Storytelling o que é? Veja tudo sobre!

Por | Geral

Os humanos sempre contam histórias e nossos cérebros evoluíram para amá-los. Isso é um fato. Precisa de provas? Estudos têm mostrado que contar uma história torna as informações muito mais memoráveis. O psicólogo Jerome Bruner descobriu que temos 22 vezes mais probabilidade de nos lembrarmos de um fato quando ele está envolvido em uma história.  Já a Graduate School of Business de Stanford descobriu que quando as pessoas ouviam os argumentos de venda, contendo fatos e números ou uma história, apenas 5% se lembrava de uma estatística, mas impressionantes 63% se lembravam das histórias. Portanto, pensando nisso, hoje vamos falar sobre o poder do Storytelling no marketing.

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Primeiro, vamos dar uma olhada no que significa a prática de “Storytelling Marketing”, qual a sua importância e depois nos aprofundar em alguns exemplos da vida real. Confira:

O que é o Storytelling Marketing?

Storytelling o que é? Veja tudo sobre! - Foto: FB
Storytelling o que é? Veja tudo sobre – Foto: FB

De forma resumida, podemos dizer que o Storytelling é um termo em inglês. Portanto, “Story” significa história e “telling”, contar. Mais que uma mera narrativa, o Storytelling é a arte de contar histórias usando técnicas inspiradas em roteiristas e escritores para transmitir uma mensagem de forma inesquecível.

O “marketing de contar histórias” significa usar uma narrativa (Storytelling) para comunicar uma mensagem. O objetivo é fazer com que o espectador sinta algo – o suficiente para inspirá-lo a agir. Assim a narração de histórias em marketing ajuda os consumidores a entender por que eles devem se preocupar com algo e funciona para humanizar sua marca.

Mas o Storytelling no marketing não se limita ao filme. Dessa forma, as histórias podem ser contadas em imagens, verbalmente ou por escrito. Além disso, eles podem ser contados em todos os canais – de mídia social a outdoors. Por fim, vale lembrar que as histórias podem ajudar os profissionais de marketing a atingir o corte em um mercado que é “perturbador”, criando uma publicidade que ressoa com as pessoas.

Qual é a importância do Storytelling?

Storytelling o que é? Veja tudo sobre! - Foto: AO
Storytelling o que é? Veja tudo sobre – Foto: AO

Ao contar boas histórias, você garante que está produzindo um material único. Dessa forma, por mais que seja sobre um tema bem desgastado ou de conhecimento geral, o seu conteúdo abordará uma perspectiva única: a sua.

Mas a importância é bem maior do que isso. Portanto, confira abaixo os pontos mais importantes da Storytelling:

As histórias levam o público em uma jornada

Storytelling o que é? Veja tudo sobre! - Foto: TDS
Storytelling o que é? Veja tudo sobre – Foto: TDS

Se você está procurando algo direto e sem histórias, sabe onde procurar: Wikipédia. Dessa forma, o site a “enciclopédia online” lista os fatos e dados. É por esse motivo, que você não precisa escrever uma outra enciclopédia. Além disso, vai ser bem complicado superá-la nas páginas do Google.

Portanto, leve o seu leitor para uma jornada. Por mais que o seu conteúdo não seja algo narrativo, é possível fazer isso com tópicos bem feitos e explorando o encadeamento das ideias.

Além disso, quando você pensa na experiência e na jornada do usuário e conta com um conteúdo escaneável, tem o necessário para o início de uma storytelling bem sucedida.

As histórias geram identificação

Storytelling o que é? Veja tudo sobre! - Foto: ODA
Storytelling o que é? Veja tudo sobre – Foto: ODA

Não há dúvidas de que uma boa história desperta o interesse e a identificação do leitor. Dessa forma, uma história ótima faz com que o leitor se imagine no papel do personagem principal.

“Histórias lidas no momento certo jamais te abandonam. Você pode esquecer o autor ou o título. Pode até não lembrar precisamente o que aconteceu. Mas se você se identifica com uma história, ela continua com você para sempre.” (Neil Gaiman)

Portanto, podemos dizer que uma história espetacular faz com que o leitor percorra cada passo na pele do protagonista. Dessa forma, o leitor sofre com ele e enfrenta todos os obstáculos no caminho, movido pela esperança de superar o conflito e vibrando quando o fim é “bom”.

As histórias despertam emoções

Storytelling o que é? Veja tudo sobre! - Foto: BDH
Storytelling o que é? Veja tudo sobre – Foto: BDH

Além da identificação, as histórias também acionam o nosso lado emocional, seja por despertar alguma memória do leitor, seja por fazê-lo se imaginar na pele do personagem.

Histórias nos seduzem com muita facilidade

Storytelling o que é? Veja tudo sobre! - Foto: GG
Storytelling o que é? Veja tudo sobre! – Foto: GG

Você já sabe, mas a comunicação humana é feita por histórias desde sempre. Sempre mesmo. Por isso, a grande maioria dos textos sobre Storytelling costuma abrir falando sobre os tempos das cavernas e sobre como histórias eram contadas em pedras antes mesmo de existirem os idiomas.

Dessa forma, é muito mais fácil transmitir uma mensagem quando ela está ancorada em uma outra história.

Portanto, confira abaixo alguns exemplos de Storytelling no Marketing:

Exemplos de Storytelling no Marketing

As maiores marcas do mundo entendem o poder da narrativa no marketing. Dessa forma, aqui está um resumo de alguns dos melhores exemplos de Storytelling no marketing nos últimos tempos, de empresas como Coca-Cola e Apple.

Disney

Storytelling o que é? Veja tudo sobre! – Foto: AA

A Disney, é claro, conhece bem a narrativa, e este anúncio da Disneyland Paris mostra as habilidades da marca.

O pequeno “filminho” conta a história comovente de um patinho que encontra uma revista em quadrinhos do Pato Donald e fica obcecado por seu novo herói. Mas o mau tempo está se aproximando e o patinho e sua família precisam levantar vôo, deixando para trás o seu querido gibi. 

Por fim, a família passa por uma noite fria e úmida antes de o sol reaparecer e eles chegarem inesperadamente à Disneyland Paris, onde o patinho é saudado por ninguém menos que o Pato Donald.

Confira o vídeo:

Coca Cola

Storytelling o que é? Veja tudo sobre! – Foto: AA

O marketing narrativo pode acontecer em todos os tipos de mídias, como mostra esta campanha inovadora de realidade aumentada (RA) da Coca-Cola. 

Dessa forma, os clientes puderam apontar a câmera de seus celulares para uma lata de Coca-Cola e ver uma das 12 histórias ganhar vida. Portanto, cada uma das histórias apresenta um conflito menor, em que personagens animados se envolvem em uma troca despreocupada antes de encontrar um resultado positivo que gira em torno de compartilhar uma Coca.

Uma história mostra um casal de crianças tendo sua bola de praia murcha por um guarda-sol, enquanto outra mostra um jovem casal em um filme se assustando e deixando cair sua pipoca. Por fim, outra mostra dois torcedores rivais que se juntam em um amistoso quando uma bola de futebol voa da lata de Coca.

Confira o vídeo:

Manchester United

Storytelling o que é? Veja tudo sobre! – Foto: AA

O Manchester United queria ser o primeiro clube de futebol europeu a criar uma campanha de marketing culturalmente relevante para a China.

Dessa forma, ele se uniu a Qumin para produzir uma experiência de contar histórias móvel que trouxe à vida o espírito do Diabo Vermelho. Portanto, a história de “Wake Up The Devil Inside You” é uma série de filmes que mesclam futebol, mangá e jogos para inspirar os fãs de futebol chineses. 

Além disso, vale lembrar que a animação é no popular estilo chinês de mangá e apresenta estrelas do Mannchester. Enquanto isso a história mostra os fãs usando suas habilidades no futebol para combater forças extraterrestres malignas e salvar o mundo. Por fim, os elementos interativos e a personalização capturam de maneira inteligente os dados dos usuários em diferentes seções da história.

Confira o vídeo:

Apple

Storytelling o que é? Veja tudo sobre! – Foto: AA

“Detour” conta a história de um triciclo de criança que se perde e sua jornada cheia de aventura para se reunir com o seu jovem proprietário.

Dessa forma, ele foi feito para a Apple pelo diretor e roteirista vencedor do Oscar Michael Gondry (“Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças”). Mas há uma observação importante: ele foi filmado inteiramente no iPhone 7 Plus.

Além de homenagear o cinema francês clássico, o filme mostra os muitos recursos do iPhone, incluindo animação, filmagem subaquática, lapso de tempo e câmera lenta. Por fim, um conjunto de masterclasses online que o acompanham explica como ele foi feito.

Confira o vídeo:

Fairmont

Storytelling o que é? Veja tudo sobre! – Foto: AA

Alguns lugares têm as suas próprias histórias especiais para contar. Dessa forma, o Hotel Fairmont Queen Elizabeth em Montreal é um deles.

É onde John Lennon e Yoko Ono encenaram seu protesto icônico “bed-in for peace” em 1969. Portanto, a dupla se envolveu neste protesto pacífico contra a Guerra do Vietnã durante um período de sete dias em que convidou jornalistas e amigos para sua suíte. Além disso, durante a semana, Lennon também gravou o famoso hino “Give Peace a Chance” enquanto estava na Suite 1742.

Dessa forma, o Fairmont decidiu comemorar esse evento histórico – e a suíte 1742 redesenhada recentemente – convidando as pessoas a reviverem a cama com uma experiência de realidade virtual / aumentada criada pela UNLTD.

Portanto, os que ficam na suíte podem usar óculos de realidade virtual, colocados nas mesinhas de cabeceira de cada lado da cama, para uma experiência de imersão exclusiva. Enquanto a participante relaxa na cama, uma camareira começa a limpar o quarto e, antes que percebam, são transportadas de volta à década de 1960 quando jornalistas invadem o quarto e os bombardeiam com perguntas.

Confira o vídeo:

Vodafone

Storytelling o que é? Veja tudo sobre! – Foto: AA

Para o lançamento de seus novos planos de dados 5G e ilimitados, a Vodafone decidiu se separar do ator Martin Freeman, que está à frente de sua publicidade desde 2017. Dessa forma, a empresa decidiu tentar algo bem diferente.

Portanto, a marca de telecomunicações fez parceria com a Ogilvy UK para criar uma dança coreografada executada por uma mulher e mais de 25 de sósias delas. Todas as mulheres estão vestidas com o tom de vermelho característico da marca, mas com roupas diferentes, e a história fala dos lados “ilimitados” do protagonista multifacetado. 

Além disso, o filme está com a música “Truth”, uma música com Alicia Keys e produzida por Mark Ronson, e a campanha incluiu o patrocínio do recurso “Descubra Agora” do Spotify. Por fim, também incluiu anúncios de cinema e aquisições fora em sites como o Piccadilly Lights de Londres.

Confira o vídeo:

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