Tipos de gestão: 6 modelos para adotar em sua empresa!

Por | Geral, Gestão, Secretariado

Caos você for o dono de uma empresa, é bem provável que já tenha sido questionado sobre o tipo de gestão que adota na empresa. Ou então, você esteja apenas começando um novo negócio e deseja seguir um modelo de gestão. Portanto, pensando nisso, hoje separamos os 6 tipos principais de gestão de empresa e tudo o que você precisa saber sobre eles. Confira:

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Você sabe o que é gestão?

Tipos de gestão: 6 modelos para adotar em sua empresa! - Foto: EPA MAS
Tipos de gestão: 6 modelos para adotar em sua empresa! – Foto: EPA MAS

Gestão é uma área das ciências humanas que tem um significado simples. Dessa forma, trata-se do ato de administrar ou gerir, sendo pessoas, locais, recursos, enfim tudo que possa ser administrado. Além disso, ela se refere ao processo de orientação para que se tenha o alcance dos objetivos e das metas.

Assim, o conceito de gestão é baseado em quatro pilares:

  • Planejamento;
  • Organização;
  • Liderança;
  • Controle.

Todos esses processos farão parte de uma ótima gestão administrativa. Além da administração, a gestão pode utilizar conhecimentos de outras áreas, como da psicologia, economia, direito, contabilidade e etc. 

O que é um modelo de gestão?

 Tipos de gestão: 6 modelos para adotar em sua empresa! - Foto: AS MAS
Tipos de gestão: 6 modelos para adotar em sua empresa! – Foto: AS MAS

Um estilo de gestão é uma maneira pela qual um gerente trabalha para cumprir seus objetivos. Assim, o estilo de gestão inclui a maneira como um gerente planeja, organiza, toma decisões, delega e gerencia a sua equipe.

Pode variar amplamente dependendo da empresa, nível de gestão, indústria, país e cultura, bem como da própria pessoa.

Além disso, um gerente eficaz é alguém que pode ajustar seu estilo de gestão em resposta a diferentes fatores, ao mesmo tempo em que mantém o foco no cumprimento de metas. Por fim, vale lembrar que os estilos de gestão são afetados por fatores internos e externos.

Os fatores internos incluem:

  • A cultura organizacional e corporativa geral da empresa;
  • Políticas;
  • Prioridades;
  • Envolvimento dos funcionários;
  • Níveis de habilidade da equipe.

Em geral, o pessoal mais qualificado não precisa de tanta supervisão, enquanto o pessoal menos qualificado exigirá mais monitoramento para atingir consistentemente os seus objetivos.

Os fatores externos incluem:

  • Leis Trabalhistas;
  • Economia;
  • Concorrentes;
  • Fornecedores;
  • Consumidores.

Esses são fatores que estão fora do controle da organização, mas afetarão os gerentes e os funcionários.

Qual a importância da gestão?

  Tipos de gestão: 6 modelos para adotar em sua empresa! - Foto: AN MAS
Tipos de gestão: 6 modelos para adotar em sua empresa! – Foto: AN MAS

Possibilitar a organização de processos e pessoas, a redução de custos e falhas, proporcionar mais produtividade na empresa, além de prever resultados, desenvolver a tomada de decisões e a capacidade de aprender com os erros.

Muitas pessoas pensam que a gestão é ligada apenas a empresas, mas não é bem assim. Dessa forma, existem vários tipos e áreas da gestão.

Quais são os modelos de gestão?

   Tipos de gestão: 6 modelos para adotar em sua empresa! - Foto: SER MAS
Tipos de gestão: 6 modelos para adotar em sua empresa! – Foto: SER MAS

Diante de vários modelos de gestão no mercado, é preciso conhecer as funções e características de cada um deles. Assim, hoje falaremos de forma específica de seis modelos. São eles:

  • Democrática;
  • Meritocrática;
  • Gestão com foco em resultados;
  • Gestão com foco em processos;
  • Autoritária;
  • Gestão por cadeia de valor.

Gestão democrática

A gestão democrática é um dos modelos de gestão onde os colaboradores têm voz para contribuir com as tomadas de decisão.

De forma inegável, esse modelo oferece maior chance de engajamento dos seus colaboradores, pela participação intensa deles. No entanto, ela também pode ser perigosa.

Se não houver consenso com opiniões contrárias, esse tipo de gestão pode gerar grandes atritos dentro da equipe. O modelo de gestão democrática exige experiência e preparo dos gestores e líderes, que precisam saber lidar com os colaboradores.

Profissionais que não possuem habilidade de comunicação, não devem aplicar a gestão democrática, já que esse é o grande diferencial desse modelo.  

Gestão Meritocrática

Um dos modelos de gestão é baseado na meritocracia. Assim sendo, os gestores adotam e escolhem ter como foco principal seus colaboradores com maior performance e desempenho.

Assim, o ponto forte desse modelo é que toda a equipe pode ser tornar mais engajada, já que sabem que o reconhecimento depende apenas do próprio desempenho. O ponto fraco nesse modelo de gestão é a criação de um ambiente amplamente competitivo, que pode afetar as relações da equipe. Já que muitos funcionários não sabem lidar com a competição no trabalho.

Para escolher o modelo de gestão meritocrática é necessário que o gestor esteja preparado para ser imparcial. Assim, ele deve sempre optar pela transparência e o respeito com os colaboradores.

Gestão com foco nos resultados

O resultado é o que realmente importa! Com a finalidade de focar nos resultados, esse modelo de gestão não se baseia em fórmulas, e a maneira adotada para alcançar as metas fica em 2º lugar.

O foco em resultados é ideal para empresas que precisam de soluções rápidas, já que o foco são as metas e não planejamentos a longo prazo.

Gestão com foco em processos

Foco nos métodos e procedimentos, os modelos de gestão com base nos processos buscam sempre a perfeição e o aprimoramento das execuções. Assim, o lado positivo desse tipo de modelo é que os resultados tendem a ser mais duradouros.

De fato, os profissionais responsáveis por gerir a equipe nesse processo precisam ser muito habilidosos, já que terão que estar sempre atentos aos mínimos detalhes.

Gestão autoritária

Dos modelos de gestão disponíveis, talvez esse seja o mais contraditório no mercado já que a figura central de todo o processo é o próprio gestor.

Entretanto, com qualquer estratégia empresarial, esse modelo tem seu lado bom e ruim. O lado negativo é que a equipe quase não tem voz. Nesse caso, o gestor é que é o grande responsável por todas as decisões.

Muitas empresas enxergam esse modelo de gestão como benéfico, principalmente quando têm profissionais recém-formados e inexperientes. Com o propósito de blindar a equipe e dar respaldo a todos.

Por fim, a exigência do modelo autoritário precisa se basear em diálogo e carisma, pois assim, todos respeitarão as opiniões e decisões do gestor.

Gestão por cadeia de valor

A cadeia de valor é um dos modelos de gestão que mais exige pesquisa de mercado, aliada a tentativa de atender as necessidades dos clientes.

Nesse caso a empresa possui os profissionais adequados para entender e construir a estratégia com base nas expectativas do cliente.

Assim sendo, o gestor tem como meta organizar a equipe para executar as tarefas sempre baseado no que o cliente quer e no que deve lhe agradar.

Como escolher entre os tipos de gestão?

Tipos de gestão: 6 modelos para adotar em sua empresa! – Foto: SER MAS

Ter diferentes tipos de modelo de gestão à disposição, não significa que é necessário escolher apenas um deles. Ser flexível é um dos maiores segredos de qualquer festão. 

Embora empresas prefiram optar por algum modelo, dificilmente elas conseguem seguir sempre o mesmo padrão. Além do mais, isso pode ser um erro, uma vez que o ideal é escolher o melhor modelo diante da situação que a empresa está atuando. 

Antes de escolher qualquer modelo de gestão, é preciso analisar a realidade da empresa e fazer o seguinte questionamento:  O que a empresa precisa agora? Isso diminui as chances de erro.

FAQ

Quais são os principais tipos de gestão?

Existem vários modelos de gestão no mercado. Assim, é preciso conhecer as funções e características de cada um deles. No entanto, os 6 modelos abaixo são considerados os principais:

  • Democrática;
  • Meritocrática;
  • Gestão com foco em resultados;
  • Gestão com foco em processos;
  • Autoritária;
  • Gestão por cadeia de valor.

Qual a importância de uma boa gestão?

Possibilitar a organização de processos e pessoas, a redução de custos e falhas, proporcionar mais produtividade na empresa, além de prever resultados, desenvolver a tomada de decisões e a capacidade de aprender com os erros.

O que é um modelo de gestão empresarial?

Um estilo de gestão é uma maneira pela qual um gerente trabalha para cumprir seus objetivos. Assim, o estilo de gestão inclui a maneira como um gerente planeja, organiza, toma decisões, delega e gerencia a sua equipe. Pode variar amplamente dependendo da empresa, nível de gestão, indústria, país e cultura, bem como da própria pessoa.

Além disso, um gerente eficaz é alguém que pode ajustar seu estilo de gestão em resposta a diferentes fatores, ao mesmo tempo em que mantém o foco no cumprimento de metas. Por fim, vale lembrar que os estilos de gestão são afetados por fatores internos e externos.

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