O que é Planejamento estratégico? Saiba mais.

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O que é planejamento estratégico?

O planejamento estratégico ainda parece ser um conceito obscuro para muitos empreendedores. 

Portanto, se você não sabe o que é o planejamento estratégico e como ele pode agregar valor real a uma organização, continua na leitura para entender mais sobre o assunto.

Introdução ao Planejamento Estratégico.

O planejamento estratégico é o processo de documentar e estabelecer uma direção para sua empresa, avaliando sempre onde está e para onde está indo. 

Entretanto, consiste em analisar os negócios e estabelecer metas e objetivos realistas. Considerando isso, o plano leva à criação de um documento formal que expõe as visões e metas da empresa para o futuro.

O plano também fornece um local para registrar sua missão, visão e valores, bem como suas metas de longo prazo e os planos de ação que você usará para alcançá-las. 

O que é planejamento estratégico?
O que é planejamento estratégico?

Entretanto, um plano bem escrito pode desempenhar um papel central no crescimento e no sucesso da sua pequena empresa, porque indica a você e seus funcionários a melhor forma de responder a oportunidades e desafios.

Apesar dos benefícios de ter um plano estratégico, um número crescente de proprietários de pequenas empresas não se concentram nas estratégias de longo prazo de seus negócios. 

Ainda, se você é um desses, não é tarde demais para pensar de maneira diferente. Afinal, seu sucesso depende de um planejamento estratégico eficaz.

Como fazer o planejamento estratégico ?

Confira abaixo o vídeo do Sebrae, explicando de forma dinâmica como funciona o planejamento estratégico dentro de uma organização.

1-Comunicando seu plano estratégico.

Comunicando sobre o planejamento estratégico
Comunicando sobre o planejamento estratégico.

O processo de um PE, deve envolver seus funcionários, pois eles estão envolvidos nas operações do dia-a-dia e podem fornecer uma visão única da empresa. 

Afinal, os funcionários podem compartilhar com você o que acham que está e não está trabalhando com a empresa hoje, o que pode informar seu planejamento para o futuro.

Além de seus funcionários, ainda é importante entrar em contato com pessoas de fora da sua empresa para obter outras visões. Converse com eles sobre os negócios e pense sobre como eles acham que o cenário dos negócios pode mudar no futuro.

Grandes empresários e gestores recomendam que o processo de planejamento estratégico seja flexível. Ainda, quando você se reunir com seus funcionários e qualquer pessoa fora da empresa, lembre-se de que as discussões devem incentivar novas idéias e pensamentos.

2- Aumentar a produtividade.

Aumentando a produtividade
Aumentando a produtividade

Envolver seus funcionários no processo estratégico também significa que eles recebem um senso de responsabilidade que pode aumentar a produtividade. Pois, se eles contribuíram no processo ou foram informados das metas da empresa após a criação do plano estratégico, é mais provável que desejem ajudá-lo a atingir essas metas.

4- Identificação de pontos fortes e fracos

Identificando pontos fortes e fracos
Identificando pontos fortes e fracos

Como parte do processo de planejamento estratégico, você examinará e analisará todo o seu negócio. Certamente, verá o que sua empresa faz e as áreas em que ela ainda precisa melhorar. 

Ao identificar os pontos fortes e fracos atuais de sua empresa, o processo oferece a você e seus funcionários a oportunidade de melhorar no futuro e se tornar um negócio durável, minimizando os riscos.

Embora você possa ter uma boa ideia sobre o que sua empresa se destaca e as áreas que precisam ser aprimoradas, não se esqueça de envolver seus funcionários. Pois eles, podem lhe dizer algo em que você não pensou.

5- Definindo a direção do negócio .

Ao final do processo de planejamento estratégico, você e sua equipe devem ter uma direção clara de onde deseja que a empresa vá no futuro. Essas discussões e o próprio processo de planejamento ajudam a colocar os negócios na melhor posição para ter sucesso no futuro.

Acima de tudo, o planejamento estratégico oferece a você e sua empresa tempo para descobrir como crescer nos próximos anos e como lidar com novas oportunidades e desafios. 

Pense nos desafios ou problemas que sua empresa pode enfrentar em quatro ou cinco anos e planeje adequadamente, para que sua empresa não tropeça no caminho.

6- Equívocos de Planejamento Estratégico

Equívocos no plano estratégico
Equívocos no plano estratégico

Existem muitos conceitos errôneos de que no planejamento estratégico não há tempo suficiente ou pensar que isso beneficia apenas empresas maiores.

Temendo que você coloque sua empresa no caminho errado, existem várias razões pelas quais os proprietários de empresas podem desconfiar do planejamento estratégico. 

Mas não se assuste, pois  o planejamento estratégico pode ajudar sua empresa – grande ou pequena – e os benefícios superam em muito os negativos percebidos.

Independentemente do tamanho do seu negócio, um plano estratégico é benéfico. Seja você uma pequena empresa ou uma grande empresa com centenas ou milhares de funcionários, o planejamento estratégico ajuda a garantir que a empresa esteja indo na direção certa.

Mas como você sabe se está dirigindo a empresa na direção certa? 

As fases iniciais do planejamento estratégico concentram-se em pesquisas e discussões. Diante disso, as decisões que você toma durante o planejamento estratégico não se baseiam em suposições; eles são baseados em pesquisas e informações que você coletou enquanto conversava com seus funcionários e pessoas fora da sua empresa.

Se você passar pelo processo de planejamento estratégico uma vez, não pense que não precisará fazê-lo novamente. O plano estratégico é um documento vivo; deve mudar com o tempo. 

Não é incomum os proprietários de empresas criarem um plano estratégico com seus funcionários e raramente – ou nunca – revisitarem o documento. Analisar e avaliar seu plano estratégico regularmente ajudará a mantê-lo responsável e no caminho certo para alcançar suas metas e objetivos.

O que torna o planejamento estratégico bem-sucedido?

O que torna o planejamento estratégico bem-sucedido?
O que torna o planejamento estratégico bem-sucedido?

O planejamento estratégico bem-sucedido envolve um esforço de equipe entre você e seus funcionários, bem como entre você e seus fornecedores e outras pessoas externas. 

Quanto mais você envolver seus funcionários no planejamento estratégico, melhor eles entenderão a estratégia que você deseja ter para o seu negócio.

O planejamento também precisa ser flexível. Embora seja necessário ter metas e objetivos para o seu negócio, você também precisa se adaptar às mudanças. 

Pode levar mais tempo do que o esperado para atingir um objetivo específico; reconheça que isso não é um problema e que você pode incorporar alterações ao seu plano para colocá-lo em uma posição melhor para ter sucesso.

Quando o planejamento estratégico é bem-sucedido, logo cada indivíduo entende o que fortalece os negócios e o que precisa ser trabalhado. Portanto é mais provável que cada pessoa queira contribuir para o crescimento e sucesso do negócio.

Quando o planejamento estratégico deve ser feito?

Quando fazer o PE?
Quando fazer o PE?

No que diz respeito ao planejamento estratégico, você deseja iniciá-lo mais cedo ou mais tarde. Isso não precisa necessariamente ser feito nos primeiros dias ou semanas da vida da empresa – você pode permanecer no negócio por alguns meses para ter uma idéia melhor do que está e não está funcionando.

Mas mesmo que você possua sua empresa há muito tempo, não é tarde demais para começar o planejamento estratégico. Nunca é um momento ruim para sentar e pensar sobre o status atual da sua empresa e onde você deseja estar nos próximos cinco a 10 anos. 

Portanto quando estiver pronto, reúna sua equipe e agende reuniões regulares dedicadas ao planejamento estratégico.

Onde os planos estratégicos dão errado?

Onde os planos estratégicos dão errado?
Onde os planos estratégicos dão errado?

O planejamento estratégico é um compromisso contínuo. Mesmo se você passar por uma rodada inicial de planejamento estratégico e levar ao desenvolvimento do primeiro plano da sua empresa, ele ainda não está concluído.

Os PE’s também podem dar errado se as metas e objetivos que você definir são irrealistas. Todo proprietário de empresa deseja que sua empresa cresça e seja bem-sucedida, mas se você definir um crescimento excessivo, isso poderá desencorajar você e seus funcionários.

Um plano estratégico bem-sucedido requer comprometimento. Toda a sua equipe precisa se concentrar nos negócios e na execução do plano estratégico. 

Se o plano estratégico não estiver sendo usado regularmente ou como base dos negócios, você e seus funcionários poderão perder de vista a direção e os objetivos da empresa.

Os três principais motivos pelos quais a implementação da estratégia falha:

  • Comunicação pobre
  • Falta de Liderança
  • Usando medidas erradas

Revendo e atualizando seu plano estratégico.

Revendo e atualizando o plano estratégico.

Não gaste tempo para criar um plano estratégico e depois coloque-o na prateleira para coletar poeira. Viva por isso. E ainda atualize regularmente seu plano estratégico. 

Se sua empresa trabalha em um setor de ritmo acelerado e pode ser afetada por fatores externos alterados, revise e atualize seu plano estratégico com mais frequência. 

Por exemplo, se sua empresa opera no setor de tecnologia em constante evolução, você provavelmente desejará verificar seu plano estratégico após cada trimestre.

Revendo e atualizando o plano estratégico.
Revendo e atualizando o plano estratégico.

Ao revisar seu plano estratégico, você está observando as suposições feitas e verificando a posição da sua empresa em relação a essas suposições. O que você pensou que seriam desafios e ameaças à sua empresa há um ano pode não ser o mesmo agora. 

Não tenha medo de alterar qualquer parte do plano estratégico. Pois se os fatores externos estão tendo um impacto maior em seus negócios do que você pensava inicialmente, talvez seja necessário alterar seus objetivos ou metas.

Depois de revisar o plano estratégico, compartilhe as alterações com sua equipe. Mesmo que você não tenha feito alterações, é uma boa oportunidade para refletir sobre o status da empresa e confirmar se as coisas estão no caminho certo. 

O Processo de Planejamento Estratégico.

Processo de Planejamento
Processo de Planejamento

Quando se trata do processo de planejamento estratégico, pense nele como tendo três fases: discussão, desenvolvimento, revisão e atualização. 

O objetivo do processo de planejamento estratégico é garantir que todos na empresa estejam alinhados no que diz respeito às metas e objetivos da sua pequena empresa, além de criar um documento formal do plano estratégico.

Fase 1 – discussão:

Debatendo ideias
Debatendo ideias

A fase de discussão visa reunir o máximo de informações, opiniões e sugestões possíveis. Faça uma reunião regularmente com os funcionários e qualquer outra equipe da sua empresa que participe do planejamento estratégico. 

Certifique-se de ter uma agenda e as ideias claras, se possível faça um mapa mental do que deseja realizar em cada reunião. Isso manterá as discussões nos trilhos e ajudará a evitar distrações. 

Nas primeiras reuniões, tente responder a perguntas que o ajudará a definir o status atual da empresa, como “Onde estamos agora?” e “Onde estão nossos concorrentes?” Depois de ter uma boa ideia de onde está o negócio, você pode se concentrar em detalhes específicos em futuras reuniões.

Você pode e deve realizar uma análise SWOT! 

SWOT
SWOT

SWOT significa Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças. Ao conduzir uma análise SWOT, você e seus funcionários examinam o que seus negócios fazem bem, onde podem melhorar, quaisquer oportunidades futuras a serem seguidas que possam ajudar a no crescimento e no sucesso da empresa.

Ao discutir os pontos fracos da sua empresa, não tenha medo de ser sincero. Toda empresa tem pontos fracos e coisas para trabalhar. 

Qualquer fraqueza observada por você e seus funcionários significa que é algo que você procurará melhorar no futuro com uma iniciativa detalhada descrita no plano estratégico.

As oportunidades disponíveis para o seu negócio podem ser bastante claras, enquanto a identificação de ameaças para o seu negócio pode ser mais difícil. 

 Se você puder identificar uma série de ameaças e desafios para seus negócios logo no início, isso o colocará em uma posição melhor para resolvê-los se e quando você os encontrar no caminho.

Fase 2 – desenvolvimento.

Desenvolvendo o plano estratégico
Desenvolvendo o plano estratégico

O desenvolvimento é quando você começa a montar o plano estratégico da sua empresa e isso consiste em cinco componentes principais: uma declaração de visão, uma missão, metas e objetivos, um plano de ação e detalhes sobre a frequência com que o plano estratégico será revisado e atualizado.

Decida com seus funcionários o que você usará para criar o plano estratégico. Você vai comprar um software para ajudá-lo a criar e abrigar o plano? Ou você mesmo criará o plano e o salvará na nuvem para facilitar o acesso?

Ao criar metas e objetivos para o seu negócio, verifique portanto se eles são realistas e mensuráveis. Trabalhe com seus funcionários para criar metas e objetivos pelo menos nos próximos um a três anos. Ainda, discuta como essas metas e objetivos serão medidos e rastreados.

Fase 3 – revisão e atualização.

Revisando o planejamento estratégico.
Revisando o planejamento estratégico.

Uma parte crítica que plano estratégico deve abordar, é a frequência com que será revisado e atualizado. Portanto, designe alguém responsável por revisar, atualizar e compartilhar quaisquer alterações com o restante da empresa. 

Seja você ou outra pessoa, você deve garantir que todos na empresa estejam cientes das mudanças e de como elas afetam o plano estratégico geral.

O plano estratégico pretende ser um documento fluido; não caia na armadilha de criar o documento e deixá-lo na prateleira por anos. Se você desenvolveu objetivos e planos de ação significativos, eles devem ajudar a verificar regularmente o plano estratégico. 

Por exemplo, se seu plano de ação exigir que você insira números de vendas trimestralmente para rastrear a receita, você poderá dedicar um tempo para revisar o restante do plano.

Você também pode definir um alerta para verificar o plano estratégico regularmente. Seja a cada poucos meses, trimestralmente ou anualmente, um alerta recorrente pode ajudá-lo a revisar e atualizar o documento.

Revisando o PE.
Revisando o PE.

Ao revisar seu plano estratégico, você pode descobrir que não está no caminho de atingir um objetivo ou meta que você configurou anteriormente, portanto reavalie a situação e, se necessário, discuta os problemas com seus funcionários. 

Descubra o que deu errado e por que sua empresa não está no ritmo; talvez o objetivo fosse muito ambicioso ou não realista. Altere a meta ou objetivo e atualize o plano de ação para ajudá-lo a voltar aos trilhos.

Você também pode achar que sua pequena empresa alcançou uma meta ou objetivo mais cedo do que você pensava. Nesse caso, você pode criar uma nova meta ou objetivo para trabalhar, ou tentar manter o progresso que já fez.

Exemplos de planejamento estratégico.

Exemplos de planejamento.
Exemplos de planejamento.

Os planos estratégicos podem variar, dependendo do tipo de negócio em que você opera ou do setor em que atua. Aqui estão alguns exemplos de diferentes planos estratégicos:

Planos estratégicos para negócios

Um plano estratégico para um negócio incluirá a missão e a declaração de visão da empresa, bem como suas metas e objetivos e os planos de ação para alcançá-los.

O plano estratégico é diferente de um plano de negócios. Pois o plano de negócios é normalmente usado para ajudar a iniciar o negócio e adquirir os fundos necessários para abrir as portas. Logo um plano estratégico descreve a estratégia de crescimento e sucesso no futuro usando os recursos existentes.

O plano estratégico da Associação Canadense de Futebol para 2014 a 2018 está cheio de informações e detalhes. Inclui um exame do status atual da organização e qual será o foco no futuro. Inclui as metas e objetivos da Associação Canadense de Futebol, bem como as estratégias que serão utilizadas para alcançá-los.

Planos estratégicos para organizações sem fins lucrativos.

Um plano estratégico para uma organização sem fins lucrativos incluirá os mesmos componentes principais. Um plano estratégico sem fins lucrativos pode se concentrar mais nos fatores internos e externos que podem representar ameaças ou desafios à organização. 

Como a estrutura de uma organização sem fins lucrativos pode mudar rapidamente devido a diferentes fatores, o plano estratégico leva isso em consideração e visa solucionar possíveis alterações com antecedência.

Planos Estratégicos de TI

Planos estratégicos de TI
Planos estratégicos de TI

O setor de TI está mudando constantemente. Isso significa que um plano estratégico para uma empresa de TI deve identificar e abordar as mudanças no futuro o melhor possível. 

Embora outros planos estratégicos de negócios possam se concentrar nos próximos três a quatro anos, não é incomum que um plano estratégico de TI observe o próximo ano em um ano e meio.

Quando se trata de desenvolver, revisar e atualizar seu plano estratégico de TI, é importante envolver o Diretor de Informações da sua empresa. Pois, o conhecimento e as habilidades dessa pessoa são úteis na elaboração de um plano estratégico para seus negócios de tecnologia. 

Além do Diretor de Informações, você e seus funcionários podem verificar se é necessário atualizar qualquer parte de sua infraestrutura para atender às metas e objetivos descritos em seu plano estratégico.

Devido às circunstâncias que mudam rapidamente, você pode revisar seu plano estratégico de TI com mais frequência do que outras empresas. Ajuste seu plano conforme necessário para colocar seus negócios no melhor caminho. 

O plano também deve incluir detalhes sobre como tomar uma decisão quando se trata de investir em novos equipamentos ou tecnologias.

Planos Estratégicos de Marketing.

Planos Estratégicos de Marketing.
Planos Estratégicos de Marketing.

O objetivo de um plano estratégico de marketing deve ser gerar vendas para o negócio. Com isso, aumentando o número de vendas, ou aumentando o número de clientes no próximo trimestre, um plano estratégico de marketing ajuda as empresas a gerar mais receita e aumentar sua base de clientes.

Um plano de marketing pode incluir tecnologia de marketing, software ou plataformas baseadas na Web para ajudar a acompanhar o progresso da sua empresa em direção a seus objetivos. 

Contudo, o plano também pode abordar os tipos específicos de marketing que a empresa seguirá – por exemplo, se sua empresa buscará publicidade impressa tradicional ou anúncios digitais.

Como um plano estratégico de marketing visa aumentar a exposição e os números da sua empresa através de diferentes técnicas e métodos, é uma boa ideia incluir o orçamento no documento. 

Dessa forma, você e seus funcionários trabalharão em direção às metas e objetivos de marketing que você deseja alcançar sem gastar muito dinheiro.

Aqui está um exemplo de um  exemplo de plano estratégico de marketing  para uma empresa de roupas de varejo que detalha o raciocínio por trás dos objetivos da empresa.

Entretanto, é essencial se concentrar na estratégia de longo prazo do seu negócio, pois o planejamento estratégico é tão importante quanto ter um plano de negócios e pode levar ao sucesso do seu negócio. 

Você e seus funcionários entenderão o status atual da empresa, logo a produtividade aumentará à medida que todos trabalharem para alcançar as metas de negócios, e você se colocará em uma posição melhor para resolver quaisquer possíveis problemas que possam surgir no futuro.

Diante do exposto, vamos recapitular de forma bem sucinta, o assunto abordado.

Qual a função de um planejamento estratégico?

É o método que determina o ponto de partida da organização e tem como função antecipar o que a organização deverá fazer e quais objetivos deverão ser atingidos. Além de definir as estratégias que ajudarão a colocar em prática a execução dos objetivos e também a sobrevivência da organização.

Quem deve fazer parte da definição do Planejamento Estratégico?

Geralmente a Diretoria que é a responsável pela definição do Planejamento Estratégico, visto seu posicionamento mais estratégico e por serem pessoas com alto poder de decisão dentro da organização e os funcionários, pois eles estarão executando o que foi definido.

O que é o planejamento?

Em poucas palavras, O planejamento consiste em uma importante tarefa de gestão e administração, que está relacionada com a preparação, organização e estruturação de um determinado objetivo.

Fonte: The Hartford.

2 Responses to " O que é Planejamento estratégico? Saiba mais. "

  1. Valesca disse:

    Impressionante como as coisas mais básicas são as melhores. Gratidão.

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