O que são competências? Veja tudo sobre!

Por | Geral, Secretariado

O que são competências (

De forma resumida, podemos dizer que competências são qualidades particulares que os recrutadores de uma empresa decidiram que são desejáveis ​​para os seus funcionários. Assim, durante as entrevistas e avaliações de emprego, ela são úteis como referências contra as quais os avaliadores podem avaliar os candidatos.

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Competências não são habilidades, embora sejam bem semelhantes. As habilidades são aprendidas, enquanto as competências são qualidades inerentes que um indivíduo possui – combinando as habilidades e conhecimento.

De onde vêm as competências?

O que são competências? Veja tudo sobre! - Foto: IBC MAS
O que são competências? Veja tudo sobre! – Foto: IBC MAS

Os empregadores têm usado as competências para ajudar a recrutar e gerenciar os seus funcionários desde o início dos anos 1970. Assim, elas passaram a ser úteis depois que psicólogos descobriram que testes tradicionais – como aptidão acadêmica e testes baseados em conhecimento – não previam com precisão o sucesso no emprego.

Nos anos que se passaram, as estruturas de competência tornaram-se uma parte cada vez mais aceita do recrutamento e da prática contemporânea de RH. Portanto, agora elas fazem parte dos procedimentos de avaliação da maioria dos empregadores.

Hoje, muitos empregadores têm uma estrutura de competências em vigor para a sua organização ou estão planejando introduzi-la. Além disso, um estudo de 2015 da Deloitte mostrou que 89% das ‘melhores organizações’ (organizações em que o pessoal e a gestão alcançam os altos níveis) tinham competências essenciais definidas para todas as funções, em oposição a 48% para todas as outras empresas.

Portanto, diante de tudo isso, as competências são algo que os candidatos a empregos precisam conhecer bem.

Qual é a diferença entre habilidades e competências?

O que são competências? Veja tudo sobre! - Foto: GS MAS
O que são competências? Veja tudo sobre! – Foto: GS MAS

A definição de “habilidades” e “competências” é bem semelhante, mas não pense que elas são as mesmas coisas. Dessa forma, ambas se relacionam com a habilidade de fazer algo bem.

No entanto, existem diferenças inerentes na maneira como esses dois termos são úteis ​​para os recrutadores.

As habilidades são, sem dúvida, bem importantes ao recrutar para uma nova posição ou avaliar as capacidades dos funcionários existentes. No entanto, elas não são suficientes para avaliar de forma adequada se um indivíduo terá sucesso em uma função ou se terá um ciclo de vida de talento saudável (como os funcionários se movem na empresa depois de entrarem nela).

É aí que entram as competências. Portanto, aqui estão algumas diferenças importantes entre os dois:

Diferenças
  • Uma habilidade é a capacidade de fazer algo, enquanto as competências são comportamentos. Assim, você aprende a limpar uma janela da mesma forma que aprende a realizar uma cirurgia cardíaca aberta. Essas são habilidades. As competências especificam como o indivíduo realiza as habilidades que possui. Por exemplo, 10 pessoas podem tem qualificações em programação de PCs, mas talvez apenas 5 trabalharão de uma forma bem alinhada com a cultura da empresa. Isso pode ser respeitar a administração, trabalhar com eficiência, ter uma boa administração do tempo e ser um membro eficaz da equipe.
  • As habilidades são específicas, enquanto as competências são amplas. Dessa forma, uma pessoa pode realizar uma cirurgia de coração aberto e salvar a vida de alguém, ou não pode. Em contraste, as competências nos dizem como é o sucesso; Assim, elas combinam habilidade e conhecimento com as habilidades necessárias. Por exemplo, um cirurgião cardíaco talentoso que é rude com a sua equipe, dá más notícias aos parentes de maneira indiferente e não continua estudando os últimos desenvolvimentos na indústria, não seria considerado “bem-sucedido” na sua função.

As competências específicas em várias camadas fornecem aos empregadores e recrutadores referências claras para cada elemento (habilidades e conhecimento) que podem ser úteis ​​em entrevistas, testes e desempenho no trabalho, para definir o sucesso ou o sucesso potencial em uma função.

Diferentes tipos de competência

O que são competências? Veja tudo sobre! - Foto: IP MAS
O que são competências? Veja tudo sobre! – Foto: IP MAS

Um dos maiores desafios que uma empresa pode enfrentar no seu recrutamento é identificar as competências dos funcionários em primeiro lugar. Assim, muitas vezes pode ser difícil colocar em palavras o que os funcionários precisam possuir para serem “bons” para a empresa.

As competências costumam se enquadram em três categorias:

  1. Comportamentais: uma expressão das habilidades mais suaves envolvidas no desempenho de um funcionário;
  2. Técnicas: geralmente preocupadas com o uso eficaz de sistemas de TI e PCs, ou quaisquer habilidades necessárias para uma função de trabalho;
  3. Liderança: expressão das qualidades que fazem um bom líder, transformadas em comportamentos mensuráveis.

Dado que habilidades não são iguais às competências, pode-se esperar que todos os funcionários de uma empresa possuam algumas das mesmas competências básicas para cumprir o básico de suas funções, mesmo que os conjuntos de habilidades esperados sejam diferentes. Assim, elas são chamadas de “competências-limite”.

Seja um gerente de escritório ou um advogado em um escritório de advocacia, todos os funcionários devem ter um conhecimento básico do setor, dos serviços da empresa e de como a empresa opera. Além disso, eles também devem ser competentes no uso de um PC e na comunicação.

Assim, essas competências iniciais estarão juntas de outras competências que poderiam ser especificamente adaptadas à função. Abaixo está um exemplo de estrutura de competência simplificada que pode ser bem útil em uma entrevista ou durante uma avaliação.

Frequentemente, haveria duas ou três competências por subcategoria. Além disso, não é incomum que as competências sejam subdivididas em diferentes níveis de realização (o nível 1 pode ser aquele que o indivíduo atende aos padrões, o nível 2 pode ser aquele que excede os padrões e, no topo, o nível 5 pode ser aquele que estabelece os padrões)

Exemplo de estrutura

CategoriaSubcategoriaCompetência
ComportamentalTrabalho em equipeApoia as decisões do grupo. Além disso, coloca o sucesso do grupo à frente dos seus próprios objetivos
Solução de problemasAnalisa os problemas. Dessa forma, ele obtém e organiza informações bem relevantes
Atendimento ao ClienteÉ acessível e está disposto a ajudar os outros
Orientação dos resultadosÉ orientado para resultados. Além disso, ele pode até identificar etapas para atingir metas
ComunicaçãoComunica as ideias de forma bem eficaz
TécnicoVendasÉ competente no uso do sistema de Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente (CRM)
MarketingÉ competente no uso da “Hootsuite” para enfileiramento de mídia social
ContabilidadeÉ competente no uso de SAGE
LiderançaMotivaçãoMotiva e inspira
Relações entre os empregadosAge com empatia e compaixão
DiversidadeAbraça a diversidade. Além disso, vale lembrar que essa é uma competência “em alta” nos dias atuais.

Como as competências são usadas pelos empregadores?

O que são competências? Veja tudo sobre! - Foto: MV MAS
O que são competências? Veja tudo sobre! – Foto: MV MAS

Os empregadores modernos veem as estruturas de competência como um veículo essencial para:

  • Medir a potencial eficácia futura de um candidato na entrevista;
  • Revisão da capacidade, potencial e desempenho de um funcionário.

Os empregadores usam as competências em seu processo de recrutamento, em avaliações de desempenho, planejamento de sucesso e muito mais. Assim, elas são essenciais para ajudar uma empresa a recrutar as pessoas certas e avaliar o desempenho de forma bem eficaz.

Além disso, eles também podem usá-los para avaliar os seus funcionários existentes como parte de uma revisão anual ou antes de uma promoção. Dessa forma, seguir as competências chave será importante ao longo de sua carreira.

O que são competências? Veja tudo sobre! - Foto: WJ MAS
O que são competências? Veja tudo sobre! – Foto: WJ MAS

De forma tradicional, as empresas focavam apenas no conhecimento e nas habilidades, acreditando que os comportamentos poderiam ser aprendidos ou modificados por meio de uma gestão eficaz.

No entanto, nos últimos anos, muito mais atenção tem sido dada às qualidades que estão sob a superfície. Assim, o uso de competências no processo de recrutamento significa que os empregadores podem se aprofundar para obter uma imagem bem completa do candidato, a fim de garantir que eles consigam a melhor pessoa para a função.

Formulários de emprego
O que são competências? Veja tudo sobre! – Foto: PT MAS

Em formulários de emprego, a especificação pessoal costuma apresentar declarações bem semelhantes às da tabela que está na parte de cima do artigo. Assim, eles informam ao candidato quais são os traços “essenciais” e “desejáveis” aos olhos da empresa que está recrutando para o cargo.

Dessa forma, estas são competências e, por vezes – especialmente em pequenas empresas – a candidatura de um candidato é o suficiente para avaliar de forma adequada se o indivíduo possui as competências necessárias.

Entrevista
O que são competências? Veja tudo sobre! – Foto: DP MAS

Em empresas maiores e no recrutamento de pós-graduados, as empresas podem fazer perguntas que se baseiam em competência na entrevista. Assim, essas perguntas exigem que o candidato use exemplos reais para demonstrar como cumprem a competência.

Além disso, abaixo está um exemplo de uma pergunta que se baseia em competência e que pode ser usada para avaliar uma determinada competência.

Competência avaliada: “Apoia as decisões do grupo e coloca o sucesso do grupo à frente dos próprios objetivos”

Pergunta: “Conte-me sobre uma ocasião em que você apoiou uma decisão que outros tomaram, apesar de acreditar que estava errada.”

O recrutador está procurando um exemplo real que indique que o candidato será um membro da equipe positivo, entusiasmado e solidário. Por fim, sem o uso de perguntas baseadas em competência, uma empresa pode ter dificuldade para superar o “preto e branco” da inscrição do candidato. Além disso, vale lembrar que competências – especialmente competências sobre comportamento – exigem mais transparência na entrevista.

Pensamentos finais

O que são competências? Veja tudo sobre! – Foto: DHO CO MAS

O uso de competências ajuda as empresas a recrutar pessoas que terão um bom desempenho e se encaixarão bem na empresa. Além disso, quando usados ​​como base para o ciclo de vida do talento, elas também podem ser bem eficazes na manutenção da consistência.

As habilidades podem ser aprendidas, mas na maioria dos casos, as competências são intrínsecas à personalidade do indivíduo. Definir as competências essenciais pode, portanto, poupar à empresa o tempo e a energia despendidos na tentativa de moldar pessoas que são incapazes de mudar.

Em vez disso, uma empresa pode recrutar funcionários que demonstrem que atendem às competências chave que irão garantir que sejam um ativo para a empresa e contribuirão para o seu sucesso.

Perguntas Frequentes:

O que são competências?

De forma resumida, podemos dizer que competências são qualidades particulares que os recrutadores de uma empresa decidiram que são desejáveis ​​para os seus funcionários. Além disso, vale lembrar que as competências não são habilidades, embora sejam bem semelhantes. As habilidades são aprendidas, enquanto as competências são qualidades inerentes que um indivíduo possui – combinando as habilidades e conhecimento.

Desde quando elas são úteis para as empresas e recrutadores?

Os empregadores têm usado as competências para ajudar a recrutar e gerenciar os seus funcionários desde o início dos anos 1970. Assim, elas passaram a ser úteis depois que psicólogos descobriram que testes tradicionais – como aptidão acadêmica e testes baseados em conhecimento – não previam com precisão o sucesso no emprego.

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