Por que o pensamento crítico é tão importante? As decisões que você toma afetam a sua qualidade de vida. Assim, se você quer ter certeza de viver sua vida melhor, mais bem-sucedida e feliz, você vai querer fazer escolhas conscientes. Isso pode ser feito com uma coisa simples conhecida como pensamento crítico.
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Portanto, nesse artigo, vamos falar tudo o que você precisa saber sobre o pensamento crítico. Confira:
O que é o pensamento crítico?
O pensamento crítico é o processo de análise de informações para obter a melhor resposta para uma pergunta ou problema. Baseando-se em sua própria experiência, raciocínio, observação e comunicação com os outros, você pode tomar decisões informadas que geram soluções positivas.
Dessa forma, o pensamento crítico tem sido objeto de muito debate e reflexão desde a época dos primeiros filósofos gregos, como Platão e Sócrates. Além disso, ele continuou a ser objeto de discussão na era moderna, por exemplo, na capacidade de reconhecer notícias falsas.
Como a definição evoluiu ao longo do tempo?
Acredita-se que a primeira vez que o pensamento crítico foi documentado foi nos ensinamentos de Sócrates, registrados por Platão. Mas ao longo da história, a definição mudou.
Assim, hoje é melhor compreendido por filósofos e psicólogos e acredita-se que seja um conceito altamente complexo. Dessa forma, algumas definições de pensamento crítico modernas e perspicazes incluem:
- “Pensamento racional e reflexivo, focado em decidir no que acreditar ou fazer”;
- “Decidindo o que é verdade e o que você deve fazer”.
Como pensar criticamente?
Aqui estão os passos que você pode tomar ao usar o pensamento crítico para resolver os problemas no trabalho:
- Primeiramente, identifique um problema ou questão;
- Em seguida, crie inferências sobre por que o problema existe e como ele pode ser resolvido;
- Colete informações ou dados sobre o assunto por meio de pesquisas;
- Em seguida, organize e classifique dados e descobertas;
- Desenvolva e execute as soluções;
- Analise quais soluções funcionaram ou não;
- Por fim, identifique maneiras de melhorar a solução.
Ser objetivo é parte fundamental do pensamento crítico. Portanto, isso significa analisar o problema sem permitir que preconceitos, emoções ou suposições pessoais influenciem o modo como você pensa. Além disso, vale lembrar que um forte pensador crítico só analisará um problema com base no contexto e nos fatos coletados após realizar uma pesquisa completa e imparcial.
Por que o pensamento crítico é importante?
Pensadores críticos estão em alta demanda no local de trabalho porque as empresas sempre precisam de soluções melhores e mais informadas. Mais especificamente, o pensamento crítico no trabalho ajuda você a:
- Melhorar a tomada de decisões e avaliar a validade de um argumento e seu impacto potencial;
- Formar suas próprias opiniões sobre um tópico e desenvolver sua ética pessoal e confiança;
- Envolver-se em um nível mais profundo e intelectual com seus colegas de trabalho e supervisores para formar relações de trabalho mais fortes;
- Avaliar seu próprio trabalho para determinar maneiras de melhorar a qualidade e a eficiência;
- Desenvolver melhores habilidades de compreensão, tanto na conversação quanto na leitura.
Quais as vantagens do pensamento crítico?
O pensamento crítico é essencial para a formação de estudantes, profissionais, gestores e empreendedores bem-sucedidos.
Isso porque ele constrói pessoas empoderadas, proativas e capazes de enxergar novas soluções para diversos problemas, favorecendo a inovação. Portanto, a seguir, listamos outras vantagens de pensar criticamente:
- Incentiva uma postura curiosa e investigativa, fundamentais para o aprendizado;
- Proporciona maior interação entre alunos e professores, pois ambos sabem que ensinam e aprendem, simultaneamente;
- Apoia a criatividade;
- Constrói ambientes propícios à pesquisa e invenção;
- Agrega flexibilidade e empatia;
- Ensina os indivíduos a estruturar suas próprias opiniões, tornando-os menos suscetíveis à manipulação e notícias falsas (fake news);
- Promove a autonomia dentro das empresas, formando profissionais empoderados;
- Aumenta a produtividade;
- Melhora o atendimento a clientes internos e externos;
- Fortalece competências de liderança;
- Torna as equipes, departamentos e empresas mais competitivas;
- Auxilia na solução de conflitos, dando condições para que os líderes enxerguem a motivação de cada colaborador;
- Ajuda a romper crenças limitantes – aqueles pensamentos enraizados que nos impedem de evoluir, seja pessoal ou profissionalmente.
5 habilidades de pensamento crítico
Aqui estão 5 habilidades de pensamento crítico comuns e impactantes que você pode considerar destacar em seu currículo ou em uma entrevista:
1. Observação
As habilidades de observação são o ponto de partida para o pensamento crítico. Assim, as pessoas que são observadoras podem sentir e identificar de forma rápida um novo problema. Aqueles hábeis em observação também são capazes de entender por que algo pode ser um problema. Eles podem até prever quando um problema pode ocorrer antes que ele aconteça com base em suas experiências.
Melhore suas habilidades de observação diminuindo seu ritmo de processamento de informações e treinando para prestar mais atenção ao seu entorno. Além disso, você pode praticar técnicas de atenção plena , registrar um diário ou ouvir ativamente durante e fora do trabalho para examinar minuciosamente o que está ouvindo ou vendo. Em seguida, considere se você notar tendências de comportamento, transações ou dados que podem ser úteis para sua equipe abordar.
2. Análise
Uma vez identificado um problema, as habilidades analíticas tornam-se essenciais. Assim, a capacidade de analisar e avaliar efetivamente uma situação envolve saber quais fatos, dados ou informações sobre o problema são importantes. Isso também inclui coletar pesquisas imparciais, fazer perguntas relevantes sobre os dados para garantir que sejam precisos e avaliar as descobertas de forma objetiva.
Melhore suas habilidades analíticas assumindo novas experiências. Por exemplo, você pode ler um livro sobre um conceito com o qual não está familiarizado ou fazer uma aula de matemática online para se esforçar para pensar de novas maneiras e considerar novas ideias. Portanto, isso pode ajudá-lo a desenvolver as habilidades para interpretar novas informações e tomar decisões racionais com base em análises sólidas.
3. Inferência
A inferência é uma habilidade que envolve tirar conclusões sobre as informações que você coleta e pode exigir que você possua conhecimento ou experiência técnica ou específica do setor. Assim, quando você faz uma inferência, isso significa que você está desenvolvendo respostas com base em informações limitadas. Por exemplo, um mecânico de automóveis pode precisar inferir o que está causando a parada do motor de um carro em momentos aparentemente aleatórios com base nas informações disponíveis.
Melhore suas habilidades de inferência, concentrando-se em fazer suposições em vez de tirar conclusões rapidamente. Portanto, isso requer desacelerar para procurar de forma cuidadosa e considerar o maior número possível de pistas – como imagens, dados ou relatórios – que podem ajudá-lo a avaliar uma situação.
4. Comunicação
As habilidades de comunicação são importantes quando chega a hora de explicar e discutir problemas e suas possíveis soluções com colegas e outras partes interessadas.
Melhore suas habilidades de comunicação no contexto do pensamento crítico participando de discussões difíceis, por exemplo, em situações em que você e outro participante podem discordar sobre o tópico. Assim, mantenha bons hábitos de comunicação, como escuta ativa e respeito, para entender outros pontos de vista e poder explicar suas ideias de maneira calma e racional. Portanto, isso pode ajudá-lo a avaliar as soluções de forma mais eficaz com seus colegas.
5. Resolução de problemas
Depois de identificar e analisar um problema e escolher uma solução, a etapa final é executar sua solução.
A resolução de problemas costuma requer pensamento crítico para implementar a melhor solução e entender se a solução está funcionando ou não no que se refere à meta.
Melhore suas habilidades de resolução de problemas definindo metas para adquirir mais conhecimento do setor em seu campo. Assim, a resolução de problemas no trabalho costuma se tornar mais fácil se você tiver uma forte compreensão das informações específicas do setor. Além disso, também pode ser útil observar como os outros ao seu redor resolvem problemas no trabalho. Por fim, tome nota de suas técnicas e faça perguntas sobre seu processo.
Mais habilidades de pensamento crítico
Embora as cinco habilidades listadas acima sejam essenciais para o pensamento crítico bem-sucedido, existem várias habilidades interpessoais relacionadas ao pensamento crítico. Portanto, aqui estão algumas outras habilidades a serem consideradas ao desenvolver o seu pensamento crítico:
- Habilidades metacognitivas;
- Habilidades de raciocínio indutivo;
- Criatividade;
- Habilidades de tomada de decisão;
- Habilidades de pensamento conceitual.
Como melhorar o seu pensamento crítico?
Aqui estão várias maneiras de melhorar as habilidades de pensamento crítico no local de trabalho para se tornar um funcionário mais forte:
1. Torne-se mais autoconsciente
Tornar-se mais autoconsciente significa considerar o seu processo de pensamento, valores, moral, ética e outras crenças. No que você acredita? Como seus pensamentos refletem esses valores? Pense objetivamente sobre seus gostos e desgostos. Assim, saber quais são suas preferências pessoais, pontos fortes / fracos e preconceitos pode ajudá-lo a entender melhor por que você aborda situações específicas de uma determinada perspectiva.
2. Entenda seu processo mental
Identifique e avalie como você recebe e processa informações. Assim, compreender como você ouve, interpreta e finalmente reage à informação é vital para se tornar mais mentalmente eficiente no local de trabalho.
Ser um pensador crítico significa reconhecer os seus próprios preconceitos e como eles influenciam soluções e decisões. Tirar um tempo para analisar o seu processo mental antes de tomar uma decisão de trabalho pode ajudá-lo a agir de forma mais objetiva.
3. Desenvolva previsão
Considere como os outros podem se sentir sobre uma situação ou decisão que você toma. Determine os possíveis resultados de uma situação e o que pode mudar, tanto positiva quanto negativamente. Ter a previsão de prever como suas ações no trabalho produzirão reações o ajudará a fazer a escolha certa.
4. Pratique a escuta ativa
A escuta ativa é um elemento fundamental do pensamento crítico eficaz. Ouça com atenção e atenção enquanto colegas de trabalho e supervisores estão falando. Assim, pratique a empatia e concentre-se em entender sua (s) perspectiva (s). Obter uma compreensão completa do que eles querem, precisam ou esperam pode ajudá-lo a reagir positivamente e ter uma conversa produtiva subsequente.
5. Faça perguntas
Quando não tiver certeza, sempre faça perguntas. Comece com o que você já sabe e confirme se todos os detalhes estão corretos. Peça para repetir os pontos ou considere reformulá-los com as suas próprias palavras para determinar se você entendeu com precisão. Considere fazer perguntas de acompanhamento para obter detalhes que podem ter sido deixados de fora ou mal compreendidos. Continue perguntando a si mesmo se algo é um fato, uma opinião ou uma ideia. Esta etapa pode ajudá-lo a atribuir propósito e valor a uma informação.
6. Avalie as evidências existentes
Use experiências e fatos anteriores para ajudá-lo a tomar sua decisão atual por meio do pensamento crítico. Você já encontrou um projeto ou desafio semelhante antes? O que você aprendeu com essa experiência? Ao realizar pesquisas, classificar fatos e usar a experiência anterior como evidência existente, você pode chegar a uma solução mais aplicável e eficaz para trabalhar no seu presente.
FAQ
O que é o pensamento crítico?
O pensamento crítico é o processo de análise de informações para obter a melhor resposta para uma pergunta ou problema. Baseando-se em sua própria experiência, raciocínio, observação e comunicação com os outros, você pode tomar decisões informadas que geram soluções positivas.
Qual é a importância do pensamento crítico?
Pensadores críticos estão em alta demanda no local de trabalho porque as empresas sempre precisam de soluções melhores e mais informadas. Mais especificamente, o pensamento crítico no trabalho ajuda você a:
- Melhorar a tomada de decisões e avaliar a validade de um argumento e seu impacto potencial;
- Formar suas próprias opiniões sobre um tópico e desenvolver sua ética pessoal e confiança;
- Envolver-se em um nível mais profundo e intelectual com seus colegas de trabalho e supervisores para formar relações de trabalho mais fortes;
- Avaliar seu próprio trabalho para determinar maneiras de melhorar a qualidade e a eficiência;
- Desenvolver melhores habilidades de compreensão, tanto na conversação quanto na leitura.
Como se desenvolve o pensamento crítico?
- Torne-se mais autoconsciente;
- Entenda o seu processo mental;
- Desenvolva previsão;
- Pratique a escuta ativa;
- Faça perguntas;
- Avalie as evidências existentes.
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