve exatamente essa rede?
Tendo em mente que você já entendeu o que é LinkedIn, com certeza deve estar se perguntando quais são os motivos fundamentais para abrir uma conta nele, se ainda não possui um perfil profissional ou página para o seu negócio.
Portanto, confira abaixo alguns dos motivos para utilizar a rede:
1. Demonstre suas habilidades profissionais e Networking
Ter uma rede de contatos profissionais com os quais você possa fazer negócios e estabelecer relações ou sinergias de negócios é algo fundamental, seja você um blog, uma agência de site corporativo ou até mesmo um eCommerce propriamente dito.
Dessa forma, você poderá ter contato com os profissionais com quem pensa poder colaborar, o que o ajuda a divulgar a sua Marca Pessoal no seu setor de trabalho.
Além disso, se você deseja construir uma reputação a partir do seu talento, aptidões e virtudes profissionais, este é o melhor lugar para fazer isso.
2. Encontre um emprego de acordo com o seu talento
Uma das utilidades pelas quais esta plataforma é mais conhecida é porque, embora não seja um portal de empregos, ajuda a saber quais as empresas que precisam de pessoal qualificado com perfis como o seu.
É aqui que alguns recrutadores e funcionários de RH carregam as ofertas de emprego de suas empresas como postagens em seu próprio mural. Portanto, se você é um daqueles que têm esse tipo de pessoa em sua rede, deve estar muito atento ao seu dia a dia.
Nesse caso, se eles já o conhecem porque você já fez o Networking anteriormente, ficarão mais receptivos se quiserem enviar seu Curriculum Vitae.
3. Encontrar fornecedores para o seu negócio
Da mesma forma que poderá encontrar sinergias para os seus próprios projetos, se o que procura são fornecedores que lhe possam fornecer a “matéria-prima” de que necessita para a elaboração dos seus produtos, este poderá ser um ponto de partida para estas relações comerciais.
Se, por exemplo, tiver um comércio eletrônico onde vende roupas de bebé feitas à mão e no seu motor de pesquisa escrever “fabricante de lã” ou palavras-chave semelhantes, poderá encontrar outros profissionais que se dedicam a vendê-las.
Dessa forma, poderá propor-lhes um abastecimento mensal que supra a sua necessidade.
4. Pesquise novos clientes
Assim como você pode encontrar fornecedores ou parceiros de sua empresa, depois de entender o que é e como funciona o LinkedIn, você também pode entrar em contato com responsáveis por departamentos ou seções de outras empresas que precisam dos serviços que você oferece.
Se, por exemplo, procura emprego numa agência de marketing e o seu sonho é trabalhar numa determinada Marca “X”, pode procurar “X marketing manager” e dar a oportunidade deles te conhecerem.
5. Obtenha o tráfego da Web
Da mesma forma, esta rede social pode ajudá-lo a obter mais visitas para o seu blog ou página da web.
Como sabem, o “tráfego social” é mais um canal que o Google contempla como uma possibilidade de atrair utilizadores para o seu site na Internet. Portanto, se você compartilhar conteúdo nesta plataforma, as pessoas interessadas nestes tópicos poderão acessar sua página da web.
Aqui, a difusão do conteúdo do seu Blog pode ser feita de 2 formas:
- Compartilhando diretamente na sua parede ou perfil;
- Criar uma nova postagem no “LinkedIn Pulse”.
Ambos os tipos de publicação aparecerão na linha do tempo dos seus contatos, criando a possibilidade de que tenham interesse nestes artigos.
Como criar um perfil no LinkedIn?
Tudo que você precisa para começar é criar um login do LinkedIn. Além disso, você também pode fazer o upgrade para uma das assinaturas pagas do LinkedIn, mas usar apenas o serviço gratuito é suficiente. Dessa forma, a opção gratuita oferece recursos como:
- Ter um perfil profissional de habilidades, experiências e muito mais;
- Insight limitado sobre quem viu seu perfil;
- Capacidade de ver 1.000 perfis por pesquisa;
- Capacidade de salvar três pesquisas.
A atualização aumenta alguns desses recursos, como ver mais informações sobre quem viu seu perfil, o número de perfis por pesquisa e o número de pesquisas. Além disso, as atualizações podem incluir recursos adicionais, como créditos InMail, que permitem enviar mensagens para pessoas que não estão conectadas a você, e filtros premium, que tornam a pesquisa mais rápida e fácil.
Depois de se inscrever para uma conta no LinkedIn, você pode criar seu próprio perfil profissional. Lembre-se de que este é um site voltado para profissionais, então é importante que as informações em seu perfil representem seu negócio ou carreira.
Alguns dos itens que você pode adicionar a um perfil incluem o básico do seu currículo, um resumo de você mesmo, suas informações de contato, links para seu site ou blog, seus empregadores anteriores, livros publicados e projetos notáveis. Não se esqueça de adicionar uma foto profissional, pois as pessoas relutam em se conectar com alguém sem uma foto.
Depois que seu perfil estiver completo, você pode publicá-lo e começar a procurar por “conexões”. Uma conexão é uma pessoa que você conhece ou gostaria de conhecer. Essencialmente, a ideia é criar tantas conexões diretas quanto possível, adicionando pessoas dentro de seu próprio círculo profissional e ramificando para incluir suas conexões.
Perguntas Frequentes
Para que serve o LinkedIn?
O LinkedIn é uma plataforma que nasceu como uma rede social para profissionais e empresas. Dessa forma, o seu principal objetivo é colocar em contato pessoas que buscam sinergias de trabalho e novas oportunidades profissionais ou de negócios.
Para que serve o LinkedIn no celular?
O objetivo do LinkedIn no celular é igual ao objetivo do site do LinkedIn. A única diferença é que ele passa a ser um app para o seu dispositivo móvel e sempre pode ter a plataforma em suas mãos.
Por que ter um perfil no LinkedIn?
Ao contrário de outras redes sociais nas quais você pode se tornar “amigo” de qualquer pessoa, o LinkedIn visa construir relacionamentos estratégicos. Assim, o número de conexões é menos importante do que o tipo de conexões. Portanto, o LinkedIn para de mostrar seu número real de conexões assim que você tem 500, porque se trata de qualidade, não de quantidade.
Além disso, vale lembrar que essa rede pode ser muito útil para pessoas que estão a procura de empregos e empresas que procuram novos funcionários.
Gostou? O que achou? Deixe seu comentário.