O que são habilidades? Veja as habilidades essenciais no mercado de trabalho!

Por | Secretariado

Procurar um emprego pode ser algo bem desafiador, mas ao mesmo tempo muito recompensador. Assim, ao procurar o seu primeiro emprego, uma nova posição ou uma nova carreira, você deve se “anunciar” listando as habilidades essenciais que os empregadores estão procurando. Além disso, você precisa entender a diferença entre as habilidades e competências.

Veja também o que são competências!

Um relatório de 2018 descobriu que o anúncio de emprego médio contém mais de 21 habilidades, enquanto o currículo médio lista apenas 13 habilidades. Portanto, esta é uma grande oportunidade para os candidatos a emprego mostrarem melhor as suas habilidades, especialmente habilidades sociais, como atendimento ao cliente ou comunicação. Você sabia que 15% dos anúncios de emprego solicitam habilidades de atendimento ao cliente, enquanto 12% solicitam habilidades de comunicação?

Você pode destacar as suas habilidades em seu currículo ou carta de apresentação (ou em ambos), mas precisa ter certeza de que os recrutadores não passarão por você por falta de certas habilidades essenciais. Portanto, hoje vamos falar sobre as habilidades essenciais no atual mercado de trabalho. Além disso, também definiremos habilidade e as suas diferenças e semelhanças com as competências. Confira:

O que são habilidades?

O que são habilidades? Veja as habilidades essenciais no mercado de trabalho! - Foto: SG MAS
O que são habilidades? Veja quais são essenciais no mercado de trabalho! – Foto: SG MAS

As habilidades definem as atividades aprendidas específicas e variam de forma ampla em termos de complexidade.  Dessa forma, “Esfregar o chão” e “realizar uma cirurgia no cérebro” podem ser classificados como habilidades.

Além disso, vale lembrar que saber quais as habilidades que uma pessoa possui nos ajuda a determinar se o seu treinamento e experiência a prepararam para um tipo específico de atividade no local de trabalho.

Como as habilidades e competências são semelhantes?

O que são habilidades? Veja quais são essenciais no mercado de trabalho! - Foto: IP MAS
O que são habilidades? Veja quais são essenciais no mercado de trabalho! – Foto: IP MAS

Em alguns aspectos, uma habilidade e uma competência são bens semelhantes. Em um nível básico, ambos identificam uma habilidade que um indivíduo adquiriu por meio de um treinamento e experiência. Mas os dois conceitos são bem diferentes em termos da função que desempenham no processo de gestão de talentos.

Como elas diferem?

O que são habilidades? Veja quais são essenciais no mercado de trabalho! - Foto: FIA MAS
O que são habilidades? Veja quais são essenciais no mercado de trabalho! – Foto: FIA MAS

As “Habilidades” e “competências” são dois termos que você encontrará de forma regular ao procurar o seu próximo emprego. Dessa forma, pode parecer que essas duas palavras são intercambiáveis. Mas na verdade não é muito correto descrever “competência” como um mero sinônimo de “habilidade”. Veja abaixo como as duas se diferem:

O que são habilidades? Veja quais são essenciais no mercado de trabalho! – Foto: CIO MAS

Habilidades são as habilidades aprendidas específicas de que você precisa para desempenhar bem um determinado trabalho. Os exemplos, dependendo da função específica, variam de gerenciamento de contas e codificação a soldagem ou redação de propostas. Há uma distinção, entretanto, a ser feita entre as habilidades básicas e as habilidades sociais. Enquanto uma habilidade difícil é uma habilidade técnica e quantificável que um profissional pode demonstrar por meio de suas qualificações e experiências profissionais específicas, uma habilidade mais suave é uma habilidade não técnica que está menos enraizada em vocações específicas. Um exemplo de habilidade difícil, então, pode ser programação de PC ou proficiência em uma língua estrangeira, enquanto uma habilidade mais suave pode ser o gerenciamento de tempo ou até a comunicação verbal.

O que são habilidades? Veja quais são essenciais no mercado de trabalho! - Foto: BU GU MAS
O que são habilidades? Veja quais são essenciais no mercado de trabalho! – Foto: DHO MAS

As competências, por outro lado, são os conhecimentos e comportamentos da pessoa que a levam ao sucesso no trabalho. Exemplos de competências, então, incluem a melhoria dos processos de negócios, planejamento estratégico e decisões baseadas em dados. As competências explicam com eficácia como os comportamentos de um indivíduo geram os resultados desejados em sua função. Tal como acontece com as habilidades, existem vários tipos de competências – incluindo competências essenciais, que são aquelas que qualquer funcionário de sucesso necessita para ascender em uma organização. Nas palavras do profissional de marketing Aja Davis Isble, “… uma competência central é algo que é fundamental para você e para a forma como trabalha. Portanto, é algo que pode diferenciá-lo de todos os outros candidatos”.

Quais as habilidades essenciais no mercado de trabalho?

O que são habilidades? Veja quais são essenciais no mercado de trabalho! – Foto: BU GU MAS

1. Habilidades de informática

O que são habilidades? Veja quais são essenciais no mercado de trabalho! - Foto: NC MAS
O que são habilidades? Veja quais são essenciais no mercado de trabalho! – Foto: NC MAS

Em quase todos os trabalhos, você precisa de pelo menos o conhecimento básico de como usar um PC, o que torna esta uma das habilidades mais importantes necessárias para ter sucesso em um trabalho hoje. A experiência com programas de processamento de texto e planilhas, como Word e Excel, pode dar a você uma chance ainda melhor de conseguir um emprego. Os empregadores em certos ambientes, como escritórios, esperam que você tenha esses tipos de habilidades essenciais porque eles o ajudam a concluir melhor as tarefas importantes, como criar os relatórios, montar as planilhas ou até redigir as cartas.

Além disso, a maioria dos empregadores deseja que você execute as tarefas básicas, como pesquisar as informações e escrever os e-mails. Em alguns contextos, como empregos de marketing, ser capaz de usar a mídia social está entre as habilidades essenciais de que você precisa para ter sucesso em seu trabalho e até, eventualmente, ganhar uma posição superior.

Por fim, vale lembrar que se você passar por um recrutador externo, poderá ser solicitado a fazer um teste para mostrar a sua proficiência com determinados programas de PC. Dessa forma, se você acha que não tem habilidades nessa área, existem muitos sites com cursos online. Além disso, você também pode verificar a sua área local atrás de cursos de educação.

2. Habilidades de comunicação

O que são habilidades? Veja quais são essenciais no mercado de trabalho! - Foto: AA MAS
O que são habilidades? Veja quais são essenciais no mercado de trabalho! – Foto: AA MAS

Em seu currículo e durante o processo de entrevista, você precisa mostrar aos empregadores que sabe se comunicar com muita eficácia. Em qualquer trabalho, você usará as formas não verbais e verbais de comunicação para interagir com os seus superiores e colegas de trabalho.

Além disso, você pode trabalhar com pessoas que têm um estilo de comunicação diferente do seu. Dessa forma, encontrar maneiras de transmitir mensagens a eles é bem essencial para concluir as tarefas importantes a tempo.  Por fim, vale lembrar que saber como se comunicar de maneira bem eficaz com outras pessoas pode garantir que você conclua o seu trabalho com bem mais rapidez e desenvolva relacionamentos mais fortes com os seus colegas de trabalho e superiores.

3. Habilidades de resolução de problemas

O que são habilidades? Veja quais são essenciais no mercado de trabalho! – Foto: NP

Para ser um funcionário bem valioso, você precisa saber como resolver os problemas à medida que aparecem. Dessa forma, entre outras habilidades essenciais, você deseja listar a “solução de problemas” em seu currículo. E, para ser versátil no local de trabalho e lidar com os problemas à medida que eles surgem, você precisa ter as habilidades de pensamento crítico.

Além disso, as habilidades de resolução de problemas permitem que você entenda como examinar as tarefas e encontrar as maneiras mais eficientes de concluir o trabalho em questão. Por fim, você também pode trazer novas ideias e mudanças positivas para o seu local de trabalho ou até contribuir com uma ideia, produto ou serviço para a empresa.

4. Habilidade de gestão de projetos

O que são habilidades? Veja quais são essenciais no mercado de trabalho! – Foto: BU

De forma bem frequente pensamos no gestão de projetos como uma habilidade que se reserva para alguém em tecnologia que mantém os projetos de TI em andamento. Mas na realidade, a maioria dos trabalhos exige algum nível de gerenciamento de projeto. Dessa forma, os planejadores de eventos usam a gestão de projetos para garantir que os eventos ocorram dentro do cronograma e do orçamento. Além disso, os profissionais de marketing usam isso para garantir que os seus planos sejam concluídos dentro do prazo.

Se você estiver usando a gestão de projetos em seu trabalho, ou se já usou no passado, considere listá-lo na seção de habilidades de seu currículo. Por fim, vale lembrar que é uma habilidade bem valorizada e muito transferível para ser compartilhada com um futuro empregador.

5. Habilidades de atendimento ao cliente

O que são habilidades? Veja quais são essenciais no mercado de trabalho! – Foto: EM

Acredite ou não, o atendimento ao cliente está se tornando de forma rápida uma das habilidades mais críticas necessárias para o sucesso em um trabalho hoje, mesmo em funções não associadas ao atendimento ao cliente. Isso porque essas habilidades vão muito além das funções de atendimento ao cliente. No local de trabalho competitivo de hoje, o seu chefe é seu cliente. Os seus funcionários são seus clientes. E seus colegas são seus clientes. Dessa forma, tratar as pessoas ao seu redor como clientes o ajudará a ir bem longe.

E os anúncios de emprego concordam com a importância dessa habilidade. Quinze por cento de todos os anúncios de emprego citam as habilidades de atendimento ao cliente como um requisito. No entanto, apenas 19 por cento dos currículos contêm a habilidade de atendimento ao cliente. Por fim, vale lembrar que este é um ótimo momento para atualizar o seu currículo com essa útil habilidade extra!

6. Habilidades organizacionais

O que são habilidades? Veja quais são essenciais no mercado de trabalho! – Foto: CIO

Outra habilidade bem importante que não deve ser esquecida é a capacidade de organização. Na verdade, 7% de todas as ofertas de empregos listam essa habilidade como algo importante. Além disso, os gerentes concordam. Por fim, vale lembrar que a sua capacidade de organizar o seu trabalho, de sua programação a projetos complexos, pode ser útil a você quando o tempo é essencial.

7. Habilidade de colaboração

O que são habilidades? Veja quais são essenciais no mercado de trabalho! – Foto: CIO

Para ter sucesso em qualquer coisa, você deve ser capaz de colaborar de forma efetiva com os seus colegas e clientes. Você pode se encontrar em reuniões presenciais ou discussões online. Independentemente disso, o trabalho em equipe exige que você encoraje, lidere e questione os outros enquanto trabalha em direção aos mesmos objetivos.

8. Habilidade de adaptabilidade

O que são habilidades? Veja quais são essenciais no mercado de trabalho! – Foto: IBC

No local de trabalho de hoje, os funcionários devem ser capazes de mudar de marcha na “queda de um chapéu” – ou seja, isso significa mudar de projeto, de função ou até de carreira. Dessa forma, quando você falhar – e você falhará – você precisa ser capaz de se levantar e tentar novamente. Por fim, em sua entrevista, relate um incidente que mostre a sua adaptabilidade.

9. Habilidades de Multitarefa

O que são habilidades? Veja quais são essenciais no mercado de trabalho! – Foto: IBC

Equilibrar vários projetos é bem vital no local de trabalho de hoje: raramente os funcionários têm o luxo de trabalhar em apenas uma tarefa. Dessa forma, ser capaz de lidar com tudo o que o trabalho típico de hoje representa requer as habilidades organizacionais. Assim, certifique-se de usar o seu currículo para mostrar como você pode gerenciar com eficácia as “outras funções atribuídas” que a maioria dos empregos envolve.

10. Habilidades de Redes sociais

O que são habilidades? Veja quais são essenciais no mercado de trabalho! – Foto: CP DEC

Quanta diferença uma década faz! Antes considerada um modismo, a mídia social se consolidou como uma forma de networking, comunicação com clientes e marketing de seu negócio. Dessa forma, ter habilidade no uso eficaz (e adequado!) das mídias sociais está se tornando mais que uma necessidade. Assim, certifique-se de que a sua presença online é profissional e bem confiável. Por fim, vale aumentar as suas proficiências e sucessos em marketing de mídia social ao procurar um emprego.

FAQ

O que são habilidades?

Elas definem as atividades aprendidas específicas e variam de forma bem ampla em termos de complexidade. Dessa forma, “Esfregar o chão” e “realizar uma cirurgia no cérebro” podem ser classificados como uma.

Quais as principais no mercado de trabalho?

  • Ter bom conhecimento em informática;
  • Ter uma boa comunicação;
  • Conseguir ter uma boa resolução de problemas;
  • Conseguir gerenciar projetos;
  • Atendimento ao cliente;
  • Organização;
  • Colaboração;
  • Adaptabilidade;
  • Ser Multi Tarefa;
  • Ter conhecimento nas redes sociais.

Gostou? O que achou? Deixe seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *