Tamanhos de folhas: veja quais são os principais!

Por | Geral

É bem provável que você já tenha ouvido falar dos termos: Papel A4, A5, A6… Mas o que significa esses tamanhos de folhas? Além disso, existem diferentes tipos de papéis? E quais são os tipos ideais de impressoras? A resposta dessas perguntas e muito mais estão nas linhas abaixo. Confira:

Veja também o que é Storytelling!

A origem dos formatos e tamanhos de Papel

Tamanhos de folhas: veja quais são os principais! - Foto: BCC
Tamanhos de folhas: veja quais são os principais! – Foto: BCC

A necessidade de representar e registrar graficamente as imagens que vivenciamos é uma característica do homem desde os tempos mais antigos. Dessa forma, os chineses inventaram os papel por meio de fibras de origem vegetal. Assim ele se tornou o suporte principal para desenvolver os mais diversos materiais. Atualmente, seja para a escrita ou para o desenho, o papel continua sendo fundamental, especialmente na indústria gráfica.

Ao decorrer do tempo, a utilização do papel foi se aperfeiçoando. Dessa forma, inúmeros métodos de classificação e tipificação do papel surgiram. Portanto, todos tinham como objetivo auxiliar o ser humano a lidar melhor com o papel

Assim, os papéis podem ser classificados de acordo com:

  • Cor;
  • Gramatura;
  • Textura;
  • Formato / Tamanho.

Formatos de Papel – Série A

Tamanhos de folhas: veja quais são os principais! - Foto: FE
Tamanhos de folhas: veja quais são os principais! – Foto: FE

O padrão série A é o mais utilizado aqui no Brasil. Dessa forma, esse padrão consiste na relação em que cada tamanho de papel é exatamente metade do tamanho anterior (quando dobrado de forma paralela aos comprimentos curtos). 

Portanto, esse sistema permite inúmeras aplicações, como a produção de folhas menores em papéis dobrados ao meio, redução e até ampliação de imagens sem ser necessário fazer algum corte e etc.

Isso é possível pois a relação entre os comprimentos e larguras das folhas de papel é igual a raiz quadrada de 2. Além disso, veja abaixo as principais definições dos formatos de papel da série A:

  • O comprimento dividido pela largura é igual a 1,4142 (√2);
  • O tamanho A0 possui uma área de 1m²;
  • Cada tamanho subsequente A(n), em que n é o número do formato, dá-se como A(n-1) dobrando o tamanho paralelo aos lados curtos;
  • Quanto maior o número n, menor é o tamanho do papel. Da mesma forma, quanto menor o número n, maior é o tamanho do papel. Portanto, podemos dizer que eles são “inversamente proporcionais”.
A6
Tamanhos de folhas: veja quais são os principais! - Foto: Print
Tamanhos de folhas: veja quais são os principais! – Foto: Print

Com as medidas de 148 x 105mm, esse formato de papel é ótimo para produtos “pequenos”, como crachás. Por ser pequeno mas, ao mesmo tempo, visível, esse formato possibilita a rápida identificação de informações sem ter a necessidade de ocupar muito espaço.

Por fim, vale lembrar que esse formato também é muito usado para confeccionar os bloco de notas.

A5
Tamanhos de folhas: veja quais são os principais! - Foto: Elo 7
Tamanhos de folhas: veja quais são os principais! – Foto: Elo 7

O papel A5 tem dimensões de 148 x 210mm. É por esse motivo que ele é uma versão pequena em relação às folhas tradicionais. Por causa do seu tamanho, ele é ideal para alguns produtos gráficos.

Dessa forma, ele costuma aparecer em blocos de notas, agendas e convites. Mas Flyers e materiais de divulgação econômicos também podem usar esse tipo.

A4
Tamanhos de folhas: veja quais são os principais! - Foto: LZ
Tamanhos de folhas: veja quais são os principais! – Foto: LZ

Sabe as folhas de sulfite? Pois então, elas normalmente são papéis A4. Dessa forma, ele é o estilo de papel mais conhecido e popular em todo o mundo. Portanto, apresenta as dimensões clássicas de 210 x 297mm e tem um uso aplicado para dezenas de produtos diferentes.

No cotidiano de uma empresa, é o principal responsável por carregar relatórios e documentos. Mas de forma gráfica, recebe catálogos, revistas, cartazes, papéis timbrados e vários outros materiais. Além disso, ele é muito versátil e com características intermediárias, atende à maioria das necessidades.

A3
Tamanhos de folhas: veja quais são os principais! - Foto: TSE
Tamanhos de folhas: veja quais são os principais! – Foto: TSE

Partindo para os formatos de papel com maior tamanho, o A3 é uma opção com 297 x 420mm de dimensão. Portanto, com medidas robustas, é voltado para certos usos especiais.

Dessa forma, do ponto de vista gráfico, é uma alternativa ótima para a impressão de materiais como certificados e diplomas, assim como de elementos de divulgação, por exemplo, catálogos premium. No entanto, a sua utilização é bem incomum. Mas apesar de ser menos comum que o A5 e o A4, ainda é fácil de ser encontrado.

A2
Tamanhos de folhas: veja quais são os principais! - Foto: Pinterest
Tamanhos de folhas: veja quais são os principais! – Foto: Pinterest

A versão A2 apresenta dimensões de 420 x 594mm. Por ser um papel bem grande, tem um uso específico para certas necessidades, o que não o torna tão comum quanto outras alternativas.

Dessa forma, ele pode ser útil para fazer a impressão de cartazes em um só processo. Além disso, ele também costuma ser utilizado para fazer posters, como o exemplo acima. Graças ao tamanho, é possível ter um resultado contínuo e de alta qualidade.

A1
Tamanhos de folhas: veja quais são os principais! – Foto: AE

Na maioria das gráficas, o A1 é o maior entre os formatos de papel disponíveis. Dessa forma, ele apresenta 594 x 841mm, o que garante atendimento a boa parte das necessidades. Em geral, a impressão de cartazes, banners e materiais de divulgação ganha prioridade. Ele também é muito útil para posters.

Além disso, a folha também pode ser utilizada para aumentar a produtividade. Dessa forma, um material do tipo consegue comportar, por exemplo, uma folha A2, uma A3, uma A4 e duas A5. Assim, é possível realizar uma impressão múltipla de materiais menores.

A0
Tamanhos de folhas: veja quais são os principais! – Foto: AE

Considerada a maior de todas, a A0 tem 841 x 1189mm. Dessa forma, o papel A0 é uma boa escolha para imprimir grandes cartazes e banners. No entanto, o mais comum é recorrer à opção para fazer impressões múltiplas, assim como o A1.

Portanto, ele comporta duas folhas A1 ou tudo que o esse material é capaz de apresentar. Assim, é adequado para imprimir grandes quantidades.

Os diferentes tipos de papel

Tamanhos de folhas: veja quais são os principais! – Foto: BC
Papel Jornal
Tamanhos de folhas: veja quais são os principais! – Foto: FE

Como o próprio nome já diz, o papel jornal é útil para a impressão de jornais e revistas.

Papel Offset
Tamanhos de folhas: veja quais são os principais! – Foto: Elo 7

É sem dúvidas o tipo de papel mais comum da lista. Dessa forma, ele é útil em impressões offset e aparece para a impressão de livros, revistas e catálogos.

Papel Fotográfico
Tamanhos de folhas: veja quais são os principais! - Foto: Elo 7
Tamanhos de folhas: veja quais são os principais! – Foto: Elo 7

Esse é um dos papeis mais utilizados da lista. Dessa forma, ele é indicado para grandes impressões e possui diversas gramaturas e tamanhos. Além disso, ele pode ter uma camada brilhante ou fosca.

Papel Couchê
Tamanhos de folhas: veja quais são os principais! – Foto: FC

O papel couchê possui um revestimento de polietileno, muito resistente. Dessa forma, ele pode ser encontrado na forma brilhante ou fosca.

Papel de Revista
Tamanhos de folhas: veja quais são os principais! – Foto: TT

Esse papel é de baixa qualidade de impressão. Dessa forma, ele é utilizado para impressões de “vida curta” e amarela rapidamente. No entanto, em contrapartida tem grande resistência para as impressões rápidas.

Qual o tipo ideal de impressora?

Tamanhos de folhas: veja quais são os principais! – Foto: Executiva
Impressoras Offset
Tamanhos de folhas: veja quais são os principais! – Foto: FN

Esse tipo de impressora é muito utilizada em gráficas comerciais e recomendada para grandes tiragens.

Impressora Térmica
Tamanhos de folhas: veja quais são os principais! - Foto: ML
Tamanhos de folhas: veja quais são os principais! – Foto: ML

Esse tipo de impressora trabalha com papel térmico, dispensa a utilização de cartuchos de tinta e o processo de impressão é muito mais rápido e é muito utilizada para a impressão de etiquetas.

Impressora a Laser
Tamanhos de folhas: veja quais são os principais! - Foto: TT
Tamanhos de folhas: veja quais são os principais! – Foto: TT

Apesar de bem caras, possuem qualidade, rapidez e baixo custo na impressão. Além disso, são indicadas para grandes tiragens.

Impressora Jato de Tinta
Tamanhos de folhas: veja quais são os principais! – Foto: Zoom

Esse é o tipo mais popular devido ao seu baixo custo. Dessa forma, ela é muito indicada para o uso doméstico e aceitam diversos tipos de papéis.

Impressora Plotter
Tamanhos de folhas: veja quais são os principais! – Foto: YouTube

Essa é uma impressora feita para imprimir trabalhos de qualidade em grandes impressões como mapas, projetos de engenharia, gráficos e plantas arquitetônicas. Além disso, elas podem utilizar diversos tipos de papéis, lonas e tecidos especiais.

Perguntas Frequentes

Qual tamanho da folha A5?

O formato de papel A5 tem as medidas 210 x 148mm, ou seja, é menor do que seu formato antecessor (A4);

Qual o maior tamanho de folha?

O mais comum e conhecido é o tamanho A0 que tem o tamanho de 841 x 1189mm.

Qual é o tamanho da metade de uma folha A4?

Esse é o estilo de papel mais conhecido e popular em todo o mundo. Portanto, apresenta as dimensões clássicas de 210 x 297mm e tem um uso aplicado para dezenas de produtos diferentes. Mas a metade mede 105 x 148,5mm.

Qual a diferença entre o papel A3 e A4?

A diferença entre os dois tipos de papel são os seus tamanhos. Dessa forma, a folha de papel A4 É estilo de papel mais conhecido e popular em todo o mundo, apresentando as dimensões clássicas de 210 x 297mm e tem um uso aplicado para dezenas de produtos diferentes.

Por outro lado, as folhas de papel A3 são maiores, possuindo 297 x 420mm de dimensão. Além disso, vale lembrar que elas são bem menos comuns que as folhas A4.

Gostou? O que achou? Deixe seu comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *