Também conhecido como índice, o sumário nada mais é do que uma lista com os números das páginas onde estão registrados os assuntos abordados em um determinado trabalho. Assim, essa lista é um item obrigatório em todos os trabalhos acadêmicos e de conclusão de curso (TCC).
Veja também como montar um planejamento semanal!
Portanto, pensando nisso, hoje o Sou Secretária trouxe esse artigo com a intenção de ajudar você a fazer um sumário de acordo com as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Mas antes disso, vamos entender exatamente o que é um sumário, a importância de seguir as normas da ABNT e muito mais. Confira:
O que é um Sumário?
O Sumário consiste em uma página para que você possa localizar dentro de um documento com várias páginas, onde está um assunto. Ou seja, é um guia inicial, um menu para você conseguir encontrar em qual página está aquele determinado tema que você está buscando saber.
Quais as funções dos padrões ABNT nos Sumários?
Talvez você não entenda a razão de construir um Sumário ABNT, mas existem alguns motivos:
- Simplificar a compreensão de leitura: o que o leitor mais deseja é ter a oportunidade de executar uma leitura simples e fácil de entender. Portanto, vamos facilitar para ele! Você terá o sucesso como recompensa;
- Favorece a originalidade do texto: considerando que atualmente a internet é a ferramenta mais utilizada pelos pesquisadores, o plágio é algo bem latente. No entanto, o uso dos padrões da ABNT garante a inovação da sua escrita, tornando-a um texto versátil e exclusivo;
- Mantem a integralidade o seu trabalho: embora seja verdade que podemos apoiar nossa pesquisa em estudos e / ou abordagens anteriores, isso não significa que possamos fazer isso sem levar em consideração.
É por isso que o formato ABNT permite que você faça a sua própria criação, tornando a pesquisa mais séria e comprometida com a veracidade.
Quais são os padrões da ABNT que devemos aplicar ao sumário?
Se for original, o seu trabalho pode ser armazenado como um livro. É por isso que eles permaneceram válidos ao longo dos anos e é um critério quase obrigatório ao escrever um relatório, documento e artigo de natureza científica. Assim, sua pesquisa será original e única e sua aplicação também é fácil. Portanto, vamos começar com as considerações sobre o formato:
Margem:
Será 3 cm no lado superior e esquerda, 2 cm no lado inferior e direita. Por fim, deve ser feito em um papel tamanho A4 (21,0 cm x 29,7 cm).
Tipo de letra:
Quanto à fonte, a fonte será Times New Roman ou Arial, tamanho 12, com espaçamento número 1.5 e alinhamento justificado.
Outras recomendações:
- Alinhamento: centralizado (título da página); à esquerda (lista);
- Entrelinhamento: 1,5;
- Caracteres: letras maiúsculas (nos títulos); letra maiúscula na inicial (subtítulos e seções dos subtítulos);
- Destaque: negrito (nos títulos e nos subtítulos).
Importante:
- Se o trabalho for subdividido em dois ou mais volumes, o sumário deve ser repetido em todos eles, na íntegra;
- O sumário deve ser o último elemento pré-textual, ou seja, deve vir imediatamente antes do primeiro capítulo do trabalho;
- Os elementos pré-textuais (capa, folha de rosto, folha de aprovação, dedicatória, resumo, listas de tabelas, figuras e abreviaturas) não devem ser registrados no sumário;
- Os espaços vazios entre a última palavra de um título / subtítulo / seção e a indicação do número da página devem ser preenchidos com pontos.
Qual importância do Sumário ABNT?
Um dos elementos essenciais em qualquer trabalho acadêmico é o sumário. Desse modo, ele é elaborado na fase final do trabalho, pois reúne todos e cada um dos pontos que foram desenvolvidos nele. Assim, ele serve para mostrar a estrutura do trabalho e, ao mesmo tempo, indica as páginas em que cada um dos pontos tratados está localizado.
Além disso, lembre-se de que o Sumário ABNT de um trabalho acadêmico expõe, de maneira ordenada e hierárquica, todas as seções em que é constituído. Por fim, a organização hierárquica é alcançada mediante a atribuição de títulos e subtítulos.
Exemplo de sumário na ABNT
Aqui está um exemplo de sumário nas normas da ABNT.
Perceba que alguns itens estão destacados em negrito e outros não. Alguns estão em letra maiúscula e outros não. Isso diz respeito ao esquema de subordinação. Portanto, no texto do trabalho, o título deve estar no mesmo formato.
Como fazer sumário no Word?
Talvez você não saiba, mas o Word permite fazer sumários automáticos em documentos. Com o recurso, o número da página e título dos capítulos são inseridos e podem ser atualizados de forma automática após qualquer alteração no corpo do texto. Assim, a função é útil especialmente para quem está fazendo trabalhos acadêmicos, como artigos e TCCs.
Portanto, abaixo você verá como adicionar sumário no Word e formatar nas normas da ABNT. O procedimento foi feito no Office 2016, mas as dicas também valem para usuários de edições anteriores / posteriores do programa da Microsoft.
Como inserir sumário?
- Primeiramente, selecione o título dos capítulos e aplique o estilo “Título 1”, na aba “Página inicial”. Em seguida, faça o mesmo com os subtítulos, se houver;
2. Agora, após configurar todos os títulos e subtítulos do seu trabalho, posicione o cursor de texto no local desejado para o sumário. Depois disso, acesse a aba “Referências”, selecione “Sumário” e adicione um sumário automático.
Como formatar?
- Segundo as normas da ABNT, o título do sumário deve estar em caixa alta, centralizado, em negrito e ter fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 14, com espaçamento entre linhas de 1,5. Portanto, para realizar a formatação, basta selecionar a palavra “Sumário” e pressionar os botões indicados na imagem abaixo;
2. Em seguida, o conteúdo do sumário deve estar em fonte Arial tamanho 12 com espaçamento entre linhas de 1,5. As demais formatações são importadas de forma automática dos títulos do seu trabalho. Por isso, ele deve estar formatado nas normas da ABNT.
Como atualizar o sumário?
- Posteriormente, caso tenha adicionado um novo tópico ao seu trabalho ou alterado algum título, basta assinalar a opção “Atualizar Sumário…”, na aba “Referências”;
2. Em seguida, selecione se deseja apenas atualizar o número das páginas ou todo o índice, que inclui novas entradas, atualização dos títulos existentes e número da página. Por fim, pressione “OK”.
Como inserir número de páginas no Word?
Em muitos casos, o Word “ignora” a numeração das páginas. Dessa forma, é necessário que você faça a numeração de outro modo. Portanto, confira abaixo o tutorial de como inserir o número de páginas no Word:
- Primeiramente, para inserir número de página você deve ir até a guia “Inserir”. Em seguida você deve localizar a opção “Número de Página” para logo depois escolher o tipo e o estilo de número desejado.
Por fim, veja que automaticamente cada um nas páginas receberam números:
Pronto! Agora, aproveite essas dicas para conseguir inserir sumários de forma automática em seus trabalhos acadêmicos.
FAQ
O que é sumário?
O Sumário consiste em uma página para que você possa localizar dentro de um documento com várias páginas, onde está um assunto. Ou seja, é um guia inicial, um menu para você conseguir encontrar em qual página está aquele determinado tema que você está buscando saber.
Como fazer um sumário no Word?
A formação do sumário no Word passa por duas etapas. A primeira é a “Inserção” e segunda é a “Formatação”. Confira abaixo o tutorial de cada uma das etapas:
Como inserir sumário?
- Primeiramente, selecione o título dos capítulos e aplique o estilo “Título 1”, na aba “Página inicial”. Em seguida, faça o mesmo com os subtítulos, se houver;
- Agora, após configurar todos os títulos e subtítulos do seu trabalho, posicione o cursor de texto no local desejado para o sumário. Depois disso, acesse a aba “Referências”, selecione “Sumário” e adicione um sumário automático.
Como formatar?
- Segundo as normas da ABNT, o título do sumário deve estar em caixa alta, centralizado, em negrito e ter fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 14, com espaçamento entre linhas de 1,5. Portanto, para realizar a formatação, basta selecionar a palavra “Sumário” e pressionar os botões indicados na imagem abaixo;
- Em seguida, o conteúdo do sumário deve estar em fonte Arial tamanho 12 com espaçamento entre linhas de 1,5. As demais formatações são importadas de forma automática dos títulos do seu trabalho. Por isso, ele deve estar formatado nas normas da ABNT.
Como atualizar o Sumário?
- Posteriormente, caso tenha adicionado um novo tópico ao seu trabalho ou alterado algum título, basta assinalar a opção “Atualizar Sumário…”, na aba “Referências”;
- Em seguida, selecione se deseja apenas atualizar o número das páginas ou todo o índice, que inclui novas entradas, atualização dos títulos existentes e número da página. Por fim, pressione “OK”.
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