O que é resiliência? Dicas para ser mais resiliente no trabalho!

Por | Geral

Os locais de trabalho costumam ser ambientes estressantes e em constante mudança, e os desafios que eles apresentam podem testar as qualidades de uma pessoa. O que é interessante é que algumas pessoas não apenas superam de forma confortável essas ondas de dificuldade, mas até encontram sucesso nelas. Mas como essas pessoas conseguem tirar o máximo proveito de uma situação ruim? O que os impede de se sentirem afetados quando as coisas não saem da maneira que desejam ou esperam? Bom, essa qualidade é definida como resiliência.

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Como você pode desenvolver qualidades resilientes no trabalho e como isso pode te beneficiar? Este artigo explicará o que é resiliência, qual a sua importância no ambiente de trabalho e dicas para se tornar uma pessoa mais resiliente. Confira:

O que é resiliência?

O que é resiliência? Dicas para ser mais resiliente no trabalho! - Foto: CFA
O que é resiliência? Veja dicas para ser mais resiliente no trabalho! – Foto: CFA

Resiliência refere-se à eficácia com que você lida com experiências difíceis em sua vida. Dessa forma, muitas vezes é descrito como a capacidade de “se recuperar” e continuar confortável em meio à adversidade. Também envolve ser capaz de regular de forma eficaz seus pensamentos e emoções, bem como perceber situações desafiadoras como uma oportunidade e não uma ameaça pessoal.

A maioria de nós pode identificar uma pessoa resiliente, mas podemos ter dificuldade em definir o que a torna resiliente. É sua positividade? Bem, não é tão simples assim. Não é a positividade que os torna resilientes – na verdade é o contrário. Dessa forma, a resiliência permite uma abordagem positiva do trabalho e da perspectiva de vida, o que, por sua vez, permite uma melhor resolução de problemas e ajuda a manter a motivação.

No entanto, não é apenas uma habilidade reativa que é ativada quando uma pessoa enfrenta desafios. Além disso, também permite uma abordagem proativa da vida diária. Com uma mentalidade orientada para a lógica e um foco na resolução de problemas, as tarefas do dia a dia em geral parecem mais acessíveis para uma pessoa resiliente.

Aqueles com boa resiliência são, portanto, menos vulneráveis ​​a serem derrubados por obstáculos. Dessa forma, eles vêem as situações desfavoráveis ​​como uma parte inevitável da vida, ao invés de um obstáculo não merecido. Por fim, eles podem até obter uma sensação de realização por serem capazes de trabalhar por meio deles e crescer.

Por que a resiliência é importante no local de trabalho?

O que é resiliência? Dicas para ser mais resiliente no trabalho! - Foto: Hub
O que é resiliência? Veja dicas para ser mais resiliente no trabalho! – Foto: Hub

Ter uma força de trabalho resiliente beneficia sua empresa de muitas maneiras, principalmente ao tornar as pessoas mais motivadas, capazes de lidar com as mudanças e menos suscetíveis ao desgaste. Além disso, também melhora a saúde geral dos funcionários, pois a resiliência e o bem-estar no local de trabalho estão bem ligados. Dessa forma, melhor saúde mental significa menos “absenteísmo” e “presenteísmo”. Por fim, melhora o desempenho das pessoas em todo o local de trabalho.

Na verdade, um estudo realizado pela CV Library revelou que 57% dos empregadores veem a resiliência como uma habilidade fundamental para os candidatos. Enquanto isso, 71% viram a capacidade de adaptação como uma habilidade chave, que é um aspecto central da resiliência. Portanto, esses resultados revelam que as empresas valorizam muito os funcionários que demonstram resiliência.

Dicas para se tornar uma pessoa mais resiliente

Encontre um senso de propósito
O que é resiliência? Dicas para ser mais resiliente no trabalho! - Foto: GI
O que é resiliência? Veja dicas para ser mais resiliente no trabalho! – Foto: GI

Depois que sua filha de 13 anos foi morta por um motorista bêbado, Candace Lightner fundou o grupo voluntário”Mother’s Against Drunk Driving” (MADD). Dessa forma, Lightner concentrou sua energia em criar consciência sobre os perigos de dirigir embriagado. “No dia da morte de Cari, prometi a mim mesma que lutaria para que esse homicídio fosse considerado algo positivo nos próximos anos”, explicou ela mais tarde.

Portanto, diante de uma crise ou tragédia, encontrar um senso de propósito pode desempenhar um papel bem importante em sua recuperação. Isso pode significar envolver-se em sua comunidade, cultivar sua espiritualidade ou até participar de atividades que sejam significativas para você.

Acredite em suas habilidades
O que é resiliência? Veja dicas para ser mais resiliente no trabalho! - Foto: Getty Images
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Ter confiança em sua própria capacidade de lidar com as tensões da vida pode desempenhar um papel bem importante na resiliência. Dessa forma, tornar-se mais confiante em suas próprias habilidades, incluindo sua capacidade de responder e lidar com uma crise, é uma ótima maneira de construir resiliência para o futuro.

Além disso, ouça comentários negativos em sua cabeça. Dessa forma, ao ouvi-los, pratique substituí-los por outros positivos, como “Eu posso fazer isso”, “Sou um ótimo amigo / mãe / parceiro” ou “Sou bom no meu trabalho”.

Pesquisas demonstraram que sua auto estima desempenha um papel importante no enfrentamento do estresse e na recuperação de eventos difíceis. Por fim, lembre-se de seus pontos fortes e realizações.

Desenvolva uma forte rede social
O que é resiliência? Veja dicas para ser mais resiliente no trabalho! - Foto: Getty Images
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É importante ter pessoas em quem confiar. Dessa forma, ter pessoas carinhosas e solidárias ao seu redor atua como um fator de proteção em tempos de crise. Embora falar sobre uma situação com um amigo ou ente querido não faça com que seus problemas desapareçam, isso permite que você compartilhe seus sentimentos, obtenha apoio, receba feedback positivo e encontre possíveis soluções para seus problemas. Assim, o apoio social é fundamental para a saúde e o seu bem-estar.

Abrace a mudança
O que é resiliência? Veja dicas para ser mais resiliente no trabalho! - Foto: Getty Images
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A flexibilidade é uma parte essencial da resiliência. Dessa forma, ao aprender como ser mais adaptável, você estará mais bem equipado para reagir a uma crise na vida. Além disso, pessoas resilientes costumam utilizar esses eventos como uma oportunidade para ramificar em novas direções. Embora algumas pessoas possam ser esmagadas por mudanças abruptas, indivíduos resilientes são capazes de se adaptar e prosperar.

Seja otimista
O que é resiliência? Veja dicas para ser mais resiliente no trabalho! - Foto: Getty Images
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Ficar otimista durante os períodos de escuridão pode ser difícil, mas manter uma perspectiva otimista é uma parte bem importante da resiliência. O que você está enfrentando pode ser difícil, mas é importante permanecer esperançoso e positivo quanto a um futuro melhor.

No entanto, o pensamento positivo não significa ignorar o problema para se concentrar em resultados positivos. Dessa forma, significa compreender que os contratempos são temporários e que você tem as habilidades e capacidades para combater os desafios que enfrenta.

Cuide de si mesmo
O que é resiliência? Veja dicas para ser mais resiliente no trabalho! – Foto: GI

Quando você está estressado, pode ser muito fácil negligenciar suas próprias necessidades. Além disso, perder o apetite, ignorar os exercícios e não dormir o suficiente são reações bem comuns a uma situação de crise.  Mas em vez disso, concentre-se em desenvolver suas habilidades de  autoconsumo, mesmo quando estiver com problemas. Além disso, reserve um tempo para atividades que você goste.

Dessa forma, ao cuidar de suas próprias necessidades, você pode melhorar sua saúde geral e resiliência e estar totalmente pronto para enfrentar os desafios da vida.

Desenvolva habilidades de resolução de problemas
O que é resiliência? Veja dicas para ser mais resiliente no trabalho! – Foto: GI

Pesquisas sugerem que as pessoas que são capazes de encontrar soluções para um problema são mais capazes de lidar com os problemas do que aquelas que não conseguem. Dessa forma, sempre que você encontrar um novo desafio, faça uma lista rápida de algumas das maneiras possíveis de resolver o problema.

Além disso, experimente diferentes estratégias e concentre-se no desenvolvimento de uma maneira lógica de resolver problemas comuns.  Dessa forma, ao praticar suas habilidades de resolução de problemas de forma regular, você estará mais bem preparado para enfrentar um desafio sério.

Estabeleça Metas
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As situações de crise são bem assustadoras. Além disso, elas podem até parecer intransponíveis. Pessoas resilientes são capazes de ver essas situações de forma realista e, em seguida, definir metas razoáveis ​​para lidar com o problema.

Dessa forma, quando você se sentir oprimido por uma situação, dê um passo para trás para avaliar o que está diante de você. Faça um “brainstorm” de soluções possíveis e, em seguida, divida-as em etapas gerenciáveis.

Tome uma atitude
O que é resiliência? Veja dicas para ser mais resiliente no trabalho! – Foto: GI

Somente esperar que um problema desapareça por si só prolonga a crise. Em vez disso, comece a trabalhar para resolver o problema de forma imediata. Embora possa não haver uma solução rápida ou simples, você pode tomar medidas para tornar sua situação bem melhor e menos estressante.

Dessa forma, concentre-se no progresso que você fez até agora e planeje seus próximos passos, em vez de ficar desanimado com a quantidade de trabalho que ainda precisa ser realizado.

Além disso, trabalhar de forma ativa em soluções também o ajudará a se sentir mais no controle. Em vez de apenas esperar que as coisas aconteçam, ser proativo permite que você ajude a tornar seus objetivos uma realidade.

Continue trabalhando em suas habilidades
O que é resiliência? Veja dicas para ser mais resiliente no trabalho! – Foto: GI

A resiliência pode levar algum tempo para ser construída, então não desanime se você ainda luta para lidar com eventos problemáticos. Dessa forma, todos podem aprender a ser resilientes e isso não envolve nenhum conjunto específico de comportamentos ou ações. Além disso, a resiliência pode variar de forma dramática de uma pessoa para outra.

Concentre-se em praticar essas habilidades, bem como as características comuns de pessoas resilientes, mas também lembre-se de desenvolver seus pontos fortes existentes.

Perguntas Frequentes

O que é resiliência?

Resiliência pessoal refere-se à eficácia com que você lida com experiências difíceis em sua vida. Dessa forma, muitas vezes é descrito como a capacidade de “se recuperar” e continuar confortável em meio à adversidade. Também envolve ser capaz de regular de forma eficaz seus pensamentos e emoções, bem como perceber situações desafiadoras como uma oportunidade e não uma ameaça pessoal.

Qual a importância da resiliência no local de trabalho?

Ter uma força de trabalho resiliente beneficia sua empresa de muitas maneiras, principalmente ao tornar as pessoas mais motivadas, capazes de lidar com as mudanças e menos suscetíveis ao desgaste. Além disso, também melhora a saúde geral dos funcionários, pois a resiliência e o bem-estar no local de trabalho estão bem ligados. Dessa forma, melhor saúde mental significa menos “absenteísmo” e “presenteísmo”. Por fim, melhora o desempenho das pessoas em todo o local de trabalho.

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