Administrativo

Trabalho Remoto: o que é? E como funciona em 2020.

Trabalho Remoto

Saiba o que é o trabalho remoto, como as pessoas trabalham remotamente, por que trabalham remotamente, benefícios para o funcionário e para o empregador e as ferramentas que podem ajudar no trabalho a distancia.

O trabalho remoto é uma das tendências que mais crescem no ambiente de trabalho moderno. Apesar de se ter a disponibilidade de trabalhar fora de um escritório corporativo seja viável há algumas décadas, trabalhar remotamente somente agora está se tornando popular e necessário.

Esse tipo de trabalho permite aos profissionais, trabalharem fora de um ambiente de escritório tradicional e ainda é baseado no conceito de que o trabalho não precisa ser feito em um local específico para ser executado com sucesso.

Houve uma transformação de paradigma cultural no que a sociedade considera um local de trabalho apropriado – e o trabalho remoto capitalizou essa nova liberdade.

Como as pessoas trabalham remotamente?

Como trabalhar remotamente
Como trabalhar remotamente

Existem diversas maneiras pelas quais as pessoas podem realizar o trabalho de forma remota. Pois essa, é a essência do trabalho remoto – as pessoas podem decidir por trabalhar de uma maneira que faça mais sentido para suas vidas.

Por exemplo, alguns profissionais têm a oportunidade de trabalhar remotamente durante a maior parte da semana útil, porém precisam ir às reuniões presenciais no escritório, um dia por semana. 

Em um dia típico, esses funcionários remotos trabalham em seus escritórios em casa ou em cafés próximos e podem trabalhar no escritório de sua empresa quando necessário.

Outros contam com os espaços de coworking que são os locais onde eles podem fazer seu trabalho. Os espaços de coworking atuam como polos de produtividade, comunidade e tecnologia.

Além do que já foi citado, os espaços de coworking, oferecem excelente conectividade de rede e grandes oportunidades de negócios através de networking entre os membros

Eles podem ser utilizados por pessoas com empregos em período integral, freelancers e até mesmo empreendedores que desejam alugar um espaço de escritório para si ou para sua pequena equipe. 

Alguns trabalhadores remotos aproveitam ao máximo as oportunidades que um estilo de trabalho remoto lhes proporciona, além de poder definir seus horários para poder trabalhar sempre que forem mais produtivos ou criativos.

Por que as pessoas trabalham remotamente?

Agora que você entende o que é trabalho remoto e como as pessoas fazem isso todos os dias, você deve estar se perguntando: por que? Por que alguém escolheria trabalhar fora de um ambiente de escritório e, melhor ainda, por que o chefe deixaria?

Existem muitos benefícios para o trabalho remoto, tanto para funcionários quanto para empregadores, variando de aumento de produtividade a trabalhadores mais felizes e saudáveis. Veja abaixo algumas dessas vantagens:

Benefícios para os funcionários

Estilo de vida flexível

O motivo mais óbvio pelo qual as pessoas querem trabalhar remotamente é porque, esse tipo de trabalho oferecem a essas pessoas, um estilo de vida mais flexível, ou seja, não existe aquele protocolo para sair de casa e se locomover até o escritório, por exemplo.

Quando eles não precisam estar em um escritório durante um período de tempo determinado, os funcionários remotos podem se concentrar nas coisas que são importantes para eles fora do escritório. 

Melhor saúde e bem-estar

Os funcionários remotos são portanto, notavelmente menos estressados ​​e têm maior moral do que seus colegas em exercício. 

Em um relatório publicado pela Royal Society for Public Health no Reino Unido, verificou-se que 55% dos participantes se sentiram mais estressados ​​com o resultado de seu trajeto. 

Ao eliminar esse deslocamento, e permitir que funcionários remotos trabalhem em um ambiente confortável, os empregadores, portanto, estão alimentando funcionários menos estressados. 

Funcionários mais felizes e saudáveis ​​produzem um trabalho melhor e se sentem mais comprometidos com suas empresas. Logo, o trabalho remoto é apenas um bom negócio.

Paixão renovada pelo trabalho

As pessoas que trabalham remotamente tendem a fazer o melhor trabalho fora do escritório. Pois, elas são mais inspirados pelo ambiente e podem filtrar as distrações ambientais como acharem melhor. 

De fato, a oportunidade de trabalhar remotamente, traz uma nova perspectiva. As pessoas vêem isso como motivação ou recompensa por seu excelente trabalho e são estimulados a continuar a superar seus objetivos, a fim de continuar vivendo o estilo de vida que passaram a amar.

Benefícios para os empregadores

Maior produtividade

Um dos argumentos mais elogiados pelo trabalho remoto, é o aumento da produtividade que acompanha sua flexibilidade. Pois é mais provável que os funcionários remotos façam um esforço extra em seus trabalhos.

Poupança de custos

Os funcionários remotos também são ótimos para os resultados da empresa. Se uma equipe estiver totalmente distribuída, as empresas poderão ver portanto, uma redução das despesas gerais com o dinheiro economizado em custos como aluguel e móveis de escritório. 

De acordo com o que a Flexjobs relatou, os empregadores podem economizar US $ 22.000 por trabalhador remoto por ano, mesmo que sua equipe inteira não seja remota.

Funcionários engajados

Além das margens de lucro e do trabalho mais eficiente e de alta qualidade, os empregadores oferecem oportunidades de trabalho remoto para manter seus funcionários felizes e engajados. 

Em uma pesquisa realizada pela TINYpulse , funcionários remotos relataram que eram mais felizes do que funcionários não remotos, logo se sentiam mais valorizados em sua função.

Trabalhos que podem ser realizados remotamente:

Gerente de Marketing & Mídia Social

A mídia social se tornou uma plataforma de muita importância para marketing, publicidade e promoção. Pois como resultado, muitas empresas e indivíduos estão buscando profissionais de marketing de mídia social para gerenciar sua presença online.

Este trabalho pode ser feito em casa ou no escritório. Os gerentes de marketing de mídia social agendam postagens, selecionam e gerenciam todo o conteúdo nas plataformas de mídia social de uma organização.

Escritor freelancer

O trabalho consiste em escrever conteúdo para clientes em uma variedade de setores. As empresas de marketing e publicidade digital também buscam escritores freelancers para trabalhos pontuais ou permanentes.

Atendimento ao cliente

Serviços em nuvem e call centers remotos estão sendo cada vez mais oferecidos pelas empresas com suporte 24 horas para os clientes. Pois esse aumento na demanda por atendimento ao cliente oferece oportunidades de trabalho flexíveis que podem ser realizados em casa.

Assistente virtual

Quem tem experiência como recepcionista ou assistente administrativo pode se tornar uma assistente virtual. Logo, cuidará da programação diária e do trabalho administrativo da empresa. Com isso, algumas tarefas incluem agendar compromissos, enviar e-mails, gerenciar mídias sociais e reservar viagens.

Tutor EAD

Professores podem encontrar empregos de meio período online para complementar a renda como tutor. Da música à matemática e à história, as empresas de terceirização de tutores estão sempre procurando candidatos qualificados para orientar um grupo de alunos depois da aula ou nos fins de semana.

TI e Programação

As áreas de TI e Programação são de suma importância para diversas empresas de tecnologia. Pois a TI facilita e agiliza a comunicação entre os membros da empresa, mantendo os equipamentos estáveis, enquanto a programação cria features para agilizar e automatizar processos repetitivos.

Na área de TI, os profissionais podem trabalhar parcialmente remoto, já que não é possível fazer manutenção de equipamentos físicos a distância. Porém, na programação já é possível trabalhar 100% remoto, pois boa parte das ferramentas são locais ( no computador do programador) ou na nuvem.

Ferramentas que você utilizar a seu favor no trabalho remoto:

1.Google Drive

Google Drive ferramenta de armazenamento na nuvem
Google Drive ferramenta de armazenamento na nuvem

No trabalho remoto, você vai precisar armazenar e compartilhar dados com outras pessoa, portanto se faz necessário contratar um armazenamento em nuvem.

Com essa ferramenta, você pode guardar os documentos da empresa em um lugar seguro e acessível, além de organizar tudo em pastas para facilitar o acesso.

Outro ponto, importante é a possibilidade de gerenciar permissões e compartilhar os arquivos, somente com as pessoas autorizadas. 

2.Trello

Ferramenta de gerenciamento de atividades
Ferramenta de gerenciamento de atividades

Trello é uma das ferramenta de produtividade mais utilizadas pelas organizações. Essa ferramenta, oferece um sistema prático e intuitivo para gerenciar projetos e tarefas em equipe. 

O sistema é inspirado no método Kanban, utilizando quadros, listas e cartões para organizar as tarefas e processos da empresa.

Assim, todos conseguem de forma rápida as funções pendentes e em andamento, ainda receber notificações a cada atualização e deixar comentários e arquivos para os colegas de equipe. 

3. Zoom

Ferramenta de videoconferência
Ferramenta de videoconferência

O zoom é um ferramenta, onde você pode fazer suas videoconferências, com até 1000 participantes e compartilhe a tela do seu computador, além de contar com recursos colaborativos. Ainda é possível gravar as reuniões e compartilhar com a equipe depois. 

 4. Hangouts Meet

Ferramenta de Vídeochamadas
Ferramenta de Vídeochamadas

Simples e funcional para equipes que precisam conversar por vídeo, o Hangouts Meet é um programa do Google que está com recursos premium liberados para todos neste período de coronavírus — ou seja, não é preciso ser assinante de uma conta corporativa. A ferramenta permite agendar reuniões, mandar lembretes pelo calendário, fazer reuniões por vídeo e compartilhar arquivos. Ela está disponível para PC, além de celulares Android e iPhone (iOS).

 5. WeTransfer

Ferramenta de compartilhamento de arquivos grandes
Ferramenta de compartilhamento de arquivos grandes

WeTransfer é um programa para compartilhamento de arquivos grandes pela Internet bastante útil para trabalho remoto. Na versão gratuita, é possível enviar até 2 GB de arquivos para até 20 e-mails. Para utilizar, é só fazer o download que o documento chega até o destinatário em forma de arquivo zipado.

Conclusão

À medida que a tecnologia continua avançando, o trabalho remoto está se tornando mais comum em uma infinidade de empresas. 

Daqueles que você esperaria (tecnologia, freelancer etc.) àqueles que são um pouco mais surpreendentes (educação, saúde, direito). Trabalhos remotos podem ser encontrados em praticamente qualquer setor.

Qual a diferença entre trabalho remoto e home office?

Designamos de trabalho remoto toda prestação de serviços que é feita à distância. Ou seja, quando o colaborador não está trabalhando nas dependências do escritório da empresa. Já “home office” tem que ser de casa, enquanto o trabalho remoto engloba tanto a casa quanto outras possibilidades.

Como conseguir trabalho remoto?

Você pode conseguir trabalhos remotos negociando com alguma pessoa ou empresa ou através de plataformas digitais, como 99freelas, Workana, dentre outras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *