Secretariado: A Origem da Profissão!

Por | Geral, Secretariado

Não se sabe ao certo quantos secretárias / secretários existem no mundo. No entanto, de acordo com pesquisa divulgada pela ONU é a 3ª profissão que mais cresce no mundo. Além disso, o profissional do secretariado está cada dia mais requisitado e valorizado.

Veja também o que são KPI’s!

Quando falamos sobre a origem da profissão, sabe-se que surgiu nas primeiras civilizações antigas. Além disso, historicamente, podemos considerar o escriba como o 1º secretário. Os escribas eram homens que possuíam amplos conhecimentos em matemática e contabilidade, organização de arquivos, além de dominarem a escrita e assessorarem diretamente os seus superiores, sendo esta a sua atividade mais intimamente ligada ao Secretariado.

Assim, os secretários eram tradicionalmente um papel para os homens e a proeminência de tal carreira estava bem ligada ao título durante os séculos XV e XVI. Ainda hoje, muitos dos títulos pessoais ou privados das famílias reais são masculinos. No entanto, o campo do secretariado aumentou muito e hoje a maior parte esta ocupado por mulheres.

Embora seja normalmente esperado que uma nova tecnologia torne a função de secretariado obsoleta, raramente é o caso, pois a maioria das ferramentas ainda exige que as pessoas as utilizem, mesmo que a tecnologia aumente a eficiência.

De onde surgiu o termo? Qual a semântica de secretária?

Secretariado: A Origem da Profissão! - Foto: BF MAS
Secretariado: veja a origem da profissão! – Foto: BF MAS

A palavra secretário vem do latim “secernere“, que significa distinguir ou separar. Portanto, o papel do “secretarius” era supervisionar os negócios oficiais e confidenciais para indivíduos poderosos.

As funções de secretariado se expandiram de forma exponencial em meados do século 20 com o atendimento de chamadas telefônicas e visitantes, gestão de projetos, contabilidade, agendamento, reuniões de planejamento e atendimento ao cliente até a compra de material fixo para manutenção de armazenamento, incluindo bancos de dados e diretórios online.

Ainda hoje, a palavra secretário costuma ter uma conotação um pouco negativa em nossa sociedade. Imediatamente pensamos que é mulher, sobrecarregada e mal paga. É por isso que outros cargos, como Assistente Administrativo e Assistente Executivo, têm maior popularidade. No entanto, não é bem assim que as coisas funcionam na prática, já que a profissão de secretariado tem se tornado cada vez mais popular.

A origem do secretariado

 Secretariado: veja a origem da profissão! - Foto: SE MAS
Secretariado: veja a origem da profissão! – Foto: SE MAS

Não dá para precisar uma data específica para o surgimento da profissão de secretário, embora alguns estudiosos estimem que deva ter sido no Egito por volta do ano 500 A.C. No entanto, sabe-se que os “escribas” foram os primeiros secretários da história da humanidade, pois eles dominavam a escrita – o que era raro para a época – faziam contas, classificavam os arquivos e redigiam as ordens emanadas dos seus superiores.

Após a Segunda Guerra Mundial o cargo de secretário tomou outra dimensão, pois o mercado de trabalho abriu suas portas à mão-de-obra feminina principalmente na Europa e nos EUA. Isso ocorreu em função da escassez de funcionários masculinos, os quais foram para os campos de batalha.

E no Brasil?

  Secretariado: veja a origem da profissão! - Foto: BO MAS
Secretariado: veja a origem da profissão! – Foto: BO MAS

No Brasil, o fenômeno ocorreu nos anos 50 com a chegada das empresas multinacionais, onde se exigia que as secretárias conhecessem as técnicas de datilografia, taquigrafia, organização de arquivos, anotações de recados e atendimento telefônico.

Com o advento do treinamento gerencial nas organizações nos anos 60, os empresários brasileiros passaram a valorizar a atividade secretarial, pois possuir um (a)  secretário (a) simbolizava “status”.

A partir dos anos 90 a profissão passou a vivenciar os seus melhores momentos e o cargo secretarial passou a ser visto como uma atividade estratégica na organização, pois os novos recursos tecnológicos obrigaram as empresas a mudar sua forma de trabalho no escritório.

Diante disso, as organizações passaram a buscar intensamente a Qualidade Total, além da valorização dos seus clientes e dessa forma, o (a) secretário (a) deixou de ser uma “propriedade” do executivo da empresa e se tornou um membro da própria organização.

Foi graças às primeiras secretárias que as mulheres puderam ingressar no mercado de trabalho

   Secretariado: veja a origem da profissão! - Foto: IMH MAS
Secretariado: veja a origem da profissão! – Foto: IMH MAS

Houve uma grande mudança na cultura das empresas durante a década de 1880, quando a máquina de escrever foi inventada e as mulheres começaram a assumir funções clericais em um ambiente predominantemente masculino.

Além disso, as mulheres não precisavam de uma educação universitária completa. Dessa forma, elas podiam simplesmente receber treinamento profissional de escolas de secretariado.

Durante a 1ª Guerra Mundial, o papel se tornou mais popular entre as mulheres, à medida que os homens deixavam seu trabalho para lutar na guerra. Com a 2ª Guerra Mundial, o número de secretários do sexo masculino diminuiu de forma bem drástica.

O advento da tecnologia

Secretariado: veja a origem da profissão! – Foto: SE MAS

A papelada se tornou uma palavra bem familiar. A revolução industrial aumentou as oportunidades de negócios e, com ela, a papelada se tornou cada vez mais difícil de gerenciar, de modo que mais tecnologias começaram a surgir – da máquina de escrever e calculadora ao humilde telefone.

Além disso, com os seus rostos gentis e acolhedores, habilidades de organização doméstica e dedos ágeis para digitar, acreditava-se que as mulheres eram mais adequadas para a função. Assim, os pools de secretárias foram introduzidos e os EUA estabeleceram a National Secretaries Association em 1942 para promover o profissionalismo.

Hoje é a chamada de Associação Internacional de Profissionais Administrativos (IAAP), uma rede profissional sem fins lucrativos.

Se você assistiu a série Mad Men, que se baseou na década de 1950, você deve se lembrar da secretária principal, Joan Harris, que disse a uma recém-chegada ao escritório:

“Agora, tente não se sobrecarregar com toda essa tecnologia. Parece complicado, mas os homens que o projetaram tornaram-no simples o suficiente para uma mulher usar.”

Embora este seja um programa de TV fictício, eles claramente não tinham a mesma visão de igualdade que existe nos dias atuais.

“Raises, não rosas”

Secretariado: veja a origem da profissão! – Foto: SE MAS

Na década de 1970, as secretárias de Harvard formaram um grupo chamado “9to5”, para desafiar a imagem e as condições de trabalho das trabalhadoras de escritório, o que levou ao surgimento de grupos de direitos semelhantes em outras grandes cidades até se tornar uma organização nacional no EUA.

Secretários em Nova York marcharam até a sede da produtora de datilografia Olivetti Corp, por causa de sua publicidade injusta. A corporação destacou as secretárias femininas como objetos sexuais e um gênero inferior, sugerindo que elas eram mais propensas a cometer erros do que sua máquina de escrever poderia evitar.

Quais as principais Funções de um profissional do secretariado?

 Secretariado: veja a origem da profissão! - Foto: UN MAS
Secretariado: veja a origem da profissão! – Foto: UN MAS
  • Planejar e controlar a infra-estrutura gerencial;
  • Organizar o seu local de trabalho, mantendo-o limpo e funcional;
  • Estabelecer a rotina diária de trabalho;
  • Organizar e manter atualizada a agenda de seu chefe executivo;
  • Despachar com seu chefe e distribuir tarefas a seus auxiliares;
  • Recepcionar pessoas e manter contatos de interesse da empresa;
  • Assessorar o executivo transmitindo-lhe informações e executando as tarefas que lhe são confiadas.

Como costuma ser o perfil de um profissional do secretariado?

Secretariado: veja a origem da profissão! – Foto: RU MAS

Para obter bom desempenho nessas atividades o (a) colaborador (a) deverá possuir a formação técnica adequada, pois ele (a) deverá ter grande responsabilidade no desempenho de sua função. Assim, espera-se que esse (a) profissional possua um conjunto de capacidades desejáveis para o exercício dessa profissão e, dentre elas, enfatizam-se as capacidades de:

  • Análise de alternativas e tomadas de decisão;
  • Solução de problemas e implementação de ações;
  • Facilitação de mudanças organizacionais;
  • Objetividade no trato das questões profissionais;
  • Aprendizagem;
  • Atualização;
  • Liderança.

FAQ

De onde surgiu o termo “Secretariado”?

A palavra secretário vem do latim “secernere“, que significa distinguir ou separar. Portanto, o papel do “secretarius” era supervisionar os negócios oficiais e confidenciais para indivíduos poderosos.

Quais as principais funções de um secretário / secretária?

As funções de secretariado se expandiram de forma exponencial em meados do século 20 com o atendimento de chamadas telefônicas e visitantes, gestão de projetos, contabilidade, agendamento, reuniões de planejamento e atendimento ao cliente até a compra de material fixo para manutenção de armazenamento, incluindo bancos de dados e diretórios online.

Qual a origem do profissional de secretariado?

Não dá para precisar uma data específica para o surgimento da profissão de secretário, embora alguns estudiosos estimem que deva ter sido no Egito por volta do ano 500 A.C. No entanto, sabe-se que os “escribas” foram os primeiros secretários da história da humanidade, pois eles dominavam a escrita – o que era raro para a época – faziam contas, classificavam os arquivos e redigiam as ordens emanadas dos seus superiores.

Como surgiu o profissional de secretariado no Brasil?

No Brasil, o fenômeno ocorreu nos anos 50 com a chegada das empresas multinacionais, onde se exigia que as secretárias conhecessem as técnicas de datilografia, taquigrafia, organização de arquivos, anotações de recados e atendimento telefônico.

Com o advento do treinamento gerencial nas organizações nos anos 60, os empresários brasileiros passaram a valorizar a atividade secretarial, pois possuir um (a)  secretário (a) simbolizava “status”.

Quais as principais Funções de um profissional do secretariado?

  • Planejar e controlar a infra-estrutura gerencial;
  • Organizar o seu local de trabalho, mantendo-o limpo e funcional;
  • Estabelecer a rotina diária de trabalho;
  • Organizar e manter atualizada a agenda de seu chefe executivo;
  • Despachar com seu chefe e distribuir tarefas a seus auxiliares;
  • Recepcionar pessoas e manter contatos de interesse da empresa;
  • Assessorar o executivo transmitindo-lhe informações e executando as tarefas que lhe são confiadas.

Como costuma ser o perfil de um profissional do secretariado?

Para obter bom desempenho nessas atividades o (a) colaborador (a) deverá possuir a formação técnica adequada, pois ele (a) deverá ter grande responsabilidade no desempenho de sua função. Assim, espera-se que esse (a) profissional possua um conjunto de capacidades desejáveis para o exercício dessa profissão e, dentre elas, enfatizam-se as capacidades de:

  • Análise de alternativas e tomadas de decisão;
  • Solução de problemas e implementação de ações;
  • Facilitação de mudanças organizacionais;
  • Objetividade no trato das questões profissionais;
  • Aprendizagem;
  • Atualização;
  • Liderança.

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