O que é responsabilidade social? O que é e por que é importante!

Por | Geral, Secretariado

Já se foi o tempo em que as preocupações relativas a tudo que envolve o bem-estar da sociedade era papel do Estado. Assim, o conceito de responsabilidade social, entre os seus muitos desdobramentos, faz transbordar para além do dever do Poder Público o papel de “garantidor” de direitos fundamentais da sociedade e torna a iniciativa privada um importante fator nessa missão.

Veja também o que são os fundamentos da metodologia científica!

Portanto, compreender o que é a responsabilidade social e a sua importância no mundo moderno, é uma necessidade e as empresas que não participarem disso podem ficar para trás no futuro. Então, confira abaixo tudo o que você precisa saber sobre o assunto:

Qual o conceito de responsabilidade social?

O que é responsabilidade social? O que é por que é importante? - Foto: AM MAS
O que é responsabilidade social? O que é por que é importante? – Foto: AM MAS

A Responsabilidade social, também conhecida pela sigla RS, é um conceito que define as práticas voluntárias das empresas para o seu meio social, ou seja, ações que beneficiam de algum modo a sociedade. Dessa forma, ela pode ser de uma maneira externa, com a arborização de uma praça, ou interna, com um curso de capacitação profissional, por exemplo.

Esses exemplos de ações, além de proporcionarem boas condições sociais, refletem em melhores e até maiores oportunidades de fazer negócio.

Com o objetivo de melhorar a imagem da empresa e ainda gerar benefícios à sociedade, os projetos de  responsabilidade social empresarial são voluntários, mas ainda são adotados em maior parte pelos negócios de grande porte do mercado.

Do que se trata a responsabilidade social e ambiental nas empresas?

O que é responsabilidade social? O que é por que é importante? - Foto: FIA MAS
O que é responsabilidade social? O que é por que é importante? – Foto: FIA MAS

Toda organização se inseri em um ambiente. E ela não está isolada. Dessa forma, ela interage com os fornecedores, os clientes, a comunidade, os parceiros, o meio ambiente, os governos e entre outros agentes, direta ou indiretamente interessados em suas ações.

Nessa troca de interesses, produtos e serviços, materiais e recursos financeiros, ela tem perdas e ganhos. Assim, quanto mais prejudicado estiver o meio em que a empresa faz parte, mais difíceis serão as suas interações com o ambiente. A lógica contrária também é verdadeira.

O que é responsabilidade social? O que é por que é importante? – Foto: FIA MAS

Ou seja, as boas condições para a sociedade e para o meio ambiente como um todo refletem em mais e melhores oportunidades de negócio. Portanto, uma empresa que cria ações de responsabilidade social e ambiental promove um espaço bem mais saudável para trocas de experiências em meio aos seus negócios.

Vale observar a definição do Ministério do Meio Ambiente sobre o que é a responsabilidade socioambiental:

Está ligada a ações que respeitam o meio ambiente e a políticas que tenham como um dos principais objetivos a sustentabilidade. Todos são responsáveis pela preservação ambiental: governos, empresas e cada cidadão.

Assim, ao elaborar as ações social e ambientalmente responsáveis, a empresa compreende que também é seu dever promover a preservação da sociedade e do meio ambiente.

Por que é importante?

O que é responsabilidade social? O que é por que é importante? - Foto: OI MAS
O que é responsabilidade social? O que é por que é importante? – Foto: OI MAS

Apesar de ser voluntário, você sabe por que é tão importante implementar o conceito de responsabilidade social em uma empresa? Se a sua resposta for não, imagine-se como um consumidor e pense no impacto que uma companhia ativa em causas sociais tem na mídia e nos clientes. Então, esse é o porquê.

Assim, as empresas que começaram a adotar esse tipo de prática têm sentido o impacto desse tipo de estratégia  tanto no seus faturamentos quanto no número de clientes, trazendo uma vantagem competitiva. Por fim, vale lembrar que a RS tem uma influência bem ampla quando o assunto é seu poder de mudança social e empresarial.

Quais os benefícios de tornar sua empresa em uma “empresa cidadã”?

O que é responsabilidade social? O que é por que é importante? - Foto: BT MAS
O que é responsabilidade social? O que é por que é importante? – Foto: BT MAS

Uma empresa cidadã é aquela que tem as suas ações voltadas para a sociedade, ou seja, é uma empresa socialmente sustentável. Assim, os seus líderes compreendem que o seu propósito maior é servir e não se apegam à antiga ideia de que precisam ser servidos.

Além disso, os benefícios obtidos pela empresa socialmente responsável são incalculáveis. No entanto, cabe destacar alguns, tais como:

  • A Melhoria na reputação da marca, atraindo bem mais investidores;
  • A elevação do grau de engajamento dentro do ambiente de trabalho, com os colaboradores mais comprometidos com o sucesso do negócio;
  • O aumento da credibilidade, gerando bem mais confiança no mercado;
  • O aumento exponencial da competitividade;
  • A maior capacidade de atrair os talentos para a empresa;
  • Favorece bem mais parcerias de negócios;
  • O alcance de maiores níveis de satisfação de seus clientes;
  • A obtenção do retorno dos seus investimentos;
  • A redução dos riscos das atividades;
  • E a melhoria na alocação dos seus recursos.

Você pode perceber que os benefícios são muitos e favorecem as empresas em vários fatores. Além disso, incorporar o conceito de responsabilidade social dará aos seus colaboradores ainda mais senso de pertencimento à empresa, visto que eles se sentirão parte de algo bem maior, gerando significado para as atividades que realizam.

Por fim, vale lembrar que a responsabilidade social é tema de alta relevância, que deve estar inserido no planejamento de toda e qualquer empresa moderna que queira ser perene, sustentável e lucrativa.

Tipos de responsabilidade social

O que é responsabilidade social? O que é por que é importante? - Foto: AM MAS
O que é responsabilidade social? O que é por que é importante? – Foto: AM MAS

As demandas para ter uma sociedade e um meio ambiente mais equilibrados são muitas. Ainda mais em um cenário complexo e com exigências variadas, as ações para beneficiá-los podem tomar diversas frentes. É dessa maneira que surgiram 3 tipos de responsabilidade social:

  • A Responsabilidade Social Corporativa (RSC);
  • Responsabilidade Social Empresarial (RSE);
  • Responsabilidade Social Ambiental (RSA).

Assim, abaixo vamos trazer os detalhes sobre cada uma delas.

Responsabilidade Social Corporativa (RSC)

O que é responsabilidade social? O que é por que é importante? - Foto: DQ MAS
O que é responsabilidade social? O que é por que é importante? – Foto: DQ MAS

A RSC representa o compromisso contínuo da empresa com seu o comportamento ético e com o desenvolvimento econômico.

Para isso, ela promove, ao mesmo tempo, a melhoria da qualidade de vida de sua força de trabalho e de suas famílias, da comunidade local e da sociedade.

Por fim, no geral, ela cria estratégias e ações relacionadas ao seu ambiente de negócios.

Responsabilidade Social Empresarial (RSE)

O que é responsabilidade social? O que é por que é importante? - Foto: ES MAS
O que é responsabilidade social? O que é por que é importante? – Foto: ES MAS

O conceito de RSE se parece muito com o de RSC. No entanto, além de desenvolver a responsabilidade social para os envolvidos no negócio, ela amplia o seu campo de atuação.

Dessa forma, a RSE elabora as campanhas e os planejamentos que beneficiam os stakeholders (todos os grupos interessados na empresa) e a sociedade em geral.

Responsabilidade Social Ambiental (RSA)

O que é responsabilidade social? O que é por que é importante? – Foto: FIA MAS

Já RSA pode ser considerada uma das maneiras mais atuais e até completas de ser socialmente responsável.

Assim, uma empresa que cria um plano de RSA tem as ações bem claras e específicas para beneficiar a sociedade e o meio ambiente. Portanto, os três tipos de RS podem ser aplicados em diferentes instituições empresariais.

Mas quais são as responsabilidades sociais de uma empresa?

O que é responsabilidade social? O que é por que é importante? – Foto: TS MAS

As empresas têm como o principal objetivo a geração de lucros. E não há nada de errado nisso, já que os sócios, os acionistas e os empreendedores buscam retorno dos seus investimentos.

Mas, no atual cenário de rápidas mudanças tecnológicas, sociais, políticas e ambientais, é preciso que os empreendimentos atuem para além dessa expectativa. Dessa forma, os consumidores buscam por organizações que vendam os produtos e serviços que afetem o mínimo possível o meio ambiente e a sociedade.

O que é RS? O que é por que é importante? – Foto: G1 MAS

Assim, saem na frente as marcas que conseguem promover a responsabilidade socioambiental enquanto entregam a sua oferta. Mas como isso ocorre na prática? Afinal, quais são as responsabilidades sociais de uma empresa?

Fazer um recrutamento bem responsável e até zelar pela saúde de seus colaboradores está entre elas. Além disso, adaptar-se às mudanças de mercado, promovendo o bem-estar dos seus funcionários, também é bem importante. Por fim, reduzir ao máximo o impacto ambiental em toda a sua cadeia produtiva é bem importante para uma empresa que promove a RS.

Considerando, ainda, que ela está em um ambiente com o qual interage de forma constante, é preciso analisar a responsabilidade socioambiental com o público externo. Dessa maneira, a organização estabelecerá relacionamentos saudáveis com a comunidade, parceiros comerciais, fornecedores e até os consumidores. Por fim, desenvolverá um plano de RS que englobe os direitos humanos e as formas para minimizar os problemas ambientais globais para os quais a empresa contribui.

Qual a diferença em relação à política de responsabilidade social?

O que é responsabilidade social? O que é por que é importante? – Foto: G1 MAS

Você já ouviu falar em política de responsabilidade social? Pois então, esse é um conceito um pouco diferente da responsabilidade social, mas os dois costumam ser confundidos. Enquanto a RS diz respeito às ações e práticas, a política é útil para documentar essas decisões.

Isso quer dizer que a política de responsabilidade social é criada para organizar e ajudar a desenvolver as estratégias de todas as modalidades de RS, tornando transparentes ao público todos esses dados.

Mas o que é a política de responsabilidade social?

O que é responsabilidade social? O que é por que é importante? - Foto: CC MAS
O que é responsabilidade social? O que é por que é importante? – Foto: CC MAS

Analisado o cenário e como a empresa pode agir de forma benéfica sobre ele, cria-se, então, a política de responsabilidade social. Assim, ela irá documentar as estratégias de RS que a organização pretende desenvolver. Além disso, torna bem transparente para o público interno e externo como a organização pretende agir em situações específicas. Por fim, vale lembrar que ela dá as diretrizes para que todos os colaboradores atuem de uma determinada maneira.

Além disso, se você está em busca de exemplos de política de responsabilidade social, dê uma olhada nos links abaixo e confira o que estabelecem algumas das grandes empresas do país:

Como ter uma empresa responsável social e ambiental?

O que é responsabilidade social? O que é por que é importante? – Foto: BC MAS

O 1º ponto é compreender que esse é um processo cultural e comportamental. Assim, leva tempo e deve se manter ao longo do tempo e das gerações. Muitos de nós somos frutos de uma sociedade que nasceu e cresceu diante de um outro paradigma, segundo o qual o consumismo é natural, o lucro acima de tudo também e que o bem-estar individual pode estar acima do coletivo.

A visão holística, ou seja, que as partes exitem e são importantes, mas é o todo que tem a maior importância, deve sempre predominar. Assim, em outras palavras, uma empresa não pode ser próspera, se os seus consumidores também não são e se o ambiente em que eles – consumidores – e ela própria vivem, for degradado ou seu futuro está sob risco.

Uma vez que essa compreensão faça parte das pessoas que compõem a empresa – do mais baixo ao mais alto escalão – a instituição de políticas que traduzam essa responsabilidade em ações concretas, passa a ser um mero formalismo.

O que é responsabilidade social? O que é por que é importante? – Foto: AB MAS

Por fim, vale lembrar que as empresas orientadas a RS ambiental, têm como características:

  • Políticas de recursos humanos que valorizem os seus colaboradores, as suas necessidades e desejos, a sua inclusão social e o bem-estar de suas famílias;
  • Instituem políticas de promoção de bem-estar e integração com a comunidade local (bairro) e mesmo nas áreas em que atua, por meio do consumo dos seus produtos e / ou serviços;
  • Atuam em iniciativas público privadas de caráter social e ambiental, sem que seja por força de lei ou de incentivos fiscais, mas tão somente de forma voluntária;
  • Priorizam e estabelecem as relações comerciais e parcerias com fornecedores que mantenham políticas iguais ou semelhantes, ampliando e fortalecendo um clima de responsabilidade social ambiental global;
  • Em todos os níveis de atendimento prestado, há a preocupação com o atendimento aos direitos humanos, a inclusão social e até a igualdade;
  • Instituem em seus processos produtivos e operacionais, métodos com o menor impacto negativo possível ao meio ambiente, priorizando a sustentabilidade.

FAQ

O que é a responsabilidade social?

A Responsabilidade social, também conhecida pela sigla RS, é um conceito que define as práticas voluntárias das empresas para o seu meio social, ou seja, ações que beneficiam de algum modo a sociedade.

Por que a responsabilidade social é bem importante?

Apesar de ser voluntário, você sabe por que é tão importante implementar o conceito de responsabilidade social em uma empresa? Se a sua resposta for não, imagine-se como um consumidor e pense no impacto que uma companhia ativa em causas sociais tem na mídia e nos clientes. Então, esse é o porquê.

Assim, as empresas que começaram a adotar esse tipo de prática têm sentido o impacto desse tipo de estratégia  tanto no seus faturamentos quanto no número de clientes, trazendo uma vantagem competitiva. Por fim, vale lembrar que a RS tem uma influência bem ampla quando o assunto é seu poder de mudança social e empresarial.

Gostou? O que achou? Deixe seu comentário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *