Secretariado o que faz? Funções, atribuições e salários!

Por | Geral

Secretariado o que faz: funções, atribuições e salários!

Se você chegou até esse artigo é porque está começando a considerar o curso de Secretariado Executivo. No entanto, ao mesmo tempo que está pensando em cursá-lo, também possui algumas dúvidas sobre ele. O que um “Secretariado” faz? Qual o tempo de curso? Qual a média salarial? O que é preciso para ser um profissional de sucesso nessa profissão? A resposta dessas perguntas e muito estão nas linhas abaixo. Portanto, continue lendo para entender mais sobre o curso de Secretariado Executivo.

Veja também os principais tamanhos de folhas!

O que é o curso de Secretariado Executivo?

Secretariado o que faz? Funções, atribuições e salários! - Foto: EN
Secretariado o que faz? – Foto: EN

De forma resumida, podemos dizer que o curso de Secretariado Executivo forma profissionais que prestam assessoria dentro de empresas, instituições públicas ou privadas. No entanto, essa assessoria é referente ao planejamento, à organização e à rotina de trabalho.

Além disso, este curso (bacharelado) tem duração de quatro anos. Durante esse artigo, iremos falar mais sobre isso, mas adiantamos que a grade curricular é composta por disciplinas de Ciências Humanas e Sociais. Portanto, dentre as matérias básicas, estão: finanças pessoais, contabilidade, arte e cidadania. Mas em um conjunto mais específico, há: redação empresarial, protocolo e até etiqueta.

Por outro lado, você pode optar por uma formação mais específica e com menos tempo de duração. Dessa forma, há o curso de tecnólogo. Em dois anos, você se capacita para atuar em automação de escritório e desempenhar tarefas como transferências eletrônicas e até gerenciamento de informações de negócios.

Por fim, vale lembrar que com o avanço da informática, o mercado de trabalho tem se tornado bem mais competitivo. Dessa forma, é preciso ir além. A pessoa necessita agregar a formação básica com conhecimentos em outras áreas, como organização de eventos, montagem de planilhas de custo, redação, tradução e etc.

O que faz quem é formado em Secretariado?

Secretariado o que faz? Funções, atribuições e salários! - Foto: Vai De Bolsa
Secretariado o que faz? – Foto: Vai De Bolsa

Como já dito no tópico anterior, o secretário ou a secretária é o profissional que atua em escritórios assessorando executivos. É uma profissão que envolve muitas tarefas operacionais, mas que vem ganhando destaque e se tornando bem estratégica dentro de uma empresa.

Em escritórios, esse profissional pode atuar como um recepcionista ou até mesmo um assistente administrativo. Dessa forma, ele organiza o ambiente de trabalho, arquiva documentos, redige cartas, ofícios, comunicados e etc.

Além disso, ele também participa de reuniões, palestras e conferências para registrar o que foi discutido e acordado. Ele também é responsável pelo primeiro atendimento dos clientes, presta informações e atende o telefone.

Como um secretário executivo, esse profissional passa a trabalhar assessorando empresários e executivos. Portanto, ele organiza a agenda de compromissos, realiza pesquisas e reúne documentos para serem mostrados em reuniões, tem a função de intérprete em encontros entre pessoas que não falam a mesma língua e etc.

Inclusive, faz parte do trabalho de um secretário realizar traduções de documentos em idiomas estrangeiros para a sua língua, que no nosso caso é a Língua Portuguesa. Além disso, ele também redige e-mails, cartas, ofícios, contratos em outros idiomas e etc.

Por fim, vale lembrar que a profissão é regulamentada no país e o profissional de Secretariado, além de receber um diploma em uma instituição de ensino credenciada pelo MEC, deve obter um registro junto à SRTE (Superintendência Regional do Trabalho e Emprego).

Quais as principais funções dessa profissão?

Secretariado o que faz? Funções, atribuições e salários! - Foto: iPed
Secretariado o que faz? – Foto: iPed
  1.  O controle da agenda e dos compromissos do executivo;
  2.  Planejamentos de viagens;
  3. O despacho e conferência de documentos;
  4. A organização de arquivos;
  5. Atendimento telefônico nacional e internacional;
  6. A recepção de clientes;
  7. O auxílio departamental;
  8. O planejamento e organização de festas e eventos;
  9. Atendimento e apoio à clientes internos e externos;
  10.  Acompanhamento e preparação de reuniões;
  11. A realização de atas;
  12. O pagamentos de contas;
  13. O domínio em informática (excel, powerpoint, internet, outlook e etc);
  14. Domínio fluente de idiomas estrangeiros (no mínimo o inglês);
  15.  Ter uma boa comunicação;
  16.  Ajudar no desenvolvimento da organização;
  17.  Ter participação nas decisões da empresa;
  18.  Ser o braço direito do executivo.

De acordo com todas as funções que foram apresentadas acima, essa profissão se torna uma “peça-chave” indispensável na Gestão Organizacional de alta qualidade dentro das empresas.

Conhecendo melhor o curso de Secretariado

Secretariado o que faz? Funções, atribuições e salários! - Foto: ED
Secretariado o que faz? – Foto: ED

Como já dito, o curso de Secretariado aparece na habilitação de bacharelado, com duração de 4 anos, e também como um curso tecnológico, com duração média de 2 anos. Além disso, vale lembrar que em algumas universidades, o curso tem o nome de “Secretariado Bilíngue”. 

Durante a faculdade, o estudante aprenderá conceitos de Administração, Idiomas, Comunicação, Informática e etc. Já a estrutura curricular do curso contará com disciplinas da área de Ciências Humanas (como Recursos Humanos, Psicologia e Ética) e também disciplinas na área de Gestão, como Finanças, Economia, Contabilidade e etc.

Como são os cursos de Secretariado?
Secretariado o que faz? Funções, atribuições e salários! - Foto: Uninter
Secretariado o que faz? – Foto: Uninter

Como já dito antes, os alunos do curso superior de Secretariado precisam estudar conceitos de administração, comunicação, idiomas, informática e dominar processos e ferramentas relacionadas ao exercício da profissão. Portanto, confira as principais características do curso em grau de bacharelado e tecnológico:

  • Bacharelado:
    Os cursos em grau de bacharelado têm uma duração média de quatro anos. Dessa forma, o currículo conta com grande concentração de disciplinas voltadas às Ciências Humanas e Sociais, como Recursos Humanos, Ética, Psicologia e etc. Além disso, proporciona conhecimentos também em Finanças, Gestão, Contabilidade e Economia. Mas vale lembrar que os alunos terão muito contato ainda com aulas de idiomas, geralmente o inglês. Por fim, há universidades que oferecem as opções de secretariado executivo bilíngue, (português e uma língua estrangeira) e secretariado executivo trilíngue (língua portuguesa e outros dois idiomas). O estágio supervisionado é obrigatório.
  • Tecnológico:
    Os “cursos de tecnologia” têm duração média de dois anos. Dessa forma, o currículo é bem semelhante ao curso de Bacharelado, mas os alunos são preparados para desempenhar funções técnicas e práticas como arquivar documentos e atender ao público. Além disso, o foco desses cursos costuma ser em automação de escritório, que envolve tecnologias para gerenciamento de banco de dados, informações, transferências eletrônicas e etc. Por fim, vale lembrar que grande parte da carga horária do curso é dedicada ao aprendizado do inglês técnico e da redação comercial em português. Ao final da formação, o estágio é obrigatório.

Além disso, também é possível encontrar essa graduação nas modalidades de ensino presencial e a distância.

Presencial x Distância
Secretariado o que faz? Funções, atribuições e salários! - Foto: BF
Secretariado o que faz? – Foto: BF

Antes de começar essa pequena comparação, é importante destacar que o diploma de Secretariado obtido em um curso a distância reconhecido pelo MEC vale tanto quanto o presencial.

Dessa forma, a principal diferença entre um curso EAD e um presencial é que o sistema de ensino a distância acontece por meio de aulas virtuais, gravadas ou ao vivo, e o material didático do curso também é disponibilizado pela rede. Além disso, no ambiente virtual, o estudante pode enviar sugestões, comentários e interagir com os seus professores.

O sistema a distância exige ainda a participação dos alunos em atividades presenciais realizadas nos polos de apoio das universidades. Por fim, vale lembrar que a frequência destes encontros varia de acordo com o programa de estudo de cada instituição.

Qual é a Grade Curricular do curso?
Secretariado o que faz? Funções, atribuições e salários! - Foto: EAD Qualify
Secretariado o que faz? – Foto: EAD Qualify

Como já dito antes, o curso de Secretariado tem uma grande concentração de disciplinas da área de Ciências Humanas, com muito destaque para a Administração. Portanto, veja as matérias mais comuns:

  • Assessoria Executiva;
  • Cerimonial e Protocolo;
  • Comunicação em Inglês;
  • Comunicação Empresarial;
  • Contabilidade;
  • Desenvolvimento Sustentável;
  • Dinâmica das Relações Interpessoais;
  • Recursos Humanos;
  • Economia e Mercado;
  • Ética Profissional;
  • Ética e Legislação: Trabalhista e Empresarial;
  • Fundamentos de Administração;
  • Gerenciamento da Informação;
  • Gestão Empresarial;
  • Inglês Empresarial;
  • Marketing de Relacionamento Empresarial;
  • Planejamento Estratégico;
  • Plano de Negócios;
  • Redação Comercial;
  • Técnicas de Informática e Automação de Escritório;
  • Psicologia Básica;
  • Direito Básico.
Em quais instituições eu devo estudar?
Secretariado o que faz? – Foto: SJ

Há muitas instituições de ensino no Brasil autorizadas pelo Ministério da Educação (MEC) a oferecer o curso de Secretariado em grau de bacharelado e tecnológico.

Portanto, selecionamos para você algumas bem avaliadas pelo MEC que oferecem essa graduação. Além disso, vale lembrar que todas elas participam do ProUni e do FIES. Inclusive, elas também possuem os seus próprios programas para facilitar a vida financeira dos estudantes: financiamento sem burocracia, parcelamento das mensalidades, convênios, bolsas de estudos, descontos variados e etc.

Portanto, dê uma olhada:

  • Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA);
  • Universidade de Franca (UNIFRAN);
  • Cruzeiro do Sul Virtual (a distância);
  • Universidade Cidade de São Paulo (UNICID);
  • Universidade Norte do Paraná (UNOPAR).

Quanto ganha um profissional dessa área?

Secretariado o que faz? – Foto: BO

O salário inicial desse profissional varia de acordo com o estado e com a sua formação (nível técnico ou superior). Dessa forma, alguns estados têm acordos e convenções para o piso salarial de secretárias (os) em setores específicos da economia, em regiões e empresas.

Portanto, segundo a pesquisa salarial da Catho, a média salarial para secretários (as) aqui no Brasil, de acordo com o cargo é:

  • Técnico em Secretariado: R$ 1.441;
  • Secretária: R$ 1.382;
  • Secretária Executiva: 2.977;
  • Sec. Comercial: R$ 1.257;
  • Secretária Escolar: R$ 1.485;
  • Secretária Financeira: R$ 1.420.

Além disso, vale lembrar que esses são valores médios de todo o território nacional. No entanto, dependendo da posição e da empresa, é possível encontrar salários na casa dos R$ 8.000.

Como está o mercado de trabalho?

Secretariado o que faz? Funções, atribuições e salários! - Foto: TDA
Secretariado o que faz? – Foto: TDA

Como você já deve ter percebido, o profissional formado em Secretariado é bem versátil. Dessa forma, ele pode atuar em vários setores da economia, como indústrias, comércios, empresas prestadoras de serviços, ONGs, órgãos públicos e etc. Além disso, essa versatilidade faz com que o mercado de trabalho para secretários seja bem amplo.

Portanto, existem oportunidades de emprego para este profissional em todas as regiões do país e em todos os tipos e tamanhos de empresas. No entanto, vale lembrar que as áreas que têm o maior número de vagas são os grandes centros urbanos e regiões com grande concentração de indústrias.

As demandas no mercado de trabalho para o cargo
Secretariado o que faz? – Foto: UOL

Apesar de ter muitas oportunidades de emprego, o cargo está em baixa no mercado nos últimos meses. No entanto, o principal motivo disso é pandemia do coronavírus.

Além disso, vale lembrar que no período de Fevereiro a Dezembro de 2020, tivemos uma queda de 3.57% nas contratações formais com carteira assinada em regime integral de trabalho.

Qual o perfil atual das pessoas dessa profissão?

Secretariado o que faz? – Foto: Blog do Enem

O curso de secretariado executivo surgiu no Brasil para atender as necessidades das empresas multinacionais que já estavam habituadas a trabalhar com o profissional de secretariado executivo e com base nas exigências e necessidades do mercado. Dessa forma, as Instituições de Ensino elaboraram grades curriculares para a Secretária (o) Executiva (o) atuar como empreendedoras (es), com uma visão holística da empresa.

A motivação é uma das técnicas gerenciais. Portanto, ela é muito presente no dia a dia de uma Secretária Executiva, pois é um elo entre a alta hierarquia e demais clientes internos. Além disso, vale mencionar que a motivação deve ser a base para uma atuação adequada e harmoniosa.

Liderança

Não há dúvidas de que a liderança é muito importante na maioria das profissões. Aqui não seria diferente. Dessa forma, a liderança é mais uma das técnicas gerenciais. A secretária executiva precisa conhecê-la para poder auxiliar o seu gerente a praticá-la no dia a dia.

Comunicação

Assim, como a liderança, não há dúvidas de que a comunicação é muito importante em qualquer profissão. Portanto, aqui não poderia ser diferente. Dessa forma, a comunicação deve ser clara, objetiva e flexibilizada de acordo com a cultura de cada funcionário, pois, para se concretizar uma comunicação é necessário que a mensagem enviada seja bem entendida e recebida pelo interessado.

Administração do tempo

A administração do tempo é nada mais, nada menos, que se planejar e organizar a sua rotina diária, a fim de que o trabalho seja bem desenvolvido, sem afetar sua qualidade de vida, tanto pessoal, quanto profissional.

Poder de decisão

Outra atividade que está sendo enfatizada é o maior poder de decisão. Dessa forma, esses profissionais vêm atuando nos mais diversos segmentos organizacionais.

Mercado de trabalho

O mercado de trabalho esta cada vez mais exigente com relação à formação dessa profissão. Dessa forma, a procura é por um profissional com postura de gerente, gestora e assessora.

Portanto, a Secretária Executiva do futuro não trabalha mais para um determinado executivo e sim para a empresa. Por fim, conhecer o negócio da empresa, sua missão, seus produtos, suas finalidades e a administração, é bem fundamental.

Os “pools” desses profissionais

Secretariado o que faz? Funções, atribuições e salários! - Foto: EM
Secretariado o que faz? – Foto: EM

Outra tendência do mercado de trabalho deste profissional é a atuação em equipe. Dessa forma, os pools de Secretárias (os) contam geralmente com três ou quatro profissionais que dividem as tarefas para atender a grupos de executivos ou setores de empresas. Além disso, vale lembrar que para compor um “pool” é preciso selecionar profissionais com aptidões complementares.

Por fim, esta tendência também abre oportunidade para este profissional atuar com a gestão de recursos humanos, mensuração de índices de produtividade, recrutamento, seleção e etc.

Essa é uma profissão regulamentada?

Secretariado o que faz? – Foto: BE

A resposta resumida para essa pergunta é sim. Portanto, a profissão de Secretariado é regulamentada pelas Leis 7.377 / 85 e 9.261 / 96. Dessa forma, para exercer esta função é preciso ter formação acadêmica de nível técnico ou superior e obter o registro profissional na SRTE – Superintendência Regional do Trabalho e Emprego.

Perguntas Frequentes

O que faz um profissional de secretariado?

Como já dito no tópico anterior, o secretário ou a secretária é o profissional que atua em escritórios assessorando executivos. É uma profissão que envolve muitas tarefas operacionais, mas que vem ganhando destaque e se tornando bem estratégica dentro de uma empresa.

Em escritórios, esse profissional pode atuar como um recepcionista ou até mesmo um assistente administrativo. Dessa forma, ele organiza o ambiente de trabalho, arquiva documentos, redige cartas, ofícios, comunicados e etc.

Além disso, ele também participa de reuniões, palestras e conferências para registrar o que foi discutido e acordado. Por fim, ele também é responsável pelo primeiro atendimento dos clientes, presta informações e atende o telefone.

Qual o salário de um secretariado?

Segundo a pesquisa salarial da Catho, a média salarial para secretários (as) aqui no Brasil, de acordo com o cargo é:

  • Técnico em Secretariado: R$ 1.441;
  • Secretária: R$ 1.382;
  • Secretária Executiva: 2.977;
  • Sec. Comercial: R$ 1.257;
  • Secretária Escolar: R$ 1.485;
  • Secretária Financeira: R$ 1.420.

Além disso, vale lembrar que esses são valores médios de todo o território nacional. No entanto, dependendo da posição e da empresa, é possível encontrar salários na casa dos R$ 8.000.

O que se aprende em um curso técnico de secretariado?

Os “cursos de tecnologia” têm duração média de dois anos. Dessa forma, o currículo é bem semelhante ao curso de Bacharelado, mas os alunos são preparados para desempenhar funções técnicas e práticas como arquivar documentos e atender ao público. Além disso, o foco desses cursos costuma ser em automação de escritório, que envolve tecnologias para gerenciamento de banco de dados, informações, transferências eletrônicas e etc. Por fim, vale lembrar que grande parte da carga horária do curso é dedicada ao aprendizado do inglês técnico e da redação comercial em português. Ao final da formação, o estágio é obrigatório.

Qual o valor do curso de secretariado?

O valor médio de uma faculdade de Secretariado é de R$ 1.153,00 por mês, o que resulta em um valor aproximado de R$ 55.344,00 durante os quatro anos de curso. Mas um ponto positivo no curso de Secretariado é poder iniciar estágio na área a partir do terceiro ano do curso.

Gostou? O que achou? Deixe seu comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *