Tipos de liderança: conheça os estilos e suas vantagens!

Por | Gestão, Secretariado

Quando pensamos sobre diferentes tipos de líderes, é tentador agrupá-los em apenas duas categorias: bons e maus. Talvez houvesse aquele ex-chefe que fez você se sentiu apoiado e inspirado. E talvez houvesse também aquele gerente que era tão crítico que fazia você se perguntar se você era mesmo qualificado para lidar com o café da tarde.

Veja também como fazer um artigo científico!

Sim, esses são dois tipos de gestão drasticamente diferentes. Mas o problema é o seguinte: o estilo de liderança nem sempre é tão simples. Dessa forma, existem vários estilos de liderança que não são inerentemente bons ou ruins – eles são apenas diferentes. Todos eles têm suas vantagens e desvantagens, bem como seus usos apropriados em determinados cenários.

Portanto, continue lendo para descobrir por que entender a sua própria abordagem é bem importante, para obter uma análise dos nove estilos de liderança comuns. Confira:

Mas o que é liderança … realmente?

Tipos de liderança: conheça os estilos e suas vantagens! - Foto: FE MAS
Tipos de liderança: conheça os estilos e suas vantagens! – Foto: FE MAS

Complete esta frase: “Um líder é…”

Qual é a sua resposta? Alguém que ocupa uma posição formal de poder? Quem está classificado acima de você no organograma? Ou é a pessoa com o escritório de canto e o salário mais alto?

Essas podem ser as percepções tradicionais, mas é importante reconhecer que qualquer pessoa pode ser um líder. Sim, isso significa você também.

De forma fundamental, um líder é alguém que influencia ou orienta outras pessoas por meio de suas próprias ações e comportamentos. Portanto, isso pode significar alguém que é o chefe designado de um departamento. Mas não se engane – ter essa antiguidade não é um pré-requisito.

Mesmo que você não esteja gerenciando uma equipe de forma diária, ainda poderá ter que assumir uma função de liderança de vez em quando. Talvez você esteja liderando um projeto multifuncional bem importante ou precise hospedar uma reunião.

Essas são oportunidades para você cumprir um papel de liderança e ser visto como um exemplo. Além disso, eles também são momentos em que as suas próprias qualidades e estilo de liderança borbulharão na superfície. Portanto, não descarte essas abordagens como algo que não se aplica a você só porque você não tem um cargo de diretoria.

O que são tipos de liderança?

Tipos de liderança: conheça os estilos e suas vantagens! - Foto: SBC MAS
Tipos de liderança: conheça os estilos e suas vantagens! – Foto: SBC MAS

Estilos de liderança são como um líder guia uma equipe por diferentes estágios. Assim, esses estilos determinam como um líder implementa os planos, fornece a orientação e negligencia o trabalho. Com base em diferentes personalidades e métodos, existem muitos estilos diferentes.

“O maior líder não é necessariamente aquele que faz as maiores coisas. Ele é aquele que leva as pessoas a fazer as maiores coisas.”- Ronald Reagan.

Agora, como temos uma ideia de como um líder afeta a organização como um todo, é sua vez de descobrir que tipo de líder você é. Mas antes veja a importância de entender o seu estilo de liderança.

Por que é importante entender seu estilo de liderança?

Tipos de liderança: conheça os estilos e suas vantagens! - Foto: SC MAS
Tipos de liderança: conheça os estilos e suas vantagens! – Foto: SC MAS

Antes de irmos direto ao âmago da questão, há uma pergunta crítica que precisa ser respondida: por que os estilos de liderança são importantes?

De forma simples, para ter um impacto como líder, você precisa ser eficaz. E, para ser eficaz, você precisa entender exatamente de onde está começando – e também para onde deseja chegar. Assim, conhecer a sua abordagem atual fornece uma linha de base que pode ser útil para identificar as melhorias que você precisa fazer.

Tipos de liderança

Tipos de liderança: conheça os estilos e suas vantagens! - Foto: FV MAS
Tipos de liderança: conheça os estilos e suas vantagens! – Foto: FV MAS

1. Liderança Transacional

Tipos de liderança: conheça os estilos e suas vantagens! - Foto: BV MAS
Tipos de liderança: conheça os estilos e suas vantagens! – Foto: BV MAS

O que vem à sua mente quando vê a palavra “transação”? Em termos literais, significa o acordo para comprar ou vender algo. Portanto, nesse caso, o acordo é entre líder e liderados.

A liderança transacional é um cenário de “dar e receber”. Assim, você recompensa ou penaliza seus funcionários de acordo com os padrões da organização. Todos sabem o que fazer, por que fazer e com que padrão. Dessa forma, a avaliação do desempenho dos funcionários ocorre com critérios e metas predefinidos.

Esse estilo pode ser eficaz se os funcionários também forem motivados por regalias e benefícios. Além disso, vale lembrar que funciona melhor onde as tarefas são repetitivas e orientadas para um objetivo.

Características principais do estilo de liderança transacional

  • Concentra-se no estabelecimento de metas concisas e na comunicação de expectativas claras aos funcionários;
  • Os funcionários precisam estar igualmente motivados para obter a quantidade adequada de recompensas e reconhecimento;
  • Ideal para grandes corporações com equipes globais;
  • Os líderes transacionais preferem o fluxo de trabalho típico e atendem à cota diária.

Por fim, vale lembrar que trabalha melhor com grandes corporações com trabalhos rotineiros onde a equipe já está motivada e são especialistas que precisam de um pouco de direcionamento.

2. Liderança transformacional

Tipos de liderança: conheça os estilos e suas vantagens! - Foto: BV MAS
Tipos de liderança: conheça os estilos e suas vantagens! – Foto: BV MAS

Este estilo de liderança acredita no conceito de transformar qualquer coisa em algo melhor. Dessa forma, os líderes transformacionais fornecem aos membros da equipe oportunidades para explorar diferentes ideias e abordagens.  Assim, eles deixam sua criatividade fluir.

Você faz sua equipe sentir que se preocupa com eles, colocando-os em 1º lugar. Além disso, você expressa cuidado e preocupação com os membros de sua equipe e seus problemas. Por fim, ele promove um sentimento de vínculo, pertencimento e lealdade para com a organização.

Mas contar com elogios e cuidados também pode levar a um desempenho medíocre ao longo do tempo. Além disso, também pode resultar na falta de uma direção forte e clara para a empresa. Os líderes devem estabelecer um equilíbrio para garantir que as pessoas não fiquem muito confortáveis.

Características principais do Estilo de Liderança Transformacional

  • Funciona melhor quando você precisa de novas ideias ou novas perspectivas;
  • Há também um apetite particular pelo risco nesse estilo de liderança. É porque os líderes estão sempre em busca de caminhos melhores. Significa sair da zona de conforto;
  • Esse estilo estimula o crescimento profissional e pessoal dos colaboradores.

Por fim, use esse estilo quando o seu negócio exigir inovação constante e se mover à frente da multidão, como na Internet ou nos setores de TI.

3. Liderança Servidora

Tipos de liderança: conheça os estilos e suas vantagens! – Foto: BV MAS

Os “líderes servos” operam com a ideia de servir primeiro, liderar depois.

Este estilo de liderança segue o lema: “Você gerencia outras pessoas da maneira que gostaria de gerenciar”. Dessa forma, você garante que todos conheçam seu trabalho. Além disso, certifique-se de que eles tenham todas as ferramentas e suprimentos de que precisam antes de começar. Do contrário, você oferece tudo de que precisam para ter sucesso.

Esse estilo é o favorito entre os trabalhadores. Ele faz maravilhas para o moral e a experiência dos funcionários. Mas se você não equilibrar isso, isso pode levar sua equipe a comandar o show. Por fim, isso pode resultar em falta de autoridade, um pouco de direção e até visão.

Características principais do estilo de liderança servil

  • Esse estilo tem um alto grau de consciência em relação à equipe. Os líderes desta categoria são grandes ouvintes. Isso dá a eles uma melhor compreensão dos pontos fortes e fracos da equipe;
  • Ótimo para construir respeito, confiança e lealdade;
  • Útil na construção de uma cultura empresarial bem sólida.

Por fim, vale lembrar que funciona melhor para uma equipe bem diversificada, onde uma gestão personalizada é necessária para cada membro.

4. Liderança democrática

Tipos de liderança: conheça os estilos e suas vantagens! - Foto: BV MAS
Tipos de liderança: conheça os estilos e suas vantagens! – Foto: BV MAS

O estilo de liderança democrática tem o que você chama de filosofia “dois é melhor do que um”. Assim, os líderes democráticos enfatizam as contribuições e a ideologia dos trabalhadores. Além disso, o mundo dos negócios também a chama de “liderança participativa”.

Dessa forma, esse tipo de líder toma a decisão final. Mas em outras ocasiões, os líderes democráticos podem delegar poder aos seguidores. Dito isso, um líder democrático não está fora de perigo. Eles ainda são responsáveis ​​por todos os resultados.

Esta é a abordagem descentralizada de poder e autoridade. Contrasta com a abordagem centralizada de líderes autocráticos, que abordaremos mais tarde.

Características principais do estilo de liderança democrática

  • Um líder democrático busca contribuições e feedback dos seguidores para tomar decisões;
  • O líder acredita que pode tomar a melhor decisão com muitas informações dos seguidores;
  • Não é a melhor abordagem para uma crise quando há muita pressão e o tempo é curto;
  • Este estilo de liderança enfatiza o aspecto da igualdade no local de trabalho. Dessa forma, os seguidores desse estilo levam em consideração todas as informações, independente das categorias.

Por fim, vale lembrar que funciona bem com todos os tipos de organizações. Embora locais onde procedimentos rígidos sejam necessários, como indústrias de manufatura, a liderança democrática não é a melhor escolha.

5. Liderança autocrática

Tipos de liderança: conheça os estilos e suas vantagens! - Foto: BV MAS
Tipos de liderança: conheça os estilos e suas vantagens! – Foto: BV MAS

Como você imagina um líder autocrático? Bom, imaginamos alguém invadindo a sala e dizendo às pessoas o que fazer.

Como o nome sugere, a liderança autocrática é uma abordagem da liderança bem centrada no chefe. Dessa forma, o líder tem o controle absoluto sobre toda a operação. Eles têm uma abordagem de cima para baixo para a comunicação. Eles ditam as instruções, as políticas e as atividades e esperam que os seguidores as cumpram. Assim, você pode ver uma dinâmica de alto poder acontecendo entre o líder e os seguidores.

Os líderes autocráticos dão pouca ou nenhuma importância às atividades de socialização e formação de equipes. Além disso, esses líderes não aceitam sugestões ou feedback dos membros do grupo. Eles avaliam uma situação de sua própria perspectiva.

Características principais do estilo de liderança autocrática

  • Funciona melhor quando uma decisão rápida precisa ser tomada;
  • Um estilo de liderança autocrático pode ajudar a suprimir um conflito no curto prazo. Mas não resolve o conflito;
  • Ocorre uma falta colossal de confiança neste estilo de liderança nos subordinados. É por isso que o poder de tomar todas as decisões está nas mãos do líder.

Por fim, essa é a melhor abordagem quando o consenso não é possível e o líder é obrigado a fazer um julgamento.

6. Liderança Laissez-Faire (Delegativa)

Tipos de liderança: conheça os estilos e suas vantagens! – Foto: BV MAS

“Laissez-Faire” é um termo francês que significa deixe fazer ou deixe que façam. Alguns críticos o chamam de estilo de “liderança zero”. Assim, essa é uma filosofia de não interferência. Os líderes darão instruções ou metas e têm menos probabilidade de verificar como você está. Além disso, eles têm menos reuniões e esperam que você faça tudo sozinho.

Características principais do estilo de liderança Laissez-Faire

  • Um líder laissez-faire deposita muita confiança em seus membros e em suas habilidades;
  • Esse estilo de gestão funciona permitindo uma maior autonomia do funcionário. Depois, ele adiciona mais criatividade no local de trabalho;
  • O feedback construtivo é um componente vital deste estilo de liderança.

Por fim, vale lembrar que ele funciona melhor se o líder tiver um grupo de pessoas que já se destacam em suas habilidades.

7. Liderança burocrática

Tipos de liderança: conheça os estilos e suas vantagens! – Foto: BV MAS

Os líderes burocráticos vivem de acordo com as regras. Assim, há momentos em que você espera fazer as coisas de acordo com “o livro”.

Você deseja fazer uma tatuagem e esperar que o tatuador siga o procedimento original. Você quer consertar seu carro e quer que o mecânico conserte o problema de acordo com as regras. Da mesma forma, você deseja liderar sua equipe de acordo com as leis do livro.

Assim, os líderes burocráticos sempre seguem regras específicas e sempre as seguem. No entanto, esse estilo de liderança pode ser bem rígido às vezes. Essa rigidez restringe o nível de criatividade no processo.

Características do estilo de liderança burocrática

  • Um líder burocrático ama regras, políticas e segue procedimentos de forma meticulosa;
  • Os processos de tomada de decisão costumam ser lentos;
  • Não há espaço para novas ideias ou inovações. Os funcionários seguem métodos rotineiros de resolução de problemas;
  • Uma abordagem de gestão desse tipo também é muito bem organizada. Os líderes aqui delegam as tarefas de acordo com as classificações para melhores resultados e responsabilidade.

Funciona melhor para grandes indústrias, como fábricas, onde os funcionários realizam tarefas de rotina.

8. Liderança Carismática

Tipos de liderança: conheça os estilos e suas vantagens! – Foto: BV MAS

Os líderes carismáticos são aqueles que podem fazer o que dizem. Assim, os líderes deste estilo são mestres da comunicação e persuasão com um senso de charme. Eles têm um tipo específico de apelo, atração e magnetismo. Isso os ajuda a fazer com que pessoas sigam a sua liderança. Além disso, eles inspiram, estimulam e despertam entusiasmo entre os membros da equipe.

Alguns líderes carismáticos em que podemos pensar são Dalai Lama e Obama. Dessa forma, eles exalam calor e presença quando entram em uma sala. É o que eles chamam de aura!

Algumas pessoas nascem carismáticas e outras o adquirem com o tempo e a experiência.

Características principais do estilo de liderança carismática

  • Os líderes carismáticos estão muito confiantes em sua abordagem. Eles raramente têm dúvidas sobre suas decisões e possuem uma personalidade bem influente;
  • Eles têm influência sobre um grande grupo de seguidores;
  • Alimentam os motivos dos funcionários e acreditam na habilidade deles;
  • Eles colocam altas expectativas e competência e atuam como um modelo para os funcionários.

Por fim, vale lembrar que funciona bem melhor para ativistas sociais, palestrantes motivacionais ou líderes políticos, ou seja, alguém que precisa inspirar e ganhar a confiança de seus seguidores.

9. Liderança de Coaching

Tipos de liderança: conheça os estilos e suas vantagens! – Foto: BV MAS

Este estilo de liderança acredita em treinar os trabalhadores para a grandeza. Assim, eles geralmente são especialistas em suas áreas de interesse e são ótimos comunicadores. Esse tipo de liderança é bem mais prevalente em equipes esportivas. No entanto, às vezes pode ser problemático, pois leva tempo para orientar e treinar os funcionários.

Características principais do estilo de liderança de coaching

  • A liderança em coaching funciona bem melhor com pessoas que têm uma mentalidade de coaching e estão dispostas a aprender com os seus líderes.
  • Os líderes também devem estar prontos para gastar tempo e energia treinando os seus funcionários para melhorá-los a longo prazo.
  • Empatia e confiança são os pilares desse estilo de liderança.

Por fim, vale lembrar que funciona melhor para as equipes que precisam ser treinadas de forma exaustiva para desempenhar o melhor de suas habilidades.

FAQ

O que é liderança?

De forma fundamental, um líder é alguém que influencia ou orienta outras pessoas por meio de suas próprias ações e comportamentos. Portanto, isso pode significar alguém que é o chefe designado de um departamento. Mas não se engane – ter essa antiguidade não é um pré-requisito.

Mesmo que você não esteja gerenciando uma equipe de forma diária, ainda poderá ter que assumir uma função de liderança de vez em quando. Talvez você esteja liderando um projeto multifuncional bem importante ou precise hospedar uma reunião.

Quais os tipos de liderança?

  • Transacional;
  • Transformacional;
  • Servidora;
  • Democrática;
  • Autocrática;
  • Laissez-Faire;
  • Burocrática;
  • Carismática;
  • Coaching.

Gostou? O que achou? Deixe seu comentário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *