O planejamento estratégico ainda parece ser um conceito bem obscuro para muitos empreendedores. Portanto, se você não sabe o que é o planejamento estratégico e como ele pode agregar valor real a uma organização, continue lendo para entender mais sobre o assunto.
Veja também o que é Visão Sistêmica!
Introdução ao Planejamento Estratégico
O planejamento estratégico é o processo de documentar e estabelecer uma direção para sua a empresa, avaliando sempre onde ela está e para onde está indo.
No entanto, ele consiste em analisar os negócios e estabelecer metas e objetivos realistas. Considerando isso, o plano leva à criação de um documento formal que expõe as visões e metas da empresa para o futuro.
Além disso, o plano também fornece um local para registrar a sua missão, a visão e os valores, bem como as suas metas de longo prazo e os planos de ação que você usará para alcançá-las.
Entretanto, um plano bem escrito pode desempenhar um papel central no crescimento e no sucesso da sua pequena empresa, pois indica a você e seus funcionários a melhor forma de responder a oportunidades e desafios.
Apesar dos benefícios de ter um plano estratégico, um número crescente de proprietários de pequenas empresas não se concentram nas estratégias de longo prazo de seus negócios.
Mas se você é um desses, não é tarde demais para pensar de maneira diferente. Afinal, o seu sucesso depende de um planejamento estratégico eficaz.
Por que o seu negócio precisa desse planejamento?
Sabemos que, sem planejamento, fica bem difícil conquistar os objetivos pretendidos. Assim, sem essa organização prévia, a empresa fica perdida e não sabe onde deseja chegar e muito menos como chegar. Além disso, na maioria das vezes, isso acontece pois a empresa não compreende a sua cultura ou seus diferenciais.
Mesmo que lá no começo vocês tenham feito a lição de casa e definido a missão e valores, é bem comum que eles se percam com o passar dos anos.
Dessa forma, enxergar todo o potencial do negócio e ver além do óbvio para sair na frente no mercado se torna uma tarefa bem complexa e até trabalhosa.
Além disso, o planejamento estratégico também ajuda a empresa a descobrir os caminhos mais adequados para conquistar os objetivos.
Imagine que, sem ter conhecimento dos diferenciais, fraquezas e do mercado em que o negócio está inserido, elencar as melhores estratégias se torna um jogo de achismos e até intuição. E, como você deve saber, esse tipo de abordagem dificilmente é bem-sucedida.
Além disso, essa pode ser uma excelente maneira de engajar as equipes e fazer com que todos trabalhem focados em um objetivo comum.
Quando está claro para os colaboradores quais os valores da empresa e as metas a serem alcançadas, é muito mais fácil de promover a colaboração e, inclusive, criar um ambiente em que todos se sintam responsáveis e iguais recompensados pelo sucesso.
Por isso, enxergue o planejamento estratégico muito além do papel. Apesar de ser um documento, é ele que vai fazer com que a empresa caminhe para o crescimento sem perder a sua identidade ao longo do trajeto.
Como fazer o planejamento estratégico?
Confira abaixo o vídeo do Sebrae, explicando de forma bem dinâmica como funciona o planejamento estratégico dentro de uma organização.
1-Comunicando seu plano estratégico
O processo de um PE deve envolver os seus funcionários, pois eles estão envolvidos nas operações do dia a dia e podem fornecer uma visão única da empresa.
Afinal, os funcionários podem compartilhar com você o que acham que está e não está trabalhando com a empresa hoje, o que pode informar o seu planejamento para o futuro.
Além de seus funcionários, ainda é bem importante entrar em contato com pessoas de fora da sua empresa para obter outras visões. Dessa forma, converse com eles sobre os negócios e pense sobre como eles acham que o cenário dos negócios pode mudar no futuro.
Grandes empresários e gestores recomendam que o processo de PE seja bem flexível. Ainda, quando você se reunir com os seus funcionários e qualquer pessoa fora da empresa, lembre-se de que as discussões devem incentivar novas ideias e pensamentos.
2- Aumentar a produtividade
Envolver os seus funcionários no processo estratégico também significa que eles recebem um senso de responsabilidade que pode aumentar a produtividade. Pois, se eles contribuíram no processo ou foram informados das metas da empresa após a criação do plano estratégico, é bem provável que desejem ajudá-lo a atingir essas metas.
4- Identificação de pontos fortes e fracos
Como parte do processo de planejamento estratégico, você examinará e analisará todo o seu negócio. Assim, você verá o que a sua empresa faz e as áreas em que ela ainda precisa melhorar.
Ao identificar os pontos fortes e fracos atuais de sua empresa, o processo oferece a você e seus funcionários a oportunidade de melhorar no futuro e se tornar um negócio bem durável, minimizando os riscos.
Embora você possa ter uma boa ideia sobre o que sua empresa se destaca e as áreas que precisam ser aprimoradas, não se esqueça de envolver os seus funcionários. Pois eles, podem lhe dizer algo em que você não pensou.
5- Definindo a direção do negócio
Ao final do processo de PE, você e sua equipe devem ter uma direção clara de onde deseja que a empresa vá no futuro. Assim, essas discussões e o próprio processo de planejamento ajudam a colocar os negócios na melhor posição para ter sucesso no futuro.
Acima de tudo, o planejamento estratégico oferece a você e sua empresa tempo para descobrir como crescer nos próximos anos e como lidar com as novas oportunidades e os desafios.
Pense nos desafios ou problemas que sua empresa pode enfrentar em 4 ou 5 anos e planeje de forma adequada, para que a sua empresa não tropece no caminho.
6- Equívocos de Planejamento Estratégico
Existem muitos conceitos errôneos de que no PE não há tempo suficiente ou pensar que isso beneficia apenas as empresas maiores.
Temendo que você coloque a sua empresa no caminho errado, existem várias razões pelas quais os proprietários de empresas podem desconfiar do planejamento estratégico.
Mas não se assuste, pois o PE pode ajudar a sua empresa – grande ou pequena – e os benefícios superam em muito os negativos.
Independente do tamanho do seu negócio, um plano estratégico é benéfico. Seja você uma pequena empresa ou uma grande empresa com centenas ou milhares de funcionários, o planejamento estratégico ajuda a garantir que a empresa vá na direção certa.
Mas como você sabe se está dirigindo a empresa na direção certa?
As fases iniciais do PE concentram-se em pesquisas e discussões. Diante disso, as decisões que você toma durante o planejamento estratégico não se baseiam em suposições; Assim, eles se baseiam em pesquisas e informações que você coletou enquanto conversava com os seus funcionários e pessoas de fora da sua empresa.
Se você passar pelo processo de PE uma vez, não pense que não precisará fazê-lo de novo. O plano estratégico é um documento vivo; Assim, ele deve mudar com o tempo.
Não é incomum os proprietários de empresas criarem um PE com os seus funcionários e raramente – ou nunca – revisitarem o documento. Assim, analisar e avaliar o seu plano estratégico de forma regular ajudará a mantê-lo responsável e no caminho certo para alcançar as suas metas e os objetivos.
O que torna o planejamento estratégico bem-sucedido?
O planejamento estratégico bem-sucedido envolve um esforço de equipe entre você e seus funcionários, bem como entre você e seus fornecedores e outras pessoas externas.
Assim, quanto mais você envolver os seus funcionários no PE, melhor eles entenderão a estratégia que você deseja ter para o seu negócio.
Além disso, o planejamento também precisa ser flexível. Embora seja necessário ter metas e objetivos para o seu negócio, você também precisa se adaptar às mudanças.
Pode levar mais tempo do que o esperado para atingir um objetivo específico; reconheça que isso não é um problema e que você pode incorporar alterações ao seu plano para colocá-lo em uma posição melhor para ter sucesso.
Quando o PE é bem-sucedido, logo cada indivíduo entende o que fortalece os negócios e o que precisa ser trabalhado. Portanto é bem mais provável que cada pessoa queira contribuir para o crescimento e sucesso do negócio.
Quando o planejamento estratégico deve ser feito?
No que diz respeito ao PE, você deseja iniciá-lo mais cedo ou mais tarde. Isso não precisa necessariamente ser feito nos primeiros dias ou semanas da vida da empresa – você pode permanecer no negócio por alguns meses para ter uma ideia melhor do que está e não está funcionando.
Mas mesmo que você possua sua empresa há muito tempo, não é tarde demais para começar o planejamento estratégico. Nunca é um momento ruim para sentar e pensar sobre o status atual da sua empresa e onde você deseja estar nos próximos 5 a 10 anos.
Portanto, quando estiver pronto, reúna a sua equipe e agende reuniões regulares dedicadas ao planejamento estratégico.
Onde os planos estratégicos dão errado?
O PE é um compromisso contínuo. Mesmo se você passar por uma rodada inicial de planejamento estratégico e levar ao desenvolvimento do 1º plano da sua empresa, ele ainda não está concluído.
Além disso, os PE’s também podem dar errado se as metas e objetivos que você definir são irrealistas. Todo proprietário de empresa deseja que a sua empresa cresça e seja bem-sucedida, mas se você definir um crescimento excessivo, isso poderá desencorajar você e seus funcionários.
Um plano estratégico bem-sucedido requer comprometimento. Dessa forma, toda a sua equipe precisa se concentrar nos negócios e na execução do plano estratégico.
Se o PE não estiver sendo usado de forma regular ou como base dos negócios, você e seus funcionários poderão perder de vista a direção e os objetivos da empresa.
Por fim, os 3 principais motivos pelos quais a implementação da estratégia falha:
- Comunicação pobre;
- Falta de Liderança;
- Usando medidas erradas.
Revendo e atualizando o seu plano estratégico
Não gaste tempo para criar um PE e depois coloque-o na prateleira para coletar poeira. Viva por isso. E ainda atualize de forma regular o seu plano estratégico.
Se a sua empresa trabalha em um setor de ritmo acelerado e pode ser afetada por fatores externos alterados, revise e atualize seu plano estratégico com mais frequência.
Por exemplo, se sua empresa opera no setor de tecnologia em constante evolução, você desejará verificar o seu plano estratégico após cada trimestre.
Ao revisar seu plano estratégico, você está observando as suposições feitas e verificando a posição da sua empresa em relação a essas suposições. O que você pensou que seriam desafios e ameaças à sua empresa há um ano pode não ser o mesmo agora.
Não tenha medo de alterar qualquer parte do PE. Pois se os fatores externos estão tendo um impacto maior em seus negócios do que você pensava no início, talvez seja necessário alterar os seus objetivos ou as metas.
Depois de revisar o PE, compartilhe as alterações com a sua equipe. Mesmo que você não tenha feito alterações, é uma boa oportunidade para refletir sobre o status da empresa e confirmar se as coisas estão no caminho certo.
O Processo de Planejamento Estratégico
Quando se trata do processo de PE, pense nele como tendo 3 fases: discussão, desenvolvimento, revisão e atualização.
O objetivo do processo de planejamento estratégico é garantir que todos na empresa estejam alinhados no que diz respeito às metas e objetivos da sua pequena empresa, além de criar um documento formal do PE.
Fase 1 – discussão
A fase de discussão visa reunir o máximo de informações, opiniões e sugestões possíveis. Assim, faça uma reunião de forma regular com os funcionários e qualquer outra equipe da sua empresa que participe do planejamento estratégico.
Certifique-se de ter uma agenda e as ideias claras, se possível faça um mapa mental do que deseja realizar em cada reunião. Isso manterá as discussões nos trilhos e ajudará a evitar distrações.
Nas primeiras reuniões, tente responder a perguntas que o ajudará a definir o status atual da empresa, como “Onde estamos agora?” e “Onde estão os nossos concorrentes?” Depois de ter uma boa ideia de onde está o negócio, você pode se concentrar em detalhes específicos em futuras reuniões.
Você pode e deve realizar uma análise SWOT!
SWOT significa Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças. Assim, ao conduzir uma análise SWOT, você e seus funcionários examinam o que seus negócios fazem bem, onde podem melhorar, quaisquer oportunidades futuras a serem seguidas que possam ajudar a no crescimento e no sucesso da empresa.
Ao discutir os pontos fracos da sua empresa, não tenha medo de ser sincero. Assim, toda empresa tem pontos fracos e coisas para trabalhar.
Qualquer fraqueza observada por você e seus funcionários significa que é algo que você procurará melhorar no futuro com uma iniciativa detalhada descrita no PE.
As oportunidades disponíveis para o seu negócio podem ser bem claras, enquanto a identificação de ameaças para o seu negócio pode ser mais difícil.
Se você puder identificar uma série de ameaças e desafios para seus negócios logo no início, isso o colocará em uma posição melhor para resolvê-los e quando você os encontrar no caminho.
Fase 2 – desenvolvimento
O desenvolvimento é quando você começa a montar o PE da sua empresa e isso consiste em 5 componentes principais: uma declaração de visão, uma missão, metas e objetivos, um plano de ação e detalhes sobre a frequência com que o plano estratégico será revisado e atualizado.
Decida com os seus funcionários o que você usará para criar o plano estratégico. Você vai comprar um software para ajudá-lo a criar e abrigar o plano? Ou você mesmo criará o plano e o salvará na nuvem para facilitar o acesso?
Ao criar metas e objetivos para o seu negócio, verifique se eles são realistas e mensuráveis. Trabalhe com os seus funcionários para criar metas e objetivos pelo menos nos próximos um a 3 anos. Ainda, discuta como essas metas e objetivos serão medidos e rastreados.
Fase 3 – revisão e atualização
Uma parte crítica que plano estratégico deve abordar, é a frequência com que será revisado e atualizado. Portanto, designe alguém responsável por revisar, atualizar e compartilhar quaisquer alterações com o restante da empresa.
Seja você ou outra pessoa, você deve garantir que todos na empresa estejam cientes das mudanças e de como elas afetam o PE geral.
O plano estratégico pretende ser um documento fluido; não caia na armadilha de criar o documento e deixá-lo na prateleira por anos. Se você desenvolveu objetivos e planos de ação significativos, eles devem ajudar a verificar regularmente o plano estratégico.
Por exemplo, se seu plano de ação exigir que você insira números de vendas trimestralmente para rastrear a receita, você poderá dedicar um tempo para revisar o restante do plano.
Além disso, você também pode definir um alerta para verificar o PE de forma regular. Seja a cada poucos meses, trimestralmente ou anualmente, um alerta recorrente pode ajudá-lo a revisar e atualizar o documento.
Ao revisar seu PE, você pode descobrir que não está no caminho de atingir um objetivo ou meta que você configurou antes, portanto reavalie a situação e, se necessário, discuta os problemas com seus funcionários.
Descubra o que deu errado e por que sua empresa não está no ritmo; talvez o objetivo fosse muito ambicioso ou não realista. Altere a meta ou objetivo e atualize o plano de ação para ajudá-lo a voltar aos trilhos.
Além disso, você também pode achar que sua pequena empresa alcançou uma meta ou objetivo mais cedo do que você pensava. Nesse caso, você pode criar uma nova meta ou objetivo para trabalhar, ou tentar manter o progresso que já fez.
Exemplos de planejamento estratégico
Os planos estratégicos podem variar, dependendo do tipo de negócio em que você opera ou do setor em que atua. Aqui estão alguns exemplos de diferentes planos estratégicos:
Planos estratégicos para negócios
Um plano estratégico para um negócio incluirá a missão e a declaração de visão da empresa, bem como suas metas e objetivos e os planos de ação para alcançá-los.
O plano estratégico é diferente de um plano de negócios. Pois o plano de negócios é normalmente usado para ajudar a iniciar o negócio e adquirir os fundos necessários para abrir as portas. Logo um plano estratégico descreve a estratégia de crescimento e sucesso no futuro usando os recursos existentes.
O plano estratégico da Associação Canadense de Futebol para 2014 a 2018 está cheio de informações e detalhes. Inclui um exame do status atual da organização e qual será o foco no futuro. Inclui as metas e objetivos da Associação Canadense de Futebol, bem como as estratégias que serão utilizadas para alcançá-los.
Planos estratégicos para organizações sem fins lucrativos
Um plano estratégico para uma organização sem fins lucrativos incluirá os mesmos componentes principais. Um plano estratégico sem fins lucrativos pode se concentrar mais nos fatores internos e externos que podem representar ameaças ou desafios à organização.
Como a estrutura de uma organização sem fins lucrativos pode mudar rapidamente devido a diferentes fatores, o plano estratégico leva isso em consideração e visa solucionar possíveis alterações com antecedência.
Planos Estratégicos de TI
O setor de TI está mudando de forma constante. Isso significa que um plano estratégico para uma empresa de TI deve identificar e abordar as mudanças no futuro o melhor possível.
Embora outros planos estratégicos de negócios possam se concentrar nos próximos três a quatro anos, não é incomum que um plano estratégico de TI observe o próximo ano em um ano e meio.
Quando se trata de desenvolver, revisar e atualizar seu plano estratégico de TI, é importante envolver o Diretor de Informações da sua empresa. Pois, o conhecimento e as habilidades dessa pessoa são úteis na elaboração de um plano estratégico para seus negócios de tecnologia.
Além do Diretor de Informações, você e seus funcionários podem verificar se é necessário atualizar qualquer parte de sua infraestrutura para atender às metas e objetivos descritos em seu plano estratégico.
Devido às circunstâncias que mudam rapidamente, você pode revisar seu plano estratégico de TI com mais frequência do que outras empresas. Ajuste seu plano conforme necessário para colocar seus negócios no melhor caminho.
O plano também deve incluir detalhes sobre como tomar uma decisão quando se trata de investir em novos equipamentos ou tecnologias.
Planos Estratégicos de Marketing
O objetivo de um plano estratégico de marketing deve ser gerar vendas para o negócio. Com isso, aumentando o número de vendas, ou aumentando o número de clientes no próximo trimestre, um plano estratégico de marketing ajuda as empresas a gerar mais receita e aumentar sua base de clientes.
Um plano de marketing pode incluir tecnologia de marketing, software ou plataformas baseadas na Web para ajudar a acompanhar o progresso da sua empresa em direção a seus objetivos.
Contudo, o plano também pode abordar os tipos específicos de marketing que a empresa seguirá – por exemplo, se sua empresa buscará publicidade impressa tradicional ou anúncios digitais.
Como um plano estratégico de marketing visa aumentar a exposição e os números da sua empresa através de diferentes técnicas e métodos, é uma boa ideia incluir o orçamento no documento.
Dessa forma, você e seus funcionários trabalharão em direção às metas e objetivos de marketing que você deseja alcançar sem gastar muito dinheiro.
Aqui está um exemplo de um exemplo de plano estratégico de marketing para uma empresa de roupas de varejo que detalha o raciocínio por trás dos objetivos da empresa.
Entretanto, é essencial se concentrar na estratégia de longo prazo do seu negócio, pois o planejamento estratégico é tão importante quanto ter um plano de negócios e pode levar ao sucesso do seu negócio.
Você e seus funcionários entenderão o status atual da empresa, logo a produtividade aumentará à medida que todos trabalharem para alcançar as metas de negócios, e você se colocará em uma posição melhor para resolver quaisquer possíveis problemas que possam surgir no futuro.
FAQ
É o método que determina o ponto de partida da organização e tem como função antecipar o que a organização deverá fazer e quais objetivos deverão ser atingidos. Além de definir as estratégias que ajudarão a colocar em prática a execução dos objetivos e também a sobrevivência da organização.
Geralmente a Diretoria que é a responsável pela definição do Planejamento Estratégico, visto seu posicionamento mais estratégico e por serem pessoas com alto poder de decisão dentro da organização e os funcionários, pois eles estarão executando o que foi definido.
Em poucas palavras, O planejamento consiste em uma importante tarefa de gestão e administração, que está relacionada com a preparação, organização e estruturação de um determinado objetivo.
1. Discussão;
2. Desenvolvimento;
3. Revisão e Atualização.
Fonte: The Hartford.