O que é tecnologia da informação? Veja o que é e qual a sua importância nas empresas!

Por | Geral

Há apenas 25 anos atrás, a maioria dos escritórios comerciais era abastecido com máquinas de escrever e folhas de carbono, em vez de PCs e impressoras. Mas depois que os PCs se tornaram itens de consumo convencionais, o mundo dos negócios adotou a tecnologia em expansão em um ritmo bem vertiginoso. Assim, a economia moderna valoriza a aquisição, o processamento e o uso adequado da informação em todas as suas formas e formatos. Hoje, a soma de todas as tecnologias digitais e de PCs usados para o gerenciamento da informação nos setores público e privado é chamada de tecnologia da informação ou apenas de TI. Dessa forma, a tecnologia da informação é responsável por saltos inovadores e melhorias no local de trabalho em vários setores do mercado e desempenha um papel crítico nas organizações empresariais.

Veja também o que é comportamento organizacional!

Portanto, pensando nisso, hoje você verá tudo o que precisa saber sobre a tecnologia da informação e a sua importância no mundo dos negócios. Confira:

Definição de Tecnologia da Informação

O que é tecnologia da informação? Veja o que é e qual a sua importância nas empresas! - Foto: CIO MAS
O que é a tecnologia da informação? Veja o que é e qual a sua importância nas empresas! – Foto: CIO MAS

A frase “tecnologia da informação” remonta a um artigo de 1958 publicado na Harvard Business Review. Assim, os autores Harold J. Leavitt e Thomas L. Whisler definiram vários tipos de tecnologia da informação:

  • Técnicas para o processamento rápido de informações;
  • O uso de modelos estatísticos e matemáticos para a tomada de decisão;
  • A “simulação do pensamento de ordem superior por meio de programas de PC”.

“Embora muitos aspectos dessa tecnologia sejam incertos, parece claro que ela entrará no cenário gerencial de forma rápida, com impacto definitivo e de longo alcance na organização gerencial”, escreveram eles.

Seis décadas depois, está bem claro que Leavitt e Whisler estavam no caminho certo. Hoje, a tecnologia da informação se refere a tudo o que as empresas usam nos PCs. Dessa forma, podemos dizer que tecnologia da informação é construir redes de comunicação para uma empresa, protegendo dados e informações, criando e administrando bancos de dados, ajudando funcionários a solucionar problemas com seus PCs ou dispositivos móveis, ou fazendo uma série de outros trabalhos para garantir a eficiência e segurança dos sistemas de informação de negócios.

Mas o que é a tecnologia da informação empresarial?

O que é a tecnologia da informação? Veja o que é e qual a sua importância nas empresas! – Foto: IPE CON MAS

Os sistemas que compõem a tecnologia da informação em uma empresa hoje abrangem vários tipos de PCs, armazenamento e equipamentos de rede. Na verdade, uma definição de tecnologia da informação empresarial é: o uso de qualquer PC, armazenamento, rede e outros dispositivos físicos, infraestrutura e processos para criar, processar, armazenar, proteger e trocar todas as formas de dados eletrônicos.

A TI, portanto, inclui qualquer método mecânico ou até digital pelo qual um escritório comercial coleta, mantém, recupera ou usa as informações. Nesse contexto, a informação pode significar conteúdos escritos, documentos, bancos de dados, planilhas, e-mails, arquivos de áudio ou vídeo, formulários digitais que são preenchidos e enviados via internet e muito mais.

Qual a importância da TI nos Negócios?

O que é tecnologia da informação? Veja o que é e qual a sua importância nas empresas! - Foto: FM MAS
O que é a tecnologia da informação? Veja o que é e qual a sua importância nas empresas! – Foto: FM MAS

É difícil “exagerar” a importância da tecnologia da informação no clima atual de negócios. Assim, não importa a que setor pertença, a força vital de uma empresa na economia atual são as informações que possibilitam a condução de seus negócios.

Dessa forma, as empresas utilizam o TI em vários contextos diferentes e para muitos propósitos diferentes. Em outras palavras, o TI não é apenas PCs. Por exemplo, telefones, equipamento de rádio e serviços VOIP usados ​​para comunicações vocais estão incluídos no guarda-chuva de TI. Da mesma forma, periféricos como impressoras, copiadoras, scanners e impressoras 3D também são parte dos sistemas de TI de uma empresa.

Claro, quando a maioria das pessoas pensa em TI, pensa em PCs: PCs de mesa, notebooks e dispositivos móveis usados ​​por indivíduos para inserir e manipular dados, criar documentos digitais, conduzir pesquisas e muito mais.  Além disso, a TI também inclui os apps e programas executáveis ​​instalados nesses dispositivos para permitir que o usuário conclua a tarefa em mãos. Por fim, um tanto menos óbvio, a TI também pode incluir os custos associados à compra, configuração e manutenção do hardware e equipamentos necessários para manter os sistemas de TI da empresa operando sem problemas. Dessa forma, a TI se tornou algo crítico para a comunidade empresarial global.

Qual o papel da Tecnologia da Informação em uma Organização?

O que é a tecnologia da informação? Veja o que é e qual a sua importância nas empresas! – Foto: CA EAD MAS

O papel da tecnologia da informação em vários setores evoluiu de forma bem rápida desde a última década do século XX. Assim, as organizações modernas usam a tecnologia da informação na maioria, senão em todos os departamentos e na maioria das funções. O exemplo óbvio é o e-mail. O e-mail se tornou onipresente na conexão de funcionários entre si, entre departamentos e entre locais ou mercados. Isso é verdade se uma empresa é local com um único ponto de presença ou mantém escritórios em vários locais em vários países.

Mas a TI vai muito além das operações mundanas. Os sistemas de TI certos fornecem às empresas uma vantagem competitiva, permitindo-lhes entrar em mercados maiores e expandir produtos ou linhas de serviço com mais eficiência, bem como manter o controle sobre os concorrentes. A TI agora se tornou um aspecto tão difundido das operações de negócios que muitos funcionários e gerentes não a veem mais como uma função separada. Em vez disso, a TI se tornou um elemento indispensável de todos os departamentos e funções corporativos, impulsionando a inovação e promovendo o crescimento em toda a organização.

Dessa forma, a tecnologia da informação nos negócios ajuda a empresa a manter um olhar atento sobre despesas e lucros, permitindo que a administração aja com mais agilidade para cortar custos ou mudar o foco da equipe de vendas quando necessário. Além disso, um forte sistema de TI também ajuda todas as facetas de uma empresa a trabalhar de forma bem mais produtiva. Ao habilitar a automação e as ferramentas digitais, as tarefas que antes levavam horas agora podem ser realizadas em questão de minutos. As empresas ágeis de hoje integram a TI em tudo o que fazem, permitindo que realizem mais em bem menos tempo.

Como posso usar a tecnologia para trabalhar com mais eficiência?

O que é a tecnologia da informação? Veja o que é e qual a sua importância nas empresas! - Foto: JC MAS
O que é a tecnologia da informação? Veja o que é e qual a sua importância nas empresas! – Foto: UNI CE MAS

Como proprietário de uma empresa, você deve estar se perguntando como pode usar a tecnologia ao máximo para a sua empresa.

Primeiro, use a tecnologia para integrar a comunicação em sua organização. Assim, deixe os seus funcionários estarem na mesma página uns com os outros, usando recursos como plataformas de colaboração e mídia social para manter todos atualizados sobre o que está acontecendo no negócio e para onde ele está indo. Dessa forma, eles estarão em sincronia com os objetivos do negócio e a sua produtividade será bem melhorada.

Além disso, você também pode usar a tecnologia para melhorar o serviço que presta aos seus clientes, permitindo que eles forneçam feedback sobre os seus produtos e serviços, bem como sugestões sobre o que você pode melhorar.

Por fim, com a melhoria dos padrões de segurança, você também pode eliminar as senhas e experimentar os sistemas de segurança de biométrica, que não exigem que você se lembre de uma dezena de senhas de uma só vez.

O que é a tecnologia da informação? Veja o que é e qual a sua importância nas empresas! – Foto: JC MAS

Perguntas Frequentes

O que é a tecnologia da informação empresarial?

Os sistemas que compõem a tecnologia da informação em uma empresa hoje abrangem vários tipos de PCs, armazenamento e até equipamentos de rede. Na verdade, uma definição de TI empresarial é: o uso de qualquer PC, armazenamento, rede e outros dispositivos físicos, infraestrutura e processos para criar, processar, armazenar, proteger e trocar todas as formas de dados eletrônicos.

A TI, portanto, inclui qualquer método mecânico ou até digital pelo qual um escritório comercial coleta, mantém, recupera ou usa as informações. Nesse contexto, a informação pode significar conteúdos escritos, documentos, bancos de dados, planilhas, e-mails, arquivos de áudio ou vídeo, formulários digitais que são preenchidos e enviados via internet e muito mais.

Por que precisamos de tecnologia da informação?

A tecnologia da informação é necessária no mundo de hoje para estabelecer uma comunicação bem mais rápida, manter o armazenamento eletrônico e fornecer proteção aos seus registros. De forma bem simples, a TI faz um sistema de armazenamento eletrônico para fornecer proteção aos registros da empresa. Além disso, as demandas do cliente por arquivos de manutenção protegidos e muito mais só são possíveis por causa da TI.

Por que a tecnologia da informação é importante em nossas vidas diárias?

A TI é bem importante em nossas vidas porque ajuda a lidar com as coisas dinâmicas do dia a dia. Além disso, a tecnologia oferece várias ferramentas para impulsionar o desenvolvimento e a troca de informações. Ambas as coisas são o objetivo da TI para tornar as tarefas mais fáceis e resolver muitos problemas.

A tecnologia da informação é uma boa carreira?

Apesar de não ser o foco do nosso artigo, podemos dizer que a carreira em TI oferece um emprego bem seguro e crescimento com um bom salário. Além disso, vale lembrar que graduar-se em TI não prepara apenas especialistas de TI com bom salário e segurança no trabalho.

Qual o curso ideal para seguir a carreira de tecnologia da informação?

Para ser um profissional de TI, os alunos precisam obter um diploma de bacharel em TI, seja ciência da computação ou outro setor relacionado à tecnologia. Assim, o Bacharelado em Ciências em TI é um caminho de graduação comum que todo aluno deve ter.

Qual é o papel da tecnologia da informação na educação?

A TI permite o compartilhamento de conhecimento em todo o mundo. Com a TI hoje, não apenas os alunos, mas também os professores estão aproveitando e se mantendo atualizados. Além disso, para o compartilhamento preciso de conhecimento e informação, ensino e aprendizagem, a TI é bem importante.

Gostou? O que achou? Deixe seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *