Relações públicas: a ligação com o secretariado!

Por | Geral

Não é uma novidade de que a profissão de Secretariado Executivo mescla-se com muitos conhecimentos da administração e comunicação. Assim, dentro do universo da comunicação, podemos dizer que as Relações Públicas (RP) tem uma ligação bem forte com o secretariado executivo. Mas como seria essa ligação? O quão ela pode ser importante para o profissional do secretariado? Hoje trabalharemos a resposta dessas questões e muito mais.

Veja também tudo o que você precisa saber sobre gestão empresarial!

Portanto, confira abaixo a ligação entre o secretariado e as relações públicas (RP). No entanto, antes disso, vamos entender o que são as relações públicas e o que os profissionais dessa área fazem. Confira:

O que são as relações públicas (RP)?

Relações públicas: a ligação com o secretariado! - Foto: IE
A ligação com o secretariado! – Foto: IE

Qualquer pessoa, em qualquer momento da sua vida já deve ter ouvido falar do termo “Relações Públicas” (RP). Além disso, para alguém que não está, de todo, na área da comunicação este termo pode ser facilmente associado aos rp’s de discoteca ou até às figuras públicas que aparecem nas festas para chamarem mais consumidores. Mas a grande verdade é que estas duas figuras não são o real profissional de relações públicas (RP). Os profissionais dessa área muitas mais competências comunicacionais. Muito mais do que a maioria das pessoas pode imaginar.

Como você já deve ter percebido, este ramo está ligado à comunicação. Neste caso, os profissionais de relações públicas (RP) fazem a ponte entre as empresas, as instituições e as associações e o indivíduo. Portanto, esta é a grande importância das relações públicas (RP). Sem os profissionais da área muitas empresas não conseguiriam fazer parcerias, conquistar novos clientes e até apresentar uma nova imagem pública. Contundo, é impossível imaginar a existência das Relações Públicas (RP) sem ter nenhum casamento com outras áreas.

Assim, a chamada ” RP” anda lado a lado com o secretariado, com o marketing, com o jornalismo e com outras áreas empresariais. As estratégias comunicacionais de relações públicas (RP) andam de mãos dadas com as estratégias de marketing. As primeiras são indispensáveis para que as segundas funcionem e vice-versa. Além disso, o trabalho das relações públicas (RP) é fundamental com os meios de comunicação social. São eles que fazem com que um determinado evento seja notícia e, deste modo, conseguir um maior número de possíveis clientes. 

O que fazem os profissionais da área?

Relações públicas: a ligação com o secretariado! - Foto: Blog RP
A ligação com o secretariado! – Foto: Blog RP

O papel dos profissionais dessa área é bem ativo, ou seja, são eles que dão a cara e vão para o “terreno”. Ao longo dos anos de trabalho na área, os profissionais de relações públicas (RP) vão construindo a sua própria base de contatos. Isso faz com que eles consigam subir na carreira. Por fim, vale lembrar que é da responsabilidade do relações públicas (RP) defender sempre o ponto de vista do seu cliente. Vejamos as funções mais comuns:

  • Assessoria, ou seja, estar em contato com várias empresas. Dessa forma, ele tenta arranjar estratégias comunicacionais para cada uma delas e de acordo com o que esses clientes pretendem;
  • Planificação de programas de ação, assim como, tratar da execução dos mesmo;
  • Desenvolvimento de acontecimentos especiais, tais como congressos, feiras e etc.

Entendendo a ligação entre as relações públicas (RP) e o secretariado executivo

Relações públicas: a ligação com o secretariado! - Foto: B Upis
A ligação com o secretariado! – Foto: B Upis

Após essa introdução das relações públicas (RP) e de seus profissionais pode estar bem mais claro a ligação com o secretariado executivo. Talvez você já até saiba as respostas das questões do primeiro parágrafo. Mas se ainda não entendeu, vamos continuar.

É preciso ter um conhecimento bem especializado em administração, relações públicas (RP), sociais e jurídicas e idiomas para ser um Secretário Executivo. Ao mesmo tempo, é necessário que o profissional apresente um saber holístico, com estímulo ao trabalho em equipe, instinto de liderança e criatividade, capacidade de comunicação, capacidade de planejamento, negociação, espírito empreendedor e iniciativa própria, estimulando no mesmo a capacidade para criar e gerir o próprio negócio, o que lhe confere a competência de tratar com as novas situações, dentro de um senso de responsabilidade social e justiça.

Não foi sempre assim, mas atualmente, almeja-se que o Secretário Executivo apresente criatividade na execução das tarefas, bem como a capacidade para dar assistência ao executivo e ao time que a ele se reporta. Dessa forma, o secretário é a ponte entre aqueles que tomam decisões em nível gerencial e aqueles que o executarão. Portanto, ele não lida apenas com coisas, mas também com pessoas. É por isso que é necessário a compreensão das funções das Relações Públicas (RP) nesta profissão.

As Relações Públicas (RP) no Secretariado Executivo

A ligação com o secretariado! – Foto: NP

É preciso compreender de uma forma mais detalhada que as Relações Públicas (RP) surgem para administrar os conflitos vivenciados por pessoas que estão dentro e fora das organizações. Assim, o secretário executivo vai precisar muito desta área da comunicação para conseguir lidar com todos os públicos, e também ajustar e solucionar os diversos conflitos em seu universo de atuação.

O Secretário Executivo é um profissional que precisa se pautar na promoção e participação da melhoria do processo de gestão e desenvolvimento das organizações públicas e privadas. Assim, ele vai em busca do aumento de produtividade e competitividade. Portanto, ele usa os conhecimentos das Relações Públicas (RP) para realizar a Gestão de atribuições e responsabilidades, exercendo as funções gerenciais com capacidade de planejar, organizar, implantar e gerir programas de desenvolvimento.

As Relações Públicas (RP) determinam a atitude de qualquer grupo em relação à organização. Assim, é necessário que o Secretário Executivo esteja bem consciente da sua missão como gerenciador das informações referentes à organização, pois ele analisa o estado das opiniões, antecipa os problemas, formula as políticas, e principalmente, faz o planejamento e executa as ações sempre observando as respostas, as avaliações e os ajustes que devem ser feitos para o bom desempenho da Instituição.

Por fim, vale lembrar que o Secretário Executivo atua como empreendedor, pois promove as ideias e as práticas inovadoras. Assim, ele implanta resoluções alternativas e inovadoras, bem como a capacidade crítica, reflexiva e criativa. Ele também entende a empresa e sua cadeia produtiva, a sua razão de ser, os seus objetivos e políticas, trabalha com a cultura da organização, transformando-a em oportunidades, utilizando os novos conhecimentos para aprimorar estratégias em vantagens competitivas, analisar criticamente as organizações, antecipando e promovendo suas transformações. Além de tudo, em termos de idioma e comunicação em geral, ele precisa manter relações externas de empreendimentos nacionais e também internacionais.

Perguntas Frequentes

O que são as relações públicas?

Como você já deve ter percebido, este ramo está ligado à comunicação. Neste caso, os profissionais de relações públicas (RP) fazem a ponte entre as empresas, as instituições e as associações e o indivíduo. Portanto, esta é a grande importância das relações públicas (RP). Sem os profissionais da área muitas empresas não conseguiriam fazer parcerias, conquistar novos clientes e até apresentar uma nova imagem pública. Contundo, é impossível imaginar a existência das Relações Públicas (RP) sem ter nenhum casamento com outras áreas.

O que faz um profissional de relação pública (RP)?

O papel dos profissionais dessa área é bem ativo, ou seja, são eles que dão a cara e vão para o “terreno”. Ao longo dos anos de trabalho na área, os profissionais de relações públicas (RP) vão construindo a sua própria base de contatos. Isso faz com que eles consigam subir na carreira. Além disso, vale lembrar que é da responsabilidade do relações públicas (RP) defender sempre o ponto de vista do seu cliente.

Uma outra função dos profissionais de RP são a Assessoria, ou seja, estar em contato com várias empresas. Dessa forma, ele tenta arranjar estratégias comunicacionais para cada uma delas e de acordo com o que esses clientes pretendem. Ele também são responsáveis pela panificação de programas de ação, assim como, tratar da execução dos mesmo e do desenvolvimento de acontecimentos especiais, tais como congressos, feiras e etc.

Qual a principal ligação das relações públicas com o secretariado executivo?

É preciso ter um conhecimento bem especializado em administração, relações públicas (RP), sociais e jurídicas e idiomas para ser um Secretário Executivo. Não foi sempre assim, mas atualmente, almeja-se que o Secretário Executivo apresente criatividade na execução das tarefas, bem como a capacidade para dar assistência ao executivo e ao time que a ele se reporta. Dessa forma, o secretário é a ponte entre aqueles que tomam decisões em nível gerencial e aqueles que o executarão. Portanto, ele não lida apenas com coisas, mas também com pessoas. É por isso que é necessário a compreensão das funções das Relações Públicas (RP) nesta profissão.

Gostou? O que achou? Deixe seu comentário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *