Nas maioria das descrições de cargos, os empregadores costumam pedir uma combinação de hard e soft skills. De forma resumida, as Hard skills estão relacionadas com o conhecimento técnico específico e a formação. Por outro lado, as Soft skills são traços de personalidade como liderança, comunicação ou gestão do tempo. Assim, ambos os tipos de habilidades são necessários para desempenhar e avançar com sucesso na maioria dos trabalhos.
Veja também o que são habilidades!
Abaixo, explicaremos a diferença entre hard e soft skills. Além disso, citaremos exemplos de cada uma, como destacar suas habilidades em seu currículo e muito mais. Confira:
O que são Hard Skills?
Hard skills são habilidades ensináveis ou conjuntos de habilidades que são fáceis de quantificar. Assim, você costuma aprender esse tipo de habilidades na sala de aula, por meio de livros ou outros materiais de treinamento, ou no trabalho. Desse modo, essas habilidades são frequentemente listadas em sua carta de apresentação e em seu currículo. Além disso, são fáceis de reconhecer por um empregador ou recrutador. Portanto, Hard skills incluem:
- Proficiência em uma língua estrangeira;
- Um diploma ou certificado;
- Velocidade de digitação;
- Operação de máquina;
- Programação de PCs.
Por que as Hard skills são importantes?
A importância das Hard skills é que elas fornecem a espinha dorsal dos serviços que sua empresa oferece ou dos produtos que ela cria. Você não contrataria um cirurgião cardíaco sem as habilidades para realizar uma cirurgia cardíaca ou alguém para projetar uma ponte que só tivesse experiência no varejo. Assim, o treinamento de Hard skills garante que os seus funcionários estejam preparados para fazer um bom trabalho em seu campo.
O que são Soft Skills?
As Soft skills, por outro lado, são habilidades subjetivas que são bem mais difíceis de quantificar. Além disso, também conhecidas como “habilidades interpessoais”, as Soft skills se relacionam com a maneira como você se relaciona e interage com outras pessoas.
- Comunicação;
- Flexibilidade;
- Liderança;
- Motivação;
- Paciência;
- Persuasão;
- Habilidades de resolução de problemas;
- Trabalho em equipe;
- Gestão de tempo;
- Ética de trabalho.
Ao contrário das hard skills, é difícil apontar evidências específicas de que você possui uma soft skill. Se um empregador estiver procurando alguém que conheça uma linguagem de programação, você pode compartilhar sua nota em uma aula ou apontar para um programa que você criou usando a linguagem. Mas como você pode mostrar que tem uma ética de trabalho ou qualquer outra Soft skill?
Apenas dizer que você tem a habilidade não é muito significativo. Em vez disso, sua melhor aposta é demonstrar que você possui essa qualidade compartilhando exemplos de momentos em que você a usou.
Por que as Soft skills são importantes?
Pode não parecer, mas as Soft skills são bem importantes. Um estudo da Carnegie Mellon Foundation descobriu que 75% do sucesso no trabalho a longo prazo depende do nível de habilidades sociais dos funcionários. Outro estudo do LinkedIn descobriu que 57% dos empregadores valorizam mais as soft skills do que as hard skills ao fazer novas contratações.
De forma simples, você pode ser um especialista certificado em seu campo, mas isso não importa muito se você simplesmente não puder trabalhar com seus colegas de trabalho.
Qual a diferença entre Hard skills e Soft skills?
As principais diferenças entre Hard skills e Soft skills são como elas são adquiridas e colocadas em uso no local de trabalho. Dessa forma, as Hard skills são muitas vezes adquiridas através da educação ou formação específica. Elas incluem competências como usar uma determinada máquina, software ou outra ferramenta. Por outro lado, as Soft skills são mais frequentemente vistas como traços de personalidade que você pode ter passado a vida inteira desenvolvendo. Eles são chamados quando você administra seu tempo, se comunica com outras pessoas ou enfrenta uma situação difícil pela primeira vez. Dito de outra forma, as Hard skills podem ser definidas como seu conhecimento técnico, enquanto as Soft skills são seus hábitos gerais no local de trabalho.
Quais as principais habilidades que os empregadores procuram?
Embora certas habilidades sejam necessárias para qualquer cargo, os empregadores procuram cada vez mais candidatos com certas habilidades sociais. Isso porque geralmente é mais fácil para um empregador treinar um novo funcionário em uma Hard skill (como usar um determinado programa de PC) do que treinar um funcionário em uma Soft skill (como paciência).
Assim, os empregadores procuram cada vez mais candidatos com habilidades híbridas, que são uma combinação de hard e soft skills. Desse modo, os candidatos com esse conjunto de habilidades são muito competitivos em uma economia em constante evolução e focada em tecnologia.
Se você possui as principais habilidades que os empregadores procuram em candidatos a emprego, incorpore-as em seu currículo e cartas de apresentação e mencione-as durante as entrevistas de emprego.
Enfatize as Hard e Soft Skills
Uma vez que ambos são importantes, enfatize suas habilidades técnicas e pessoais durante o processo de candidatura ao emprego. Dessa forma, mesmo que você não tenha uma habilidade difícil exigida pela empresa, você pode enfatizar uma habilidade específica que você sabe que seria valiosa na posição.
Por exemplo, se o trabalho envolve trabalhar em vários projetos em grupo, enfatize sua experiência e habilidade como membro da equipe e sua capacidade de se comunicar com os membros da equipe.
Como incluir Hard e Soft skills no currículo?
Ao atualizar ou criar seu currículo, considere incluir uma seção “Habilidades” que destaque suas habilidades mais relevantes para o cargo. Isso é especialmente importante para cargos com requisitos de habilidades técnicas específicas. Para obter dicas sobre o que incluir e priorizar em sua seção de habilidades, revise cuidadosamente o anúncio de emprego para o qual está se candidatando. As habilidades físicas e sociais que os empregadores desejam ver podem ser encontradas nas seções “requisitos”, “educação” ou “competências desejadas” da postagem.
Hard skills e soft skills são ambos necessários para encontrar o sucesso na carreira. Embora as pessoas adquiram e desenvolvam essas habilidades de maneiras diferentes, você pode aprender e desenvolver habilidades técnicas e pessoais antes de se candidatar a empregos.
FAQ
Quais são os exemplos de Hard skills?
Existem vários exemplos de Hard skills. Confira alguns:
- Proficiência em uma língua estrangeira;
- Um diploma ou certificado;
- Velocidade de digitação;
- Operação de máquina;
- Programação de PCs.
Quais são os exemplos de Soft skills?
Existem vários exemplos de Soft skills. Confira alguns:
- Comunicação;
- Flexibilidade;
- Liderança;
- Motivação;
- Paciência;
- Persuasão;
- Habilidades de resolução de problemas;
- Trabalho em equipe;
- Gestão de tempo;
- Ética de trabalho.
O que são habilidades de Hard skills?
Hard skills são habilidades ensináveis ou conjuntos de habilidades que são fáceis de quantificar. Assim, você costuma aprender esse tipo de habilidades na sala de aula, por meio de livros ou outros materiais de treinamento, ou no trabalho. Desse modo, essas habilidades são frequentemente listadas em sua carta de apresentação e em seu currículo. Além disso, são fáceis de reconhecer por um empregador ou recrutador.
Quais as diferenças entre Hard e Soft skills?
As principais diferenças entre Hard skills e Soft skills são como elas são adquiridas e colocadas em uso no local de trabalho. Dessa forma, as Hard skills são muitas vezes adquiridas através da educação ou formação específica. Elas incluem competências como usar uma determinada máquina, software ou outra ferramenta. Por outro lado, as Soft skills são mais frequentemente vistas como traços de personalidade que você pode ter passado a vida inteira desenvolvendo. Eles são chamados quando você administra seu tempo, se comunica com outras pessoas ou enfrenta uma situação difícil pela primeira vez. Dito de outra forma, as Hard skills podem ser definidas como seu conhecimento técnico, enquanto as Soft skills são seus hábitos gerais no local de trabalho.
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