O que é visão sistêmica? Aprenda a desenvolver essa soft skill!

Por | Administrativo, Geral, Secretariado

É bem provável que você já tenha ouvido alguém falar em Visão Sistêmica. Assim, este é um conceito que pode ser muito útil para você que busca constantemente transpor os diversos desafios inerentes à gestão empresarial. Mas até onde vai o seu conhecimento sobre o tema? Pensando nos desafios atuais da Gestão Empresarial, é interessante saber mais sobre esse assunto e aproveitar o que de melhor ele pode fazer para a sua carreira e até para a sua empresa.

Veja também o que é contrato social!

Portanto, pensando nisso, abaixo você verá tudo o que precisa saber sobre essa “soft skill”. Confira:

O que é Visão Sistêmica?

O que é visão sistêmica? Aprenda a desenvolver essa soft skill! - Foto: IDH MAS
O que é visão sistêmica? Aprenda a desenvolver essa soft skill! – Foto: IDH MAS

Como já dito, é bem provável que você já tenha ouvido falar sobre a visão sistêmica, mas você sabe o que significa? Assim, o conceito remete à habilidade de deliberar considerando toda uma conjuntura. Portanto, para ilustrar essa explicação, basta que você reflita sobre o trabalho de um gestor, que é responsável por tomar decisões considerando todos os fatores, que vão desde colaboradores até o orçamento e metas globais da empresa. Responsabilidade não falta!

Assim, para exercer tal tarefa de tamanha grandiosidade, o profissional deve avaliar o cenário de maneira ampla e ponderando os diversos elementos que influenciam seu funcionamento, incluindo os fatores internos e externos. Além disso, a gestão ou liderança deve usar seus conhecimentos, habilidades técnicas, inteligência, comunicação e poder de negociação de maneira positiva. Ter a capacidade de desfrutar de todos os recursos de uma organização e os relacionar da melhor maneira é trabalhar de sistêmica.

Por fim, o profissional que compreende a empresa em que atua a partir de uma visão sistêmica, atinge resultados bem acima da média. Isso porque ele é capaz de identificar o seu papel com mais clareza e desempenha as suas atividades com muita eficácia e eficiência, agindo de forma assertiva para o alcance das metas estabelecidas para si e para o negócio. 

Por que é importante ter e se utilizar da Visão Sistêmica?

 O que é visão sistêmica? Aprenda a desenvolver essa soft skill! - Foto: SC MAS
O que é visão sistêmica? Aprenda a desenvolver essa soft skill! – Foto: SC MAS

A Visão Sistêmica divide a sua importância em algumas situações:

  • Para líderes, que devem tomar conta de grandes responsabilidades, muitos setores e tomar decisões dentro da empresa. Assim, neste cenário a visão sistêmica será essencial para o desenvolvimento de projetos e crescimento da empresa;
  • Para profissionais de Recrutamento e Seleção que devem entender sobre o que é a Visão Sistêmica e buscar isso em seus candidatos;
  • Para funcionários em geral que queiram aperfeiçoar as suas funcionalidades e ajudar a empresa a crescer, entendendo de todos os processos da corporação e das funções que cada parte deve desempenhar. O posicionamento de um profissional que utiliza a Visão Sistêmica muda. Assim, ele entende o seu papel como parte de uma engrenagem e começa a funcionar de forma organizada, vendo que se outra parte da engrenagem não fizer o mesmo o resultado não será o ideal. Dessa forma, a estrutura da empresa é otimizada com essa visão, já que seus funcionários compreendem suas posições e tarefas a serem entregues dentro do cenário organizacional.

A Visão Sistêmica pode ser desenvolvida?

  O que é visão sistêmica? Aprenda a desenvolver essa soft skill! - Foto: SI MAS
O que é visão sistêmica? Aprenda a desenvolver essa soft skill! – Foto: SI MAS

Pode e deve ser desenvolvida por todas as pessoas, de forma gradativa e para alavancar as diferentes áreas das vidas de cada um. Sendo a carreira a mais afetada positivamente. Assim, profissionalmente falando, os que buscarem o desenvolvimento dessa capacidade estarão mais aptos a liderar e até a ocupar os cargos de gestão nas empresas.

Já para o departamento de recrutamento e recursos humanos é bem interessante criar os treinamentos e oportunidades para que, de forma gradativa, os funcionários desenvolvam esse tipo de capacidade, inteirando projetos e fazendo parte dos planejamentos atrelados a eles. Além da oportunidade é bem importante o incentivo para que as pessoas comecem a atuar em suas atividades já empregando a visão sistêmica. Esse é um desafio que a empresa deve se propor a vencer para ter um quadro de funcionários muito mais participativo, inteirado com as ações dentro da empresa e comprometido com o todo, já que entende as partes que o formam.

Como treinar e desenvolver a Visão Sistêmica?

   O que é visão sistêmica? Aprenda a desenvolver essa soft skill! - Foto: SB MAS
O que é visão sistêmica? Aprenda a desenvolver essa soft skill! – Foto: SB MAS

Pontos positivos não faltam para se usar a visão sistêmica com sabedoria. Mas a pergunta que fica é: como fazer para desenvolver tal habilidade? Assim, se você não nasceu com essa competência nata, pode evoluir para ela. Além disso, também todo aquele que já pratica a visão sistêmica encontra formas de aprimorar ainda mais suas ações. Quer ver só? Portanto, confira o passo a passo abaixo para você e aplique na sua empresa.

1. Conheça o seu negócio

    O que é visão sistêmica? Aprenda a desenvolver essa soft skill! - Foto: LM MAS
O que é visão sistêmica? Aprenda a desenvolver essa soft skill! – Foto: LM MAS

O seu conhecimento não deve ficar restrito somente à sua área de atuação. Também não estamos só nos referindo a dominar as características do produto final. Não, é muito mais do que isso. É preciso ir além e se inteirar sobre a totalidade dos departamentos que formam a sua empresa.

Ainda que se trate de um pequeno negócio, cada processo cumpre o seu papel para o bom andamento do todo. Assim, ter essa noção global, dominar cada tarefa dentro da empresa e, por que não, saber o nome dos seu colaboradores e suas principais habilidades, é o primeiro passo para desenvolver a visão sistêmica.

Além disso, também é bem importante dar atenção às sutilezas, que muitos acabam ignorando. Dessa forma, é fundamental conhecer as questões políticas e hierárquicas que envolvem o negócio. Portanto, entenda essa primeira dica como um resumo geral dos itens que vamos detalhar um a um.

2. Saiba como funciona cada setor

     O que é visão sistêmica? Aprenda a desenvolver essa soft skill! - Foto: LC MAS
O que é visão sistêmica? Aprenda a desenvolver essa soft skill! – Foto: LC MAS

Mais do que saber da existência de cada área, é necessário conhecer a fundo sobre as particularidades delas. Assim, qual abacaxi o financeiro está tentando descascar? Como o setor do RH está lidando com as reivindicações dos colaboradores? Quais as estratégias o comercial está utilizando para vender o produto ou o serviço que a sua empresa oferece? E por fim, de que maneira a sua equipe pode ser estratégica para auxiliar na resolução de problemas?

Saber a resposta para cada uma dessas questões e outras que podem surgir é estar por dentro de tudo que acontece na empresa, por vezes diante dos seus olhos. Isso faz com que você se coloque no lugar do outro, repense nos prazos irreais e, mais do que isso, ofereça a oportunidade de colaborar com o todo. Assim, as relações pessoais também são fortalecidas e o trabalho se torna muito mais humanizado e prazeroso para todos.

3. Entenda os objetivos da empresa

O que é visão sistêmica? Aprenda a desenvolver essa soft skill! – Foto: CMD MAS

Toda e qualquer instituição, de pequeno ou grande porte, possui metas para curto, médio e longo prazos. Assim, para alcançar essas realizações, é necessário entender quais são as dificuldades a suprir e com qual caixa você vai poder contar hoje, amanhã e depois. Você acredita ter domínio sobre essas informações? Tenha elas sempre em mente. Qualquer movimento precisa ser feito para chegar mais perto do que elas representam.

4. Encontre caminhos para atingir as metas

O que é visão sistêmica? Aprenda a desenvolver essa soft skill! – Foto: EP MAS

A partir do momento em que você fica por dentro das conquistas almejadas pela empresa, é possível dar o próximo passo. Assim, a etapa seguinte impõe buscar soluções para atingir os objetivos do negócio da melhor maneira possível. Por vezes, é indispensável pensar fora da caixa, buscar alternativas criativas, que saem do comum. Essa é uma das diferenças que o gestor que se utiliza da visão sistêmica possui sobre aqueles que não desenvolvem a habilidade.

Quais as habilidades fundamentais de um líder com Visão Sistêmica?

O que é visão sistêmica? Aprenda a desenvolver essa soft skill! – Foto: AI MAS

Com base nos pilares da visão sistêmica, podemos dizer que as principais habilidades que um líder precisa ter para aplicar a visão sistêmica são:

  • Inteligência emocional para não reagir sem medir as consequências;
  • Capacidade analítica para avaliar dados e informações;
  • Fazer ilações complexas entre fatos aparentemente não relacionados;
  • Empatia para se colocar no lugar dos colegas;
  • Enxergar adiante sem deixar de observar os arredores;
  • Aceitar as opiniões de colegas e subordinados;
  • Trabalhar de forma colaborativa;
  • Estar sempre atualizado sobre novas tendências.

FAQ

O que é Visão Sistêmica?

Visão sistêmica é uma forma de entender as relações de forças que regem os processos, as organizações, os fenômenos e as outras interações complexas. De acordo com essa visão, o todo deve ser levado em consideração ao se analisar as consequência de ações individuais das partes que o compõem. Assim, não há um foco no local ou no específico, mas uma visão geral e ampla. Dessa forma, cada ação deve ser analisada de maneira a se levar em conta todas a reações que desencadeiam no sistema de inter relações como um todo.

Qual a importância da Visão Sistêmica?

A Visão Sistêmica divide a sua importância em algumas situações:

  • Para líderes, que devem tomar conta de grandes responsabilidades, muitos setores e tomar decisões dentro da empresa. Assim, neste cenário a visão sistêmica será essencial para o desenvolvimento de projetos e crescimento da empresa;
  • Para profissionais de Recrutamento e Seleção que devem entender sobre o que é a Visão Sistêmica e buscar isso em seus candidatos;
  • Para funcionários em geral que queiram aperfeiçoar as suas funcionalidades e ajudar a empresa a crescer, entendendo de todos os processos da corporação e das funções que cada parte deve desempenhar. O posicionamento de um profissional que utiliza a Visão Sistêmica muda. Assim, ele entende o seu papel como parte de uma engrenagem e começa a funcionar de forma organizada, vendo que se outra parte da engrenagem não fizer o mesmo o resultado não será o ideal. Dessa forma, a estrutura da empresa é otimizada com essa visão, já que seus funcionários compreendem suas posições e tarefas a serem entregues dentro do cenário organizacional.

Gostou? O que achou? Deixe seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *